Arquitetos que implementam estratégias de marketing conseguem alcançar as pessoas e passam a mensagem certa da sua marca. Distribuir conteúdos online para o máximo de pessoas possíveis é uma forma de engajar sua marca e despertá-las o interesse em contratar você.
O marketing serve não só para conseguir vender seu projeto, mas também para, fidelizar clientes, aumentar a visibilidade, construir relacionamentos, além de educar o mercado.
Para isso, é essencial que você faça um planejamento, com objetivos e estratégias. Defina o seu público-alvo, os tipos e calendários de postagem. Foque em manter a presença online nas redes sociais e mensurar os resultados, ou seja, analisar os dados de como esse marketing digital está sendo relevante para sua marca.
Revisar todo esse planejamento, recorrentemente, auxilia a confirmar, por exemplo, se ele não está sendo esquecido em um armário do escritório. Fazer essa revisão de tempos em tempos reafirma a equipe as prioridades estabelecidas.
Além do mais, revisar os desempenhos de esforços de marketing é importante para ajustar, caso precise, possíveis mudanças. Algumas estratégias, por exemplo, podem não estarem funcionando da forma que se esperava.
Certamente você já fez um planejamento e aplica estratégias que o mantém presente online, mas você analisa se o investimento de tempo e dinheiro em estratégias de marketing digital está realmente tendo retorno? É importante avaliar, anualmente, se as suas ações de marketing possuem falhas ou se mantêm rentáveis.
Chegou a hora de verificar o seu desempenho! Preparamos um checklist para que você possa refletir sobre suas ações ao longo do ano e planejar novas.
Aproveite a leitura!
Revise seus objetivos
Os objetivos são aqueles que norteiam as ações de marketing, são através deles, também, que é possível medir os resultados. A clareza das metas e propósitos define o sucesso da aplicação do marketing e guia as análises.
Se seu objetivo definido foi, por exemplo, que as pessoas comprem seu produto (projeto de arquitetura, interiores, peças de decoração, etc), você certamente desenvolveu algumas ações dentro das redes sociais para criar uma relação com o público, aproximando-os da marca, e almejando assim, em conversões - a contratação do seu serviço de arquiteto e/ou designer.
Apresentou o processo de concepção, as novidades, os diferenciais do projeto e fez explanação do valor agregado no produto. Ações essas que impactaram de alguma forma no seu negócio. Agora é a hora de você analisar quais eram suas expectativas quando foi realizado o planejamento de marketing anual e o que foi feito para isso.
Checklist objetivos
- Qual era a expectativa de leads, era quantidade ou qualidade?
- O marketing atingiu o objetivo de lucro ou voltou-se mais para o fortalecimento da marca?
- O cronograma de postagens nas redes sociais foi cumprido?
- Qual era a expectativa de visitas a um site ou a uma rede social?
Analise seus resultados
Através do marketing digital você consegue mensurar com certeza quais são as implicações e ações assertivas que você está realizando, diferentemente do marketing tradicional, onde não era possível medir os esforços, por exemplo, de captação de clientes em eventos de arquitetura e anúncios em revistas do segmento.
As análises dos seus canais de marketing disponibilizam dados e informações, na maioria das vezes, simplificados para interpretação. Contudo, você deve desenvolver relatórios de marketing digital que contenham as métricas mais importantes, onde sinalizem os resultados e guiem as estratégias futuras.
Relacione as métricas e faça comparações para compreender o quanto você está perto ou longe dos seus propósitos.
Mas, lembre-se: as análises de resultados devem ser monitoradas constantemente, não só uma vez ao ano, o checklist anual é feito para concluir as ações e visualizar quais metas foram atingidas.
Ter um relatório em mãos, com uma leitura fácil e rápida, é ideal para compartilhar com a equipe as informações de destaque que retifiquem os esforços tomados ao longo do ano. Use para motivá-los ou felicitá-los, de acordo com os resultados. Eles precisam estar alinhados aos seus objetivos para que possam somar nas vendas e atendimento ao cliente. A utilização de infográficos ou gráficos (pizza e/ou barra) garante que as informações estejam compreensíveis.
Checklist resultados
- Quantas visitas os canais de marketing tiveram?
- Quantos projetos você realizou, com vendas feitas através dos canais de marketing?
