O Memphis Design foi um movimento artístico usado como forma de criticar a elite e quebrar com as regras impostas entre os anos 70 e 80, do século XX.
Para isso, um grupo formado por arquitetos e designers ganhou notoriedade por criar um estilo revolucionário e que continua sendo inspiração até os dias atuais na arte e no design de interiores.
O Memphis Design é marcado pelo alto uso de cores e formas geométricas e em alguns momentos da história foi mal visto. De fato, é necessário cuidado na hora de implementar esse tipo de design.
Entenda o que foi esse movimento, suas influências na atualidade e como utilizar esse estilo em seus projetos de interiores através seguintes tópicos:
Aproveite a leitura!
O que é Memphis Design?
O Memphis Design é uma estética, do fim do século XX, facilmente reconhecida pelas formas e linhas coloridas. É comum a combinação de círculos, triângulos, linhas onduladas coloridas com preto e branco.
Essas características tinham como intuito ir de contra o conceito de minimalismo pregado naquela época e também contrariar as formas estéticas e em prol do funcionalismo assim como era difundido pela Bauhaus.
Qual a história do movimento?
O Memphis Design começou com uma reunião de arquitetos e designers industriais na Itália, mais especificamente em Milão, em 1981. O arquiteto e designer italiano Ettore Sottsass é considerado o responsável por reunir o coletivo de designers e criar o grupo para agitar o mundo da arte e do design.
O estilo teve influências de formas e cores abstratas do cubismo e também do art déco. Do mesmo modo, foi inspirado na paleta de cores do Pop Art - estilo que incorporou elementos da cultura popular.
O grupo passou a desenvolver, então, um estilo ousado e que valorizava o maximalismo - indo ao contrário do conceito de minimalismo pregado na época. Foram desenvolvidos móveis coloridos, assimétricos e com materialidade barata, o que deixava-os desconfortáveis, mas fazia ir de contra com a cultura da alta classe.
“Sottsass e seus companheiros projetaram objetos decorativos de metal e vidro, acessórios para casa, cerâmica, iluminação, têxteis, móveis, edifícios, interiores e identidades de marca que eram inesperadas, lúdicas, quebradoras de regras e cheias do idealismo que os melhores designers tinham para tornar o mundo um lugar melhor.” - Fonte: Casa Abril
Depois de uma exposição com esses móveis, o movimento se desencadeou e a arte passou a estar em toda parte. Alcançando até a moda e o estilo gráfico dos anos 80. Todavia, o exagero das composições geraram críticas que consideravam o movimento uma afronta ao que era determinado como belo.
Um exemplo disso, são os padrões de logotipo da emissora MTV na época. O Memphis Design conseguiu alcançar o público jovem dos Estados Unidos, e representava alegria pela variedade de cores.
Apesar da força desse movimento, o estilo durou até 1987, quando o grupo encerrou oficialmente suas atividades. No entanto, ainda foi possível perceber sua presença nos anos 90. Atualmente, percebe-se facilmente que o legado do movimento foi fundamental para a história da arte e da arquitetura, sendo possível identificar seu ressurgimento nos dias atuais.
Após 2010, é possível perceber a influência desse estilo nos projetos arquitetônicos das grandes corporações. Acompanhe a seguir, quais são as características desse movimento e exemplos de como o Memphis Design influenciou o design de interiores.
Principais características do Memphis Design
Conflitos de cores: o movimento apresenta bastante cores e paletas diversificadas de cores. É utilizado tanto, tons neons como pastéis. Nesse estilo, é comum o uso de cores brilhantes nas combinações.
#Dica: leia o artigo “Cores em projeto de interiores” para não errar na hora de combinar diversos tons, clicando aqui. Lá também mostramos alguns exemplos que se inspiraram no movimento Memphis Design.
Listras: as listras pretas e/ou brancas são utilizadas no Memphis Design para passar um contraste divertido nas peças gráficas e objetos.
Padrões: uma das principais características do Memphis Design é a utilização de padrões geométricos repetitivos. São utilizados triângulos, traços aleatórios e círculos em cores contrastantes e, em sua maioria, com formas pequenas. Também era bastante utilizado nas bordas e curvas arredondadas.
