Você já está cansado de saber o quão necessário é estar presente no mundo digital, certo?!
No entanto, a indústria da arquitetura e construção é uma daquelas que deveria estar utilizando as redes sociais mais do que muitas outras.
Sabe por quê?
Porque o seu cliente precisa ter visibilidade de como funciona o seu serviço, e o Instagram por ser uma plataforma visual, é onde você vai conseguir transmitir esses elementos e conquistar os seus clientes.
Mas, se você acha que nunca tem tempo para isso, e o perfil da sua empresa no Instagram teve sua última publicação há 1 ano, está na hora de mudar o jogo.
As redes sociais, e o Instagram em particular, devem estar na estratégia de marketing do seu negócio de arquitetura e construção.
Não é à toa que mais de 25 milhões de anunciantes no mundo já utilizam a plataforma para gerar negócios.
E mais: no Brasil, o Instagram chega ser maior que o Facebook: com 132 milhões de usuários.
Além disso, a ferramenta não é apenas sobre fotos de lugares incríveis, memes engraçados ou pratos irresistíveis. Os usuários também buscam conteúdo relacionado a empresas e marcas. Segundo os próprios dados da plataforma:
E se eu te disser que é possível conquistar o perfil que você sempre quis, sem ter que contratar alguém exclusivamente para isso?!
No artigo de hoje, eu, Taíse, Arquiteta e Líder de Marketing na Vobi, vou compartilhar com você hacks para otimizar o seu tempo criando conteúdo de valor para a sua audiência, e como se posicionar no mundo do Instagram.
Para começar: antes de mais nada é importante arrumar a casa.
Se o perfil da sua empresa está “daquele jeito”, porque você nunca parou para pensar estrategicamente nele, comece por aqui.
Pois antes de você descobrir o que postar e como criar conteúdo que vai te trazer clientes, existem aspectos importantes a serem considerados.
Sabe aquele ditado “a primeira impressão é a que fica”?
Bom, ele vale muito quando estamos falando do seu perfil no Instagram.
Imagine que o seu possível cliente recebeu uma indicação sua, ou encontrou o seu perfil por acaso.
A bio é a primeira coisa que ele vai ver, e você não quer passar uma primeira impressão ruim (imagino eu).
É aí que entra o pulo do gato para você se diferenciar dos demais profissionais.
Faça um experimento: entre no perfil dos profissionais de sua rede (ou no seu, rs).
Reparou que +90% das contas de Instagram de arquitetos e engenheiros possuem descrições iguais (e péssimas)?
Exceto se você não quiser novos clientes, você está cometendo um grande erro. Por quê?
Porque essas descrições genéricas não dizem nada.
Tem um monte de Arquiteto e Engenheiro no mercado. É seu dever fazer o cliente entender de maneira fácil e rápida porque você é o profissional que ele deve considerar.
Mas como fazer do jeito certo? Siga esse framework:
Como você pode ver, fica muito fácil entender que o profissional desse exemplo é focado no nicho de clientes que moram em apartamentos e precisam de ajuda em todo o processo (do projeto até a execução).
Dessa forma, quando um cliente com essas características acessar o Instagram desse profissional, ele irá se identificar com essa proposta de valor, e provavelmente, irá contatá-lo para receber uma proposta.
Os botões de ação do Instagram são uma ótima maneira para que o seu público possa interagir diretamente com a sua empresa de uma forma prática e precisa.
Se você ainda não incluiu no seu perfil, oferecer a opção de contato pelo Instagram pode otimizar a sua comunicação, seja por e-mail ou telefone.
Assim você terá um botão de CTA (call-to-action) logo abaixo da sua bio:
A caixa de texto da biografia é valiosa, aproveite para divulgar o seu site e eventualmente outros links interessantes para o seu negócio.
Você também pode utilizar o linktree, essa ferramenta possui planos gratuitos para ter um único link com as informações que deseja divulgar.
E se você não for utilizar uma ferramenta como o linktree, uma dica é encurtar seus links os endereços utilizando ferramentas como o Bitly, vai ficar visualmente melhor e você ainda pode metrificar a quantidade de cliques.
Chega de destaques aleatórios no seu perfil de arquitetura e construção. O seu cliente precisa ter fácil acesso as informações sobre o seu negócio.
Aqui vão algumas dicas de como você pode tirar proveito dessa ferramenta do Instagram para atrair mais clientes:
Esse primeiro destaque vai servir para gerar conexão com a sua audiência.
Nele explique de forma clara e objetiva o que você costuma compartilhar no seu perfil e dar motivos para a pessoa continuar te acompanhando.
