“Será que o mercado que está fraco nesses últimos meses ou sou só eu que não estou conseguindo ter clientes?” 😰
Eu tenho certeza que 95% dos Arquitetos, Engenheiros ou Construtores que lerem esse artigo, tiveram essa dúvida em algum momento da trajetória do seu negócio.
Portanto, se essa dúvida tira o teu sono, preste atenção porque nesse artigo da Vobi Empreenda vou compartilhar com você um segredo para você entender, de uma vez por todas, se o problema é você ou o mercado.
E acredite, é muito fácil descobrir isso, e a melhor parte é que vai te ajudar a identificar mais oportunidades de crescer o seu negócio de arquitetura e construção.
Mas, antes de irmos direto ao assunto, vamos dar uma olhada no cenário da arquitetura e construção.
O setor de construção civil teve um reaquecimento do mercado após o período da pandemia de Covid-19, retomando a construção de grandes empreendimentos, obras e reformas particulares.
Porém, ao mesmo tempo, nos últimos anos, percebemos que o mercado de arquitetura e construção civil também anda saturado.
Isso mesmo que você leu. Mas, saturado de profissionais tradicionais.
Tanto da engenharia como arquitetura, competindo ferozmente para conquistar clientes.
E infelizmente, a reputação do no nosso mercado muitas vezes é marcada por atrasos, falta de transparência e orçamentos estourados.
Portanto, antes de entrarmos no mérito de observar o mercado e entender se ele é quem está em baixa ou se é algum problema seu de geração de demanda, você precisa olhar internamente para o seu negócio.
Você precisa ter muito claro todas as suas métricas.
Assim, você vai identificar mais fácil se o problema é você ou o mercado.
Como foi dito, é extremamente importante que você conheça todas as métricas do seu negócio de arquitetura e construção.
Você precisa entender que, sem elas, você até pode conseguir mapear o momento do mercado, mas não vai conseguir tomar decisões assertivas para a sua empresa, pois estará olhando apenas para o externo, e não para o interno.
👉 Segue abaixo algumas métricas básicas que você deve dominar:
Na prática, como isso vai te ajudar:
👉 Se você perceber que o mercado está em alta (te ensino mais para frente a como identificar isso), e sua média de clientes interessados no seu serviço continua igual, porém a quantidade de propostas fechadas diminuiu, existem grandes chances de você estar com algum problema no seu fluxo comercial, precisamente na apresentação de propostas.
👉 Outro exemplo: o mercado está em alta e sua média de clientes interessados caiu. Nesse caso, provavelmente você está enfrentando algum problema de marketing, de atração de potenciais clientes.
Por isso, recomendo você ter um processo de vendas muito claro, pois ele irá te ajudar a identificar de forma mais rápida e assertiva, problemas e oportunidades de melhoria em cada uma das etapas do seu processo comercial.
E se você ainda não acompanha essas métricas no seu negócio, saiba que na Vobi você consegue ter controle de tudo isso de forma muito mais fácil, pois você tem mais visibilidade do que acontece na sua empresa e fica muito mais fácil de acompanhar.
👉 Se você ainda não utiliza a Vobi, aproveita e já clica aqui.
OK, você entendeu a importância das métricas internas do seu negócio.
Agora, você precisa descobrir como mapear o mercado de arquitetura e construção para identificar se a dúvida sobre baixa demanda está relacionada ao seu negócio ou ao mercado.
Para isso, você pode utilizar ferramentas como IGEO e Google Trends
São ferramentas completamente gratuitas, e abaixo vou explicar como funcionam e como você pode utilizá-las.
O IGEO, é o Sistema de Informações Geográficas (SIG) do CAU que, a partir de dados georreferenciados, disponibiliza mapas, gráficos, tabelas e indicadores relacionados a formação, perfil e atuação profissional dos arquitetos e urbanistas, empresas e instituições de ensino.
Nele você vai conseguir acessar mapas temáticos ou customizar a sua consulta fazendo uso dos dados públicos disponíveis.
Com o IGEO, você vai ter dados concretos na mão.
Como, por exemplo, a quantidade de RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) emitida por mês em cada região.
Você sabe que a RRT é o documento que comprova que projetos, obras ou serviços técnicos na área de Arquitetura e Urbanismo foram desenvolvidos por profissionais devidamente habilitados e registrados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).
