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Marketing
May 3, 2023

Como montar um perfil de arquitetura para mídias sociais e prosperar no marketing digital

O marketing nas mídias sociais é uma crescente mundial. Com o mundo online cada vez mais presente nas nossas vidas, as empresas identificaram uma oportunidade de disseminar suas marcas através das plataformas que as pessoas amam, como Facebook, Instagram e Pinterest. As redes sociais se destacaram tanto no cenário do marketing que as próprias interfaces começaram a se moldar para receber essa demanda, através de anúncios e análises de algoritmos.

Não se engane, o marketing nas mídias sociais é muito mais elaborado do que apenas postar a foto do seu produto e esperar que as pessoas comprem, como se fosse um panfleto virtual. Grande parte das marcas que utilizam as redes sociais possuem uma estratégia bem definida para alcançar os resultados desejados. Com os escritórios de arquitetura não pode ser diferente. Para te ajudar a entender como realmente funciona o marketing nas redes sociais, como elaborar a sua estratégia e montar o seu perfil, nós elaboramos os seguintes tópicos: 

Aproveite a leitura!

Como funciona o marketing digital?

A palavra marketing geralmente é associada à propaganda, porém ela é mais complexa que isso. O marketing consiste na criação e desenvolvimento de um produto ou serviço que pode gerar interesse de consumidores, resultando em uma troca lucrativa para ambas as partes, vendedores e clientes. 

Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade.

Observe que o conceito abrange pontos desde a criação de produtos, passando pela seleção de público-alvo, até atingir o objetivo final de compra e venda. É importante ter em mente que o marketing é um processo, só assim será possível desenvolver uma metodologia adequada para alcançar os seus objetivos dentro das mídias sociais. Podemos montar uma estratégia de marketing baseada no conceito dos 4Ps: produto, preço, praça e promoção

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Fonte: Resultados digitais

Na arquitetura, o produto pode ser o projeto arquitetônico, design de interiores, mobiliário, artigos de decoração, etc. Esse conceito abrange qualidade, garantia e assistência ao cliente. Ele representa o objeto oferecido pela sua empresa e deve considerar as necessidades do consumidor. É importante entender o processo de concepção, as novidades, o ciclo de vida e o diferencial do seu produto, pois essas informações podem ser utilizadas a seu favor durante o marketing nas mídias sociais.

O preço do produto é calculado com base nos gastos e lucros para a sua execução, sendo os valores balizados pelo mercado. Porém, o preço pode variar de acordo com o valor agregado que o produto apresenta. Um projeto arquitetônico com diferencial ou qualidade garantida, por exemplo, possui valor agregado em cima de um projeto arquitetônico comum, o que permite uma precificação diferenciada. Os clientes tendem a optar por produtos com valor agregado, ainda que o preço seja mais caro. Lembre-se que a troca do marketing deve ser lucrativa para ambas as partes.

A praça é o local onde o cliente chega até o produto ou serviço. Pode ser uma loja, um escritório, um evento, etc. No caso do marketing digital, a “praça” é a internet. Existem vários meios de alcançar o consumidor pela internet, basta entender de onde esse consumidor vem. Quando o cliente está interessado no produto, ele vai atrás do fornecedor. Esse processo é conhecido como inbound marketing, onde a principal estratégia é desenvolver um bom marketing de conteúdo, o qual vai atrair essa rede de pessoas até você.

O marketing de conteúdo foca, como o próprio nome sugere, em conteúdos ricos, pensados para o público-alvo. Esse conteúdo pode chegar até os clientes através de blogs, vídeos e mídias sociais, que é o foco deste artigo. Já o outbound marketing faz o caminho contrário, onde a empresa vai atrás de clientes que inicialmente não estão interessados no seu produto. No marketing digital isso pode ser feito através de banners, pop-ups e anúncios.

A promoção é a forma que o seu produto será divulgado. O conceito de “promoção” abrange quais são os melhores canais de divulgação e a linguagem que será utilizada. Com um produto de excelência, preço adequado ao valor agregado e uma praça imensa como a internet, você só precisa aprender como fazer a promoção correta para um marketing digital de sucesso, e nós vamos te ensinar como fazer isso nas mídias sociais. Se você ainda não está convencido, vamos te mostrar porque é importante para o escritório de arquitetura investir nesse ramo.