Dê aos seus seguidores uma visão mais profunda sobre você.
Conte fatos marcantes de sua trajetória, suas crenças, valores e a razão pela qual você escolheu essa profissão. Mostre a humanidade por trás do profissionalismo.
Obter feedback é crucial para aumentar solicitações de orçamentos.
Exiba depoimentos de clientes satisfeitos como prova social, impulsionando as vendas e reforçando sua credibilidade.
Explique detalhadamente os processos da sua empresa de arquitetura e construção.
Se você faz projetos, por exemplo, explique como funciona, desde a etapa de briefing até a entrega final. Mostre os seus diferenciais.
Explique o que você faz e como você faz, e compartilhe seus projetos e obras para aprimorar sua autoridade.
Aproveite aquele momento na obra para gravar e compartilhar o dia a dia da sua empresa.
Além disso, com a possibilidade de fixar posts no seu perfil, você pode selecionar publicações que apresentam você e seu negócio; quais são os seus principais serviços; depoimento de clientes e fixá-los no seu perfil.
E se você ainda não fez isso, já fica a dica: transforme o seu perfil do Instagram em uma conta comercial.
Com a conta business você vai:
Para fazer isso é muito simples: basta abrir o menu de configurações no Instagram e selecionar “Alternar para perfil comercial”. Depois, escolha a Página do Facebook que você deseja associar ao seu perfil.
E atenção: a sua conta no Instagram deve estar definida como Público. Perfis privados não podem ser alterados para contas comerciais.
Por fim, verifique as informações de contato da sua empresa, altere o que for necessário e clique em Concluído. Pronto, seu perfil comercial está feito.
Para saber o que postar você precisa antes de mais nada definir o seu objetivo.
Parece óbvio, mas vejo pouquíssimos profissionais da nossa área fazendo isso.
Em vez disso, fazem stories aleatórios da xícara de café, ou postam aquele detalhe do painel ripado que só os colegas de profissão vão dar like e salvar o post.
E digo mais: postar só projeto/imagem da obra não vende.
Os seguidores precisam querer contratar você e não um projeto qualquer. Sem conteúdos de autoridade e humanização, você não vai atrair clientes.
(É por isso que sempre falamos aqui na Vobi Empreenda que existe muito espaço para se diferenciar, pois todo mundo faz mais do mesmo)
Só de você ter claro os seus objetivos, a sua persona alvo e sua estratégia de conteúdo, você já estará muito na frente.
Existem 4 componentes principais para qualquer estratégia de marketing de conteúdo:
👉 Propósito e objetivos
O que você está tentando alcançar com o seu conteúdo? É para gerar conscientização, educação ou conversões?
👉 Público-alvo
Quem é o público-alvo que você pretende atingir? Quais tipos de conteúdo eles querem ver?
👉 Tipos de conteúdo e cadência
Que tipos de conteúdo vamos criar e com que frequência vamos distribuir? Qual o formato e cadência são mais adequados aos objetivos que delineamos?
👉 Plano de métricas
Como estamos medindo o sucesso de nossos esforços de marketing de conteúdo? Que aprendizados estamos coletando dos dados para continuar a refinar e melhorar nossa estratégia de marketing de conteúdo?
E se você ainda não tem claro qual seu objetivo e qual o público alvo que pretende atingir, já deixo aqui um framework para você começar a delinear isso:
Certo, agora que você tem clareza sobre o que você quer alcançar, e sabe quem é o público que você quer atingir, porém, você precisa definir a sua estratégia de conteúdo no Instagram para acabar de vez com esse receio de nunca saber o que postar.
A chave para construir uma ótima estratégia de marketing de conteúdo é criar pontos de contato valiosos, consistentes e direcionados ao seu possível cliente em todas as etapas do funil de marketing.
Um possível cliente na etapa de topo de funil, de conscientização, pode estar navegando casualmente nos vídeos de reels de uma marca para saber mais sobre o seu serviço.
A jornada do seu futuro cliente pode parece um pouco diferente em cada caso, mas muitos passam pelas mesmas fases de:
Assim, o conteúdo de Topo de funil tem como alvo os clientes na fase de reconhecimento de necessidades, o conteúdo de Meio de funil tem como alvo os clientes na fase de busca de informações e avaliação de alternativas, e o conteúdo Fundo de Funil tem como alvo os clientes na fase de decisão de compra/contratação.
Então, se eu quero focar em alcance e tornar a minha marca mais conhecida, eu posso criar conteúdos de topo de funil e em formatos de conteúdo, no Instagram, que trazem maior alcance para quem ainda não conhece o seu perfil, como o reels.
