Tipos de Briefing de Arquitetura
Projetos e Obras
May 3, 2023

Tipos de briefing de arquitetura: aprenda como fazer cada um

Uma questão recorrente entre profissionais de arquitetura e design de interiores é: como lidar com clientes que solicitam mais de uma versão de projeto e se mostram inseguros diante das propostas, resultando em retrabalhos e, muitas vezes, na execução do projeto fora do planejado. Pode parecer desanimador, porém, essas questões são facilmente resolvidas através da etapa de briefing. Pensando nisso, apresentamos nesse artigo 3 tipos de briefing de arquitetura: residencial, comercial e para design de interiores. Além disso, trazemos dicas valiosas de como elaborar cada um deles para te ajudar a encantar o cliente e otimizar o seu trabalho.

Aproveite a leitura!

O que é Briefing de Arquitetura?

É a primeira etapa para um bom projeto. Trata-se da primeira reunião, o momento de mergulhar nas expectativas do cliente, descobrir quais são os seus desejos e necessidades, conversar sobre custos do projeto e orçamento. Para o cliente, esse momento o ajuda a tomar decisões, responder as suas dúvidas e o deixa seguro em ter feito boas escolhas e estar bem assessorado.

Já para o profissional, o briefing de arquitetura traz as informações necessárias que irão orientar o desenvolvimento do trabalho criativo. Se você estiver bem alinhado com as necessidades, preferências e limitações do seu cliente, terá vantagens como a otimização do tempo de projeto, irá elaborar um planejamento das etapas de forma mais eficiente e eliminar o retrabalho, tornando as suas propostas mais assertivas.

Mas, cuidado! Como dito anteriormente, existem diferentes tipos de briefing de arquitetura, cada um com suas particularidades que devem ser contempladas para de fato entregar ao cliente aquilo que ele busca. Por isso, reunimos na sequência quais são os 3 principais modelos, bem como questões que não podem ficar de fora na hora da sua elaboração.

Os principais tipos de Briefing de Arquitetura

Briefing residencial 

Como o nome mesmo já diz, o briefing residencial compreende projetos residenciais, sejam casas ou apartamentos. Por se tratar de uma residência, deve-se levar em consideração a possibilidade de haver mais de um morador e, portanto, mais pessoas opinando sobre o mesmo espaço de convivência. Dessa forma, o questionário deverá ser o mais completo possível, sendo essencial ouvir todas as pessoas que irão desfrutar dos ambientes a serem projetados.

E quais são as informações imprescindíveis para a correta elaboração de um briefing residencial? Aprendemos na faculdade que o primeiro passo do projeto é a escolha do terreno e a análise das suas condicionantes. Pois bem, é exatamente por onde você deve começar.

1. Informações sobre o local

Verificar as características físicas do terreno: se é plano, se tem aclive/ declive, alguma vegetação protegida por lei e os índices construtivos para o terreno. Essas informações são importantes para planejar a edificação no terreno, bem como na escolha estrutural. Além disso, cada local tem particularidades quanto à ruídos, fluxo de trânsito, infraestrutura, entre outros. Supondo que o terreno fique ao lado de uma escola infantil, sabendo que ela gera bastante ruído ao longo do dia, você pode prever menos aberturas naquela face ou recursos de isolamento acústico e assim por diante.

2. Programa de necessidades

O segundo passo é saber que funções são desempenhadas nessa residência para então especificar os ambientes. Aqui é importante perguntar não só sobre funções que já realizam, mas os desejos para o novo lar, por exemplo: o conforto e privacidade de uma suíte master, vaga para 3 veículos, jardim para as crianças brincarem e etc.  

3. Desempenho e performance da construção

São informações importantes quando se trata de construção. Você precisa saber, por exemplo, se o cliente tem interesse em soluções para conforto térmico e acústico, pois, decisões como estas impactam de forma significativa tanto em estrutura quanto em orçamento. Outra questão é se algum residente possui mobilidade reduzida, isso implica na adequação do espaço segundo as normas técnicas, com o objetivo de facilitar o dia a dia dessa pessoa.

4. Preferências e expectativas do cliente

O desejo do cliente pode ser aplicar piso de mármore em toda a área social, bem como instalar uma piscina no jardim.  Com essas informações, você já sabe que, estando dentro do orçamento, você não irá sugerir um piso em porcelanato. Já no caso da piscina, é preciso levar em conta fatores externos como as edificações do entorno e a incidência de sol, a fim de descobrir se a expectativa se tornará viável nesse terreno.