A importância das mídias sociais no marketing do escritório de arquitetura

O marketing nas mídias sociais tem como princípio a criação de laços entre o consumidor e a marca. A dinâmica dessa estratégia é bem diferente de outros meios de propaganda, ela é mais sutil e humanizada. É necessário que as marcas percebam essa diferença, caso contrário podem transformar as redes sociais em murais de panfletos, e essa não é a ideia. A interação com o público é fundamental, afinal estamos em uma rede social, logo a socialização é o grande diferencial. 

Grandes marcas investem na elaboração de um avatar com nome e personalidade que deixam o perfil mais acessível e informal para os clientes. Marcas menores ou profissionais autônomos podem lidar diretamente com o público. O importante é criar um marketing de relacionamento, o qual vai nutrir os laços com os seguidores, evoluindo para ações de venda, sempre de forma sutil, evitando o aspecto panfletário.

Utilizando dos meios de interação dispostos pelas mídias sociais, podemos entender o que os clientes querem, como eles pensam, quais são suas principais dúvidas e necessidades, e então é possível elaborar um conteúdo atraente para o público do inbound marketing. O conteúdo engloba diversas facetas da marca e do produto. É possível que a empresa mostre seus conceitos e valores, seus processos de criação e rotinas. Essa transparência gera uma relação mais horizontal de todo o processo de marketing, que antes era mais vertical - do panfleto para o cliente.

Isso é muito vantajoso para os escritórios de arquitetura, tendo em vista que o processo criativo e elaboração são muito mais demorados do que o produto final em si. A produção de pautas não fica presa à finalização, já que processo também importa.  As mídias sociais oferecem a possibilidade dos seguidores acompanharem o processo, dessa forma eles passam a ter uma conexão com a marca, possuem mais facilidade em reconhecer o valor agregado e têm maiores chances de se tornarem clientes.

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As mídias sociais são o ambiente perfeito para unir o marketing de relacionamento com o marketing de conteúdo. Os clientes vão atrás da sua marca pelo seu conteúdo, e ali desenvolvem um “relacionamento” com a sua empresa de uma forma muito orgânica.  Como as pessoas estão dentro das suas próprias redes sociais, é muito natural que conectem seus amigos ao perfil da marca, levando o conteúdo diretamente para outras pessoas interessadas, ampliando o público-alvo com muita precisão.

Quando um serviço ou produto é indicado por uma pessoa conhecida, essa indicação tem maior credibilidade do que uma propaganda que foi feita para atrair o consumidor. As redes sociais também proporcionam o feedback público, onde é possível ter uma noção da opinião real dos consumidores. Isso é conveniente tanto para o cliente quanto para a marca, que pode monitorar qual é a visão dos consumidores e identificar pontos de melhoria.

Tendo em vista que o marketing das mídias sociais é fundamentado na criação de laços, essa abordagem é um investimento de médio a longo prazo, pois é necessário um tempo para que os clientes se aproximem das marcas. Mas esse investimento tem um bom retorno? A resposta é sim.

O estudo realizado pela Rock Content em 2019 em relação a tendências e conteúdos Content Trends - mostra que apenas os meios de propaganda tradicionais não são suficientes para se destacar da ampla concorrência. Em primeiro lugar se destaca o marketing de conteúdo, o qual já é adotado por 67,3% das empresas brasileiras, e 16,5% estão em fase de elaboração. Isso indica um total de 83,8% de empresas investindo nessa estratégia e mais da metade do percentual restante tem interesse em adotá-la. 

O estudo também destaca a importância do marketing nas mídias sociais, ressaltando a relação com o público-alvo e possibilidades reais de vender um produto ou serviço. Revertendo esses dados para a rendibilidade, o estudo mostrou que as empresas que investem nessas estratégias recebem 1,3 visitas a mais em seus perfis e geram 1,4 a mais de leads - clientes que engajam e são fortes compradores em potencial. 

