O marketing para arquitetos é a principal ferramenta do escritório de arquitetura para a aquisição de novos clientes e parcerias. Ele é um processo responsável por entender o seu escritório e o seu público e, então, elaborar a comunicação que conecta essas duas entidades, possibilitando a troca de valores no exercício da compra.
A prosperidade do escritório depende de um bom fluxo de projetos, logo, é necessário que você saiba como tomar o controle dos meios que garantem esse fluxo. Entenda porque é tão importante investir no marketing para arquitetos e como aplicá-lo no seu cotidiano profissional através dos seguintes tópicos:
Aproveite a leitura!
O que é marketing?
Ao contrário do que muitos pensam, o marketing para arquitetos não se resume a divulgar projetos nas mídias sociais e esperar que os clientes se interessem pelo serviço mostrado. Na realidade, essa ação é apenas um recorte do processo, o qual consiste em explorar e criar um produto que atenda as necessidades de um determinado público, ofertar esse produto através de uma comunicação eficiente e entregá-lo. O processo de marketing sempre deve resultar em uma venda que seja lucrativa para ambas as partes, vendedores e clientes.
Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.
Para entender melhor como funciona esse processo, vamos abordar o conceito dos 4Ps do marketing - produto, preço, praça e promoção. Ao entender esses conceitos universais, você será capaz de compreender melhor as etapas do marketing para arquitetos, que serão mostradas nos tópicos seguintes.
- Produto: não é apenas o material ou serviço comercializado no escritório de arquitetura, ou seja, ele não se restringe ao projeto arquitetônico, design de interiores, artigos de decoração, mobiliário, etc. O produto representa todos os aspectos oferecidos ao público, isso inclui a qualidade, garantia, assistência técnica, cumprimento de prazos, serviços adicionais, dentre outros.
- Preço: a determinação do preço depende do produto. Ao limitar o produto a um material ou serviço comercializado, o preço poderia ser calculado apenas com base no custo de produção e margem de lucro. Porém, o produto é agregador de valor. Ele contém benefícios e diferenciais que o destacam da concorrência. Um cliente vai estar disposto a pagar mais caro por um produto ou serviço que ele reconhece o valor agregado, lembre-se que a troca do marketing deve ser benéfica para ambas as partes.
- Praça: é o local onde o cliente chega até o seu produto ou serviço, ou o contrário, onde o seu escritório alcança os clientes. Também chamada de “distribuição”, a praça pode ser um evento, uma loja ou o seu próprio escritório. No caso do marketing digital, a praça é a internet, a qual possibilita um alcance muito maior do que praças físicas. Ao selecionar as praças, é necessário pensar no seu público alvo, pois de nada adianta investir em bons pontos de distribuição, sejam físicos ou digitais (distintas mídias sociais e outras plataformas) e o seu público não estar presente.
- Promoção: representa a forma que o seu produto será divulgado. Comumente confundida como todo o processo de marketing, a promoção, além de ser responsável pela divulgação dos produtos e serviços, é responsável por transmitir a mensagem da sua marca e torná-la conhecida, selecionar os melhores meios de distribuição e horários de engajamento, elaborar uma linguagem de abordagem adequada com o seu público e entender como a concorrência faz essa comunicação para criar diferenciais.
A importância do marketing para arquitetos
Grande parte dos escritórios de arquitetura têm o seu fluxo de projetos provindos de indicações. A indicação é certamente uma das formas mais eficientes para conquistar novos clientes, isso porque as pessoas tendem a confiar na opinião de amigos e familiares que investiram em um determinado serviço e o recomendam. As indicações são ótimas, no meio arquitetônico elas são essenciais, pois, geralmente, estamos lidando com grandes quantias de valor e os clientes querem ter a certeza que vão receber os benefícios esperados.
Porém, esperar por indicações coloca o seu escritório em uma posição passiva de um processo que é fundamental para o funcionamento do seu negócio: a aquisição de clientes. Uma pesquisa realizada em 2018 pela "Entenda antes” reuniu 20 profissionais da área e os questionou “como você adquire novos clientes hoje?”. O resultado são 95% de escritórios dependentes de indicação. Dessa porcentagem, 70% afirmou que o mercado está devagar e difícil e os outros 25% que estavam satisfeitos já tinham mais de 20 anos de carreira.
