Weirdcore: a tendência surrealista que está invadindo o mundo da decoração

Você já ouviu falar de Weirdcore? Bom, se ainda não ouviu, provavelmente já viu! O Weirdcore está muito presente no dia a dia, principalmente para os fãs de redes sociais, em especial o Tumblr.

Se você é apreciador de arte surrealista com elementos psicodélicos, está no lugar certo. Nesse artigo abordaremos a estética do Weirdcore, e como esse estilo de arte nada convencional tem ganhado notoriedade em diversos campos, incluindo a música, decoração de interiores e publicidade.

Aproveite a leitura!

O que é Weirdcore?

Com a ascensão do mundo digital, cresceu também as formas de expressão artística, uma delas é o Weirdcore que se trata de um estilo de arte digital que combina imagens surrealistas com características únicas que provocam uma série de sensações em seus observadores. Assim como a arte surrealista, o weirdcore propõe uma identidade visual que combina elementos aparentemente incongruentes para criar um mundo único e perturbador com o objetivo de ativar o subconsciente e o lado irracional do espectador.

Weirdcore
Fonte: Pinterest

A estética do weirdcore pode ser facilmente encontrada nos famosos “memes” da internet, ganhando notoriedade em outros meios artísticos, inclusive no mundo musical. Um exemplo é o videoclipe “Sad days” da cantora e compositora FKA Twigs, que apresenta elementos distorcidos da realidade com efeitos visuais psicodélicos que causam uma certa inquietação e até mesmo perturbação em quem assiste.

A estética wierdcore provoca diversas emoções em quem acompanha, os mais comuns variam entre espanto, confusão, desconforto, fascinação, nostalgia e curiosidade, podendo gerar reações emocionais distintas em cada espectador. Por isso o termo weirdore, onde “weird” em inglês significa “estranho” e “core” é um sufixo utilizado para indicar algo central, fundamental ou essencial.

Essa estética tende a variar na gama de elementos que apresenta, no entanto é comum que as imagens pareçam pouco focadas e antigas com rostos ou corpos humanos distorcidos, formas abstratas, animais mutantes, paisagens diferentes do convencional e objetos que parecem estar derretendo ou se dissolvendo. O uso de cores vibrantes e brilhantes é comum, e as imagens podem ser manipuladas digitalmente para criar efeitos psicodélicos.

Muitas vezes, as imagens Weirdcore são compostas de vários elementos que parecem não se encaixar naturalmente, mas que são combinados de forma a criar uma imagem perturbadora e única. Elas também são frequentemente acompanhadas por elementos sonoros que complementam o clima de desconforto.

Embora não seja possível definir um criador único para o weirdcore, há indícios de que esse movimento artístico se desenvolveu em meados de 2010. O youtuber David Crypt  é um dos primeiros artistas a serem associados com o estilo e foi um dos primeiros a promover o weirdcore na internet. David Crypt ficou conhecido por criar imagens e vídeos distorcidos e surrealistas que combinam elementos de ficção científica, horror e psicodelia. Suas criações apresentam estética e sons perturbadores e bizarros que desafiam as convenções estéticas, configurando dessa forma, o weirdcore.

Quais outras estéticas podem ser associadas ao Weirdcore?

Embora o weirdcore seja um estilo visual com características únicas, existem ainda outras estéticas relacionadas ao weirdcore, que possuem o sufixo “core”, que facilita a busca por um certo grupo ou categoria de imagens na web, listamos as principais:

  • Dreamcore
Weirdcore
Fonte: Softonic

O dreamcore, como o próprio nome já sugere, está relacionado aos sonhos e à nossa imaginação. O  estilo combina elementos dos sonhos com uma estética que pode ser descrita como suave, e etérea, marcada por tons neutros, elementos da natureza, animais e casas. O tipo de som relacionado ao dreamcore acompanha a proposta suave e encantadora, Os sentimentos mais comuns despertados por essa estética tendem a ser mais agradáveis  variando entre, melancolia,  nostalgia e tranquilidade.

  • Happycore:
Weirdcore
Fonte: Guiainfantil.com/

 A estética happycore é caracterizada por sua alta energia e positividade, que visa transmitir felicidade e diversão aos espectadores. O objetivo da happycore é ajudar a melhorar o humor e a energia. A temática é geralmente simples e alegre, com ideias relacionadas ao amor, felicidade e diversão.

  • Lovecore: 
Weirdcore
Fonte: Inprnt

O estilo lovecore  consiste em temas relacionados ao romance, por isso é frequentemente associado a objetos delicados e a elementos femininos. Nesse estilo, as cores rosa, vermelho e branco predominam, e rendas, laços e enfeites delicados compõem o conjunto da obra. 