Para alcançar esses números, é necessário ter uma estratégia bem definida, como calendário de postagens e técnicas de elaboração de posts. Além disso, é preciso saber quais canais serão utilizados, ou seja, se as postagens serão para Instagram, Facebook, Pinterest, etc. 

Para te ajudar a definir a sua estratégia e quais canais utilizar, elaboramos os próximos tópicos. Vem com a gente!

Como utilizar as mídias sociais de forma assertiva

É necessário lembrar que as redes sociais possuem personalidade. Assim como os meios de comunicação têm suas particularidades - rádio, televisão, jornal - as redes também apresentam diferentes formatos e o conteúdo deve ser adaptado de acordo com a  interface da rede escolhida. Por exemplo, um post elaborado para o Instagram não terá o mesmo efeito no Facebook se não houver a devida adaptação. 

Porém, as redes sociais seguem alguns padrões e existem estratégias que valem para qualquer rede escolhida. Primeiramente vamos abordar as estratégias gerais para utilizar as mídias sociais de forma assertiva. Posteriormente, comentaremos quais são as melhores redes sociais e algumas de suas particularidades.

1. Defina o seu público-alvo

Como falamos anteriormente, a nossa “praça” para o marketing é a internet, ela é muito ampla e, a princípio, podemos nos iludir e tentar alcançar o máximo de pessoas possíveis. Não caia nessa armadilha, tentar alcançar um público disperso vai te custar tempo e esforço que não terão retorno. É necessário buscar pessoas que possuem interesse genuíno no seu conteúdo, as quais vão iniciar um relacionamento com a sua marca através das mídias sociais e vão te auxiliar a melhorar a sua imagem, aumentar o público-alvo e gerar leads. 

Uma boa estratégia para definir o seu público alvo é elaborar um “buyer persona”. Imagine como é o seu consumidor e crie uma personagem para ele. Pense nos dados demográficos dele - idade, escolaridade, naturalidade, etc - e em características abstratas - hobbies, motivações, dores e necessidades. A partir dessas preferências será possível identificar quais redes o seu público-alvo utiliza e quais pautas são interessantes para ele.

Para perfis de arquitetura, podemos traçar dois principais perfis de público-alvo. O primeiro são os clientes. Os clientes geralmente não possuem conhecimentos aprofundados em arquitetura, por isso, vão buscar por hashtags mais simples, com palavras do cotidiano. Muito provavelmente essas pessoas vão estar em mídias sociais como o Facebook ou o Instagram, pois são as plataformas mais populares entre os brasileiros. 

Os clientes também têm interesses muito distintos. Por exemplo, um cliente que vai fazer uma reforma porque precisa consertar sua casa vai apresentar pesquisas muito diferentes de um cliente que finalmente vai construir a casa dos seus sonhos, que será muito diferente de uma futura mamãe que está planejando fazer o quartinho de seu neném. É necessário identificar quais tipos de cliente você gostaria de atrair para, então, focar na elaboração do seu conteúdo.

O segundo perfil de público-alvo são os próprios arquitetos. Se você representa um escritório de arquitetura criando conteúdo para outros arquitetos, é necessário ter em mente que essas pessoas vão buscar por termos mais específicos e, por vezes, um conteúdo mais aprofundado. Existe uma grande chance desse público-alvo utilizar mídias sociais como o Pinterest, uma vez que é a rede mais utilizada para referências de temas em comum, gerando um amplo networking.

Os arquitetos, assim como os clientes, também possuem interesses distintos. Um profissional que projeta funções complexas, como escolas e hospitais, terá pesquisas diferentes de profissionais que projetam interiores que, por sua vez, será distinta das pesquisas de estudantes de arquitetura. Esses são apenas alguns exemplos de como pensar e elaborar o seu buyer persona, e então podemos prosseguir para o próximo passo.

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2. Calendário de postagem 

Não é novidade que a constância nas mídias sociais é um dos principais fatores para o sucesso. A Content Trends de 2019 mostra que empresas que postam mais de 20 vezes por mês alcançam 15 vezes mais visitantes que as marcas que postam de 1 a 3 vezes por semana. Manter esse ritmo pode parecer difícil, mas na verdade basta elaborar um calendário de postagens. Segundo a Content Trends, marcas que seguem um calendário recebem 1,5 visitas a mais do que marcas que não possuem esse planejamento.

