Não é de hoje que a grande disponibilidade de recursos digitais e intensificação da globalização vem interferindo diretamente no posicionamento dos escritórios de sucesso. Os números mostram uma grande onda de transformação tecnológica e isso exige, por parte das empresas, que medidas urgentes sejam tomadas para se inserir e adequar ao mundo digital e alavancar ainda mais os seus resultados.
Diversas profissões estão tendo que se reinventar (a arquitetura é uma delas) e, muito provavelmente o marketing digital seja a ferramenta mais importante para ajudar nessa adaptação, independente do porte e segmento da sua empresa.
Nesse cenário, ter acesso e conhecimento das ferramentas disponíveis ou, melhor ainda, antecipar-se às tendências de mercado, pode fazer toda a diferença. Pensando em lhe ajudar a adquirir clientes, vamos apresentar uma destas oportunidades que que não devem ser deixadas para depois.
Ao longo de 4 posts, vamos lhe apresentar um material completo com orientações e informações relevantes no que diz respeito a criar e alimentar a sua página profissional no Pinterest. Apresentaremos cases de sucesso que podem servir como exemplo, bem como uma série de links úteis que servirão para um estudo aprofundado de cada etapa. No decorrer deste primeiro artigo você irá aprender sobre:
Aproveite a leitura!
Por que dar uma chance para o Pinterest?
Se você utiliza o Pinterest apenas para inspiração, ainda não conhece ou simplesmente está com preguiça de ler este texto, vamos começar te apresentando um motivo que vai lhe convencer a dar uma chance para essa plataforma.
Sabe a incansável briga com algoritmos do instagram? Que sempre dão destaque para aqueles que tem mais recursos (R$) para pagar posts patrocinados e deixam de escanteio as contas que usam o crescimento orgânico? Pois é, no Pinterest a distribuição de conteúdo ainda acontece de uma forma orgânica, ou seja, o recurso de criação de anúncios ainda não está disponível no Brasil. Isso significa que este é o momento ideal para criar audiência e atingir seu público alvo.
Bom, agora que você ficou curioso(a) ou pelo menos surgiu um leve interesse em conhecer um pouquinho mais, vamos lhe apresentar números e orientações para que possa dar o primeiro passo e subir mais um degrau no que diz respeito o marketing digital.
Pinterest descomplicado
O Pinterest hoje é, segundo Felipe Godoy, “o cantinho mais inspirador da internet” e acreditamos que duas palavras chaves desta sentença a tornem a melhor definição para a plataforma: Cantinho - remete diretamente a um espaço acolhedor, carinhoso - e inspirador - temas que trazem ideias e fazem as pessoas se sentirem bem, referências para tornar sonhos realidade.
Este é um dos principais diferenciais da plataforma. Não são permitidos conteúdos que possam gerar mal estar ou tristeza. Por exemplo: você não irá encontrar discussões políticas, imagens de violência ou notícias de difamação; o Pinterest é hoje um refúgio em meio ao bombardeio de informações sem filtro que são lançadas todos os dias a todo momento na internet.
Diferenciais frente à outras plataformas
Não é uma plataforma social:
A proposta é ser uma plataforma pessoal, onde você consegue conectar as pessoas com os seus interesses. Por isso é tão importante que o seu serviço e a sua marca estejam presentes. Uma frase interessante que define bem essa proposta é: "It's not about your selfie, it's about yourself".
Busca x descoberta:
Geralmente, quando fazemos uma pergunta, queremos uma resposta única e direta, mas no Pinterest trata-se de descoberta. Nem sempre sabemos como buscar exatamente o que procuramos e, para resolver este problema, além da busca tradicional com palavras chaves, é possível realizar a descoberta a partir de fotos e vídeos. O objetivo é que você possa desfrutar do “Ahá! - moment”, ou seja, consiga encontrar exatamente o que procura. Mais na frente conheceremos todas as ferramentas de busca disponíveis e seus diferenciais.