Vou compartilhar com você algumas ideias de tipos de conteúdo para negócios de arquitetura e construção, para cada etapa do seu funil de marketing:
1. Conteúdos de topo de funil (atrair)
2. Conteúdos para consideração (educar)
3. Conteúdos para conversão (vender)
Importante: essas são algumas ideias que você pode tirar proveito para o seu negócio, mas o tipo de conteúdo que você irá criar e como será a distribuição desse conteúdo durante o mês, vai depender muito dos seus objetivos.
Além disso, não esqueça de:
Após definir o seu objetivo e as linhas editoriais, você precisará criar o seu planejamento, ou seja, o seu calendário de publicações e distribuição do conteúdo.
Isso o ajudará a visualizar suas ideias e organizá-las, tornando sua estratégia mais fácil de ser executada. Sem falar que o seu calendário de conteúdo vai ser como um guia para você saber o que publicar e quando.
Exemplo:
Digamos que você possui uma empresa de arquitetura e construção, que faz projetos e acompanhamento de obras.
Você está em um estágio no qual precisa se tornar mais conhecido, ou seja, você precisa focar mais em conteúdos de topo de funil para conquistar uma base de seguidores, crescer sua audiência e tornar-se conhecido.
Como poderia ser o cronograma editorial para uma semana:
Importante: não se esqueça que quando se trata de melhores práticas, sempre avalie os melhores horários para publicar. No próprio Instagram você consegue ver em qual horário a sua audiência está mais ativa, no painel profissional.
Lembre-se de acompanhar o desempenho dos seus conteúdos. E você pode conferir isso facilmente através do próprio dashboard do Instagram.
De nada adianta ficar produzindo um milhão de posts se você não tiver a mínima ideia se está cumprindo com os seus objetivos.
Portanto:
👉 Se você estiver buscando Conscientização (topo de funil) → Analise impressões e alcance
👉 Se você estiver buscando por Consideração (meio de funil) → Analise engajamento, principalmente por comentários e salvamentos
👉 Se você estiver buscando por Conversões (fundo de funil) → Busque por toques em links externos
“Ah Taíse, mas eu não tenho tempo para criar conteúdo, demora muito…e não tenho dinheiro para contratar uma pessoa que faça exclusivamente isso no meu negócio.”
Calma!
É por isso que vou te apresentar ferramentas que vão economizar o seu tempo e ajudar você a ser mais constante no seu perfil do Instagram.
Para quem não sabe, recentemente lançamos uma ferramenta de inteligência artificial específica para Arquitetura e Construção: a Vobi AI.
Essa ferramenta pode te poupar aquele tempo pensando em qual tipo de conteúdo postar e até criar cronogramas completos de conteúdo para o seu perfil no Instagram.
Basta fazer uma pergunta e você receberá respostas precisas e atualizadas instantaneamente.
Inclusive, fizemos um vídeo no Instagram falando sobre isso, dá só uma olhada:
Essa ferramenta está disponível apenas para clientes da Vobi, portanto, se você tiver interesse em conhecer mais sobre essa, e outras funcionalidades, basta solicitar o seu convite aqui.
O Google Trends é uma ferramenta gratuita que permite acompanhar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ao longo do tempo.
E ainda é possível refinar a pesquisa por critérios de país, tempo (buscas realizadas nas últimas 5 horas, por exemplo), categoria e tipo de busca.
O Google Trends te mantém atualizado sobre o que está acontecendo em determinada área, então você pode ser mais assertivo ao escolher sobre o que criar de conteúdo, e assim nunca vai faltar inspiração para falar algo novo.
Esse site transcreve conteúdos em vídeo de graça e isso é muito bom para criar o seu próprio conteúdo, pois você pode conferir vídeos de outras pessoas que são referência para você, e criar o seu a partir disso.
Recentemente o Spotify e Instagram lançaram uma parceria, e essa atualização vai ajudar você a acertar a mão nos seus conteúdos em vídeo
Com essa novidade, o Instagram revelou quais são as 50 músicas mais usadas nos Reels pelos brasileiros, e a playlist é atualizada toda semana.
Inclusive, fique atento: utilizar músicas do próprio Instagram na edição do seu reels podem favorecer a entrega do seu vídeo.
Utilize a playlist para acompanhar os assuntos que estão em alta e tirar proveito para o seu próprio conteúdo.
Canva é uma das ferramentas mais queridas entre os profissionais de marketing de mídia social e é muito fácil de usar. Nessa ferramenta você terá vários modelos prontos para começar a criar as suas publicações, tanto para conteúdos estáticos (imagens) ou vídeos.
