Você provavelmente já ouviu esse ditado:
“Você só tem uma chance de causar uma boa primeira impressão”.
E, imagino que, você também já teve aquele primeiro encontro com um cliente em potencial e sentiu que as primeiras palavras trocadas estavam carregadas de expectativas, certo?
Verdade seja dita: não importa se você está prestes a fechar uma obra milionária ou criar um projeto para um apartamento de 50m2, a primeira impressão que esse cliente tiver de você, será decisiva para o contrato ser assinado.
É por isso que, independente do tamanho da sua empresa, a imagem profissional do seu negócio de arquitetura e construção é o que vai impressionar os seus clientes e construir uma relação de confiança.
👉 Porém, eu te diria que, não é só a primeira impressão que conta, mas toda a experiência que o seu cliente terá com você, que vai fazer a diferença.
Pois, de nada adianta você mandar muito bem na proposta comercial, se não souber conduzir uma experiência incrível no projeto ou obra.
E digo mais, tem algo que aprendi ao longo do tempo: parecer profissional não é um luxo, é uma necessidade.
O seu negócio deve comunicar os seus valores, desde a sua primeira mensagem, para entender as necessidades dos seus clientes, até a última, na entrega das chaves.
Cada detalhe importa para aumentar a sua credibilidade.
E, ainda mais, quando o seu negócio de arquitetura ou construção não é uma empresa grande, ou está começando.
Mas existem formas de você parecer profissional, e que vão te ajudar a se destacar no mercado.
Por isso, nesse artigo vou compartilhar tudo o que você precisa saber e quais as estratégias que utilizávamos na Home Hero, minha empresa anterior de reformas.
Ainda não está convencido do porquê isso é tão importante?
Acredite ou não, toda vez que um cliente interage com um você ou com alguém do seu escritório/empresa, eles estão "julgando" o seu negócio.
Eles estão considerando se fariam um projeto de arquitetura ou uma obra com você, e observando como são tratados.
Pensa comigo:
O seu possível cliente vai ao seu escritório te visitar para realizar uma primeira reunião.
Será que ele vai achar o local de trabalho profissional ou existem papeis espalhados pelas mesas e pisos que não foram aspirados há meses?
Outro exemplo: você trabalha com arquitetura, o seu cliente vai encontrar um ambiente organizado e projetado para um ambiente de trabalho eficiente ou um ambiente desorganizado que incentiva um comportamento ocioso?
Tenha em mente: se você tem escritório físico, o seu escritório poderá ser uma das primeiras coisas que os clientes terão como impressão de você. E a primeira percepção deles precisa ser positiva.
E, mesmo que você não tenha um escritório físico: isso também serve para o mundo online.
Você já deve ter escutado diversas vezes que o seu Instagram pode ser o seu cartão de visitas, não é?
Portanto, você estará tentando conquistar clientes com base na impressão que eles recebem por meio do seu site e das redes sociais.
O tom e a identidade que você adota no seu Instagram ou outra mídia social precisa estar coerente com o seu negócio como um todo.
Profissionalismo = confiança
Se você passa seriedade e se apresenta de maneira profissional, os outros terão mais confiança em você e nas suas habilidades.
E além da primeira impressão, é muito importante você manter esse profissionalismo ao longo de toda a jornada do seu cliente.
Quanto melhor for a experiência dele com você, e mais confiança e seriedade a sua empresa passar para ele, mais chances dele te indicar para outras pessoas.
Falei sobre a importância de se preocupar com a impressão que você passa para os seus clientes, mas, para você conseguir criar estratégias e transmitir o que você deseja, você precisa ter muita clareza sobre o que é o seu negócio, o que você quer passar, e como deseja se comunicar.
Portanto, se você ainda não fez esse exercício, o primeiro passo é definir:
O segundo passo é conhecer o seu público. Ou seja, as pessoas que você está mirando:
Já comentei aqui, e em outros artigos, sobre a importância de você ter clareza sobre a sua persona e como isso vai te ajudar a construir sua comunicação e ser mais assertivo para fechar mais projetos e obras.
Isso não é diferente para você construir a imagem do seu negócio.
Após identificar essas questões, vai ser muito mais fácil criar uma estratégia de comunicação coesa e tangibilizar ações que refletem os valores e personalidade do seu negócio.
