Nessa quarentena, muita gente aproveitou para aprender coisas novas ou a colocar em prática os planos que nunca deixaram o papel. Quem aí não quis fazer uma nova receita que viu na internet? Além de se aventurar na cozinha, com certeza você também viu muita gente repaginando os espaços da casa com a famosa pintura geométrica.
Essa tendência já tinha ganhado forças em 2019, no qual, segundo dados divulgados pelo Pinterest, as buscas por pintura geométrica cresceram 225%.
Agora com todo mundo dentro de casa, parece que muitos finalmente tiveram tempo e coragem para realizar esse projeto de renovação.
“Com a pandemia, nos vimos passando muito mais tempo dentro dos nossos lares e percebendo que nossa casa se tornou um refúgio perante a realidade do que vem acontecendo no mundo atualmente. As paredes brancas e sem graça deram lugar à cores alegres em formatos e estampas que trazem vida ao ambiente.”
E não é preciso gastar muito! O mais legal dessa técnica é justamente a capacidade de grande transformação com pouco orçamento. Com apenas uma fita-crepe, rolinho, tinta e uma boa dose de inspiração você mesmo pode criar sua pintura geométrica na parede.
Ficou animado? Então nesse artigo você irá descobrir tudo o que precisa saber para aplicar essa tendência. Confira:
Aproveite a leitura!
O que é pintura geométrica?
A pintura geométrica é uma técnica de pintura que envolve formas e traços geométricos como composição. Essa técnica permite maior criatividade e liberdade de criação, por não ter regras, exprime personalidade ao espaço. Podendo ser aplicada em qualquer ambiente, proporcionando diversos efeitos. Ela pode ser utilizada como estampa, para delimitar áreas e até como substituta de painéis e cabeceiras. O céu é o limite!
Como fazer uma pintura geométrica na parede
Não sabe nem por onde começar a fazer uma pintura geométrica na parede da sua casa? Então veja abaixo o passo a passo que montamos.
#Dica: Não se esqueça de que é preciso escolher o tipo de tinta certo para o seu projeto e, para isso, temos um artigo completo que o auxiliará a tomar a decisão mais assertiva. Basta clicar aqui para ser direcionado à leitura.
Agora sim, vamos às etapas. Você vai precisar de:
- Plástico, lona ou jornal para proteger móveis e o chão;
- Bandeja de pintura;
- Rolinhos de lã para pintura;
- Fita crepe para demarcar as formas;
- Tintas.
#Dica: Nessa etapa você precisará saber a quantidade necessária para a pintura do seu projeto. Para isso, você pode utilizar a nossa calculadora de tinta gratuita, clicando aqui.
Em seguida:
- Proteja todos os móveis, piso e rodapés para não correr o risco de respingar a tinta;
- Tenha em mãos o rascunho da ideia que pretende executar;
- Aplique a fita crepe na parede demarcando as formas que deseja.
Aí é partir para a pintura!
- Despeje a tinta na bandeja e com o auxílio de um rolinho de lã limpo, vá pintando as formas;
- Aguarde a secagem da primeira demão e então aplique a segunda demão;
- Não remova a fita crepe antes da secagem total da tinta. Assim que estiver totalmente seca, é só retirar e pronto!
As melhores combinações de cores
O equilíbrio das cores na hora de definir a composição da sua pintura geométrica é a chave para um bom resultado. Optar por apenas uma cor é um caminho seguro, ou mesmo trabalhar entre a escala do mais claro ao mais escuro. Agora, se a ideia é misturar mais de uma tonalidade, é preciso levar em conta alguns fatores.
Opte por brincar com as tonalidades das cores já presentes na sua decoração. Mas, antes de tudo, você deve ter em mente qual a sensação que deseja transmitir aos ambientes que irão receber a pintura. Ela será o foco principal da decoração? Ou apenas um item decorativo secundário?
Se ela for a protagonista do espaço, é possível escolher cores mais fortes e com maior presença. Tons vibrantes e abertos podem ser uma boa pedida. Já no caso de ser um complemento aos ambientes, prefira os tons mais claros e suaves. Em suma, tudo sempre estará baseado em uma questão de harmonia e equilíbrio.
Mas, se mesmo assim continua difícil escolher e combinar cores, fique calmo. Nós temos um Guia rápido totalmente gratuito sobre “Como definir as cores do seu projeto”. E para ter acesso ao conteúdo, basta clicar aqui.
Dicas e inspirações de ambientes
Agora que você já se aprofundou bastante sobre a pintura geométrica, confira algumas inspirações de ambientes que utilizam essa técnica:
Pintura geométrica na sala
Pintura geométrica no home office
Pintura geométrica no quarto
Pintura geométrica no quarto infantil
Pintura geométrica como cabeceira de cama
Pintura geométrica na porta
Moodboards Vobi
Gostou? Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nosso conteúdo semanal.
Até a próxima,
Equipe Vobi
Referências:
www.tudoconstrucao.com
www.claudia.abril.com.br