O lovecore não está presente apenas na arte digital, mas ganhou também o mundo da moda, caracterizado por roupas com tecidos transparentes, mangas bufantes, vestidos de renda associados aos tons de rosa, e a temáticas de corações e  bolinhas. A estilista albanesa Lirika Matoshi, é uma das grandes representantes da estética lovecore, que ganhou força em 2020

  • Cartooncore:
Weirdcore
Fonte: Pinterest

A estética cartooncore, é comumente encontrada no mundo dos “memes” da internet, e você provavelmente já se deparou com alguma delas. O cartooncore é inspirado em animações infantis, principalmente dos anos 90 e 2000. A ideia é promover sensações de nostalgia e remeter à infância de quem cresceu vendo animações como “Alice no país das maravilhas”, “Mickey Mouse”, “Hello Kitty”, "Bob Esponja" dentre outros. Esse estilo é marcado por cores vibrantes, glitters e  formas simples. A estética está muito presente no mundo da moda, através de camisetas, moletons e bonés que levam a estampa desses personagens clássicos. 

  • Fairycore:
Weirdcore
Fonte: Deviantart

A estética Fairycore representa o mundo da magia e fantasia, inspirada em temas mitológicos, fadas, elfos, sereias, duendes e outros seres míticos. Essa estética está fortemente associada a elementos da natureza, como florestas, campos floridos, lagos e animais selvagens. O Fairycore provoca sensações de nostalgia e encantamento, e as músicas relacionadas a essa estética é suave e delicada marcada por instrumentos como flauta, violino e harpa. 

Esses são apenas alguns exemplos da estética core, cada uma promove um certo tipo de atmosfera ou sensação, e não é incomum que tenham elementos parecidos entre si, como por exemplo a estética weirdcore e dreamcore que compartilham de elementos pouco focados, imagens surreais e formas distorcidas. 

Como aplicar o Weirdcore na decoração?

Uma das fortes tendências para decoração em 2023 é a estética Weirdcore, que teve aumento de mais de 540% nas buscas no Pinterest, e apesar de nada convencional, essa estética pode ser usada em muitos espaços, embora as maiores buscas estão relacionadas ao quarto e tem sido alvo de pesquisas principalmente pela geração z.

Como sabemos, a estética weirdcore é caracterizada por cores vibrantes, corpos humanos com cabeça composta por outros objetos, e formas distorcidas o que pode criar uma atmosfera única e excêntrica em qualquer espaço. O ponto alto dessa estética é que ela pode ser altamente personalizável para se adequar aos mais diversos gostos. 

Weirdcore
Fonte:Myspirit

Embora não exista regra, essa estética pode ser vinculada à decoração de diversas formas. Existe no mercado ampla gama de produtos inspirados na estética weirdcore, como pôsteres, quadros, capas de almofadas e diversos acessórios. Outra possibilidade é usar a técnica “DIY”, ou faça você mesmo, e produzir itens de decoração de acordo com seu estilo!

Abaixo listamos algumas dicas para incorporar essa estética na sua decoração:

  • Escolha as cores e estampas: O weirdcore é marcado pela mistura de cores vibrantes e saturadas, sendo assim, use sua criatividade para criar combinações de cores fora do comum e adicioná-las em diversos elementos presentes no ambiente. 

Você também pode misturar estampas e padrões de maneiras inesperadas como  estampas de animais, formas geométricas e até mesmo estampas florais em um único ambiente.

Weirdcore
Fonte: Pinterest

  • Use elementos inesperados: elementos como pôsteres e quadros com imagens surreais, plantas exóticas, esculturas inusitadas, objetos de decoração que apresentem formas e texturas incomuns e até mesmo móveis com designs distorcidos podem dar um toque surreal ao ambiente.
  • Misture texturas diferentes: Escolha texturas diferentes do convencional, como plumas, pelos, tapetes e cortinas com texturas incomuns e objetos com formatos diferentes ou com designs distorcidos, luminárias extravagantes e etc.
  • Mantenha o equilíbrio: Certifique-se apenas de manter certo equilíbrio entre as cores vibrantes, adicionando  alguns tons  neutros para evitar que o ambiente fique muito carregado. Mantenha algumas paredes brancas ou neutras,  e  alguns móveis em cores mais suaves para contrabalançar os elementos mais vibrantes da estética.

Essa estética é uma ótima forma de expressar sua criatividade e criar um ambiente cheio de personalidade que cause sensações e percepções diferentes em seus espectadores. Com essas dicas, você está pronto para colocar em prática seu projeto de decoração weirdcore!

Até a próxima,

Equipe Vobi.

Referências:

https://www.youtube.com/watch?v=uhfjqCtofS4

https://www.youtube.com/watch?v=AqSKHVyJ8YM

https://www.fandom.com/

https://business.pinterest.com/pt-br/

https://capricho.abril.com.br/

http://blog.myspirit.com.br/

https://br.pinterest.com/pin/638103840946773410/

https://house-dreamcore-weirdcore.softonic.com.br/roblox

https://www.guiainfantil.com/ocio/juegos/yellow-day-juegos-de-ninos-para-celebrar-el-dia-mas-feliz-del-ano/

http://blog.myspirit.com.br/5-tendencias-de-decoracao-para-2023-segundo-relatorio-do-pinterest

https://www.deviantart.com/blv1r/art/Mystical-Night-Fairycore-Aesthetic-944140962

https://br.pinterest.com/pin/4855512091573289/

https://br.pinterest.com/pin/819936675903540991/

https://www.inprnt.com/discover/search/image/captaingelio/lovecore

Continuar lendo

Conteúdos VIP

Faça parte da lista de conteúdos VIP.

Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?