E assim, você poderá passar para a próxima etapa, que é: descobrir quais táticas vão te ajudar a parecer mais profissional em toda a jornada do seu cliente.
Um mito: você não precisa ser uma mega empresa para aparentar ser profissional.
Independente se você está começando o seu negócio agora, ou possui uma equipe menor (ou é autônomo), parecer profissional é o que vai te ajudar a dar mais credibilidade para o seu negócio, e te ajudar a cobrar mais pelos seus projetos e obras.
E como falei anteriormente: você não precisa de muito esforço, e na maioria das vezes, nem de muito dinheiro, para atingir esse objetivo.
Existem pequenas táticas, desde a sua comunicação via e-mail ou WhatsApp, até a sua apresentação de projeto ou orçamento de obra, que quando bem feitas, fazem muita diferença.
👉 Na Home Hero, nossa empresa anterior de reformas, tínhamos essa mentalidade.
Toda a jornada do nosso cliente era personalizada, e pensada para transmitir o maior profissionalismo e confiança.
Aqui vão alguns exemplos de como personalizávamos a jornada do cliente:
👉 Para começar, o nosso site e nossas mídias sociais já eram personalizados, e transmitiam a nossa identidade em todos os aspectos.
E quando um cliente entrava em contato, seja pelo site ou Instagram, também tínhamos mensagens padronizadas informando os próximos passos para realizar um orçamento de reforma conosco.
👉 Nos preocupávamos até com a forma que o cliente iria receber um documento “básico”, no qual solicitávamos algumas informações para dar início a obra. Víamos isso como uma oportunidade para trazer o conceito da Home Hero, dá só uma olhada:
👉 Nossa apresentação de projeto também era desenvolvida conforme a identidade visual da Home Hero e individualizada para cada cliente:
E no final da apresentação, incluíamos as orientações para o cliente conferir o seu orçamento do projeto, na plataforma da Home Hero:
O fato de utilizarmos uma plataforma para que o cliente acompanhasse todo andamento do projeto e obra; verificasse orçamentos; e conferisse arquivos importantes, passava muita tranquilidade para o cliente e aumentava a nossa credibilidade.
👉 Ah, e toda essa personalização, não era só para o cliente, a nossa comunicação e profissionalismo transparecia, também, em outros materiais relacionados à etapa de obra.
Exemplo: toda vez que uma obra era iniciada, compartilhávamos um aviso com os vizinhos:
Dessa forma, transmitíamos a seriedade da nossa empresa e a nossa preocupação em relação aos moradores do prédio. Além de que, essa ação nos ajudava a aumentar a chance de sermos contratados por outros vizinhos.
👉 Na entrega da obra, o mesmo. Prezávamos muito pela melhor experiência do nosso cliente, por isso, na entrega do sonho dele, não poderia ser diferente.
No final da reforma, entregávamos pessoalmente um cartão, agradecendo pela confiança, e um presente parabenizando por essa nova etapa:
Essas são algumas das ações que faziam parte do nosso processo.
Desde o primeiro contato, até a entrega final da obra, tudo era personalizado e pensado para transmitir os valores da nossa marca e passar mais profissionalismo e credibilidade para o nosso cliente.
Por isso, minha sugestão:
👉 Pense na jornada do seu cliente. Quais ações você faz de maneira “simples”, ou “igual aos outros”, que poderiam ser melhoradas, conforme a sua identidade, e que vão transmitir mais profissionalismo?
Comece pelo básico, que poderia ser feito de forma diferente e melhor. Aos poucos você vai conseguir personalizar cada etapa da trajetória do seu cliente com você.
✅ 1. Crie um site profissional
Você já sabe, a presença online é crucial atualmente. O seu site é o seu cartão de visita digital e a primeira impressão que muitos clientes terão da sua empresa.
Por isso, garanta que seja mais do que apenas informativo; ele deve ser atraente, intuitivo e capaz de destacar seus serviços e projetos de forma atraente para seus visitantes. (Falei sobre como ter um site profissional e quais erros você não deve cometer, nesse artigo.)
E se você ainda não tem um site, a Vobi possui uma ferramenta incrivelmente fácil para você criar um site de arquitetura e construção: o Criador de Sites da Vobi.
