Captação de clientes
Top 5 erros que arquitetos e engenheiros cometem ao criar um site
Ythalo Silva, Cofundador e CEO da Vobi
 | 
22
 
Jun
 de 
2023
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Captação de clientes
Conteúdo
Top 5 erros que arquitetos e engenheiros cometem ao criar um site
1. Não cometa esses erros se você não quer perder clientes
2. A receita para criar um site de arquitetura e construção de sucesso
3. E se você ainda não possui um site ou não quer ter trabalho para melhorar o seu…

❌ Não cometa esses erros se você não quer perder clientes

Antes de contratar uma empresa ou comprar um produto, você provavelmente faz uma pesquisa, online, certo?! Pois é, e você não está sozinho!

De acordo com diversos estudos, cerca de 80% das pessoas preferem usar o Google para buscar informações da empresa, antes de realizar uma compra.

E tem mais: 60% afirmam ter encontrado ali as empresas que contrataram no último ano. 

O fato é que as pessoas já consolidaram o hábito de buscar soluções para os seus problemas de forma online. 

Portanto, se você não tiver uma boa vitrine online, a maioria dos seus potenciais clientes encontrarão seu caminho na concorrência.

Por isso, por mais que o seu serviço seja extraordinário, você precisa saber se posicionar de maneira digital. A verdade é que empresas de sucesso que buscam crescimento, simplesmente não podem se dar ao luxo de não possuírem uma presença digital e cometerem os erros que listei a seguir:

❌ Erro número 1: Posicionamento e comunicação genérica

Quando um potencial cliente entra no seu site, ele precisa entender o que você faz e para quem, em menos de 10 segundos, caso contrário, ele irá sair do seu site (sim, infelizmente a maioria das pessoas irá abandonar o seu site se ele não estiver bem estruturado).

Existem muitos profissionais de arquitetura e construção, por exemplo, que os sites parecem mais um portfólio, com dezenas de fotos e frases “aleatórias”, do que uma ferramenta de marketing e vendas. 

O cliente acessa e não consegue entender porque esse profissional é a melhor opção
para ele dentro de outros que ele está avaliando.

Isso não significa que você não pode ter uma página com o seu portfólio, porém, eu recomendo que a página principal não seja focada nisso.

A página principal deve ser o local para o seu potencial cliente entender, de forma breve, o que você faz, ter depoimentos de clientes e os seus diferenciais, para despertar o interesse dele e iniciar o processo comercial.


❌ Erro número 2: Possui poucos ou nenhum CTA e formulários 

CTA significa call to action.
Na prática, é você chamar o potencial cliente para uma ação por meio de gatilhos, como, por exemplo, um botão de solicitação de orçamento.

Com isso, você estará sempre puxando o cliente para solicitar uma proposta, orçamento, ou te conhecer melhor (afinal, você quer vender, certo?!).

A melhor estratégia aqui, após ele clicar no botão, é levá-lo para um formulário, para que você possa capturar suas informações de contato e detalhes do que ele está precisando, dando início ao seu processo comercial. 

Portanto, use CTA's em todas as sessões do seu site e aumente suas chances de ser contatado.
Se você acessar o site da Vobi agora, por exemplo, irá perceber que temos o CTA "Solicitar convite" em, literalmente, todas as sessões.


❌ Erro número 3: Site lento

53% das pessoas abandonam sites que possuem páginas que demoram mais de quatro segundos para carregar. Ou seja, se o seu site não carregar rápido, você perderá, pelo menos, 50% dos seus potenciais clientes.

Pense que quando o seu potencial cliente visita o seu site, ele também, provavelmente, estará visitando o site dos seus concorrentes. O que carregar primeiro, é o que ele vai ficar mais tempo.

Esse problema acontece principalmente porque a maioria dos profissionais utilizam imagens muito grandes em seus sites, como já comentei anteriormente sobre o portfólio. 