O calendário de postagem é muito prático, além de ser vantajoso para o crescimento da sua rede ele também vai facilitar a sua rotina. Geralmente o calendário é elaborado semanalmente. Como a maior parte das mídias sociais possuem a opção de agendar a postagem, é possível elaborar o conteúdo e deixar que a própria rede trabalhe a seu favor, subindo as publicações automaticamente durante a semana.

Os posts podem ser programados para datas e horários distintos de acordo com a rede escolhida, pois cada uma apresenta picos de engajamento distintos. A Sprout Social elaborou gráficos que indicam os melhores dias e horários para postar. O estudo aponta que os melhores dias para o Facebook são terça, quarta e sexta, de 9:00 às 13:00. Já para o Instagram, os dias são de segunda à sexta às 11:00 e o melhor dia é terça de 11:00 às 14:00.

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Fonte: Sprout Social

Esses dados são relativos à publicações gerais, temas específicos podem ter picos de engajamento distintos. Quando você começar a postar será possível acompanhar, através das métricas das mídias sociais, quais dias e horários o seu público engaja mais e, então, agendar as publicações para esses horários. A quantidade não pode afetar na qualidade. Lembre-se que por trás do calendário editorial está o marketing de conteúdo, portanto é muito importante manter um alto nível em assuntos pensados para o seu público-alvo.  

Depois de realizar a segmentação do seu público, o desenvolvimento de conteúdo será mais intuitivo. Você pode realizar brainstorms dos principais temas que o seu público se interessa e desenvolver as postagens a partir deles. Se estamos pensando em conteúdo para arquitetos, por exemplo, podemos buscar temas relacionados à atualidades e tendências do ramo. Esse público está disposto a conhecer novidades e também se aprofundar em assuntos já conhecidos.

Se o público em foco for os clientes, podemos mostrar conteúdos que envolvam materiais e acabamentos ou curiosidades de como algo foi executado ou decidido. Isso pode parecer banal para a rotina dos escritórios, mas mostrar os bastidores da obra e resolução de problemas pode gerar muito engajamento para as pessoas que não são da área. Esse tipo de conteúdo também pode ser interessante para estudantes de arquitetura, que desejam entender como funciona o “projetar” na prática. 

Se você perceber que não vai conseguir elaborar um assunto complexo, ou se não possui muito para mostrar do seu trabalho naquela semana, considere preencher essas lacunas mostrando obras que te inspiram ou enquetes. Todos esses conteúdos possuem “níveis de dificuldades” distintos, mas isso não quer dizer que são menos relevantes, tudo depende de como você equilibra essas postagens no calendário editorial para manter a atividade nas mídias sociais e o engajamento do seu público-alvo.

Existe uma ampla variedade de tipologias de postagens. Grande parte das redes sociais trabalha com fotos e vídeos, logo, eles são o formato carro-chefe das postagens. O seu conteúdo deve aparecer da forma que você julgar mais conveniente para a sua “buyer persona”, mas não se preocupe, para que você mantenha o seu calendário editorial em dia, classificamos diversos tipos de postagem em seis categorias:

Postagens educativas

São postagens que vão ensinar algo novo ao espectador. Aqui se encaixam: definições de termos desconhecidos para o público (glossário), temas rápidos ou aprofundados, guias definitivos,  tutoriais técnicos ou faça você mesmo (“do it yourself” ou “diy”), perguntas frequentes (“frequently asked questions” ou “faq”), perguntas que deveriam ser feitas (“should ask question” ou “saq”), infográficos e pesquisas.

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Postagens interativas

São postagens em que o seguidor possui alguma reação ativa ao ler o seu post. Nessa categoria temos:  enquetes, tira-dúvidas, perguntas e respostas, quiz de personalidade, quiz de conhecimento em determinado tema e desafios, que são muito populares dentro das mídias sociais.

Postagens de análise

São postagens que consistem em uma pesquisa e análise de algum tema, produto ou serviço, a qual será repassada para os seus seguidores. Como essa postagem recebe uma curadoria da empresa ou pessoa, ela mostra para o público um pouco da opinião e personalidade da marca, e pode ser muito útil para criar laços. 