Ao analisar esses dados, podemos inferir que as chances de iniciantes alcançarem um bom fluxo de projetos apenas esperando indicações é baixíssima. Ainda que o seu escritório tenha uma rede de contatos bem consolidada, o networking não pode ser a sua única ferramenta de aquisição de clientes, pois isso tende a estagnar o seu negócio e limitar o seu crescimento. Além disso, em momentos de crise, contar com outros métodos para alcançar clientes pode ser um divisor de águas.
O marketing para arquitetos vai trazer independência para o seu escritório. Ainda que o seu marketing cultive indicações, pois, como falamos, elas são importantes, tomar o controle desse processo coloca o seu escritório em uma posição ativa, planejando e avaliando resultados. Ao “furar a bolha” e explorar novos contextos você encontrará um mercado totalmente novo, que talvez nunca chegaria até você por indicação, e que não está sendo explorado por outros escritórios que são passivos.
A preocupação com o marketing para arquitetos deve estar presente desde o início da concepção de um novo escritório de arquitetura, desde o momento em que o arquiteto está regularizando-se no CAU. Isso porque o planejamento do marketing, bem como a estratégia de vendas, fazem parte da gestão financeira, a qual é responsável por estruturar o seu negócio e garantir a prosperidade do escritório.
Os benefícios do marketing para arquitetos
Além de garantir a independência do processo de aquisição de clientes, o marketing para arquitetos trás diversos benefícios para o seu escritório, vamos ver alguns deles:
- Autoridade de mercado: considerando todo o processo de marketing para arquitetos, desde a elaboração do produto e seus diferenciais, até a comunicação dessa proposta de valor, os serviços do escritório recebem visibilidade e credibilidade. O público passa a reconhecê-lo como referência e dar preferência para a contratação dos seus serviços, ainda que o preço seja maior que o de outros escritórios.
- Atração e fidelização: as ações de marketing bem elaboradas permitem o alcance de um público alvo muito maior que o oferecido por um sistema de indicação estagnado. Ao atrair esse público o escritório amplia a carteira de clientes e, ao entregar um produto de qualidade, fideliza essas pessoas, ampliando ativamente o networking e possibilidades de indicação.
- Segmentação: as estratégias de marketing permitem que a atração do público seja seletiva e focada nas pessoas que de fato vão fechar negócio com você. Ao contrário de indicações aleatórias, você passa a construir o seu nome na área que você tem interesse e se conecta com clientes que estão procurando esses serviços.
- Redução de custos: ao acompanhar ativamente o processo de marketing para arquitetos é possível ter controle das estratégias que geram maior fluxo de projetos e adaptá-las para que sejam certeiras, oferecendo o maior benefício para o escritório com o menor custo de aquisição.
- Parcerias: o produto arquitetônico é resultado do serviço de diversos profissionais de áreas correlatas, como engenheiros e eletricistas, profissionais da área, como arquitetos especialistas e designers de interiores, e fornecedores. Além dos clientes, o marketing para arquitetos também deve focar em ampliar o seu networking profissional, buscando parceiros qualificados que vão garantir a entrega do produto arquitetônico com excelência e também recomendar o seus serviços.
Passo a passo para colocar o marketing para arquitetos em prática
Para entender como aplicar o marketing para arquitetos na sua rotina profissional é preciso entender que ele representa uma peça dentro do quebra cabeça que vai compor todo o escritório de arquitetura. Vamos mostrar um panorama de como esse quebra-cabeça funciona para que você compreenda onde o marketing entra e como ele deve ser desenvolvido. Partindo do início, quando se opta por abrir um escritório de arquitetura, deve-se pensar em dois fundamentos: CAU e gestão financeira.
O conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU - será responsável por regularizar as suas atividades, além de oferecer diversos benefícios e facilidades para o seu escritório. É importante tomar proveito desses benefícios e ficar em dia com as obrigações legais do Conselho. A gestão financeira, por sua vez, é responsável por estruturar todo o financeiro do seu escritório e garantir que ele é um negócio rentável. É ela que vai sustentar a consistência do seu escritório no mercado, bem como possibilitar o seu crescimento.
A gestão financeira identifica a sua situação atual e quais os seus objetivos para planejar como atingi-los, traçando estratégias que possibilitem o alcance das metas. Esse planejamento envolve o marketing para arquitetos e também a estratégia de vendas, pois ambos têm relação direta com a geração de receita do escritório, já que são os responsáveis pela aquisição e fidelização de clientes.
A aquisição de clientes pode ser visualizada através do funil de vendas, o qual possui várias etapas que representam a jornada do cliente durante o processo de compra. O topo do funil representa o momento que o cliente está considerando contratar um serviço, logo é importante atrair e interessar esse cliente para a sua empresa. Essas primeiras etapas do funil são de responsabilidade do marketing para arquitetos, que é o foco deste artigo.
