Networking
Marketing
May 3, 2023

Networking para arquitetura: como ampliar sua rede de contatos

O networking de um escritório de arquitetura pode influenciar muito na dinâmica do trabalho cotidiano, bem como na qualidade final do produto arquitetônico. Isso porque a arquitetura depende de uma ampla rede de profissionais e fornecedores para conceber o projeto da forma idealizada. Além disso, a rede de contatos é essencial para manter o fluxo de projetos e garantir a prosperidade do escritório. Mas afinal, o que é o networking

Networking significa construir uma rede de contatos profissionais. Todas as conexões que você faz ao longo da vida — seja com clientes, seja com fornecedores, arquitetos influentes, ex-colegas de trabalho, familiares, amigos da faculdade, professores, entre outros — podem contribuir para alavancar a sua carreira.

Conheça os benefícios por trás de uma rede de contatos bem estruturada e aprenda como ampliar e fortalecer a sua própria rede através dos tópicos:

Aproveite a leitura!

A importância do networking no escritório de arquitetura

Ter um bom networking é vantajoso para qualquer profissão, porém é fundamental para a arquitetura. Isso porque a concepção do produto arquitetônico é diretamente dependente dos serviços e produtos de outros profissionais e fornecedores. A busca por parceiros qualificados é um dos principais objetivos do networking, pois, a construção do projeto é “terceirizada” e a qualidade do produto arquitetônico depende da qualidade dos serviços prestados, caso contrário, o seu projeto só será funcional e bonito “no papel”.

A busca de parceiros também é referente à profissionais da sua área, como outros arquitetos, designers e paisagistas. Esses parceiros podem oferecer serviços especializados, auxiliando o seu escritório em disciplinas que não estão dentro do seu nicho, ou elaborar projetos colaborativos. Manter uma rede de contato bem estruturada com profissionais da sua área é fundamental para tirar dúvidas, descobrir oportunidades de negócio e superar momentos de crise.

Além disso, essa rede de contatos oferece a oportunidade de cruzar conhecimentos e se manter atualizado dos principais tópicos discutidos no momento. A troca de informações relevantes é um ponto chave no networking. Ao participar ou acompanhar discussões do setor, é possível identificar problemas em comum e respectivas soluções, analisar cases de sucesso e de fracasso, aprimorar conhecimentos, facilitando a integração de disciplinas, abrir portas para novas especializações, identificar tendências, dentre outros. 

O networking não se limita aos profissionais envolvidos na concepção do produto arquitetônico, ele também se expande para clientes, amigos e família. É necessário manter toda a rede de contatos cientes dos serviços prestados pelo seu escritório. Dessa forma, você sempre vai estar “no radar” dessas pessoas e, quando for necessário, elas vão indicar e conectar o seu escritório com novas oportunidades, alimentando esse ciclo e ampliando a sua visibilidade profissional. Assim sendo, o networking é uma estratégia poderosa de marketing.

Por consequência, o seu fluxo de projetos tende a aumentar, pois a rede de pessoas que te conhece e te indica aumenta. Essas conexões podem partir de clientes ou de profissionais que trabalharam com você e recomendam os seus serviços. Ou seja, uma rede de contatos bem estruturada proporciona o aumento de vendas e fechamento de negócios. 

Agora que você já sabe como é importante manter relações com as pessoas envolvidas no processo arquitetônico, vamos te mostrar como fazer o seu networking!

Como fazer networking de forma assertiva

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O networking deve ser feito de forma consciente, ou seja, você precisa se esforçar para ampliar a sua rede. Não espere apenas o acaso te unir com pessoas certas. É necessário identificar e ir atrás de contatos valiosos, bem como se posicionar como uma pessoa aberta a novas conexões. A seguir, vamos sublinhar cinco tópicos essenciais para ampliar e fortalecer a sua rede de contatos. 