O tamanho recomendado é ter imagens de no máximo 100 KB. Existem vários sites, como esse, que te ajudam a otimizar suas imagens mantendo um bom nível de qualidade.


❌ Erro número 4: Muitos termos técnicos que ninguém entende nada 

É legal usar termos técnicos? Para você, profissional da arquitetura e construção, até pode ser, mas a realidade é que o seu público provavelmente não é engenheiro ou arquiteto.

Exemplo: 

Troque “Projeto executivo" por:
Para diminuir riscos de falhas, gastos e atrasos de obra, criamos o projeto executivo, que é como se fosse um manual técnico para execução da sua obra com todas as informações necessárias para uma boa execução.”

Troque “Anteprojeto" por:
Através do anteprojeto, você vai conseguir visualizar de uma forma muito realista como vai ficar o seu apartamento/casa, antes mesmo de começarmos a obra. Vamos poder criar simulações de texturas e materiais e você poderá circular pelos espaços através da nossa ferramenta de realidade virtual.”


❌ Erro número 5: Não mostrar seus diferenciais 

Aqui você tem que brilhar! Como falei, o seu potencial cliente estará vendo outros sites também, portanto, você precisa se destacar para ele querer te contatar. 

Por exemplo, na Home Hero, um dos negócios que fundamos no passado, esses eram os diferenciais que o nosso nicho de clientes valorizava:

👉 Contrato único (Tudo o que ele precisava, em um só local)
👉 Obra segurada 
👉 Multa por atraso ou orçamento estourado 
👉 Acompanhamento online

💡 A receita para criar um site de arquitetura e construção de sucesso

Eu sei que você, como arquiteto ou designer, deseja fazer um site tão bonito e esteticamente agradável quanto os seus projetos

Ou, você, como engenheiro, quer fazer o site mais objetivo possível e rápido. 

Mas antes, é preciso conhecer mais alguns detalhes de seu público e do seu mercado para criar um site que se destaque.

Para você criar o site perfeito, que vai te trazer mais projetos e/ou obras, você precisa:

✅ 1. Conhecer muito bem a sua persona

Quando você tem bem desenhado o perfil do seu cliente potencial (persona), você consegue se destacar, pois você vai saber oferecer e transmitir através do seu site a solução ideal para a “dor” de seu cliente. 

Bem, e se você já tem clientes, e ainda não tem mapeado a sua persona, você pode conferir esse conteúdo do Blog da Vobi para te ajudar a definir o perfil do seu cliente ideal.

✅ 2. Saber o que difere a sua empresa das demais 

Qual o diferencial do seu escritório de arquitetura? Ou da sua empresa de construção? 
Com certeza, existe alguma coisa que você faz tão bem que é o exato motivo de seus clientes escolherem a sua empresa. 

Isso precisa estar bem claro no seu site. Pois será assim que a sua empresa se destacará da concorrência.

E se você ainda não sabe definir uma proposta de valor clara, eu super recomendo, e inclusive, indiquei em uma das newsletters do Vobi Empreenda, o livro Comece pelo porquê do autor Simon Sinek. Vou deixar aqui o resumo do livro para você conferir.

✅ 3. Caprichar na chamada principal do site

Assim que as pessoas entram em um site, a esmagadora maioria delas leem apenas o título.
Portanto, esta frase que encabeça sua página merece ser criada com todo o cuidado e atenção possível, para incentivar o visitante a se manter em seu site e continuar procurando nele aquilo que veio buscar.

Como falei no erro número 01, a maioria dos profissionais esquece de que o site é uma ferramenta para trazer vendas e acaba utilizando o site como portfólio um digital. 

Por isso, é muito importante chamar atenção de forma assertiva e mostrar para o visitante que você soluciona a dor dele, além de ter só os seus projetos e obras no site.

✅ 4. Disponibilizar suas formas de contato para que seus clientes possam te contatar facilmente

Como o seu cliente vai entrar em contato com você?

