Ao longo dos nossos outros artigos, viemos compartilhando com você a importância de usar o Pinterest como ferramenta de marketing digital e da grande missão da plataforma: inspirar as pessoas. Mas toda essa informação apresentada nos direciona para um questionamento:
Como eu consigo dar destaque à minha página e ao meu conteúdo?
Responderemos à essa pergunta ao longo deste terceiro artigo, apresentando ações simples de serem aplicadas e que trazem grande resultado. Ao final do texto você terá aprendido sobre:
Aproveite a leitura!
1. Não economize nos Pins
Especialmente para você que focará no uso Pinterest para negócios, é importante criar novos Pins regularmente.
Aproveite as postagens para lançar projetos, compartilhar tutoriais, divulgar campanhas, promover conteúdo do site ou dar asas à imaginação. Use e abuse dos formatos de Pin disponíveis, desde imagens estáticas até vídeos com reprodução automática.
Para ajudar nessa criação, a plataforma disponibiliza o Pin Builder, que permite cortar imagens (serão sugeridos os tamanhos perfeitos para a plataforma), adicionar logotipos, usar fontes e cores diferentes, criar uma colagem, ver uma prévia dos seus Pins e criar até 50 Pins de uma vez.
Para ver o passo a passo das possibilidades de criação de Pins, basta clicar neste link.
2. Conecte um feed RSS
O feed RSS é um recurso de distribuição de conteúdo em tempo real. Essa tecnologia permite que os usuários de um blog ou canal de notícias acompanhem suas atualizações por meio de um software, website ou browser agregador. No caso do Pinterest, conectar sua conta business à um feed RSS permitirá a criação de Pins automaticamente a partir do conteúdo do seu site.
Mas não se preocupe, essa ferramenta é apenas uma facilitadora, mas não é obrigatória. Se você não tiver um site, nada lhe impede de começar.
Para ver o passo a passo de como conectar seu feed RSS basta acessar esse link.
3. Use o botão salvar no seu site
Você poderá adicionar o botão do “salvar” no seu site e assim facilitar o compartilhamento dele na plataforma. Além de ser super prático para você alimentar o seu perfil, permitirá que qualquer pessoa também crie Pins por meio dele.
Para não ter dúvidas de como inserir o botão de salvar no seu site, basta acessar esse link.
4. Como ter Pins de destaque?
4.1 Vertical é o formato
80% dos acessos do Pinterest são via dispositivos móveis (como o celular e tablets) e, por terem toda a experiência na vertical, o formato do seu conteúdo deve seguir o mesmo padrão. O conteúdo vertical ficará mais harmônico no feed e chamará mais a atenção do usuário.
4.2 Imagem ou vídeo
Você provavelmente já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica então, destaque-se escolhendo imagens ou vídeos que chamem a atenção e valorizem o seu produto ou a sua marca.
4.3 Adicione um título e uma descrição
O Pinterest indexa e analisa milhões de informações todos os dias e é assim que ele consegue apontar com precisão os melhores conteúdos para cada usuário.
A ferramenta coleta o máximo de informações sobre o seu Pin como a imagem, o texto das descrições e até o link e os processa como sinais de como, quando e pra quem mostrar aquele conteúdo.
Por mais que o usuário olhe e busque imagens bonitas, é através da descrição que elas vão encontrar seu conteúdo. Por isso, o combo "descrição + imagem" faz toda a diferença.
Mas, como vou saber quais são as palavras-chave para uma boa descrição?
É super fácil. No próprio Pinterest, quando você fizer uma busca, verá a lista de sugestões; estes são os termos mais buscados na plataforma, basta utilizá-los na sua descrição. Se ainda assim você estiver na dúvida, basta seguir a seguinte ordem: Nome da marca / personalidade + descrição do conteúdo + ocasião.
4.4 Link de destino
Adicione um link de destino para engajar levar as pessoas a seu site.