1. Relacionamento com profissionais 

Como vimos no tópico anterior, esse relacionamento diz respeito tanto a profissionais da sua área, quanto profissionais de áreas correlatas e fornecedores. Apesar dessa conexão ser profissional, lembre-se que quanto mais estruturada for essa relação, mais oportunidades de negócios serão apresentadas. Muito provavelmente as pessoas do seu networking conhecem outros arquitetos, mantenha a visibilidade profissional para que o seu escritório seja lembrado e conectado à novas oportunidades.

Fortalecer essas conexões não é apenas um meio de conseguir mais projetos. Ao identificar profissionais e fornecedores de qualidade, procure manter o relacionamento. Colaborações duradouras facilitam o seu trabalho no escritório, evitam prejuízos e possibilitam uma integração mais direta, simples e dinâmica dos serviços. Os dois lados ganham com a agilização de processos e fluxo de clientes.

É natural que, no seu networking, você encontre “concorrentes”, porém tente sempre visualizar essas pessoas como parceiras. Elas vão te ajudar nas trocas de informações e solução de problemas. Nunca critique a concorrência, sejam profissionais da mesma área, correlatos ou fornecedores. Lembre-se que essas pessoas estão conectadas e, ao se posicionar negativamente, você passa uma imagem ruim para a rede de contatos, o que pode prejudicar futuras parcerias. 

2. Troca de informações

Algumas pessoas consideram que as relações do networking são “artificiais”, pois existe um interesse comercial por trás dela, e acabam por negligenciar o aumento da sua rede. Não cometa esse erro. Da mesma forma que você precisa do seu networking, ele precisa de você, portanto seja útil! Quando um cliente estiver na dúvida de qual serviço contratar, indique profissionais e fornecedores que você confia. 

As relações são baseadas na troca. É muito importante estar disposto a compartilhar informações. Envie oportunidades de projetos, cursos e eventos para os profissionais da sua rede que possam se interessar, ajude pessoas que estão iniciando o processo, crie conteúdo que acrescente conhecimento. Quando você ajuda as pessoas, elas te ajudam de volta. Ao solicitar uma informação, não sinta-se desconfortável, pois eventualmente você retribuirá o favor. 

3. Eventos de arquitetura, design e relacionados

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Uma grande oportunidade de ampliar o seu networking é participando de eventos de arquitetura, design e áreas correlatas. Essas reuniões conectam diversas pessoas com interesses em comum, dentre elas, profissionais que você admira, especialistas em determinados nichos, ex-colegas de classe ou de trabalho, fornecedores, dentre muitos outros. É o momento perfeito para identificar futuros parceiros e iniciar um relacionamento. 

É importante sair de sua zona de conforto e dar o primeiro passo para conhecer pessoas novas. Puxe assunto, por exemplo, com três profissionais diferentes e veja o que eles fazem ou quais são os seus desafios. Esse interesse deve ser sincero e pode render bons frutos no futuro.

A abordagem inicial pode ser um pouco intimidante, principalmente se não existe um contato intermediário, ou seja, uma pessoa em comum para facilitar a conexão, ou se você não tem experiência com esse tipo de abordagem. Mas não se preocupe, a capacidade de criar novas conexões pode ser desenvolvida. Vamos te dar algumas dicas de como iniciar esse contato profissional:

  • Evento: identifique quais são as atividades que mais te interessam e onde as pessoas que você deseja se relacionar vão estar. Estude a programação e os convidados que te interessam, isso pode facilitar a conversa com outras pessoas interessadas no mesmo tópico e até com os próprios convidados.
  • Seleção: não é necessário falar com todas as pessoas presentes no evento, observe quais são os profissionais que você acredita que vão render uma relação nutritiva para o seu networking e então se aproxime.
  • Abordagem: é necessário planejar como fazer e receber abordagens, lembre-se que assim como você quer se conectar com outras pessoas, as outras pessoas querem se conectar à você! É necessário dar a abertura necessária para essa aproximação. Você pode iniciar o contato perguntando o que a pessoa está achando do evento ou comentar sobre as atividades realizadas. Se houver abertura, prossiga a conversa procurando entender os serviços e objetivos daquela pessoa e também exponha os seus.