Além de ter um bom CTA (falaremos mais sobre isso no item 6), é necessário você deixar claro os meios que eles podem te encontrar e falar com você facilmente. 

Para isso, deixe visível essas informações de e-mail, telefone e whatsapp no seu site e com fácil acesso. 

✅ 5. Personalizar seu domínio (o link do seu site) com o nome do seu negócio

Usar um domínio personalizado vai ajudar as pessoas a encontrarem e lembrarem do seu site com mais facilidade.

Além disso, vai transmitir mais profissionalismo e autoridade, mudando a maneira como a sua empresa é vista pelo público.

✅ 6. Tenha um CTA poderoso no seu site 

Como falei anteriormente, o “call to action”, mais conhecido como CTA, representa qualquer convite feito para um visitante para ele tomar uma próxima atitude, como deixar um comentário, baixar um e-book, clicar no botão de compra ou qualquer outra ação.

Inclusive, se você já comprou um curso, assinou a Netflix, Spotify e afins, você já foi persuadido por um CTA mesmo sem perceber. 

Portanto, imagine que, no seu site, para a pessoa sair da etapa de visitante para se tornar um cliente, ela precisa:

  1. Chegar até o site como visitante;
  2. Ser atraída pelo conteúdo e pelo CTA;
  3. Clicar e converter em um dos pontos de conversão do site.

Ter um CTA poderoso e atrativo em lugares estratégicos no seu site é fundamental para conduzir o consumidor aos próximos níveis da sua jornada de compra.
E essa ação específica pode ser desde: “solicitar um orçamento” a “converse agora conosco”.

✅ E se você ainda não possui um site ou não quer ter trabalho para melhorar o seu…

Você já deve estar cansado de saber o quanto o mundo está mudando e que as empresas estão sendo forçadas a estarem presentes cada vez mais no digital para se destacar.

E também, sabe que, a internet está se infiltrando continuamente em todos os aspectos da vida cotidiana fazendo com que as pessoas se tornem cada vez mais dependentes dela. 

Eu sei que você está sempre na rotina caótica, desprovido de tempo para se dedicar a construção de um site, configurar domínio e lidar com assuntos como manutenção, atualizações e seguranças. Ou, você já possui um site, mas ele está precisando urgentemente de uma reformulação.

Além de revolucionar a sua gestão de projetos e obras, a Vobi possui uma ferramenta incrivelmente fácil para você criar um site de arquitetura e construção:

O Criador de Sites da Vobi.


É tão fácil que eu tenho certeza que você vai se perguntar por que não experimentou antes.

Com o Criador de sites da Vobi, você consegue construir o seu site profissional por meio de um processo simples e rápido.

❌ Sem precisar contratar uma agência ou mesmo entender de programação.

Você pode criar o seu site por meio de vários templates criados para negócios de Arquitetura e Construção e personalizar tudo com sua identidade visual, ou criar um do zero.


Além disso, o seu site será responsivo em qualquer dispositivo e otimizado para mecanismos de busca. Portanto, se você ficou interessado e está preparado para se destacar da sua concorrência no mundo digital:

Convido você a
clicar aqui, solicitar o seu convite para saber mais sobre essa e outras ferramentas da Vobi. 

E se você já é cliente da Vobi, basta acessar o menu de ferramentas e experimentar essa funcionalidade gratuitamente por 14 dias.

Ah, e se você gostou desse artigo, inscreva-se agora no Portal Vobi Empreenda para acompanhar os próximos conteúdos e alavancar ainda mais o crescimento do seu negócio.
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Ythalo Silva
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E seguindo o propósito da Vobi, que é empoderar profissionais de arquitetura e construção através de ferramentas e conhecimento, decidimos criar esse portal, com conteúdos exclusivos, feitos por quem já viveu, na pele, tudo o que você enfrenta em seu dia a dia.

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