Neste artigo iremos nos aprofundar sobre o perfil de consumo e principais características dos Millennials e como isso pode interferir no processo de elaboração de um projeto de arquitetura e interiores.
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O comportamento e padrão de consumo da geração Y tem sido pauta importante em todos os setores do mercado. Isso porque ela constitui, atualmente, um mercado consumidor enorme, representando uma grande parcela da população mundial.
“Estima-se que 25% da população dos Estados Unidos é composta por millennials. No Brasil, esse número alcança os 34%. Além disso, os millennials se encontram no topo da pirâmide econômica do planeta, somando 1,8 bilhão de pessoas — quase um terço da população.”
Por isso, as empresas enxergam cada vez mais a necessidade de se atualizar e se adequar na medida em que as mudanças de consumo desse público tem se desenvolvido.
Quem são os millennials?
Os millennials, ou conhecidos também como geração Y, representam uma faixa demográfica da população mundial nascida entre 1980 até 1996, sendo que muitos consideram até os anos 2000.
Trata-se de uma geração que desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e que presenciaram uma das maiores revoluções na história da humanidade: a Internet.
O fato é que a geração Y vem mudando as relações de trabalho e consumo e, consequentemente, as técnicas e metodologias de vendas devem ser renovadas. No entanto, como devemos nos adaptar a esses novos padrões?
Antes de tudo, para que você possa vender de maneira efetiva, é preciso entender as necessidades e dores desse público. Quanto mais informações você tiver à sua disposição, melhor. Tendo em mãos os dados, fica mais fácil oferecer soluções.
Uma boa coleta de dados começa com um bom planejamento de pesquisa, que envolve a definição de objetivos, público-alvo e a construção dos instrumentos de coleta. Veja mais no artigo: Persona: como traçar o seu perfil de cliente ideal.
O perfil de consumo dos millennials
Não são influenciados por propagandas
Tentar influenciá-los com propagandas tradicionais é perda de tempo. A propaganda invasiva que busca a autopromoção já não tem mais espaço.
Buscam por informações em resenhas e blogs antes de comprar algo
Na hora de fazer uma compra, os millennials buscam por informações em blogs, vídeos comparativos e opiniões de outros consumidores em fóruns, redes sociais e sites.
Procuram uma abordagem mais autêntica e sincera sobre os produtos
A Geração Y se conecta melhor com indivíduos do que números e precisam confiar na plataforma antes mesmo de lerem o que é produzido.
Consomem muito conteúdo online
A maneira pela qual os millennials adquirem e compartilham informações redefiniu o relacionamento entre empresas e seus clientes. Se uma marca se relaciona com eles nas redes sociais, isto aumenta a probabilidade de tornarem-se clientes.
Usam diferentes aparelhos eletrônicos
A Geração Y ama novas tecnologias, de modo que os smartphones são equipamentos fundamentais para executar diversas atividades, inclusive fazer compras.
São consumidores leais
É importante, para as empresas, comunicar-se, cativá-los e investir em boas relações, especialmente via mídias sociais, que são essenciais na vida dos millennials. Quanto mais cedo uma conexão forte é estabelecida, melhor para as empresas porque estes indivíduos tendem a continuarem a usar seus produtos conforme forem envelhecendo.
E quanto ao perfil dos millennials no setor de arquitetura e interiores?
Eles não têm medo de serem ousados
Por serem uma geração que cresceu cercada de influências de toda parte do mundo ao alcance de suas mãos, é evidente o fato de serem um público muito mais ousado e descontraído em termos de design.
Os millennials não enxergam tanta necessidade de ter um projeto com tudo combinado e “engessado”. Eles têm muito mais confiança em brincar com as cores do projeto e ter um ambiente “vivo”.
A casa deve refletir sua personalidade
Seguindo a mesma linha sobre não ter medo de serem ousados, os millennials desejam se expressar em suas moradias, e isso significa ter sua personalidade exprimida na decoração do espaço. Por isso, itens customizados e objetos que tenham significado e valor sentimental são indispensáveis.
Espaços multifuncionais
Seja pelo estilo de vida mais urbano, a característica nômade de se mudar constantemente, os imóveis estarem com metragens cada vez menores. O fato é que a geração Y procura por ambientes pensados e eficientes que se adequem às mudanças do dia-a-dia.
Leia mais em: O novo morar: a procura por espaços multifuncionais e o surgimento do Cloffice
Não valorizam tanto os bens materiais
Outro ponto interessante é que, diferentemente da geração X (nascidos entre 1960 e 1980), os millennials não valorizam tanto ter a casa própria ou comprar um carro.
“O jovem moderno nem aprende a dirigir e não tem nenhuma pressa de se desprender do lar paterno, o que lhe dá liberdade para fazer as coisas no tempo que achar adequado.”
Como vender para os millennials?
Com os dados acima em mente, é possível perceber que o comportamento da geração Y está inteiramente ligado a sua experiência com o produto. Portanto, o foco na experiência do usuário é essencial para agradar esse tipo de perfil.
Mas e na prática? Qual a melhor estratégia para atingir esse público?
Como falado acima, a geração Y tende a consumir muito conteúdo online e isso faz parte do seu processo de compra. É aí que entra o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.
O Inbound é mais permissivo e bem menos invasivo, por sua maneira não-interruptiva de se comunicar.
“O conteúdo da mensagem é mais envolvente e engaja mais as pessoas, e esse é o exemplo perfeito de relação que os millennials procuram: mais conteúdo e informação e menos interrupção.”
Deve-se levar em conta também que o Inbound é uma estratégia 100% digital, o que facilita bastante a conversa com a geração Y, que é muito engajada em mídias sociais. Mais uma vez o inbound leva vantagem!
Entenda mais sobre estratégia de Inbound marketing clicando aqui.
E se você se interessou e deseja saber mais sobre o perfil dos Millennials, confira a pesquisa realizada pelo Itaú BBA em 2019 clicando na imagem abaixo:
Até a próxima,
Equipe Vobi
Referências:
www.houzz.com
www.reev.co
www.millennialmarketing.com
www.veja.abril.com.br
www2.deloitte.com/br
www.itaubbaresearch.com
www.c2ti.com.br