Em meio a uma indústria de construção e design extremamente competitiva nos dias de hoje, ter uma proposta de venda original é essencial para se obter destaque perante os concorrentes. No entanto, existem erros muito comuns, cometidos por profissionais do setor, que podem ocasionar a perda de uma venda para um cliente em potencial.
Neste artigo, iremos citar os 4 principais erros cometidos por arquitetos e designers:
Aproveite a leitura!
4 principais erros cometidos por arquitetos e designers na atração de clientes potenciais:
1. Falar muito sobre você
Se você acaba por criar um monólogo sobre si mesmo e seu trabalho logo na primeira conversa com seu potencial cliente, você está negligenciando a identificação dos problemas dele. Lembre-se de que permitir que o cliente fale é estratégico. Será impossível sanar as dores do seu cliente se você não descobrir quais são.
2. Vender muito o serviço e pouco a experiência
Em um primeiro contato, trazer informações como a estrutura de um orçamento, regras e políticas internas da empresa, antes mesmo de introduzir o cliente para dentro do mundo das reformas e projetos, é um dos motivos para ser rejeitado logo de cara.
É mais atrativo falar sobre a mágica da experiência da arquitetura e interiores, da possibilidade de realização de um sonho. Designers que focam em um discurso inicial mais voltado à experiência do cliente do que ao serviço específico a ser contratado, sabem que haverá tempo para os assuntos burocráticos mais tarde - depois de fechar a venda com o cliente.
3. Não ousar ser diferente
Não desenvolver e promover uma visão própria, um ponto ideal específico ou uma marca registrada forte, pois talvez não atenda um público mais generalizado, é perder uma oportunidade de se destacar.
É importante identificar o que te diferencia e compartilhar isso em suas conversas com potenciais clientes, além de divulgar em seu marketing digital. Os clientes escolhem profissionais apaixonados pelo que fazem. Não se esqueça de que você não precisa converter todos os leads, mas sim os mais qualificados para o seu negócio.
Leia mais em “Qualificação de clientes: por que esta prática é tão importante?”
4. Deixar de divulgar o seu trabalho
O pecado da omissão. Deixar de mostrar ao mundo o seu trabalho é um dos maiores erros dessa lista. Afinal, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo? Principalmente nos dias atuais em que as redes sociais possuem um grande peso no marketing digital, é preciso se manter em visibilidade.
Não é preciso entregar todos os seus segredos de sucesso, mas compartilhar suas experiências, capacidades e talento ao mostrar fotos do resultado de um projeto, por exemplo, trará mais credibilidade a sua marca.
Dica bônus
Foque nos benefícios que o seu escritório pode oferecer, não só nas ferramentas
Existe uma grande diferença entre ferramentas e benefícios. Uma ferramenta é um instrumento oferecido pela sua empresa, já um benefício é como essa ferramenta irá ajudar a resolver o problema do seu cliente.
Um exemplo é quando o escritório oferece um “serviço completo”. A maioria dos clientes não irá entender o que realmente isso significa, ou o quanto isso importa para eles. Por isso, agregue a essa ferramenta/instrumento um benefício, começando por deixar bem claro o porquê o seu cliente deve contratar um escritório que oferece serviço completo.
Escritórios que utilizam a Vobi, podem utilizar como discurso o fato de ao oferecer um serviço completo, estarem facilitando o cotidiano do cliente, pois ele não precisará se preocupar com cada etapa do projeto e poderá acompanhar tudo de maneira online ao alcance das mãos, podendo acessar as informações de qualquer lugar.
Facilidade, praticidade, economia de tempo, transparência, são alguns de muitos outros benefícios para o cliente que devem ser usados a seu favor na hora da venda.
Conheça a Vobi
A Vobi nasceu com objetivo de ajudar você, arquiteto ou designer, a economizar tempo com tarefas manuais e repetitivas. Queremos que você tenha mais tempo livre para fazer o que mais gosta ou utilize esse tempo para crescer ainda mais o seu escritório. Como? Tornando o seu escritório mais digital, modernizando e automatizando cada etapa do processo.
Uma única ferramenta para tudo
Agora você não precisa mais ficar utilizando dezenas de planilhas e pastas no Google Drive ou Dropbox, sem contar as conversas de Whatsapp e registros de e-mails. Tenha orçamentos, cotações, listas de compras, contratações e pagamentos em um único local.
Interação online com o seu cliente
Seu cliente pode acessar todas a informações (se você compartilhar), de forma 100% digital em apenas uma única interface. Ou seja, além de você economizar tempo, o seu escritório se torna muito mais atraente e competitivo, oferecendo uma experiência única aos clientes.
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Até a próxima,
Equipe Vobi
Referências:
www.houzz.com