Passado x Presente x Futuro:
Outras plataformas retratam o passado e o presente. Sempre acompanhamos “a festa do final de semana passado”, “o cardápio do almoço de hoje”, uma live em tempo real (...). No Pinterest as pessoas buscam inspirações para eventos futuros (curto, médio e longo prazo), entram para se organizar, criam suas pastas e interagem com o conteúdo que podem ajudar a transformar a sua ideia em realidade.
Esta pode ser uma carta na manga para você arquiteto(a), que pode conquistar aquele cliente que está juntando dinheiro para reformar a casa ou que quer ter uma ideia do que quer antes de procurar um profissional.
Um aspecto importante a ser levado em consideração são as grandes sazonalidades. Por exemplo, os amantes de carnaval começam a se organizar para o evento meses antes, buscam fantasias, maquiagens e planejam cada detalhe. Para entender um pouco mais sobre sazonalidades basta clicar aqui.
Trazendo para a realidade da arquitetura e da construção civil, percebemos, por exemplo, o grande aumento da procura por reformas no período do final do ano - quando recebemos os parentes em casa - então você consegue organizar seu conteúdo tendo em vista este perfil de cliente.
Contra dados não há argumentos
1. No final de 2019, o Pinterest informou ter 322 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo. Sendo o Brasil, o segundo maior mercado.
2. No Brasil, são mais de 38 milhões de usuários por mês e mais de 7.5 bilhões de pins são salvos.
3. O Pinterest agora é a terceira maior rede social nos EUA: A plataforma fechou 2019 superando o Snapchat como a terceira maior rede social nos Estados Unidos. Facebook e Instagram ocupam os primeiros lugares.
4. 97% de todas as pesquisas no Pinterest ainda não têm marca (lembra da oportunidade que comentei no começo do texto?): Isso significa que os usuários estão abertos para descobrir novos produtos e idéias. Além disso, 78% dos Pinners acham que o conteúdo das marcas é útil.
Em uma pesquisa de 2019, três quartos dos participantes disseram estar "muito interessados" em novos produtos. E o Pinterest faz isso acontecer. Cerca de 77% dos Pinners (pessoas que fazem uso do Pinterest) semanais dizem que descobrem regularmente novas marcas e produtos na plataforma e, mais do que isso, 98% tentaram coisas que encontram no Pinterest e 83% fizeram compras com base no conteúdo da marca.
Começando a entender a plataforma
Como toda plataforma nova que nos disponibilizamos a usar, é necessário um pouco de dedicação e estudo para que possamos nos apropriar de todas as ferramentas disponíveis e “pegar o jeito” na hora de produzir um conteúdo que realmente traga engajamento para a página.
Para que você não precise esperar o próximo post para entender as nomenclaturas e começar a sua própria descoberta, vamos iniciar abordando dois pontos básicos que movimentam todo as atividades: O que são os Pins e como fazer buscas na plataforma.
O que são Pins?
Os Pins (como carinhosamente são chamadas as postagens) são muito mais do que apenas imagens ou vídeos, são ideias. Todo Pin é criado para ser salvo, compartilhado e clicado dentro do Pinterest. E, através deles, sua marca compartilha diversas possibilidades, inspira e ajuda as pessoas a planejarem um novo projeto.
Como são feitas as buscas no Pinterest?
1. Pinterest Trends
É a ferramenta oficial que indica os termos mais buscados nos últimos 12 meses no Pinterest, além dos períodos de pico para entender como cada conteúdo performa na plataforma. Esta ideia surgiu para ajudar aos criadores de conteúdo a se programarem melhor no que diz respeito à criação dos seus pins, horário de postagens e conteúdo que está sendo apresentado. No caso da arquitetura, por exemplo, se você sabe que as pessoas estão engajando mais com cozinhas de layout aberto, poderá investir em mais imagens que apresentam essa configuração.