O centro do funil são as etapas que o cliente passa a ter contato com a empresa e considerá-la como uma opção. Os visitantes passam a ser leads - pessoas que iniciaram contato e são clientes em potencial. Nesse momento, é importante se relacionar com essas pessoas, convertê-las e guiá-las ao fundo do funil, o qual representa a tomada de decisão e fechamento de negócios. Essas etapas são de responsabilidade da estratégia de vendas.
Agora que você sabe que o marketing para arquitetos faz parte de uma rede de disciplinas conectadas, vamos te guiar passo a passo na elaboração de uma estratégia de marketing assertiva, objetivando alcançar mais clientes de forma independente, trazendo consistência para o seu escritório e favorecendo o seu crescimento no mercado de trabalho.
Passo 01 - O escritório
O primeiro passo para montar uma estratégia de marketing para arquitetos é definir a identidade do escritório. Isso vale tanto para a identidade visual, quanto para a identidade conceitual. A identidade visual diz respeito à logotipo, paleta de cores, design, etc. Já a identidade conceitual diz respeito ao que a sua empresa representa, quais são seus valores, missões e visões. É nesse ponto que entra o branding.
Branding é a gestão das estratégias de marca de uma empresa, com o objetivo de torná-la mais desejada e positiva na mente de seus clientes e do público geral. O Branding envolve ações relacionadas ao propósito, valores, identidade e posicionamento.
Ao adotar um propósito, a marca assume uma personalidade. Isso é importantíssimo para o marketing para arquitetos, pois, além de deixar claro o papel do escritório no mercado de trabalho e na sociedade, o público se identifica com a mensagem de valores que é transmitida. Ao se conectar com a mensagem da sua marca, o público possui maior facilidade em visualizar o valor agregado e tende a optar por ela, mesmo que o preço seja mais alto.
A identidade do escritório vai permear toda a comunicação do marketing e será responsável por guiar a percepção das pessoas em relação a sua marca. As mensagens e o design vão gravar a sua marca no imaginário coletivo, de forma que, quando um serviço semelhante ao seu for solicitado, a sua marca seja lembrada de maneira positiva. Por isso, é fundamental que a empresa invista na elaboração de um slogan e one pitch sentence alinhados com essa identidade.
Passo 02 - O público
O segundo passo é a segmentação do seu público alvo. A princípio, pode parecer que quanto mais pessoas você atrai para o seu escritório, melhor. Porém o mercado funciona em nichos, se você faz de tudo pode acabar não fazendo nada. É necessário entender em qual área você quer atuar e quais pessoas você acredita que vão se interessar pelo seu trabalho. A segmentação do público é um fator chave do marketing para arquitetos. Uma forma muito prática de definir o seu público alvo é desenvolvendo a sua “buyer persona”.
A persona é um personagem que representa o seu comprador ideal. Quanto mais detalhada for a sua persona, mais assertiva será a sua estratégia de marketing. Você deve considerar dados demográficos - idade, escolaridade, naturalidade - profissão, hobbies, mídias sociais utilizadas, hashtags pesquisadas, até características mais abstratas, como motivações, dores e necessidades. Recomenda-se a elaboração de três a cinco personas, sendo três o número ideal para obter excelência e precisão no atendimento.
Existem três pontos essenciais que você deve identificar na sua persona, são eles: as tarefas, as dores e os ganhos. As tarefas representam todas as ações que uma pessoa deve executar para alcançar o seu objetivo, que é a compra de um produto ou o contrato de um serviço. Os ganhos representam tudo que a persona considera como sucesso daquele processo e as dores são todos os aspectos que ela gostaria de evitar.
Esses aspectos podem variar muito de acordo com cada pessoa. Por exemplo, um comerciante que está reformando a sua loja pode apresentar como dor o atraso da entrega, pois, para ele, isso representa mais dias com o negócio fechado. Para uma pessoa que está construindo uma casa, a principal dor pode ser não ficar como esperado, mas talvez ela seja mais flexível com atrasos. Essas informações vão ser muito importantes para o próximo passo e para o marketing para arquitetos como um todo.
Passo 03 - O produto
O “produto” são as soluções que o seu escritório entrega. Como vimos anteriormente nos 4Ps do marketing, o produto não se resume aos serviços prestados pelo seu escritório, ele também é composto por benefícios e diferenciais que vão destacar o seu produto da concorrência e mostrar para o cliente porque ele deveria te contratar ao invés de escolher outra opção.