Com ele, você consegue construir o seu site profissional por meio de um processo simples e rápido. Sem precisar contratar uma agência ou mesmo entender de programação.
Portanto, se você ficou interessado, convido você a clicar aqui, solicitar o seu convite para saber mais sobre essa e outras ferramentas da Vobi.
✅ 2. Tenha um domínio próprio de e-mail
Pode parecer óbvio, mas ter um domínio de e-mail personalizado é uma maneira simples de transmitir profissionalismo.
Evite usar contas de e-mail genéricas e mostre que você se preocupa com a aparência profissional em todos os detalhes.
✅ 3. Padronize a sua comunicação
Desde mensagens de boas-vindas até mensagens de ausência, padronize e automatize a comunicação para economizar tempo e oferecer um serviço consistente aos seus possíveis clientes e clientes.
Isso também demonstra seu compromisso com uma experiência do cliente de alta qualidade.
✅ 4. Mantenha uma identidade visual clara e coerente
Seu logotipo, cores e fontes devem ser consistentes em todas as plataformas, seja no seu site, ícone do WhatsApp, ou mídias sociais.
Isso ajuda a criar uma imagem forte e reconhecível da sua marca, além de transmitir profissionalismo.
✅ 5. Crie apresentações alinhadas com a identidade visual do seu negócio
Apresentações profissionais, como propostas de projetos ou obras, devem ir além do conteúdo e refletir a identidade visual da sua marca.
Personalize cada apresentação para atender às necessidades específicas do cliente e demonstre seu comprometimento com os detalhes.
✅ 6. Personalize documentos e comunicações importantes na jornada do seu cliente
Como já comentei, personalize desde contratos aos relatórios de obra, cada documento pode ser uma oportunidade para refletir sua marca e seus valores.
Isso mostra um nível de atenção e cuidado que os clientes valorizam e ajuda a fortalecer a confiança.
✅ 7. Considere associações e parcerias
Quando você se associa a organizações profissionais e estabelece parcerias estratégicas não apenas aumenta sua credibilidade, mas também expande sua rede de contatos e networking.
Isso contribui para construir uma imagem profissional com mais autoridade.
✅ 8. Cuide do ambiente de trabalho
Se você tem um espaço físico, certifique-se de que ele seja organizado e transmita profissionalismo. A primeira impressão é valiosíssima.
Dica: se você está começando ou trabalha de forma remota, alugar um coworking
pode até parecer muito mais caro do que realmente é, mas conta muito, principalmente para quem é pequeno e precisa, por exemplo, fazer uma reunião com um cliente importante.
✅ 9. Tenha contratos profissionais
Contratos claros e bem elaborados são fundamentais para transmitir profissionalismo e definir as expectativas desde o início. Além disso, vai transmitir mais segurança para o seu cliente.
✅ 10. Tenha processos bem definidos e externalize para o seu cliente
Processos bem definidos não apenas aumentam sua eficiência, mas também mostram que a sua empresa é séria e organizada.
Comunique os seus processos aos clientes para que eles se sintam informados em cada etapa. Pode ter certeza que dessa forma eles vão se sentir muito confiantes de estar fechando um projeto ou obra com você.
E, se você usa Vobi, por exemplo, você pode permitir que o seu cliente acompanhe esses processos de forma 100% online.
Essa solução vai proporcionar muito mais segurança para o seu cliente e profissionalismo para o seu negócio de arquitetura e construção.
Então, se você continua oferecendo a mesma experiência (que todas as outras empresas já oferecem) para o seu cliente, já fica aqui a minha outra dica: clique aqui e solicite o seu convite para a Vobi.
Como você viu, não é preciso de muito para você demonstrar mais profissionalismo.
Basta você pensar diferente, aproveitar as oportunidades, e ser criativo para personalizar suas ações conforme o que você deseja transmitir para o seu cliente.
Lembre-se de que as primeiras impressões e toda experiência que o seu cliente terá com o seu serviço realmente importam. É isso que vai fazer ele fechar um projeto ou obra com você, ou indicar você para outros possíveis clientes.
Portanto, se pergunte:
Como os clientes importantes percebem a sua empresa? Como os clientes veem o seu negócio?
São duas perguntas importantes que você deve se fazer para traçar novas estratégias.
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