Ou seja, isso ajuda a identificar, por exemplo, se o número de RRT emitidas nos últimos meses for baixo, pode indicar que o mercado está com baixa procura por profissionais da sua área e que, se você estiver passando por alguma turbulência em relação a suas vendas, pode ser que o mercado inteiro também esteja.
E o mesmo serve para o número alto de RRT emitidas, o mercado pode estar aquecido…e assim por diante.
É muito fácil de conferir, veja só:
Você pode consultá-lo nesse link.
Já o Google Trends é a ferramenta oficial (e gratuita) do Google para ajudar as pessoas a entenderem as tendências de mercado.
Isto é, a ferramenta do Google possibilita que você entenda o que as pessoas estão buscando e qual a possível tendência futura do termo buscado.
Para ilustrar, confira esse exemplo fora do setor de arquitetura e construção:
Se você, por exemplo, buscar pelo termo “vídeo locadora”, verá que a tendência de busca desse termo é uma queda livre. Afinal, as videolocadoras deixaram de existir muito por conta do surgimento da internet e dos streamings, como a Netflix.
Essa ferramenta é ótima para garantir que você esteja olhando para o presente e, principalmente, para o passado.
Assim, por mais que o Google Trends não possa ler o futuro (porque ele não tem uma bola de cristal rs), você ainda poderá ter boas ideias de como determinados comportamentos vão refletir no seu negócio no futuro.
Se algum termo está começando a ser mais buscado, mês a mês ou ano a ano, interpretar isso é fácil: há uma forte tendência de mercado para esse termo.
Por exemplo: os maiores picos de pesquisa para a palavra “academia” são em janeiro. Por quê? Porque é o momento em que as pessoas pensam em começar o ano com o “pé direito”.
Agora, vamos buscar por “reformar casa”:
(importante: estamos fazendo essa análise no google trends olhando para os últimos 5 anos)
E, além disso, para ficar ainda mais claro para você como o Google Trends poderá te ajudar, eu separei uma lista de itens de como a ferramenta pode potencializar o crescimento do teu negócio de várias formas:
Portanto, além de ser o maior buscador do mundo, o Google é o lugar onde mais de 90% das pessoas pesquisam antes de decidir por uma compra, seja em busca de mais informações ou para simplesmente realizá-la.
Não usufruir dessa ferramenta, gratuita, pode ser uma desvantagem para o seu negócio.
Essas ferramentas são como bússolas que vão te guiar na direção certa, mostrando onde estão as oportunidades e os desafios.
Não confie apenas no seu feeling, use os dados ao seu favor.
E eu sei que você está aí se perguntando:
“Agora eu tenho as ferramentas, mas por que é tão importante analisar os dados de mercado?”
Pois bem, essa é uma das análises que vai te ajudar a responder o título desse artigo.
Vai te dar visibilidade dos períodos de alta e baixa no setor, permitindo que você faça um planejamento estratégico e inteligente.
Vamos imaginar esse cenário: ao saber dos períodos de baixa previstos, você pode se planejar com antecedência e fechar mais projetos e obras durante os períodos de alta procura.
Quando a demanda estiver menor, você estará focado na execução dos seus projetos e obras já garantidos, com uma agenda cheia e sem preocupações com a prospecção de novos clientes.
👉 Porém, assim como já falei, somente ela não é suficiente.
A análise do mercado pode te ajudar nesse entendimento, mas, sem uma análise interna e domínio das suas métricas aliada à análise do mercado, você pode ter uma visão superficial e não conseguirá tomar decisões assertivas para impulsionar o seu negócio.
O sucesso está em unir essas duas forças para fazer análises melhores e se destacar no mercado de arquitetura e construção.
Por fim, tenha em mente que você precisa sempre olhar para o âmbito externo como interno, e precisa ter as ferramentas certas para te auxiliar nesse processo.
Afinal, como sempre falo aqui na Vobi Empreenda: só vai se destacar no mercado quem pensa diferente, e mais: quem usa a tecnologia a seu favor.
Seja para buscar tendências e analisar o mercado como para gerenciar os seus projetos e obras.
Portanto, aproveito para te convidar, se você ainda não conhece a Vobi, para conhecer a plataforma de gestão e obras que está revolucionando a vida de milhares de profissionais da arquitetura e construção civil.
Fica aqui o meu convite para você conhecer mais clicando aqui.
Agora é hora de colocar tudo isso em prática, analisar o seu negócio e mercado e partir para ação.
Espero que esse artigo tenha acendido uma luz aí dentro de você e atendido às suas expectativas.
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