Lembre-se que a aproximação pode ser inversa, ou seja, outra pessoa pode se aproximar de você. Esteja disposto a apresentar o seu trabalho de forma profissional e amigável. É importante ter um cartão de visitas para facilitar a troca de contatos. Faça anotações no cartão de visitas, caso receba um, para se lembrar melhor da pessoa e sublinhar o seu interesse pelo trabalho dela. 

  • Atenção: networking trata-se, antes de tudo, de relacionamento, ao falar com alguém é importante manter o contato visual e demonstrar que está interessado naquela conversa, mesmo que seja curta. Evite usar o celular, a menos que seja necessário. Estudar um pouco sobre linguagem corporal também pode te ajudar a passar a mensagem correta em uma conversa rápida.
  • Movimento: não fique parado no mesmo lugar durante muito tempo, procure se movimentar pelas áreas do evento para identificar novas pessoas. Se alguma pessoa ou grupo não demonstrar muita abertura para conversar, não desanime! Desloque-se para outro local e tente novamente.

Além das possibilidades de networking, os eventos são grandes fontes de conhecimento, então aproveite-os! Utilize essa oportunidade para se inteirar das tendências da área, conhecer novas técnicas e produtos, se aprofundar em temas específicos, identificar problemas e soluções no desenvolvimento de projetos, atualizações no mercado de trabalho, etc. 

Você também pode organizar eventos, seja para apresentar o lançamento de uma nova linha sua ou para unir as pessoas da região com interesses em comum. Independente do tamanho do evento, essas reuniões sempre geram boas oportunidades de contato. É importante trazer temas que agreguem valor aos profissionais que vão comparecer, garantindo que eles receberão conhecimento em tópicos que serão úteis para suas vidas profissionais. 

Os eventos podem ter diversos modelos, sendo alguns deles: congressos, concursos, exposições, palestras, seminários, simpósios, workshops, feiras e meetups. Também é possível organizar e participar de eventos online, os quais são cada vez mais abrangentes, possibilitando workshops, palestras e discussões em vídeo chamada.

E por falar em eventos online, aqui na Vobi, nós procuramos sempre realizar workshops, conferências e webinares para ajudar você a gerir melhor e a crescer o seu escritório de arquitetura e design. Então, fique atento às nossas redes sociais, ou acesse a nossa página de eventos e confira a nossa agenda!

💡 E se você é cliente Vobi e perdeu algum evento, basta acessar a Vobi Academy no dashboard da sua plataforma para assistir aos eventos gravados. Se você ainda não utiliza a Vobi para economizar tempo e melhorar a gestão dos seus projetos, solicite um convite agora mesmo!

4. Cursos de especialização

Os cursos de especialização permitem que você adquira conhecimento aprofundado em algum tópico específico, pode ser uma área que te chamou atenção durante um evento, por exemplo. Esses cursos são ótimos para o seu currículo e portfólio e certamente te garantem uma posição de destaque dentre os outros profissionais. Além do conhecimento, ao se especializar, você pode se tornar referência em um determinado setor, o que vai atrair clientes e outros profissionais interessados na área , favorecendo muito o seu networking.

Durante o próprio curso já será possível aumentar a sua rede de contatos, pois você estará diretamente conectado com professores especialistas na área e que estarão dispostos a te guiar nesse novo caminho. Dependendo do modelo do curso, também será possível nutrir relações com os outros alunos. Essas relações são mais “naturais” porque os assuntos iniciais tendem a ser sobre o próprio curso, podendo evoluir para parcerias e indicações.

5. Mídias sociais

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As mídias sociais certamente são a estrela do networking no mundo atual. As redes sociais são plataformas perfeitas para desenvolver a rede de contatos, pois foram desenvolvidas para o relacionamento, possibilitando interação, exposição de portfólio, acesso a mais informações, dentre muitas outras opções. A internet possibilitou a ampliação do networking de forma dinâmica e livre de barreiras geográficas, portanto é fundamental que o seu escritório invista na presença online para nutrir conexões. 

É importante ressaltar que o networking tem por base duas vertentes principais: profissionais, os quais podem ser da mesma área, de áreas correlatas ou fornecedores, e leigos, grupo composto por clientes, amigos e familiares. Ambos são muito importantes, porém requerem abordagens diferentes, vamos analisar um pouco dessas diferenças. 