Essas postagens podem ser: indicações de referências, listas (por exemplo melhores produtos ou alternativas para execução), comparação de produtos e serviços, críticas (também chamadas de “review”), notícias, assuntos do momento pertinentes ao público e  estudo ou mostra de trabalhos e profissionais em destaque.

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Postagens de bastidores

Muito importantes para o marketing nas mídias sociais, esse tipo de postagem inclui: fotos e relatos da rotina de trabalho, problemas x solução, atualização da empresa (como novos funcionários ou alterações no espaço físico), depoimento de clientes, breves relatórios de receita financeira, planejamentos para o futuro e dicas de como utilizar melhor o próprio produto.

Postagens de networking

Essas postagens podem incluir clientes ou pessoas do ramo. Podem ser entrevistas ou apresentações de algum profissional. No caso de apresentação, é importante contar a história daquela pessoa e mostrar porque você a admira. É interessante selecionar pessoas que você possa alimentar futuras parcerias, procure apresentar também profissionais menos conhecidos na área ou profissionais locais.

Postagens alternativas

São postagens que não seguem nenhum padrão dos anteriores, podem ser muito úteis para preencher lacunas, como frases motivacionais e citações, ou para criar conteúdos específicos, como celebração de feriados. Algumas marcas fazem postagens "off-topic", ou seja, com temas fora do nicho, essa tipologia é um pouco arriscada, mas tem grande potencial de viralizar.

Postagens de opinião pessoal podem aproximar o público e favorecer a estratégia de marketing, mas é necessário avaliar se essa tipologia se encaixa com o seu público-alvo. Também podemos incluir aqui sorteios e cobertura de eventos, que geram bastante engajamento.

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3. Interação e autenticidade

Como já vimos, o grande diferencial do marketing nas mídias sociais é a construção de um relacionamento entre o cliente e a marca, portanto a interação com os seguidores é fundamental. O seu perfil deve estar pronto para responder mensagens e comentários de maneira rápida e natural. Por isso, é muito importante definir o tipo de linguagem que será utilizada no seu perfil. 

Um perfil corporativo deve utilizar uma linguagem profissional, mesmo que possua um caráter mais informal ou humorístico. Isso porque, antes de tudo, é necessário passar credibilidade e confiança para os seguidores. De acordo com o seu público-alvo você vai definir qual será o tom da linguagem - formal ou informal - qual “pessoa” as respostas vão se configurar - primeira pessoa ou terceira pessoa - e se cabe utilizar gírias e expressões do momento ou não. O uso correto do português é indispensável em todos os casos.

Elaborar um conteúdo que estimule a interação também é uma boa estratégia. Faça enquetes, perguntas e respostas, lives, postagens que sejam compartilháveis ou que fomentem discussões nos comentários. Dessa forma o público poderá realizar outras ações dentro do seu perfil, além das usuais curtidas, o que é muito positivo para o engajamento.

A autenticidade do perfil diz respeito à lembrar aos seguidores que quem está do outro lado da tela também são pessoas. Em caso de grandes marcas, essa humanização pode ser mais complicada e, por isso, são criados os avatares, como visto anteriormente. Porém, para pequenas marcas e perfis autônomos é possível mostrar fotos da equipe, momentos de trabalho onde as coisas não estão perfeitas, recortes da rotina real que não foram pensadas para ser um postagem teatral.

Esse conteúdo de bastidores está diretamente relacionado com a horizontalidade do marketing nas mídias sociais, onde os seguidores têm interesse em acompanhar o processo. Isso fortalece os laços que são essenciais para a estratégia, agrega temas ao calendário de postagens e se encaixa perfeitamente com a rotina do escritório de arquitetura, o qual está sempre lidando com esses processos.

4. Análise das métricas

A análise de métricas consiste em avaliar o comportamento e desempenho das suas postagens. Praticamente todas as mídias sociais possuem uma aba de “analytics” gratuita, onde é possível acompanhar as principais informações de publicações e engajamento. Também é possível utilizar plataformas mais completas, como o Google Analytics e a Quintly. Porém, a análise de métricas não é tão simples, é necessário saber interpretar os dados para tomar decisões.