A parte triste é que, por enquanto, esta opção de busca está disponível apenas nos EUA, mas achamos importante apresentá-la para você para que tenha uma dimensão das possibilidades e como os criadores da plataforma tem a preocupação em oferecer dados e como já estão se movimentando para a criação de anúncios pagos.
2. Busca afetiva
A pesquisa de atividades de bem-estar emocional do Pinterest trazem recomendações de atividades que promovem a saúde, o amor próprio e a saúde mental em geral, ou seja, há uma grande preocupação com a “sensação do usuário”, vamos explicar melhor. Ao fazer pesquisas com palavras como “depressão” no Google, você será bombardeado de notícias com números de casos, sintomas… Já o Pinterest está programado para lhe responder apenas com coisas boas, então você pode digitar a mesma palavra, imediatamente aparecerá uma mensagem de ajuda e pins referentes a estratégias para melhorar os sintomas e lhe deixar melhor.
3. Busca Visual
Esta forma de busca é uma das principais aliadas dos arquitetos, pois trata-se de uma maneira agradável para o cliente de buscar exatamente o que está buscando através da busca por imagens que contenham os mesmos itens, estilo e paleta de cores que está procurando de forma simples e intuitiva.
O Pinterest foi um dos pioneiros na busca e no filtro de resultados por meio de imagens e, por conta do pioneirismo, desenvolveu três possibilidades de busca visual: a busca guiada, o flashlights e o lens.
3.1 Guiada
Por meio das palavras chaves utilizadas por você, o Pinterest sugere categorias e ajuda o usuário a direcionar sua busca para exatamente aquilo que está procurando, assim você vai afunilando sua busca e inspirações mais assertivas são oferecidas. No exemplo ao lado podemos ver na prática: Digitamos a palavra “sala” e logo nos foram sugeridas diversas categorias, dentre elas: “de estar pequena”, “quadros decorativos”, “Painel de tv” etc.
3.2 Flashlights
Ao lado de cada pin você encontrará uma imagem de uma lupa e, ao clicar sobre ela, conseguirá dar um “zoom”, selecionar os itens que lhe interessam e ser redirecionado para uma página que lhe mostrará onde adquirir o produto, modelos similares e mais sugestões de uso do mesmo. Vejamos na prática.
3.3 Lens
Assim é chamado o método que utiliza a própria câmera do celular para iniciar a busca (disponível apenas para o uso do aplicativo no celular). Basta clicar no símbolo da câmera, selecionar uma foto do dispositivo ou tirar uma foto em tempo real e pronto! O Pinterest vai reconhecer a imagem e a partir daí, lhe mostrará opções de produtos similares e locais para a compra.
Bom, se você chegou até aqui é porque já está ansioso(a) para criar sua conta empresarial e para os próximos módulos, certo? Então, enquanto ele não chega, vamos deixar aqui algumas marcas que já estão fazendo um trabalho super legal e que poderão servir de referência para você. Além disso, deixamos aqui de bandeja para você alguns links úteis para mais informações sobre os mecanismos que abordamos até o momento.
Cases de sucesso
Links para estudos:
- https://business.pinterest.com/pt-br/Pinterest-product-specs
- https://business.pinterest.com/pt-br/Pinterest-content-tips
- https://business.pinterest.com/pt-br/how-pinterest-works
- https://business.pinterest.com/pt-br/creative-best-practices
- https://business.pinterest.com/sub/business/CreativeBestPractices/Creative-Best-Practices.pdf
- https://business.pinterest.com/sub/business/business-infographic-download/Pinterest-planner-UK-2019.pdf
Download E-book Pinterest para arquitetos
Quer ter acesso ao conteúdo completo com orientações e informações relevantes no que diz respeito a criar e alimentar a sua página profissional no Pinterest? É simples, basta clicar aqui e preencher o formulário.
Para continuar lendo: clique aqui para acessar a Parte 2.
Até a próxima,
Equipe Vobi
Referências:
www.sproutsocial.com
www.businessofapps.com
Pinterest, Global analysis, Comscore, 2020
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