Briefing Comercial 

No briefing comercial, o arquiteto ou designer projeta para uma empresa e não para uma pessoa específica, como no caso do modelo residencial que acabamos de citar. Neste caso, você foi contratado por uma empresa e precisa traduzir os desejos, dores e sonhos de seu público alvo. Por isso, entenda a fundo o seu funcionamento: os seus conhecimentos precisam ir além da arquitetura e chegar em temas como branding e universo de marca. 

Lembre-se: o cliente de projeto comercial busca melhorar a experiência de compra de seus consumidores, assim sendo, é indispensável conhecer as atividades nas quais a empresa atua e qual o perfil de consumidor almejado. Com isso, será mais fácil achar inspirações e soluções para o projeto. Caso seja um projeto corporativo, entenda a rotina desse escritório para que tudo funcione bem, sobretudo em termos de ergonomia, circulação e acústica.

O briefing comercial pode ser aplicado em diversos tipos de estabelecimentos como lojas, bares e restaurantes. Esse é um mercado altamente competitivo, então tenha sempre em mente as seguintes informações:

1. Valores da empresa/marca

Você tem que saber com quem está lidando, quais os valores e o posicionamento de mercado do seu cliente.

2. Imagem da empresa

Aqui a estratégia é mergulhar de cabeça no branding do seu cliente, conhecer as cores e os formatos que representam a marca e trazê-los para o seu projeto. A boa aplicação da imagem da empresa faz com que o cliente a reconheça facilmente, ou você nunca se perguntou como sabe que aquele M amarelo é de uma lanchonete do McDonalds?

3. Público alvo

As exigências e preferências dos consumidores são bastante particulares de cada grupo, por isso, é preciso conhecer a experiência que se está buscando, de acordo com seus estilos de vida, faixa etária, renda, localização e etc.

4. Tipo de serviço ou produto

Imagine duas situações: uma loja de calçados e uma loja de vestuário. Na primeira loja, você não precisa de araras para cabide, mas de prateleiras pequenas que exponham os calçados. Isso implica no manuseio dos produtos e você também tem ganho de espaço pela redução da dimensão dos expositores, podendo ainda distribuir bancos de provador em frente aos displays. Em contrapartida, na loja de vestuário, um espaço para provadores é imprescindível. Ainda que os produtos se complementem, são muitas as diferenças a considerar no escopo do projeto.

5. Fluxos

Quando você sai para jantar em uma pizzaria não espera que o garçom fique passando com a pizza por cima da sua cabeça toda vez que ele se deslocar, certo?  Portanto, é de extrema importância investigar como as equipes de trabalho operam e circulam dentro do espaço para compatibilizar seus fluxos com os dos consumidores.

6. Fachada

É o cartão de boas vindas do comércio, mas antes da proposta, verifique a existência de restrições quanto à dimensão de placas, se for uma construção histórica protegida há restrição de cores e por vezes, em edifícios não é possível alterar a esquadria de vitrine ou entrada.

Briefing de design de interiores 

Tipos de briefing de arquitetura

Vale ressaltar que o briefing de design de interiores atende tanto comercial quanto residencial. Nesse caso, o foco principal está na rotina e gostos pessoais do cliente em determinado ambiente. Com isso, é necessário entender sobre cores, estilos e preferências de decoração.

No briefing de design de interiores, todas as informações obtidas serão traduzidas em layout, escolha de mobiliário, acabamentos e produção do espaço. Por isso, prepare-se para conversar com o cliente sobre cada cômodo separadamente. Tenha em mente que as perguntas devem responder aos questionamentos que seguem:

1. Qual o problema a ser resolvido e quais os desejos a serem contemplados?

Considere o seguinte cenário: Um cliente chega até você solicitando mais espaço na cozinha, pois deseja uma máquina de lavar louças, uma geladeira frostfree de 4 portas e um espaço para a coifa. Estamos diante de um problema e alguém que busca uma solução.

2. Qual a experiência que o cliente está procurando?

Talvez o cliente chegue com várias demandas, mas com as perguntas certas você identifica que ele está procurando por conforto. Isso logo te direciona a pensar na ergonomia dos móveis, em bons estofados, iluminação adequada para a atividade em cada ambiente e assim por diante.

3. Qual o estilo do projeto?

Saiba que existem os estilos que as pessoas amam, os que elas suportam e os que elas detestam. De nada adianta criar um lindo espaço no estilo provençal se o cliente está sonhando com um projeto contemporâneo minimalista.