Para elaborar o produto, você deve realizar o somatório entre as aspirações do seu escritório e da sua persona. Primeiro, considere as áreas que você deseja atuar e quais serviços pretende oferecer. Essa é a base do seu produto. Agora imagine a pessoa que vai consumir esse produto. O que ela considera como um ganho no processo de compra? o que ela considera como uma dor?
A sua função é agregar valor ao seu produto com criadores de ganhos e alívio de dores para os clientes, encaixando perfeitamente os seus serviços com as necessidades deles. Não será possível criar todos os ganhos, nem aliviar todas as dores, por isso, é necessário priorizar os anseios que serão atendidos. Ao conhecer o seu cliente, você saberá o que ele prioriza, e então poderá responder com precisão as necessidades e agregar muito valor ao seu produto.
Os criadores de ganho podem ser: entrega no prazo, baixo envolvimento com o processo, estudo da liquidez do imóvel, etc. Já o alívio de dores pode envolver: dinheiro de volta, acompanhamento online, estudo de viabilidade, etc. O importante é equilibrar a oferta dos seus serviços, incluindo benefícios e diferenciais, com a demanda de necessidades e desejos do cliente.
Os seus serviços, somados aos benefícios e diferenciais, compõem a sua proposta de valor, ou seja, o produto que você oferece na experiência de troca de valores e que vai corresponder a um “preço”. Todos esses aspectos devem ser sublinhados durante a comunicação do marketing para arquitetos, pois o cliente deve entender com clareza quais problemas você resolve e qual é o seu diferencial.
Passo 04 - Objetivos
Após elaborar a sua proposta de valor, é necessário traçar os objetivos. “Eu tenho um produto, tenho um público, mas onde eu quero chegar?”. Defina os seus objetivos financeiros (quanto o escritório pretende receber de lucro no próximo ano?), objetivos de constância (quantos clientes mensais a minha gestão financeira considera como mínimo?), objetivos de crescimento (quantos clientes a mais o escritório pretende receber? quantos profissionais eu desejo contratar para equipe futuramente?), dentre outros.
Observe que os objetivos sempre são atrelados a um período de tempo, geralmente um ano. Procure “quebrar” o seu objetivo em metas que sejam mais tangíveis e permitam análises em intervalos de tempo menores como, por exemplo, de três em três meses. Dessa forma, será possível traçar estratégias mais focadas, identificar se elas funcionam ou não e realizar adaptações ao longo do ano para alcançar o objetivo.
As estratégias de marketing para arquitetos podem variar muito de acordo com o modelo do seu escritório e, principalmente, o perfil das suas personas. O tópico seguinte vai tratar de algumas abordagens de clientes, pontuando características de personas habituais no campo da arquitetura. Lembre-se que as estratégias podem ser aprimoradas ao se entender melhor como os clientes pensam.
Passo 05 - A promoção
A promoção é um dos aspectos mais importantes do marketing para arquitetos, tanto que muitas pessoas associam todo o processo de marketing à essa etapa. Ela é responsável por traduzir aspectos já citados, como a identidade do escritório e o desenvolvimento do produto, para um público selecionado e praças específicas. Todas essas variáveis devem ser consideradas e coordenadas harmonicamente para produzir uma promoção assertiva, capaz de alcançar as metas estabelecidas. Vamos estudar todas essas variáveis.
Identidade e produto
Como já citado em tópicos anteriores, o marketing para arquitetos deve transmitir, com clareza, todos os aspectos relativos à visões e missões do escritório, através do branding, fortalecendo a imagem da marca e sublinhando seu propósito no imaginário coletivo. Além disso, ele também é responsável por transmitir a proposta de valor do escritório, destacando-o da concorrência.
A sua promoção deve transmitir essas variáveis, seja em posts e vídeos nas mídias sociais ou em outdoors. Os meios de transmissão são distintos e requerem configurações personalizadas, as quais serão vistas mais a frente, porém o conteúdo citado deve estar presente em todos os casos.
É fundamental que o seu escritório possua um site e perfis nas mídias sociais mais relevantes para o seu negócio, que proporcionem ao visitante um panorama completo sobre o seu escritório. Essa “homepage” deve abrigar o fluxo de clientes interessados e deixá-los ainda mais propensos a iniciarem o contato. Para isso, é necessário desenvolver um portfólio de arquitetura encantador, facilitar o contato e proporcionar o máximo de informações possíveis sobre o seu escritório e serviços.
