No decorrer deste segundo artigo você irá aprender sobre:
Aproveite a leitura!
Você já parou para pensar que, independente do que as pessoas estão buscando; você, seu escritório e seu time podem ser a solução delas?
Este é um excelente momento para entender que o Pinterest não servirá apenas para lhe inspirar, mas para tornar seus projetos em desejo de potenciais clientes e gerar novas oportunidades.
O gráfico abaixo ilustra como a plataforma se posiciona na jornada do consumidor e se torna estratégica ao se enquadrar como um buscador. Nesta janela, como o cliente ainda não tem certeza do que está procurando e do que precisa, ele encontra-se suscetível a influenciar-se pelas propostas e decisões que melhor atenderem à sua necessidade.
Muitas vezes, ele nem sabia que precisava do item, da reforma ou da cozinha que olhou, mas ao se deparar com seu projeto, o torna um objeto de desejo, se planeja e começa a materializar que precisa daquilo que lhe foi apresentado.
Se você leu o parágrafo acima e pensou em parar por aqui pois está achando que terá que ter fotos profissionais e conteúdos perfeitos para se tornar objeto de desejo, queria te dizer que você está enganado(a) e que você pode sim continuar a sua jornada aqui conosco, sabe porque?
Os usuários do Pinterest não buscam a perfeição. Se o seu conteúdo é acessível e relevante, ele faz sentido, pois você vai atingir o público que está buscando exatamente o que você está oferecendo.
De acordo com uma pesquisa da Growth from Knowledge (nov 2018), 8 entre 10 usuários do Pinterest já compraram uma marca que descobriram na plataforma. Então, vamos lhe ajudar a ser a marca que as pessoas querem descobrir, este produto que as pessoas querem conhecer.
Para que você possa colocar em prática as dicas e fazer uso das ferramentas que iremos lhe apresentar daqui para frente, você precisa criar uma conta business no Pinterest, para isso, basta seguir o passo a passo clicando nesse link.
Se ainda está avaliando e conhecendo a plataforma antes de criar sua conta, você está convidado(a) a continuar a leitura para entender como ela pode alavancar seu marketing digital.
A interface da conta business
Ao criar sua conta business, esta será a interface da sua página inicial e, para que possa conhecê-la bem, vamos passar por cada um dos itens. Assim, não terá dúvidas da funcionalidade de cada um deles.
• Imagem de capa: Você poderá carregar uma imagem do seu computador ou selecionar uma pasta específica do seu perfil para que seus Pins sejam exibidos na capa (passo a passo clicando nesse link).
• Logo e nome do perfil: Este é o campo onde ficará a identidade da sua marca, por isso é importante checar se as informações preenchidas na configuração de sua conta estão corretas.
• Visualizadores mensais: Número bastante importante pois mostrará a quantidade de usuários únicos que foram impactados pelo seu conteúdo no último mês. “Ah, mas e os seguidores?” no Pinterest, os seguidores não são tão importantes quanto os visualizadores pois, como é uma ferramenta de busca, muitas vezes o seu conteúdo irá aparecer também para pessoas que não lhe seguem (aprofundaremos neste assunto no módulo 3).
• Descrição e o site: Uma breve descrição da sua marca, onde você poderá falar sua missão e seu objetivo, por exemplo.
• Botão de seguir: Botão que permite que o usuário lhe siga e receba no feed o seu conteúdo constantemente.
• Vitrine: Você poderá escolher até 5 pastas para dar destaque e aparecer na sua página inicial (para ver o como definir suas pastas de destaque clique aqui).
É importante configurar todas as informações do seu perfil para facilitar tanto para a plataforma quanto ao usuário quando desejar encontrar mais informações sobre você.
• Site reivindicado: A conta business permitirá também que você reivindique o seu site, Instagram ou Youtube. O que isso significa? Que você poderá “cadastrar” as suas contas no Pinterest e direcionar o tráfego dos usuários que se inspiraram e se interessaram em seus projetos para a plataforma onde poderão entrar em contato com você e tornarem-se clientes.
Além disso, sempre que alguém salvar qualquer conteúdo das suas páginas, além de fornecer dados da sua audiência para o Pinterest Analytics, você terá a foto do seu perfil exibida ao lado do referido Pin, dando a você a atribuição que merece pelo conteúdo.
Sempre que uma conta tiver um site reivindicado, haverá um símbolo do globo logo ao lado do site na página inicial do seu perfil.Para saber como fazer essa ação no seu perfil, basta acessar esse link.
Pins: os elementos que movimentam o Pinterest
Agora que você já está com seu pinterest todo configurado, chegou a hora de começar a produzir conteúdo para movimentar o seu perfil, não é mesmo? Então vamos lá!
Ao contrário do Facebook e do Instagram que acabam limitando sua criatividade por conta dos formatos disponíveis para postagens, o Pinterest é composto por um ecossistema rico que permite aos criadores de conteúdo que se expressem de diversas maneiras.