No caso dos arquitetos, por exemplo, vale direcionar o link para um portfólio ou para a tela que explica como funciona seu trabalho e como podem lhe contratar. Mas, se você ainda não tem um site, não há problema, pode deixar o campo em branco, não vale usar esse argumento como desculpa para não começar.
4.5 Explore seu branding
Adicione sua logo ou produto em um dos cantos do seu Pin e não deixe de adicionar ícones que representam sua marca, mas de forma sutil.
Além de reforçar a lembrança de marca, esta informação poderá reforçar para o usuário que o conteúdo vem de uma fonte confiável e de qualidade.
4.6 Texto na imagem pode? Pode sim!
Esqueça todas as melhores práticas das demais redes sociais.
Ao trazer frases na imagem do seu Pin, você deixa mais claro para o usuário que está trazendo exatamente o que ele está buscando, além de dar mais destaque a conteúdo no feed. É importante que o texto seja curto e objetivo para facilitar a leitura no celular.
4.7 Considere as sazonalidades
Aproveite momentos sazonais e datas comemorativas ao longo do ano.
Pins com conteúdo desse tipo tem 10x mais awareness (número de pessoas familiarizadas com a marca, que passam a identificá-la como referência no mercado frente aos seus concorrentes).
No caso da arquitetura, por exemplo, vale considerar que o final de ano é uma das épocas que as pessoas mais reformam suas casas, pois querem receber seus parentes com tudo impecável, certo? Então vale intensificar as postagens de salas de estar, cozinhas e varandas; ambientes que geralmente ficarão expostos nas festas de final de ano em família.
5. As 5 dimensões para a inspiração
Além de diferentes formatos, as ideias do Pinterest também contam com outro fator essencial, a inspiração.
Por isso, nós passaremos agora pelas 5 dimensões da inspiração que são chave na hora de criar o conteúdo para sua página. Para que você possa ter uma ideia da importância dessas dimensões, todas as melhores ideias no Pinterest passam por pelo menos 2 delas.
- Inovador: A gente sabe que hoje em dia, nem tudo se cria e sim, se transforma. Por isso, a sua interpretação do cotidiano é mais importante do que nunca. Só você pode contar a sua história, de forma espontânea e imperfeita e é essa maneira que os usuários do Pinterest gostam.
- Relevante: Não só deverá ser relevante dentro da pasta que se enquadra, como decoração, mas ele também precisa ser relevante para o contexto em que estamos vivendo.
- Visualmente atraente: Dê asas à imaginação dos usuários com possibilidades que eles consigam visualizar. Imagens bonitas farão com que você possa se destacar no feed.
- Positivo: Apresente conteúdo inspirador e que alegre os usuários.
- Provoque ação: Encoraje os usuários a terem ações offline no mundo real. Incentive através dos seus posts o seu cliente a te contratar, a conhecer um pouco mais do seu trabalho e executar a reforma que tanto sonha.
Obter bons resultados não significa apenas criar Pins de sucesso com frequência e confiabilidade, mas também construir um público leal e interessado no conteúdo que você publica.
É muito importante que, depois de todo o trabalho que você teve de configurar e personalizar a sua página, você divulgue o seu perfil em todas as suas outras redes, para que, pessoas que já conhecem seu trabalho, possam ficar curiosas de acessar esta sua nova ferramenta de trabalho.
6. Comece já!
Para te ajudar a se organizar e a dar o primeiro passo, deixaremos aqui um "check list" de tudo que já vimos até agora. No próximo artigo, você poderá entender como mensurar seus resultados através do Pinterest Analytics, então, sugerimos que siga os passos abaixo e já deixe seu perfil funcionando para que possa entender na prática o conteúdo que iremos apresentar.
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Clique aqui para acessar a Parte 4.
Até a próxima!
Equipe Vobi
Referências:
Pinterest Academy
https://medium.com/pinterest-brasil/