Preço
É inviável que o preço esteja presente na promoção do marketing para arquitetos, pois os valores são variáveis. A determinação do preço ocorre nas etapas mais profundas do funil de vendas, geralmente durante a reunião de briefing, onde o cliente expõe seus objetivos e então é formulado o orçamento. Portanto, essa variável é de responsabilidade da estratégia de vendas, a qual está preparada para caracterizar a fundo todos os benefícios e diferenciais da proposta de valor, converter o cliente e argumentar com possíveis objeções.
Ainda assim, a promoção pode indicar que aquele produto é valioso apenas pela forma como o apresenta. Se a sua "homepage", o seu portfólio, ou até mesmo uma postagem promocional são visualmente bem estruturados e atraentes, o cliente tem mais facilidade em reconhecer aquele serviço como qualificado e tem uma percepção prévia do valor agregado.
Na foto acima, os banners possuem a mesma foto como base e comunicam a mesma proposta de valor: cozinhas planejadas, reforma rápida, entrega no prazo e acabando de alto nível. Porém, a forma que a proposta de valor é comunicada passam impressões totalmente distintas para o cliente. É possível identificar a qualidade e profissionalismo dos serviços do banner à esquerda e ter uma percepção do valor agregado dessa proposta.
Público
Essa variável, já abordada através das personas, vai ser responsável por guiar muitos aspectos do marketing para arquitetos, por isso é fundamental que você conheça a fundo o perfil dos seus clientes. Para a arquitetura, podemos dividir o público alvo em dois grupos principais: os clientes e os profissionais.
Os clientes não possuem conhecimentos aprofundados em arquitetura, por isso, vão exigir uma linguagem mais informal. A sua busca é composta por hashtags e frases mais simples e intuitivas. O visual que vai atrair essas pessoas são mais realistas, mostrando um produto que se aproxima da realidade e passando confiança na qualidade do serviço. Os benefícios que essas pessoas procuram estão ligados à experiência de compra (post à esquerda). Geralmente as praças, ou seja, o local que os clientes se encontram com o seu escritório, são virtuais, sendo as principais mídias sociais o Facebook e o Instagram.
Os profissionais possuem domínio na área e permitem o uso de linguagem mais técnica. A busca desse público contém hashtags mais específicas, com termos técnicos da área e do mercado. O visual realista chama atenção, mas esse público também está aberto a apresentações conceituais, contendo sketches e montagens elegantes. Os benefícios que esse público procura são relacionados a experiência de parceria (post à direita). As praças são tanto físicas, como eventos e cursos de especialização que favorecem o networking, quanto virtuais, adicionando mídias sociais mais específicas, como o Pinterest e o Linkedin.
Praças
Existem três maneiras de cliente e parceiros encontrarem o seu escritório. A primeira é quando você vai até essas pessoas sem que elas tenham demonstrado interesse prévio no seu produto. Essa abordagem é chamada de outbound marketing e é utilizada quando você identifica pessoas que se encaixam no perfil ideal e, portanto, são clientes em potencial.
Essa estratégia de marketing para arquitetos é capaz de difundir a mensagem para um grande público, através de outdoors e meios de comunicação tradicionais como comerciais em rádio e TV, porém sem segmentação, ou seja, apenas uma pequena parcela das pessoas atingidas vão se encaixar com o perfil da sua persona. As técnicas de cold calls e cold e-mails permitem uma seleção de público mais qualificada.
Porém, a internet revolucionou as técnicas de marketing para arquitetos e o outbound marketing também foi transformado. Os anúncios, banners, pop-ups e publicações patrocinadas nas mídias sociais são direcionadas para as pessoas que se encaixam no perfil de cliente ideal. É possível utilizar filtros de público para alcançar, com precisão, os potenciais clientes e acompanhar os resultados do seu marketing de forma muito simples e ativa, pois as próprias redes já oferecem esses dados de tráfego e engajamento.
A internet também é responsável pela modificação da experiência de compra do consumidor. Ao invés de receber as informações das empresas, o consumidor vai atrás dessas informações, configurando a segunda forma de um cliente ou parceiro encontrar o seu escritório. Essa abordagem é chamada de inbound marketing e consiste em atrair esse público que está pesquisando para as páginas e redes do seu escritório.