Em relação aos clientes, a abordagem se dá em um tom mais voltado para o marketing e divulgação. Ou seja, as mídias sociais serão utilizadas para atrair o público para as suas redes, o que é conhecido como inbound marketing, onde a principal estratégia é desenvolver um bom conteúdo que vai trazer essa rede de pessoas até você e conectá-las com o seu escritório.   

As redes sociais também podem ser utilizadas em um caminho inverso, o outbound marketing, onde o seu escritório vai atrás dos clientes, divulgando os serviços através de banners, pop-ups e anúncios. Nessas abordagens, é permitido um tom mais casual, porém sem abandonar o profissionalismo. 

O marketing nas mídias sociais é essencial para ampliar o seu networking e mostrar que o seu escritório é atualizado e atencioso com os clientes além de ampliar a visibilidade para novas parcerias. 

A segunda vertente do networking diz respeito aos profissionais. Essas conexões podem acontecer nas mesmas mídias sociais onde está o marketing para clientes, sendo as principais o Facebook e o Instagram, pois o marketing de conteúdo e relacionamento também pode ser voltado para pessoas da sua área de atuação. A diferença é que a abordagem de profissionais se dá de forma mais técnica e pode ser eficiente também em outras redes, como o Pinterest e Linkedin

O Linkedin é a rede de destaque, pois essa plataforma foi idealizada para networking. Com 30 milhões de usuários no Brasil, a rede possibilita a conexão com pessoas e empresas de forma simples, além de permitir o compartilhamento de projetos, insights, cases e abrir discussões. Separamos algumas dicas para potencializar as suas conexões através dessa rede.

  • Perfil atualizado: ao fazer o seu perfil no Linkedin, coloque todos os seus interesses, cursos e certificados, deixe que as pessoas tenham uma boa noção do que te interessa profissionalmente. Mas não pare por aí! Alimente seu perfil com novos interesses e experiências como palestras e eventos frequentados.
  • Conteúdo: poste conteúdos interessantes sobre a sua área, podem ser artigos, notícias, dicas, projetos do seu escritório e experiência. Quando as pessoas se identificarem com o seu conteúdo elas vão se conectar à você, ampliando o seu networking de forma muito específica, pois os novos contatos possuem os mesmos interesses que você.
  • Interação: assim como qualquer outra rede, o Linkedin se trata de uma rede social, logo, socializar é importante, e é essa relação que vai de fato criar o networking. Reserve um tempo para checar essa rede assim como faz com as outras e responda as pessoas de forma personalizada, isso vai criar uma conexão entre você e os outros usuários. 
  • Acompanhe profissionais: no Linkedin é fácil encontrar profissionais que você admira e acompanhar o trabalho deles. Siga profissionais do seu nicho, ex-colegas de classe, parceiros, escritórios, empresas, etc. Seguir essas pessoas é uma ótima forma de se manter atualizado das tendências, acompanhar discussões e criar novas conexões. 

Independente das mídias sociais utilizadas e da vertente do networking, seja para profissionais ou para clientes, algumas regras são universais. Mantenha seu perfil sempre atualizado, pois as redes sociais funcionam com a alimentação de conteúdo. Considere desenvolver um calendário de postagem para te auxiliar. Também fique atento à linguagem. Apesar de alguns contatos permitirem casualidade, lembre-se que a abordagem sempre deve ser profissional.

O mais importante de tudo é a interação, pois o networking trata-se essencialmente de se relacionar com as outras pessoas. Números de seguidores e curtidas não representam relações. Fique atento ao que realmente importa, que são as mensagens e conexões que você desenvolve com as pessoas, tanto nas mídias quanto fora delas, isso vai te garantir um networking de muito sucesso!


Até a próxima,

Equipe Vobi. 


Referências:

www.blog.francobachot.com.br

www.bartzmoveis.com.br

www.macdesign.com.br

www.archademy.com.br

www.blog.adias.com.br

www.vivadecora.com.br

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