- Você conseguiu quantos e-mails através da disponibilização de um e-book?
- Você conseguiu mais oportunidades?
- Você conseguiu alinhar todos da sua equipe, para que de forma integrada consigam atingir os objetivos definidos?
Estabeleça os métodos
Se você analisou os seus investimentos em marketing e percebeu que o setor precisa passar por um corte de custos, após também, fazer o balanço anual de sua empresa, verifique em quais pontos será preciso investir energia para enfrentar esses novos desafios - só mantenha os cortes depois de analisar profundamente o cenário e ter certeza que serão necessários.
Primeiro, é importante entender que o marketing é essencial, ainda mais nos dias de hoje, e não deve de forma alguma ser subestimado com o pouco repasse de verbas - a falta dele pode afetar diretamente o relacionamento construído com o público. Contudo, em momentos de crise, é possível continuar fazendo um bom trabalho com baixo orçamento no departamento.
Quando não há crises financeiras, a análise deve voltar-se para onde estão feitos os investimentos que entregam os melhores resultados. Agora, se você ainda não sabe onde focar seus investimentos, acompanhe a seguir.
Muitos são os métodos e ferramentas utilizadas para atender quaisquer objetivos que levem um relacionamento comercial entre profissionais e clientes.
Não dá para focar apenas em um canal e esperar engajamento. É preciso explorar diversas redes para motivar sua audiência - Instagram, Facebook, Pinterest, LindkedIn, YouTube, Twitter, entre outros.
Uma ferramenta para gerenciar vários desses canais ao mesmo tempo é a Hootsuite. Você pode programar a postagem de conteúdos para diferentes plataformas, estar mais próximo do público pela facilidade em respondê-los, além de oferecer análises de desempenhos que demonstram o que melhor está funcionando.
Além das redes sociais, existem outros recursos que são relacionados a mecanismos de busca e anúncios pagos, que devem ser levados em consideração para aumentar a capacidade de conexão com o público-alvo.
Conheça um pouquinho desses métodos e quais as ferramentas podem serem utilizadas para automatizar o processo, entre eles, estão:
- SEM (Search Engine Marketing): estratégias de otimização de sites e conteúdos, através de anúncios, para alcançar o número um dos resultados do Google. A intenção aqui é utilizar-se da busca para segmentar o público, atraí-los e consequentemente, conquistar leads.
Com o Google Ads é possível construir campanhas de anúncios de um produto. A ferramenta possibilita inserir anúncios de textos em em pesquisas que mais o interessa, em forma de destaque.
- SEO (Search Engine Optimization - Otimização para Mecanismos de Busca): são estratégias de melhoria de posicionamento de um conteúdo na página de resultados do Google, só que, diferentemente do método anterior, aqui acontece de forma orgânica e através de um conjunto de fatores que otimizados levam o Google entender o por que o conteúdo deve se posicionar bem.
A ferramenta que auxilia nessa otimização de sites é a SE Ranking, sendo essa, acessível e ideal para quem está começando em SEO. É possível experimentar a plataforma durante um mês antes de começar o investimento.
- E-mail Marketing: consiste em envio de e-mails com conteúdos da marca, tendo a finalidade de criar e manter o relacionamento com o público, melhorando assim, os resultados de vendas e retenção. É possível enviar conteúdos promocionais, educativos e informativos, através de um planejamento de design com imagens, textos e links.
Para fazer isso de forma mais rápida, automatizada e com uma boa experiência visual, a ferramenta ideal para utilizar no envio de e-mail marketing para clientes é o Mailchimp.
- Analytics: avalie o comportamentos dos seus visitantes, entendendo o tempo, a frequência de interações e interesse, além da distribuição geográfica.
O Google Analytics avalia o desempenho das suas estratégias de marketing e analisa o comportamento dos usuários do seu site.
O Instagram analytics ou Instagram Insights é um recurso próprio da rede social, onde é possível entender o alcance, engajamento, comentários e impressões das publicações. Todos que possuem o tipo de perfil business têm acesso a essas métricas.
Quais são as ferramentas de marketing digital que você andou investindo? Lembre-se que elas podem auxiliar a gerir essa prática essencial, que tende a ser complexa pelo conjunto de ações que devem ser realizadas simultaneamente - a criação de conteúdo e estratégias, o acompanhamento e manutenção dos resultados, das tendências, da visibilidade e do engajamento.
