Essa é uma tendência que volta de tempos em tempos e que agora veio para ficar! Sucesso no século XX, nas décadas de 20 e 60, as formas geométricas marcaram presença nos estilos Art Déco e no modernismo pregado pela escola Bauhaus. No Brasil, tornou- se protagonista na construção de Brasília, nos anos de 1960 - época do modernismo brasileiro.
Porém, se engana quem pensa que as estampas geométricas remetem apenas a ambientes retrôs. Por ter se tornado queridinho dos arquitetos, atualmente, as figuras geométricas na decoração conseguem transitar pelos mais diferentes estilos, indo do clássico ao contemporâneo, aparecendo nas mais diferentes padronagens e texturas.
Os revestimentos geométricos são ideais para quebrar a monotonia de qualquer ambiente. Por serem divertidos e versáteis, são capazes de garantir mais personalidade aos projetos. Suas composições são inúmeras e os desenhos formados pelas junções das peças podem variar de acordo com a criatividade de cada um, sendo possível, hoje, encontrar uma grande variedade de pisos e azulejos seguindo essa tendência.
O formato hexagonal, já falado aqui na Vobi Design, é uma ótima aposta e que está em alta na decoração.
“O formato hexagonal foge do tradicional e, sem dúvida, deve perdurar por bastante tempo. Sua forma orgânica, que se inspira na natureza e remete às colmeias das abelhas, é um coringa na hora de projetar. Com a customização dos projetos cada vez mais em alta, a demanda por este produto é crescente, já que havia essa necessidade de inovação no mercado.” - Leia mais em: Revestimento hexagonal: 30 projetos para se inspirar.
Outra possibilidade, seguindo a mesma linha, são os revestimentos 3D, que também já fizemos um artigo e você pode conferi-lo na íntegra clicando aqui.
O fato é que esse tipo de revestimento se tornou um coringa nos projetos de arquitetura e interiores. Mas, fica a dúvida: como escolher o revestimento geométrico?
Não existe regra, no entanto, separamos algumas dicas para te ajudar na escolha:
Não exagerar na composição de cores e estampas.
Lembre-se sempre de manter a harmonia e equilíbrio dentro do espaço;
Leve em consideração a funcionalidade e o tamanho do cômodo que irá receber o revestimento.
Afinal, ele não deve ser apenas bonito, mas adequado à utilização daquele espaço.
Se você tem medo de ousar, prefira revestimentos em tons neutros e combinações monocromáticas.
Ou, uma boa alternativa é utilizar a geometria na textura.
Considere o estilo da decoração.
Embora essa tendência possa ser aplicada em diversos estilos, é preciso ter coerência na utilização. Em ambientes clássicos, por exemplo, uma opção em preto e branco talvez possa fazer mais sentido.