Seja arquiteto ou engenheiro, com certeza você já atendeu um cliente com uma expectativa irrealista quanto ao valor do projeto de seus sonhos. Desmistificar essa ideia predeterminada sobre o custo de uma obra e demais serviços é parte necessária dentro de um processo de vendas. Mas, qual é a melhor maneira de abordar esse tipo de conversa com seu cliente?
No decorrer deste artigo abordaremos mais sobre como lidar com clientes preocupados com preço.
Aproveite a leitura!
Seja transparente
“Com o acesso mais barato e fácil à internet e as tecnologias, o consumidor passou a ter acesso a uma enorme quantidade de informações à sua disposição, bem como o acesso a muitas marcas e produtos disponíveis no mercado.”
Outro fator influenciador é a grande popularização de programas de TV sobre reformas e decoração, onde raramente é explicado aos telespectadores o real custo de toda a renovação executada. Criando uma certa ilusão quanto a preços e prazos dentro de uma obra.
Educar os seus clientes quanto aos reais custos de uma reforma faz parte do processo de vendas, e a melhor maneira de começar é determinando qual o orçamento do cliente. Mesmo que seja algo fantasioso, o melhor é conseguir ter uma noção de suas expectativas o quanto antes, para assim, ser capaz de alinhá-las.
Ter em mente o orçamento do seu cliente irá te ajudar a guiá-lo em direção à um escopo de projeto apropriado. Talvez você tenha que ser o mensageiro das más notícias e informá-lo de que o preço que ele está disposto a pagar não condiz com o projeto que ele deseja executar. O melhor a fazer nessas horas é ser sincero e explicar com clareza como você chegou à essa conclusão.
Sabemos que é impossível fazer um levantamento de precificação detalhado logo no início, sem ter ao menos a definição do projeto e especificação de materiais. Neste caso, o ideal é passar uma faixa de preço entre X e Y e ressaltar ao cliente que outras etapas devem ser cumpridas até o momento de se lidar com preços e orçamentos detalhados. Essa, é mais uma oportunidade também de educá-lo quanto à todas as fases que compõem um projeto de arquitetura e construção, que não só englobam produtos e materiais (itens mais “visíveis” dentro de uma obra), mas também mão-de-obra e insumos (itens “invisíveis”, porém imprescindíveis).
Passando um valor estimado já no início de sua interação com o potencial lead, irá evitar frustrações futuras, desgaste no relacionamento com o cliente e até eventuais problemas na obra. Pois, já de antemão, um elo de confiança é estabelecido.
Comunique atualizações de custos no decorrer do projeto
Como dito anteriormente, é impossível prever o custo preciso de uma reforma ou construção antes da definição do projeto e seleção dos materiais a serem utilizados. Afinal de contas, uma obra é um processo em constante evolução. Por isso, é de extrema importância manter o cliente atualizado de toda e qualquer cotação realizada com fornecedores e mão de obra, além dos valores de cada produto e material escolhido. Principalmente se alguma alteração ocorrer, devendo sempre ser comunicado ao cliente e aprovado pelo mesmo.
Tome este cenário como exemplo: ao demolir o piso de assoalho de um apartamento é descoberto um foco de cupim. A contratação de um serviço de descupinização é imprescindível, porém trata-se de um custo não previsto, onerando o orçamento preestabelecido com o seu cliente. Ao repassar este valor ao cliente, ele tem duas opções: arcar com gasto extra da descupinização e manter o escopo da obra ou alterar escopo da obra para suprir o gasto extra da descupinização.
O primeiro cenário é o ideal, porém no segundo cenário será necessário uma revisão cautelosa do projeto. Talvez ele decida preterir a reforma da área de serviço, ou mude o piso de porcelanato para cerâmico.
É importante lembrar que a decisão final sempre é a do cliente. Imprevistos podem acontecer e caberá à ele decidir arcar com os eventuais custos ou adequar o projeto. É preciso lhe atribuir responsabilidade perante as decisões tomadas e esclarecer os impactos que elas podem causar.
Na Vobi, é possível concentrar todas as informações do projeto em um único local. Com a ferramenta de gestão de fornecedores você consegue enviar solicitações de cotação para diversos fornecedores ao mesmo tempo, montar o orçamento da obra, comparar preços, editar e compartilhar diretamente com seu cliente de maneira online. Isso significa mais transparência e visibilidade. Ficou interessado? Para fazer parte da nossa plataforma clique aqui e solicite um convite.
Quando optar por não seguir adiante
Se você foi transparente e alinhou desde o início sobre o orçamento e possíveis alterações de valores, certamente o custo não será o problema no decorrer do processo. Desta feita, a qualificação do seu cliente deve ser identificada logo no começo, bem como a desqualificação.
“Sempre irá valer a pena avaliar o perfil do cliente durante as primeiras tratativas do negócio. Afinal de contas, você não é um prestador de serviços qualquer, mas certamente você quer ser reconhecido pela qualidade da sua atuação e levar resultados para os seus clientes.”
Desqualificar um cliente é difícil, mas irá te economizar tempo e dinheiro. Afinal de contas, assumir um projeto com um orçamento extremamente apertado só gerará estresse e dor de cabeça, te afastando da possibilidade de atender um cliente com um perfil muito mais aderente. Por isso, não tenha medo de optar por seguir caminhos diferentes. [Leia também nosso artigo sobre Objeções em vendas].
Até a próxima,
Equipe Vobi
Referências:
www.sebrae.com.br
www.houzz.com
www.hildegard.com.br