Uma das principais métricas para acompanhar é o alcance das suas publicações, ou seja, quantas pessoas você está atingindo. Essa métrica deve ser analisada em conjunto com o engajamento. Se seu alcance está baixo, porém você tem um alto nível de engajamento, significa que você tem um bom conteúdo e está com dificuldades de divulgar as postagens, nesse caso, investir em impulsionar a publicação pode ser uma boa ideia. Se o seu alcance é alto, porém com pouco engajamento, é necessário revisar o seu conteúdo, para que ele seja mais relevante e consumível para o seu público-alvo. 

Também é importante analisar o volume, ele indica quantas pessoas estão falando sobre a sua marca. Para quem está investindo no marketing de conteúdo em blogs ou quem possui loja online, também é importante observar o tráfego de rede social, pois ele vai indicar quantas pessoas estão chegando ao seu site pelas postagens das redes. Se o seu tráfego estiver baixo, considere analisar quais publicações levaram mais pessoas para o seu site e estude esse modelo de postagem.

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Fonte: Rock Content

Por último, a taxa de conversão vai te mostrar quantas pessoas estão realmente começando um relacionamento com a sua empresa. Para o marketing nas mídias sociais essa métrica é muito relevante, já que o grande objetivo é desenvolver laços com os clientes. Se essa métrica estiver subindo, significa que você está acertando em cheio na estratégia.

Vale ressaltar que algumas métricas podem ser ilusórias. Número de likes e compartilhamentos nem sempre significam que as pessoas estão se envolvendo com a sua marca. Fique atento às “métricas vazias” ou “métricas de vaidade”, elas podem te dar a impressão que seu esforço está sendo compensado momentaneamente, mas não vão te trazer o retorno desejado. O marketing nas redes sociais sempre prioriza o engajamento.

Engajamento é inbox, é gente que entra em contato ou comenta e conhece de fato a marca, que compartilha porque quer disseminar aquela ideia. São interações qualificadas.

5. Identidade da marca

Para que a sua marca se destaque no meio da ampla concorrência das mídias sociais é necessário que ela tenha um boa identidade, e é nesse ponto que entra o branding: gestão da marca com o objetivo de torná-la mais visível para o público e mercado. O branding vai muito além de uma forte identidade visual, com uma boa paleta de cores e logotipo moderno, ele define valores e missões da empresa. 

Quando a marca assume um propósito, ela cria uma personalidade. Deixa de ser apenas um escritório de arquitetura que faz casas e passa a ser um escritório que repensa o modo de morar, por exemplo. Esses objetivos atribuem características humanas à marca e permitem que as pessoas se identifiquem com mais facilidade. Uma vez que essa relação é estabelecida, os clientes não são apenas consumidores, eles passam a ser fãs da marca. Esses seguidores são muito engajados e estão dispostos a pagar pelo valor agregado que reconhecem.

A conexão emocional é mais forte que a relação comercial.

A marca com valores e missões definidos deve ter consciência do meio que está inserida, é necessário que se mantenha uma responsabilidade quanto aos assuntos sociais e ambientais, ainda que esses não sejam os propósitos da marca, pois as mídias sociais cobram esse posicionamento. Se a sua marca percorre por esses valores como posturas sustentáveis ou concepção inclusiva para determinados grupos sociais, deixe que isso transpareça, pois os seguidores vão se identificar com esses princípios. 

Defina quais são os valores e missão da sua marca. Seja honesto consigo mesmo ao fazer isso, pois esses conceitos vão permear todo o conteúdo e identidade da empresa. Para se conectar com as pessoas, é necessário ser autêntico e mostrar a sua verdadeira visão. Dessa forma, o conteúdo será sempre fiel aos seus ideais e as pessoas vão se identificar com isso de forma muito orgânica. 

Quais as melhores redes sociais

A melhor rede social para desenvolver o seu perfil depende do seu público-alvo. Segundo o Content Trends 2019, as redes sociais mais usadas pelos brasileiros são o Facebook e o Instagram. Essas redes com certeza são as melhores opções para o grande público. Para arquitetura, podemos acrescentar a essa lista o Pinterest, grande fonte de referência entre arquitetos e cada vez mais crescente entre os clientes. A seguir, vamos entender um pouco mais sobre cada uma dessas mídias sociais.