A certeza é que seu investimento aumentará a visibilidade da sua marca, manterá você próximo às principais tendências do mercado e com o passar do tempo, cada vez mais, ganhará autoridade na internet, para mantê-lo firme no segmento.
Checklist métodos
- Onde aumentar os gastos com marketing?
- Onde reduzir os gastos com marketing?
- Atualizo os demais canais sociais, como o website e o e-mail marketing?
- Qual rede social obteve as métricas mais importantes?
- A conta do Instagram é comercial? Consigo analisar as métricas?
Leia mais sobre: Como montar um perfil de arquitetura para mídias sociais e prosperar no marketing digital
Analise seu público-alvo
Vale a pena analisar como a sua elaboração de “buyer persona” está facilitando a comunicação e trazendo bons resultados. Afinal, todo e qualquer conteúdo que você crie, é para atingir um público-alvo, sejam eles clientes ou outros profissionais de arquitetura e/ou design.
Durante o ano, você utilizou conteúdos interativos para entender as necessidades e comportamentos do seu público? Se a resposta for não, através dessa estratégia é possível coletar dados e exibir informações sobre seus serviços e produtos. Tente aplicá-la no próximo ano, alguns exemplos desses conteúdos, são:
- Perguntas e enquetes no Instagram: você pode usar um recurso da rede social para fazer enquetes com “perguntas fechadas” (é gerado um percentual a partir das respostas “sim” ou “não”) ou perguntas (possibilidade de respostas mais elaboradas, com limitação de caracteres).
Boas opções de perguntas, por exemplo, seriam:
Qual ambiente você mudaria hoje na sua casa? (recurso perguntas)
ou
Você reformaria seu home office hoje? (recurso enquete)
#DICA: Se você tem dúvida em como fazer, siga os seguintes passos: comece criando uma história > clique em criar > toque no ícone de emoji na área superior da tela > selecione perguntas ou enquete > escreva uma interação e publique.
Isso pode ser um aliado na hora de entender os novos comportamentos do consumidor e te nortear qual a melhor maneira de aplicar o marketing. Por exemplo, se uma grande parcela do seu público respondeu os conteúdos interativos, que no momento deseja reformar o home office, crie assuntos gratuitos que abordam a temática, como também, envie descontos para fechamento do projeto naquele determinado mês.
Checklist público alvo
- Quem são os seus clientes e como você deseja atingi-los?
- Quem foi seu cliente ideal?
- Os seus clientes atuais corresponderam com quem você esperava trabalhar?
- Você procurou entender os comportamentos, gostos e necessidades dos clientes durante o ano?
- Quais mudanças você considera importante para aumentar as chances de conexão com seu público-alvo?
Explore sua presença digital
Depois de analisar os desempenhos advindos do marketing - suas expectativas, esforços e métricas -, continue focando em melhorar e otimizar suas estratégias.
Agora chegou a hora de colocar a mão na massa nas suas redes sociais. Faça os ajustes necessários para atingir mais eficiência e começar novos desafios, planos e métricas. Comece organizando seus perfis e atualizando os conteúdos com projetos que ainda não foram postados.
Busque por um fotógrafo ou fotografe cenas que consigam captar a essência dos seus projetos. Utilize a iluminação, o ângulo, as sombras, as pessoas e o entorno a favor da sua obra. Além das fotos servirem de atualização para o site e redes sociais, elas podem dar aquela animada nos clientes e proprietários a avaliarem seu trabalho e reputação - gerando o engajamento que a gente tanto gosta!
Atualize sua presença digital!
Checklist presença digital
- Atualize seus perfis com novos conteúdos
- Adicione novas fotos dos projetos realizados no ano
- Contate com os clientes e peça para que o avaliem nas redes sociais
- Faça o planejamento da criação de conteúdos únicos
- Alinhe sua equipe para que todos possam continuar trabalhando juntos em prol dos mesmos objetivos
Até a próxima,
Equipe Vobi
Referências:
www.rockcontent.com
www.houzz.com
www.macfor.com.br
www.agenciatrampo.com.br
www.dinamize.com.br