SINAPI

Como utilizar o SINAPI em orçamento na construção civil?

O SINAPI é o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil que fornece dados atualizados mensalmente. Disponibilizado pela Caixa Econômica Federal e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esses índices contribuem para criar um orçamento de forma detalhada.

O sistema contribui no aumento da transparência e confiabilidade dos orçamentos, isso porque ele utiliza uma metodologia de cálculo de custos fundamentada em insumos padronizados.

Utilize essa ferramenta para elaboração de orçamentos mais precisos, além de uma gestão mais eficiente de custos Conheça melhor sobre o assunto através dos seguintes tópicos:

Aproveite a leitura!

O que é a tabela SINAPI?

A tabela SINAPI, foi criada em 1969 e administrada pela Caixa Econômica Federal desde 1988, é dividida por Estados e inclui dados sobre mão de obra, materiais e equipamentos. 

Desde a tabela SINAPI 2022, os relatórios passaram a ser publicados em formatos PDF e XLS, sendo imprescindível para garantir e facilitar a precisão no cálculo do custo. Essas tabelas possuem uma composição que conta com tabela de composição, tabela de insumos, notas técnicas e explicativas, encargos sociais, catálogos e metodologias. 

Existem dois tipos de tabelas: a tabela desonerada e a tabela não desonerada. A primeira não é obrigada a pagar o valor do INSS incidente sobre a mão de obra, sendo o imposto arrecadado de forma diferenciada via percentual sobre a receita bruta total. Já a segunda tabela é focada na alíquota de INSS prevista em lei, sendo contemplada no valor unitário de mão de obra. Assim, ela apresenta valores unitários maiores se comparado com a tabela desonerada. 

Entenda alguns benefícios do uso das tabelas SINAPI

  • Muito utilizadas como suporte em licitações públicas: As tabelas do SINAPI são comumente utilizadas como referência em licitações públicas, garantindo um processo mais transparente e justo; 
  • Oferecem referência de composição e valores em serviços da construção civil: O SINAPI oferece referências de valores confiáveis e atualizados, assim é possível que a empresa realize orçamentos mais precisos;
  • Serve como base de insumos para posteriores negociações de preços: a tabela permite a obtenção de uma base para futuras negociações, o que garante controle e transparência tanto em gastos públicos quanto em privados;
  • Permitem desenvolver um orçamento de forma ágil: tendo uma base mais consolidada e confiável para consulta, é possível agilizar o processo de elaboração de orçamentos e o também do desenvolvimento do projeto.

O que é o sistema SINAPI?

O SINAPI serve de parâmetro para tomada de decisões financeiras, fazendo com que se evite desvios desnecessários e gere uma visão mais ampla sobre o resultado econômico no fim dos processos.

“O Decreto 7983/2013 estabelece as atribuições da CAIXA e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE na gestão do SINAPI, sendo a CAIXA responsável por toda base técnica de engenharia, pelo processamento de dados e publicação dos relatórios de preços e custos, enquanto o IBGE atua na realização da pesquisa de preço, tratamento dos dados, formação e divulgação dos índices.” - Fonte: CAIXA

Não desenvolver o cálculo adequado do custo de uma construção pode trazer consequências negativas, por exemplo, a falta de previsibilidade financeira, atrasos na realização da obra, custos não previstos e até problemas de qualidade. 

E aí que a tabela SINAPI entra, com ela é possível solucionar dúvidas sobre valores praticados pelo mercado por meio de um trabalho detalhado. 

Como ter acesso à tabela SINAPI?

O SINAPI é um sistema gratuito, utilizado por orçamentistas e empresas da construção civil que desejam elaborar um orçamento de obra. Todos os dados são disponibilizados pela plataforma, podendo ser feito o download em dois formatos diferentes. 

A CAIXA define os insumos e as composições usando critérios de engenharia, enquanto o IBGE faz a coleta de preços conforme as instruções repassadas pela CAIXA. 

Para usar a tabela SINAPI, basta selecionar o estado, o mês de referência e o tipo de incidência (com ou sem desoneração). Em seguida, será disponibilizado os arquivos como catálogo de composições analíticas, notas SINAPI, custo de composições analíticas, custo de composições sintéticas, preço de insumos e relatório de insumos. Confira um passo a passo, no próximo tópico.

Como consultar preços no SINAPI?

Para consultar os preços no SINAPI, siga os próximos passos:

SINAPI
  1. Acesse o site do SINAPI, clicando aqui.
  2. Clique em “Referências de preços e custos” ou “Sumário de Publicações” (como demonstra a imagem anterior).
  3. Selecione a tabela referente ao estado onde a obra irá ser executada.
  4. Faça o download da tabela em formato zip, em seguida extraia os arquivos da tabela baixada.
  5. Abra o arquivo “Catálogo de Composições Analíticas” e pesquise pelo serviço desejado, localize a composição que mais faz sentido ao serviço desejado e verifique o código. 
  6. Em seguida, abra o arquivo “Custo de Composições Analítico”, procurando pelo código da composição encontrada anteriormente, verifique o preço da composição. Depois é só utilizar a composição em seus orçamentos. 
  7. Caso necessite verificar o preço de cada insumo utilizado na composição, consulte o arquivo “Preço de Insumos” 

Os preços apresentados nas tabelas SINAPI são uma média nacional, variam conforme a região e o momento em que a obra será executada. Por esse motivo, é imprescindível sempre atualizar os preços considerando as informações locais e cotações de mercado. 

Como fazer um orçamento de obra usando a tabela SINAPI na Vobi?

Como fazer um orçamento de obra usando a tabela SINAPI na Vobi?

Se você é o responsável pelo gerenciamento de obras, sabe que fazer um orçamento é fundamental para o sucesso de um projeto. Um orçamento bem feito oferece uma visão clara do progresso do projeto durante a execução, sendo essencial para o planejamento eficiente e o acompanhamento do trabalho.

Através da ferramenta de Composição de custos na Vobi, é possível calcular os índices de consumo de material, equipamentos e produtividade da mão-de-obra.

Ao estruturar o orçamento com composições, você tem um controle maior sobre a construção, o que auxilia na tomada de decisões relacionadas à estimativa de quantidade de materiais, dimensionamento da equipe e prazos.

Na plataforma Vobi, é possível utilizar a ferramenta de Composição de Custos para fazer um orçamento de obra realizando a importação da tabela SINAPI.

Principalmente para quem já possui orçamentos em planilhas e uma biblioteca de itens e composições próprias, ou deseja utilizar o banco de dados que fornecem as composições prontas como SINAPI, a opção de importação para dentro da plataforma é fortemente indicada.

Isso porque, com apenas alguns cliques, você pode importar a tabela de composições da SINAPI para aproveitar o material existente e criar sua própria biblioteca. A partir disso, você poderá utilizar todas as composições, insumos e serviços cadastrados sempre que precisar.

Para saber mais sobre a ferramenta de Composição de Custos na Vobi e como importar a tabela SINAPI para o seu orçamento, clique aqui e comece a transformar a gestão do seu negócio de arquitetura e construção civil.

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

www.caixa.gov.br

www.ibge.gov.br

www.mobussconstrucao.com.br

www.celere-ce.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?