Instagram

O Instagram é uma rede focada em imagens, proporcionando uma boa oportunidade para montar o seu portfólio. Um recurso muito útil dessa rede são as hashtags. Ao postar uma imagem, lembre-se de considerar quem é o público alvo e quais palavras-chave ele busca. A quantidade de hashtags deve ficar em torno de oito. Use legendas de acordo com a linguagem adotada e dê abertura para interação. Usar a geolocalização também pode aumentar o alcance das publicações.

A desvantagem do Instagram é a limitação da proporção das imagens 1:1. Sempre que possível ajuste as imagens para que não fiquem cortadas e nem com abas. A boa resolução é indispensável. Além do feed, a rede conta com várias funções como stories, destaques e reels, permitindo que o seu conteúdo esteja sempre organizado. O feed pode ter postagens mais pensadas enquanto o conteúdo mais informal pode ir para o stories ou destaques, porém isso não é uma regra, um perfil com algumas postagens destoantes podem auxiliar na humanização da empresa.

Os stories são uma ótima forma de gerar engajamento, pois permitem diálogos casuais, enquetes, perguntas e respostas, etc. Quando sua marca começar a se espalhar, considere criar hashtags interativas, postar fotos de clientes e mencioná-los. As tags interativas permitem que você localize seguidores da sua marca com facilidade e alimente o laço deles com a empresa. Lembre-se de alterar o seu perfil para uma conta comercial, assim você poderá criar anúncios e acompanhar as métricas.

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Grid do Instagram Vobi

Facebook

Primeiramente é importante saber que a sua empresa deve ter uma página comercial no Facebook e não um perfil, pois a primeira vai lhe proporcionar as ferramentas necessárias como análise de métricas e uma experiência mais intuitiva para os clientes. 

O Facebook possui abas personalizáveis que facilitam a organização da sua página, elas ficam abaixo da foto de perfil e alternam o feed que o seguidor vê. Geralmente encontramos as seguintes abas: sobre, fotos, vídeos, eventos, loja, comunidade, etc.

Além das abas, o facebook possui botões que facilitam bastante as chamadas “call-to action” onde o visitante realiza uma ação. Esses botões podem levar os visitantes direto para a sua loja ou convidar um amigo para curtir a página. As abas e botões dão bastante liberdade para criar uma página que seja muito atraente, levando o seu público a tomar as ações que você deseja.

Uma das vantagens do Facebook é que não existe limitação na proporção das imagens, porém é importante lembrar que se o post tiver mais de uma imagem, o facebook gera um painel das fotos automaticamente, e é importante que esse painel fique bem montado visualmente. Assim como o instagram, o uso das hashtags é muito importante. 

Outra vantagem da rede é a possibilidade de fixar os posts. Dessa forma postagens relevantes não se perdem no feed, mesmo que você poste com frequência. Quando aquela postagem não for mais importante, basta retirá-la dos fixados. 

Tal como o Instagram, é interessante postar as imagens do seu público, você pode identificá-las através das hashtags. Essas postagens podem ficar na aba de comunidade ou em outra aba como “fotos de clientes", por exemplo. No Facebook, além de curtir e marcar amigos, as postagens podem ser compartilhadas, então pense em um conteúdo que o seu público-alvo gostaria de repassar, isso vai ampliar e aproximar a audiência.

O grande diferencial do Facebook é a possibilidade de produzir anúncios segmentados, dessa forma, o alcance da sua publicação vai ser ampliado com precisão para as pessoas necessárias. A desvantagem é que publicações comuns geralmente não possuem grande alcance, mesmo que estejam bem estruturadas. O Facebook percebeu que os anúncios são uma ferramenta poderosa em sua rede e faz bom uso disso. 

Se você pretende usar o Facebook para o marketing nas mídias sociais, considere seriamente criar anúncios ou impulsionar publicações, pois o algoritmo trabalha a favor de quem contrata esses serviços. Por fim, personalize a sua url e mantenha a aba “sobre” completa, conte a sua história e mencione a missão e os valores da sua marca. 