É importante explorar as diversas opções oferecidas e encontrar a que melhor se encaixa com a sua marca e com seus objetivos de negócio. Para isso, iremos agora conhecê-los um a um e, ao final de cada descrição, iremos sugerir alguns perfis para que possa ver na prática como cada formato se aplica.
1. Pin padrão (ou Pin estático)
Estes são os formatos mais convencionais e fáceis de serem utilizados. Ao criar um pin padrão você consegue inserir uma imagem, título, descrição e um link.
Muitas vezes, a imagem por si só, não consegue entregar o conteúdo completo, com ela você conseguirá gerar a curiosidade e atrair o interesse do usuário a clicar no seu Pin e ser redirecionado para uma plataforma que consiga conhecer mais sobre seu trabalho. Esta é sua chance de torná-lo uma oportunidade.
Este é o modelo mais indicado para você que quer direcionar o seu público para seu site ou Instagram.
Proporções recomendadas para o Pin Padrão: 2:3, 4:5 ou 9:16.
1.1 Pins Girafa
Os Pins padrões também incluem o formato de Pin girafa. Que nada mais é do que uma imagem que foge aos padrões tradicionais de dimensão, são mais compridos e conseguem expor mais informações.
Se você está pensando em produzir um infográfico, por exemplo, esse é o modelo ideal.
Proporções recomendadas para o Pin Girafa: 1:2.
1.2 Pin Carrossel
Permite adicionar em um mesmo pin até 5 fotos. É uma ótima opção de mostrar diferentes recursos de um produto, contar a história da sua marca ou, no caso da arquitetura, por exemplo, poderá colocar a evolução de uma reforma, o antes e depois de um ambiente, vários ângulos de uma sala ou até mesmo mostrar várias opções de revestimento para um mesmo ambiente.
Assim como no pin padrão, você também poderá adicionar o link do seu site e, independente da foto que o usuário clicar, ele será redirecionado.
Proporções recomendadas para o Pin carrossel: 2:3, 4:5 ou 9:16.
2. Pin de vídeo
Formato relativamente novo no Pinterest, foi liberado para todos os usuários em janeiro de 2020 e, atualmente é um dos que mais gera engajamento pois, em sendo novidade, o número de pessoas que produzem Pins neste formato ainda é muito baixo.
Um ponto importante a se mencionar é que este resultado é melhor para videos nativos da plataforma, ou seja, vídeos que foram postados diretamente no Pinterest. Então, se você compartilhar um vídeo do youtube, por exemplo, não obterá os mesmos resultados.
Como os vídeos conseguem entregar muito mais conteúdo do que as imagens, o objetivo dele não é necessariamente redirecionar o usuário para seu site, mas promover um pouco mais a sua marca.
Os melhores formatos de vídeo são os feitos em formato quadrado ou vertical pois a grande maioria dos usuários da plataforma fazem uso do aplicativo no celular e com até 3 minutos.
Proporções recomendadas para o Pin de vídeo: 2:3 , 4:5 ou 9:16 | Tamanho recomendado: 16MB.
3. Pin de História
Você consegue, neste estilo, compartilhar uma história com até 20 páginas de imagens e textos.
Os Pins de história proporcionam mais maneiras de compartilhar ideias, como o passo a passo, DIY (Do It Yourself - faça você mesmo) e qualquer conteúdo que precise apresentar maiores detalhes dentro da própria plataforma.
Como você já estará contando uma história, esse tipo de Pin não requer uma descrição.
4. Pin Shopping
Este especificamente ainda está em fase de teste no Brasil, então ainda não está disponível para todos os usuários mas, em breve, será possível compartilhar catálogos de moda ou decoração e comprar diretamente no perfil da marca no Pinterest.
5. Pincode
Tal como um cartão de visita, os Pincodes são códigos especiais que você pode criar para compartilhar seu perfil ou pasta do Pinterest no mundo real.
Ótima estratégia para conectar o mundo real com o mundo virtual.
No caso da sua marca, ele será a foto do seu perfil na plataforma. Você poderá imprimi-la em seu cartão de visitas, disponibilizar nas suas redes sociais e, sempre que alguém escanear a imagem pelo celular, será redirecionada para seu perfil no Pinterest.
Agora que você já sabe tudo sobre os Pins, vamos disponibilizar alguns perfis comerciais que costumam seguir à risca todas as boas práticas e que estão ligados ao mundo da arquitetura para que você possa se inspirar e entender um pouquinho mais na prática.
Para finalizarmos, vamos deixar aqui um link de um material disponibilizado pelo próprio Pinterest para explicar passo a passo das boas práticas para você que almeja conseguir sucesso com seu perfil e esperamos ansiosos para o próximo módulo, onde falaremos um pouco mais sobre como alcançar o Pin perfeito.
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Para continuar lendo: clique aqui para acessar a Parte 3
Até a próxima!
Equipe Vobi
Referências:
Pinterest Academy
https://business.pinterest.com/sub/business/CreativeBestPractices/Creative-Best-Practices.pdf
https://br.pinterest.com/studioarthurcas/
https://br.pinterest.com/tintassuvinil/