As tendências 2022 estão alinhadas com o contexto pandêmico, onde a arquitetura repensa os espaços residenciais que, devido ao isolamento, tiveram seu uso prolongado e ininterrupto. Além disso, também considera o contexto pós pandêmico, onde existe o desejo de restabelecer conexões entre pessoas e com a natureza. A arquitetura nesse momento deve inspirar calma e serenidade, em resposta aos tempos tão incertos e problemáticos.
A arquitetura de 2022 também promove um ambiente de esperança e recomeço, criando uma atmosfera de cura e bem estar, onde a saúde física e mental dos usuários são colocadas como prioridade. Confira o panorama de todas as tendências 2022 e fique por dentro das novidades para aplicar em seus projetos através dos seguintes tópicos:
Aproveite a leitura!
Cores
Cor do ano 2022
As cores estão diretamente ligadas à percepção do ambiente pelo usuário. Elas são capazes de influenciar humores, ações, comportamentos e reações fisiológicas, sendo, portanto, uma chave importante na projetação de espaços que inspiram o bem estar e a tranquilidade. Pensando nessa atmosfera de calma e conexão, as marcas Suvinil, Coral, Sherwin-Williams e Pantone definiram sua cor do ano 2022, confira os detalhes dessas tendências!
Suvinil
A cor do ano 2022 da Suvinil é o Verde Eclipse. Ela é vibrante e ao mesmo tempo aconchegante, trazendo euforia e tranquilidade. Essas sensações, bem como o próprio conceito da tonalidade, se referem a uma atmosfera de recomeço pós pandemia. Uma retomada de energias com a saúde física e mental do indivíduo em foco. A cor do ano Suvinil também remete a natureza, concebendo atmosferas naturais, conceito que também está em alta.
Coral
A cor do ano 2022 da Coral é o Azul Melodia Suave. Ela é leve e otimista, trazendo a atmosfera de tranquilidade tão desejada nesse momento. A tonalidade também faz referência ao céu e ao desejo pela vida ao ar livre, traduzindo os anseios de conexão com a natureza de 2022.
Sherwin-Williams
A cor do ano 2022 da Sherwin-Williams é o Verde Neblina Perene. Ela transmite a mensagem de recomeço e inserção de atmosferas externas devido ao verde, porém de forma muito sutil e sofisticada devido ao fundo cinza dessa tonalidade.
Pantone
A cor do ano 2022 escolhida pela Pantone é o Violeta Very Peri. Essa cor ilustra a fusão da vida moderna e como as tendências das cores no mundo digital estão se manifestando no mundo físico e vice-versa.
Cores neutras
Em conjunto com as cores do ano, as tendências de 2022 trazem cores neutras. Existem várias formas de combinar tons neutros em ambientes, causando diferentes sensações. Confira as principais paletas de cores e quais sentimentos elas inspiram nos usuários.
Tons neutros quentes
Essa paleta utiliza as cores branco, bege e tons terrosos claros. Os revestimentos e mobiliários formam uma composição em tons de madeira, sendo a madeira clara predominante. Essa ambientação geralmente é utilizada com iluminação quente e traz a sensação de conforto, acolhimento e descanso físico.
Tons neutros terrosos
Essa paleta é muito semelhante a anterior, também trazendo as cores branco e bege, porém os tons terrosos são mais expressivos, e cores como o laranja e a terracota ganham mais destaque. A composição de madeiras é mais destacada que a anterior, aparecendo nos revestimentos, mobiliários e inclusive no teto com tons mais fortes. Observa-se o uso de materiais que seguem essa paleta, como a cerâmica e o couro. Essa ambientação traz a sensação de aconchego e intimidade.
Tons neutros branco
Essa paleta traz a cor branca como protagonista, combinando também preto, tons de cinza claro e madeira clara. A ambientação utiliza iluminação branca e iluminação natural. Sua composição traz a sensação de paz, tranquilidade e descanso mental. Quando combinada à vegetação, evoca a sensação de frescor e renovação de energias.
Distribuição dos ambientes internos
A pandemia alterou significativamente a forma como pensamos e utilizamos os ambientes internos e externos de nossas casas. Houve uma mudança de necessidades e prioridades dos espaços que se reflete na arquitetura. A demanda por novas funções trouxe novos espaços e as novas prioridades influenciaram na valorização de certos ambientes. Confira as principais tendências 2022 para a composição de residências!