Pinterest

O Pinterest é uma rede crescente e pouco explorada para o marketing, o que é uma vantagem para quem começar a investir nela o quanto antes. A ferramenta é ideal para o ramo de arquitetura, pois trata de referências e tendências, além de ser uma boa fonte para networking. Praticamente todas as fotos do Pinterest são referenciadas para um site externo, gerando altos índices de tráfego de rede social - atualmente a rede comanda 7,17% desse tráfego.

Além disso, 96% dos usuários buscam informações de produtos e 87% já compraram algum produto por influência da rede. Esses dados mostram uma excelente oportunidade para pôr em prática um marketing nas mídias sociais de sucesso, pois os usuários estão executando as ações necessárias para isto, circulando para ambientes de compra ou comprando no próprio site.

Para facilitar essa dinâmica, o Pinterest tem duas abas principais: explorar e comprar. Quando você procura uma hashtag, pode alternar entre essas abas. As fotos da aba explorar podem ser salvas nos seus painéis e se você tiver interesse pode clicar na foto e ser encaminhado para a sua fonte, que geralmente são outros sites. Na aba “comprar” as fotos aparecem com uma tag de preço e ao clicar você é encaminhado para o ambiente de compra. 

Além dessas duas abas, você terá as seguintes opções no menu flutuante: todos os pins, vídeos, pessoas, pastas e seus pins. A aba “pessoas” permite que você encontre profissionais que admira. Você também pode seguir  pessoas que tenham bons painéis. Pense qual é o tipo de painel que o seu público alvo segue e comece a montar os seus, pois isso vai te trazer o engajamento necessário da estratégia. Selecione bem as imagens e principalmente hashtags, elas são essenciais nessa rede. Na aba “painéis” você vai encontrar as pastas mais acessadas dos assuntos que você tem interesse. Elas são ótimas para acompanhar referências e se atualizar.

O diferencial do Pinterest são os anúncios com campanhas. Os anúncios podem ser de diferentes tipos. Existem os “pins promovidos” que funcionam como o “impulsionar publicação”, “vídeo pins” que aparecem como pins normais e o vídeo começa após o usuário caminhar pelo conteúdo (os espectadores ficam 2,7 vezes mais dispostos a adquirir um produto após um vídeo) e os “pins de apenas um clique” levam o usuário direto para a página linkada, esse anúncio pode ser interessante se você deseja elevar o tráfego ao site. 

A campanha representa o seu objetivo com o anúncio, tornando ele mais eficaz, elas se dividem em cinco: construindo reconhecimento da marca (branding), criando engajamento de pins, conduzindo de tráfego ao site, incentivando a instalação de um aplicativo (link direto com a playstore), utilizando vídeo para construir a marca. Assim como o Facebook, os anúncios são segmentados para o público-alvo correto, resultando em altas chances de sucesso.

Por fim, lembre-se que, assim como o Instagram, o Pinterest é uma rede de imagens, logo a sua qualidade é fundamental, porém nessa rede não existe limitação de proporção para imagem, o próprio Pinterest gera painéis muito bem elaborados visualmente, baseado nas distintas dimensões das imagens. Não é uma regra, porém imagens verticais tendem a chamar mais atenção, pois ficam maiores no painel. 

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Grid do Pinterest Vobi

O segredo para um bom marketing nas mídias sociais está no relacionamento dos clientes com a marca. Como os meios de promoção são as redes sociais, precisamos nos adaptar a cada uma delas, mas não deixe que as redes definam quem você é e o que você posta. Dissemine o conteúdo que você acredita, defenda as causas que acha importante, mostre as referências que te fascinam. O público está ávido por “pessoas reais” que possam se identificar, o único jeito de criar laços é se envolvendo também!


Até a próxima,

Equipe Vobi


Referências:

www.resultadosdigitais.com.br

www.academiadomarketing.com.br

www.rockcontent.com/br

www.casavogue.globo.com

www.zioncontent.com.br

www.housed.com.br

www.pipemarketing.com.br

www.neilpatel.com/br

www.sproutsocial.com

www.semrush.com

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