Exemplos de como o Memphis Design influencia na atualidade
Escritório Google
“Servindo de referência a projetos contemporâneos, Memphis assume seu intuito original de provocar uma resposta emotiva nas pessoas, seja aflorando o caos criativo de uma empresa ou a agitação de uma manhã na cozinha de casa, sensações ambíguas e marcantes como o próprio nome do movimento.” - Fonte: Archidaily
Nesse projeto de interiores do estúdio D/DOCK, a utilização das cores vibrantes e estampas em formas geométricas remete ao estilo Memphis Design. A sede do Google conta com ambientes de reuniões, salas de descontração, cabines de vídeo e micro-cozinhas, além, é claro, dos departamentos de trabalho.
Esses ambientes não passam nem perto de serem comuns, somente com aquelas poltronas e almofadas aconchegantes. Existem vários elementos coloridos e divertidos para unir trabalho, descanso, atividades físicas e estímulos visuais.
Outra questão importante para perceber a influência do estilo nesse projeto, é a materialidade de alguns objetos. Assim, como na exposição do Memphis Group onde utilizou-se de mobiliários construídos com materiais baratos e diferenciados, o projeto inseriu elementos como luminárias de papelão aparente e paredes de graffiti.
Design de interiores
Nessa cozinha, o estilo Memphis ganha espaço pela utilização da divisória perfurada formada por elementos geométricos constituídos por vidro colorido. Além do mais, a designer Daria Zinovatnaya inseriu listras e mais cores vivas no mobiliário e nos revestimentos das paredes.
O espaço da loja de design, localizado em Valência, é inspirado nos anos 80 e, consequentemente, teve influência do estilo Memphis para composição do seu espaço. As cores vivas dão uma aparência lúdica para ir de quebra com as decisões de ter o piso em granito liso e maior parte das paredes em branco.
A releitura do estilo, aqui na atualidade, passa a ser mais discreta, apostando as características do estilo apenas nos detalhes. Existe uma mescla entre o design contemporâneo com as cores vivas, a mescla dos formatos geométricos e as estampas.
Na edição de 2022 do Big Brother Brasil, os designers se inspiraram na estética Memphis dos anos 1980. Foi utilizado muitas cores do décor e elementos lúdicos nas composições.
Escritório Esquire
O projeto do escritório da revista Esquire, foi pensado para refletir a criatividade que é necessária para execução do trabalho dos usuários. É possível perceber inspiração vinda do movimento Memphis Design através da peculiaridade que foi montado nos espaços.
A grande mistura de cores vivas, os elementos em formatos geométricos, a utilização de listras em negrito, entre outras decisões demonstra a influência do estilo no design de interiores, ainda nos dias de hoje - já que esse projeto é de 2017.
“Outro recurso atraente foi o papel de parede listrado preto e branco que se tornou visualmente impactante e serviu para alongar o espaço. Mais uma vez, esse recurso deu um toque cinético a essas divisões, fornecendo um pano de fundo para que elas se destacassem.” - Fonte: Archdaily
Valencia Lounge Hostel
O projeto do Hostel Valencia Lounge, assinado pelo estúdio de design Masquespacio, conta com cores vibrantes, materialidade diferenciada e formas geométricas. Essas decisões projetuais trouxeram diversão e toque de contemporaneidade ao hostel.
As grandes formas geométricas pintadas na parede trazem alegria ao espaço. As luminárias em formato triangular foram inseridas em quase todos os ambientes e são um sucesso. A mescla de decisões deixou o ambiente descolado e com aparência jovem.
Todos os 11 quartos são diferentes um dos outros, onde todos chamam atenção de diferentes clientes. Algo em comum entre esses ambientes é a utilização de padrões gráficos, seja através de pintura, grades, quadros, entre outros elementos.
Gostou do estilo? Agora que você já sabe como esse estilo ainda influencia no design de interiores, se inspire e aplique algumas características com muita criatividade.
Até a próxima,
Equipe Vobi
Referências:
www.casa.abril.com.br
www.99designs.com.br
www.reformarsemquebrar.com.br