Novas necessidades e novos espaços
Devido ao isolamento social, o espaço que recebe maior destaque nas tendências 2022 é o Home Office. Mais de 15 espaços da Casa Cor de todo o Brasil contaram com o novo ambiente. Segundo o Pinterest predicts, os espaços para emoção também são uma forte tendência para 2022. Dentre as principais pesquisas estão: quarto da massagem, quarto da raiva e quartinho biblioteca. Confira os principais espaços que estão chegando para ficar nas residências!
Home office
Os ambientes de Home office geralmente aparecem inseridos em outros espaços, como quartos e salas, pois foi necessário adaptar os locais existentes para essa nova função. A integração desses ambientes pode ser desejável, como é o caso de mães e pais que precisam assistir aos filhos, que também estão em casa devido ao isolamento, enquanto trabalham.
Porém, os espaços de Home office têm ganhado relevância e esses ambientes passaram a apresentar maior individualidade. Ainda assim se observa a integração, seja por elementos arquitetônicos mais simples, como cortinas e painéis, ou estruturas mais completas. Essa separação também pode se dar na própria disposição da planta, que separa os ambientes sem quebrar a sua conexão.
Cantinho do Relaxamento
Com a saúde mental do indivíduo em pauta, ambientes para relaxamento se destacam entre as tendências 2022 para residências. Esses cantinhos podem ser desde “mini ambientes” com mobiliário confortável e atmosfera de tranquilidade, inseridos no espaço principal.
O primeiro exemplo traz uma divisória em madeira, demarcando melhor o espaço. Já o segundo possui maior integração com a área principal, onde o “mini ambiente” é demarcado pelo jardim vertical que combina com as almofadas verdes.
Assim como o Home office, o cantinho do relaxamento ganhou muita relevância nesse contexto e suas áreas passam a apresentar maior individualidade. É o caso do espaço para relaxamento adjacente à sala de estar e a sala de massagem dos exemplos abaixo, respectivamente.
Outros espaços
Além dos Home offices e espaços de relaxamento, muitos outros ambientes personalizados e cantinhos temáticos tendem a aparecer nas residências. Para citar alguns, separamos os espaços biblioteca, academias residenciais e espaços de brincar em casa para crianças, mostrados em sequência nos exemplos abaixo.
Esse último é especialmente interessante, pois adaptou uma área reduzida através da divisão do pé direito em dois andares, o que não compromete a funcionalidade visto que o usuário, no caso uma criança, não precisa do pé direito completo.
Novas prioridades e valorização de espaços
Além da concepção de novos ambientes, o isolamento também promoveu a reflexão sobre o uso dos ambientes tradicionais. As áreas de convivência ganham importância e seu espaço é consideravelmente ampliado. Outras áreas da casa passam a ser mais frequentadas e a arquitetura começa a se preocupar também com esses ambientes. O Pinterest Predicts mostra uma crescente pesquisa para áreas de serviço, garagens e closets de luxo.
Os lavabos recebem uma proposta sensorial e os banheiros são os ambientes que foram mais valorizados, transformando-se em verdadeiros SPAs e, por isso, vão receber um tópico separado dedicado somente a essa tendência. Confira as tendências 2022 para ambientes tradicionais residenciais e suas novas abordagens!
Convivência
A necessidade de conexão após o isolamento indica uma forte valorização dos espaços de encontro. Nas residências, isso se traduz em cozinhas discretas e bancadas reduzidas, abrindo espaço para as amplas áreas de convivência integradas.
Essa integração ocorre diretamente com a sala de estar quando viável ao programa de necessidades, através de uma espaço para comer reduzido ou tradicionalmente para a sala de jantar e depois estar, quando o ambiente oferece espaço suficiente.
Closets
Para citar um dos ambientes indicados pelo Pinterest Predicts como crescentes nas tendências 2022, trouxemos os Closets, que recebem desde propostas mais confortáveis e acolhedoras até ambientações de luxo.
Lavabos sensoriais
Os lavabos são locais de curta permanência e passam a ser mais explorados, principalmente o lado sensorial, relembrando ou criando novas emoções nos usuários. Apesar de cada ambiente apresentar distintas propostas de experiência, no geral as composições trabalham cores, texturas, aromas e formas para evocar sentimentos.