Como fazer cada um dos tipos de Briefing de Arquitetura

Nesse momento, você deve estar refletindo sobre as perguntas que costuma utilizar. O fato é que um briefing que traga retorno efetivo passa por uma seleção de perguntas certas. Além disso, recorde-se que você tem o poder de conduzir a reunião através de uma apresentação que induza o cliente a pensar por etapas e a equilibrar suas expectativas ao longo da conversa.

Se você chegou até aqui, já conheceu os principais tipos de briefing de arquitetura, então agora é a hora de descobrir como fazê-los: 

Utilize imagens de referências durante toda a conversa

Nem só de questionamento se faz o briefing! Neste caso, é fundamental fazer uso de imagens de referências ao realizar as perguntas, visto que, muitas vezes, o cliente não possui conhecimento dos nomes corretos dos estilos, ou o mesmo exercício imaginativo que o profissional, e por meio das imagens a comunicação e entendimento se tornam muito mais assertivos.

Compare o exemplo abaixo: de um lado temos uma cozinha no estilo contemporâneo brasileiro, do outro um provençal repaginado. Ainda que as cores e acabamentos tenham certa afinidade, a diferença nos detalhes pesa na decisão do cliente.

Tipos de briefing de arquitetura

Faça perguntas abertas e não fechadas para estimular a fala do seu cliente 

A propósito, você sabia que existem tipos de perguntas? Algumas estimulam mais a fala do que outras e as que fazem isso são chamadas de “perguntas abertas”.

As perguntas abertas são aquelas que permitem qualquer tipo de resposta. Elas não se limitam ou restringem as respostas com “sim” ou “não”. Porque o que você mais precisa em qualquer um dos tipos de briefing de arquitetura é que o cliente fale abertamente com você. 

Evitar esse tipo de resposta depende mais do profissional do que do cliente. Tomemos este exemplo de “pergunta fechada”:

Você gosta da cor amarela? (a resposta, nesse caso, ficaria limitada a um “sim” ou “não”).

Uma melhor opção de “pergunta aberta” seria: Quais são as suas cores preferidas?

Conseguiu ver a diferença? No segundo caso, o cliente sentirá a necessidade de desenvolver uma resposta mais elaborada, fornecendo mais informações que irão auxiliar na execução do projeto.

Esses apontamentos são válidos para todos os tipos de briefing de arquitetura e para poder falar da particularidade de cada um, separamos alguns exemplos de perguntas abertas em forma de checklist para você não cair (mais) nesse sufoco. 

Checklist de Briefing de Arquitetura

Tipos de briefing de arquitetura

Checklist Briefing residencial 

Busque compreender a fundo o programa de necessidades, o estilo de vida, as preferências e objeções do seu cliente. 

Programa de necessidades 

  • Quantas pessoas moram na casa? 
  • Quantos quartos são necessários na casa? 
  • Quantos banheiros? 
  • Pretende ter garagem? Para quantos carros?

Estilo de vida, preferências e objeções 

  • Como você se vê nesse lar daqui a alguns anos? 
  • Como seria a rotina? E o convívio? 
  • O que acha de espaços integrados? Ou prefere ambientes mais definidos?
  • Com que frequência você recebe visitas? 
  • Qual ambiente você passa mais tempo? 
  • Qual ambiente você passa menos tempo? 
  • Qual ambiente os moradores da casa se reúnem mais? 
  • Você tem animais de estimação? 
  • Quais são seus hobbies? 

Checklist Briefing comercial

Em um briefing comercial, é preciso se concentrar na empresa e não em uma pessoa específica. Então, caso não saiba qual é o negócio do seu cliente, comece por aí. Cada segmento vai exigir um foco diferente, mas todos precisam ser fiéis à marca. Com esses pensamentos em mente, vamos voltar aos exemplos do que perguntar em uma reunião de briefing comercial, no caso de: 

Produto 

  • Qual o perfil dos seus clientes? Quem vocês atendem? 
  • Quais são os produtos? 
  • Precisam de estoque? Ou de provadores? 
  • Que tipo de experiência quer proporcionar aos clientes? 

Serviço 

  • Quais serviços vocês oferecem? 
  • Como funciona o fluxo de trabalho de vocês? 
  • Precisam de recepção? 
  • O que os clientes devem sentir no espaço?

Corporativo 

  • Quantas estações de trabalho? 
  • Qual estilo do escritório? Formal ou informal? 
  • As reuniões acontecem de que maneira? Com que frequência? 
  • Acham importante ter um espaço de descompressão? Que tal uma copa? 

Lembre-se que jamais devemos generalizar. Falamos aqui de produtos, serviços e espaços corporativos, no entanto, um produto alimentício não é o mesmo que um cosmético e um serviço prestado em um escritório é diferente do realizado em um salão de beleza. Apesar disso, existem algumas perguntas em comum que devem ser feitas independentemente do segmento de comércio:

• Quantos funcionários trabalham na empresa? 