O marketing para arquitetos nas mídias sociais é essencial para o seu escritório. Você deve praticá-lo de forma assertiva e para isso é necessário entender a fundo como ele funciona, pois o inbound marketing segue premissas bem distintas dos meios tradicionais de marketing. O foco dessa estratégia é criar laços com o cliente, por isso, a interação e autenticidade são fundamentais. É necessário criar um conteúdo de qualidade para o seu consumidor e mantê-lo atualizado, fidelizando as pessoas.
A promoção do produto será feita de forma sutil, depois que as relações já estiverem estabelecidas. Por ser um marketing de relacionamento, é fundamental que o tratamento e a linguagem das postagens sejam personalizados, por isso, é importante manter o número de personas reduzido. Também é importante ter os seus valores e missões presentes nas postagens, bem como mostrar os bastidores e o processo criativo do escritório, pois essas mensagens e conteúdos vão gerar a conexão necessária para o inbound marketing.
A terceira e última forma de um cliente ou parceiro encontrar o seu escritório é através de uma pessoa intermediária que faz essa conexão, ou seja, é através das indicações do seu networking. As indicações para novas oportunidades são fundamentais para a arquitetura e você pode cultivá-las trabalhando ativamente na ampliação do seu networking e fidelizando clientes e parceiros que acreditam no seu trabalho.
Além de aumentar o fluxo de projetos, a rede de contatos é fundamental para o estabelecimento de parcerias, pois a qualidade do produto arquitetônico do seu escritório é dependente da qualidade dos serviços de outros profissionais e fornecedores. Logo, é importante identificar bons parceiros e estabelecer relações profissionais com eles. Você pode ampliar o seu networking através das mídias sociais, realizando cursos de especialização e frequentando eventos da área de arquitetura e correlatos.
Passo 06 - Métricas
Tão importante quanto elaborar as estratégias de marketing para arquitetos e aplicá-las no seu cotidiano profissional é acompanhar as métricas, ou seja, acompanhar os dados relativos às ações de marketing e analisar se eles estão dando o retorno esperado para o alcance de metas e objetivos. As métricas vão te indicar se você está no caminho certo e, caso não esteja, elas vão apontar com precisão onde está o problema para que você seja capaz de adaptar as estratégias corretamente.
As métricas das mídias sociais podem ser facilmente analisadas, pois praticamente todas as redes possuem a aba de “analytics” que vão compilar os principais dados necessários para a análise. Você também pode utilizar ferramentas mais completas como o Google Analytics e o Quintly. As métricas mais importantes para serem analisadas são o alcance das publicações, o engajamento, o volume, que indica quantas pessoas estão falando sobre a sua marca e o tráfego de redes, ou seja, quantas pessoas estão chegando ao seu site através das redes sociais.
Um alto alcance com baixo engajamento indica um problema no conteúdo, já um alto engajamento com baixo alcance indica problema na divulgação. A análise do tráfego de redes é a métrica chave das mídias sociais, pois elas vão indicar quantas pessoas realmente tiveram interesse no seu produto e são fortes clientes em potencial. Um bom tráfego de redes significa que as suas estratégias nas mídias sociais estão funcionando. Não se iluda com número de likes e comentários, pois essas ações não representam engajamento e portanto não trazem retorno financeiro.
É importante lembrar que o marketing para arquitetos é apenas uma parte do funil de vendas. Existem métricas que são exclusivas da estratégia de vendas e métricas que combinam dados de vendas e marketing. Dentre as métricas que envolvem o marketing, é importante acompanhar a taxa de qualificação, que indica quantas pessoas que chegam pelas mídias sociais são leads qualificados, e custo de aquisição, que analisa quanto o seu escritório gasta com marketing e time de vendas para converter um cliente.
Uma baixa taxa de qualificação indica que o marketing está atraindo as pessoas erradas. A avaliação do custo de aquisição, juntamente com outras métricas da estratégia de vendas, vai indicar quais estratégias geram mais retorno. Por exemplo, se grande parte dos clientes convertidos chegam pelo instagram, a gestão financeira pode mover os recursos para essa área, impulsionando as estratégias de marketing dessa rede.
O marketing para arquitetos não é difícil de se colocar em prática, basta seguir os passos para elaborar uma estratégia assertiva e entender como essa ferramenta se encaixa nas diversas engrenagens que fazem o escritório de arquitetura andar. Não dependa do acaso e nem de terceiros para prosperar, elabore suas estratégias e participe ativamente no processo de aquisição de clientes do seu escritório!
Até a próxima,
Equipe Vobi
Referências:
www.archdaily.com.br
www.archtrends.com
www.vivadecora.com.br
www.entendaantes.com.br
www.resultadosdigitais.com.br
www.rockcontent.com