Banheiros SPA
De todos os ambientes que foram valorizados devido a permanência prolongada nas residências, o banheiro certamente é o grande destaque. A experiência do banho assume um caráter terapêutico, onde as pessoas utilizam esse momento para relaxamento e cura. Inspirado nos rituais de banho orientais, esse ambiente se transformou em um verdadeiro SPA, transmitindo bem estar físico e mental. Essas sensações são traduzidas para arquitetura por meio de texturas naturais, cores claras e integração com a natureza. Uma boa estratégia é separar a banheira do chuveiro e trazer aromas e sons tranquilizantes para a ambientação.
Decoração Comfy
Apesar da arquitetura sempre ter se preocupado com o conforto, o isolamento levou à permanência prolongada das residências, resultando no uso de um mesmo espaço por muito mais tempo. Isso exigiu que esses ambientes fossem mais confortáveis do que o usual. E não apenas isso, como os ambientes são capazes de influenciar nas emoções das pessoas, projetar espaços que inspiram a tranquilidade e leveza em tempos complicados e incertos é essencial.
Nesse contexto, a decoração comfy ganhou espaço, criando uma atmosfera de repouso e acolhimento. A estética, além de trazer a paleta de cores neutras, se encaixa muito bem com as outras tendências 2022 que abordaremos nos tópicos seguintes, como formas orgânicas, uso de materiais naturais e design biofílico. Confira os principais aspectos desse estilo de decoração!
Influência nórdica
A arquitetura de interiores nórdica - sendo a mais popular a decoração escandinava - é bastante popular no Brasil. O material de destaque é a madeira clara, presente nos revestimentos e mobiliários, principalmente nos perfis cônicos ou curvilíneos de mesas e cadeiras. A paleta de cor é composta por tons neutros claros, como branco, cinza, preto, bege ou marrom da madeira e verde da vegetação.
O principal conceito nórdico adotado pela decoração comfy é a sensação de acolhimento através da maciez dos elementos. Os ambientes são compostos de texturas agradáveis ao toque, e os principais elementos são almofadas, cobertores e mantas, geralmente em tecido felpudo ou tricô. A estética traz as mantas esticadas nos mobiliários ou um pouco “bagunçadas”, convidando ao uso.
Cestos no chão para guardar essas mantas enroladas e próximas ao mobiliário para facilitar o uso também fazem parte dessa decoração.
Mobiliário comfy
Sofás
Os sofás curvos combinam perfeitamente com a sensação de maciez e conforto da estética comfy. Segundo o Pinterest Predicts esse tipo de mobiliário foi três vezes mais procurado, se tornando uma das mais importantes tendências 2022.
Alguns modelos interpretam o sofá como um único bloco macio e homogêneo que convida ao uso e ao descanso.
Também se destacam os sofás modulares com encostos soltos. Apesar de apresentarem certa geometria, as arestas arredondadas dão o toque comfy.
Esses sofás podem estar diretamente no chão ou sobre estrutura geralmente de madeira.
Poltronas e cadeiras
Assim como os sofás, esse mobiliário inspira conforto e convida o uso. Os diversos modelos trazem essas sensações através de formas curvas, arestas arredondadas, estofamentos generosos e almofadas.
Camas
As camas também recebem o toque comfy, tendo as arestas arredondadas e cabeceiras curvilíneas. As cabeceiras e bordas (quando existentes) são revestidas em tecidos e por vezes estofadas, transmitindo a sensação que toda cama é um grande bloco macio. Nesse estilo o colchão é o protagonista.
Formas Orgânicas
Conversando com a estética sinuosa da decoração comfy, as formas orgânicas também são destaque nas tendências 2022. Segundo o Pinterest Predicts, as pesquisas para decoração de paredes curvas aumentaram em 4x e para design de bar curvo em 140x.
Além das formas orgânicas, também se observa uma crescente em móveis curvos, tags como “mesa de centro redonda em madeira” e “estante de parede redonda” ganharam relevância e indicam o futuro da ambientação. Confira as principais aplicações de formas orgânicas para o próximo ano!