• Qual é a expectativa de crescimento? 

• Quais são os principais valores da empresa?

• Quais são as cores da logomarca da empresa? 

Checklist Briefing de design de interiores

No briefing de design de interiores, considere fazer, primeiramente, perguntas gerais, para compreender o conceito total do projeto. Por exemplo: 

  • Como é o dia a dia de vocês no espaço? 
  • Quais tipos materiais você gosta (Mármore, porcelanato, madeira...)?
  • Tem alergia a algum material? 
  • Quais são suas cores favoritas? 
  • Com qual estilo você mais se identifica? 
  • Você tem preferência por algum tipo de iluminação? 
  • Você gosta de plantas? 
  • Existe alguma exigência em relação a decoração?  

Em seguida faça perguntas mais específicas sobre cada cômodo. Como se cada ambiente fosse um projeto distinto (em termos de processo e organização) e não avance para os próximos cômodos até estar totalmente seguro. Caso não seja um projeto completo, concentre-se apenas no cômodo necessário. Exemplos:

Cozinha: Questione o número de eletrodomésticos, rotina de alimentação, hábitos de manutenção e limpeza, etc. 

Sala: Pergunte sobre o número de assentos, modelo de sofá, se gostam de tv e assim por diante. 

Resumindo, independente do tipo de briefing de arquitetura é necessário saber:

  • Qual o objetivo do projeto?
  • Qual o estilo de vida ou perfil do cliente/ consumidor?
  • Quais as necessidades reais e o que é desejo.
  • Orçamento disponível.
  • Prazos de projeto e de obra.

Além disso, não se esqueça de:

✔Deixar seu cliente à vontade para falar;

✔ Evitar interrupções desnecessárias;

✔ Praticar a escuta ativa para captar todos os detalhes que ele disser; 

✔ Alinhar as expectativas e não poupar explicações do que virá dali em diante; 

✔ Documentar tudo.

Modelo de Questionário de Briefing para Arquitetura

Sabemos que não existe um modelo único de questionário de briefing para Arquitetura e que, portanto, as perguntas não devem ser sempre as mesmas. Afinal, cada cliente e cada projeto possui suas próprias características, exigindo questionamentos específicos. Pensando nisso, como primeiro passo, na Vobi, oferecemos gratuitamente um modelo de Questionário de Briefing para arquitetura para download gratuito. Nele, você encontrará  um roteiro de perguntas que te auxiliarão a ter mais clareza na hora de executar essa etapa. Para adquirir basta clicar aqui e preencher o formulário!

Tipos de briefing de arquitetura

Bônus: Briefing de Arquitetura online

Esse momento pandêmico reforçou o modelo de trabalho online. Todas as etapas de projetos já são possíveis de acompanhar a distância. O briefing de arquitetura online é uma delas e tem ganhado espaço não só em função do distanciamento social, mas também pelo pouco tempo disponível em horário comercial dos clientes. O formato online pode ser adaptado para os diferentes tipos de briefing de arquitetura, desde que bem elaborado com base no checklists citados acima.

A sugestão é trabalhar com um formulário, nem extenso, nem subjetivo demais. Para isso, utilize campos para observações e abuse das imagens! Veja só como proceder no caso de briefing de arquitetura online

● Prepare a parte técnica da reunião (internet, silêncio, iluminação, etc.), um fundo mais neutro (ou outro que confirme seu profissionalismo) e dê atenção à sua apresentação pessoal (afinal, o cliente vai estar na sua frente do mesmo jeito).

● Compartilhe a tela do seu equipamento, vá colhendo as informações e anexando as imagens de referência em tempo real.

● Peça imagens de referências aos clientes com antecedência (mas, tenha seu próprio banco de imagens também) e analisem juntos. 

Por fim, compor um briefing de arquitetura é antecipar as dúvidas que o cliente pode ter lá na frente. Quando chegar o momento da reunião, fique atento para captar as informações que o cliente está transmitindo, inclusive aquelas que ficam subentendidas no tom de voz e na expressão facial. Seja sempre honesto com o cliente, não omita os custos para realizar o projeto e nem prometa prazos impraticáveis.


Até a próxima,

Equipe Vobi.

Referências:

www.archademy.com.br

www.vejaaobra.com.br

www.refresher.com.br

www.arquitetude.com.br

www.pinterest.com

www.monografias.ufop.br

www.redalyc.org

www.habilidadsocial.com

www.projetou.com.br

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