Além disso, você pode configurar o seu kit de marca na ferramenta, para manter a unidade visual entre todos os designs criados pela sua equipe.
No Kit de marca, você pode salvar logotipos da marca, as cores da marca e fontes da marca.
E recentemente, o Canva também começou a incluir várias funcionalidades alimentadas por inteligência artificial.
A maioria delas está disponível apenas para assinantes do Canva Pro, mas você pode conferir o gerador de imagens a partir de texto com IA no plano gratuito.
Outro queridinho para quem cria conteúdo para mídias sociais é o CapCut. Essa ferramenta é um editor de vídeos gratuito, disponível para Android e iPhone (iOS), e ganhou bastante popularidade por seus vários recursos e por sua interface intuitiva.
O aplicativo oferece diversas funções básicas, como recorte de vídeo, inclusão de filtros, texto, áudio e legendas automáticas.
Ele também fornece outras funções mais avançadas, como mudar a velocidade do vídeo para mais lenta ou mais rápida.
Com ele você pode criar vídeos de forma muito rápida e com aspecto profissional.
Agora você pode usar um stickers nos stories e nos reles para mostrar o antes e depois.
Nessa semana, o Instagram lançou uma ferramenta nova para os stories, o sticker “Antes e Depois”.
Essa ferramenta permite que as pessoas consigam mostrar duas imagens em momentos distintos. A ideia é conseguir mostrar uma comparação visual direta sem muito trabalho.
“Taíse, mas como posso utilizar no meu negócio de arquitetura e construção?”
Fácil, mostrando para o seu cliente como estava antes e após te contratarem.
E se você está cansado de ter trabalho cortando partes do vídeo que não ficaram boas, essa ferramenta é para você.
Com o Autocut você pode editar o seu vídeo automaticamente, eliminando partes desnecessárias.
Como falei acima, a Vobi AI é um assistente virtual para arquitetura e construção e com ela você também pode receber aquela ajudinha para criar as suas legendas dos posts. Já pensou que maravilha?!
E é muito fácil, basta fazer a pergunta e logo terá a resposta e várias opções de legendas para a sua publicação.
O All Hashtags te ajuda a criar as melhores hashtags para o Instagram, Twitter e outras redes sociais.
Basta digitar uma palavra e a ferramenta vai te dar uma lista grande de hashtags relacionadas.
Ela consegue criar e avaliar várias hashtags apropriadas para suas postagens nas redes sociais, o que pode te ajudar a alcançar um público maior e aumentar sua visibilidade.
O Estúdio de Criação é uma ferramenta nativa do Facebook para agendar publicações no Instagram e na própria rede social.
O recurso é gratuito e está disponível em contas comerciais e de criadores de conteúdo, e essa função pode ser ativada no aplicativo.
Após a conversão para a conta business, é possível programar a publicação de vídeos e fotos no feed, e também de Stories.
O Instagram disponibiliza dois recursos inovadores que possibilitam a otimização e facilitam consideravelmente o trabalho de quem realiza vendas na plataforma.
Esses recursos são chamados de: “respostas rápidas” e “perguntas frequentes”, ambos disponíveis em contas configuradas como “criador de conteúdo digital” ou “empresas”.
Além desses recursos, é possível utilizar mensagens instantâneas no caso de você ter a conta do Instagram conectada a uma página do Facebook.
Este recurso te dá a possibilidade de criar mensagens prontas que serão sugeridas posteriormente pelo aplicativo, por meio de atalhos no teclado do direct.
Isso vai te economizar tempo e não vai deixar nenhum potencial cliente sem resposta.
Só é lembrado quem é visto, porém, manter uma constância de presença nas redes sociais exige disciplina.
E fica muito mais fácil quando você tem um processo a ser seguido.
Utilizando as ferramentas certas para economizar o seu tempo e com uma estratégia sólida de conteúdo, vai ficar muito mais fácil se posicionar no Instagram.
E como você percebeu, em nenhum momento eu disse para você ficar fazendo dancinha ou gastando dinheiro. rs
Com essas dicas você já consegue otimizar o seu tempo e melhorar o seu perfil para se diferenciar dos demais.
Portanto, para finalizar, siga o processo:
✅ 1. Arrume a casa: ajuste e lapide o seu perfil conforme a proposta de valor do seu negócio
✅ 2. Defina os objetivos do seu perfil no Instagram e conteúdo
✅ 3. Defina quais linhas editoriais de conteúdo vão fazer você cumprir com esse objetivo
✅ 4. Monte o seu calendário de conteúdo para o Instagram
✅ 5. Coloque em prática a criação de conteúdo com as ferramentas que vão te economizar tempo
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