Paredes e divisórias
Bancadas
Mobiliário
Espelhos
Design Biofílico
As tendências 2022 inspiram calma, cura e bem estar físico e mental de seus usuários e, para isso, a presença da natureza é essencial. O termo biofilia remete ao amor (philia) pela vida (bio), onde os ambientes promovem a conexão dos seres humanos com a natureza. O Pinterest Predicts mostrou um aumento das pesquisas de arquitetura biofílica em 150x e quarto biofílico em 100x, mostrando a força dessa tendência.
Segundo Stephen R. Kellert, professor de ecologia da Universidade de Yale, o design biofílico pode ser categorizado em três experiências: a experiência direta, onde o usuário tem contato real com a vegetação; a experiência indireta, onde o usuário tem contato com texturas naturais e imagens que lembram a natureza; e a experiência simbólica, onde o contato se dá através de elemento que remetem ao natural.
As tendências 2022 abordam as três vertentes do design biofílico. Neste tópico, vamos abordar a experiência direta, a qual pode ocorrer de duas formas.
A primeira é quando a vegetação é inserida em ambientes internos e a segunda é quando os ambientes internos se integram aos externos. Confira os exemplos!
Vegetação inserida em ambientes internos
Essa técnica é a mais utilizada, pois é a maneira mais prática de inserir a natureza em ambientes já construídos. Os vasos de planta aumentaram, abrigando plantas de portes maiores e com mais expressividade.
Paredes verdes também se destacam, inclusive “parede vertical com plantas” é um dos termos destacados pelo Pinterest Predicts.
Com essa tendência ganhando relevância, a inserção de vegetação nos ambientes passa a ser mais elaborada, através de jardins e canteiros internos.
Integração de ambientes internos e externos
A integração de ambientes pode se dar de duas formas. A primeira e mais tradicional é a integração visual, através de superfícies transparentes ou esquadrias.
A segunda forma de integração é a concepção de espaços que se comunicam diretamente, geralmente através de um elemento que promove a transição com harmonia. No primeiro exemplo esse elemento é a piscina, já no segundo exemplo o elemento de transição é o pergolado.
Materiais Naturais
Ainda dentro do design biofílico, temos a experiência indireta, por meio de texturas e materiais naturais na composição de ambientes. Para as tendências 2022, destacam-se os materiais crus, sem polimento. A ideia é trazer essa gama de sensações ao toque, estimulando sensações e emoções e conectando os usuários aos elementos naturais. O próprio visual dos materiais naturais também é benéfico, transmitindo a sensação de acolhimento. Confira a seguir as principais aplicações dessa tendência!
Acabamentos
Pedra em paredes
Pedra em pisos
Madeira
Terra
Mobiliário
Bancadas
Mesas
Cadeiras e bancos
Iluminação Zenital
Assim como o contato com a natureza, a luz natural é essencial para a saúde física e mental do ser humano e, por isso, ela está em evidência nas tendências 2022. Existem várias maneiras de explorar a luz natural no ambiente, porém a iluminação zenital é o grande destaque de 2022. Ela pode ser inserida nos ambientes através de tetos de vidro, os quais permitem ampla visão do céu e penetração de luz, clarabóias, que consistem em recortes no teto, geralmente posicionadas estrategicamente em ambientes ou sobre elementos, e pergolados, que desenham a luz nos interiores, criando efeitos distintos de acordo com posição solar. Confira os exemplos!
Tetos de vidro
Clarabóias
Pergolados
Consumo Consciente
Essa tendência busca trazer elementos antigos para os ambientes contemporâneos, compondo uma decoração vintage. O consumo consciente pensa na reutilização de móveis e peças, evitando o desperdício e a exploração de novos recursos naturais. Logo, essa linha de pensamento está associada à arquitetura sustentável, conceito que é intrínseco à arquitetura contemporânea. Confira a seguir alguns exemplos de móveis e elementos reutilizados com muito estilo!
As tendências 2022 para arquitetura são uma resposta ao momento atual de cura, recomeço, cuidado físico e mental, reencontro e sustentabilidade. Os ambientes são aconchegantes e inspiram calma e serenidade através de cores, texturas, conexão com o natural e sinuosidade. A atmosfera é intimista, convidativa, onde os ambientes são projetados para serem utilizados por muito tempo e com muito conforto. Agora que você já está por dentro de todas as tendências 2022, vamos projetar!
Até a próxima,
Equipe Vobi.
Referências:
www.business.pinterest.com
www.spotcasa.com.br
www.blog.conectareforma.com.br