Interiores Eco-friendly: o futuro do design sustentável

A preocupação com o planeta tem crescido exponencialmente. Com as mudanças climáticas e o aquecimento global alterando o meio ambiente, não é surpresa que a busca por interiores eco-friendly tenha se tornado uma grande tendência no setor.

“Muito mais do que incentivar a redução de lixo e a diminuição do uso de recursos naturais, o design sustentável possui outros objetivos, que vão desde a compra consciente de produtos que não impactam o ambiente negativamente até o reaproveitamento desses materiais.”

Pensar em alternativas sustentáveis ao desenvolver um projeto pode melhorar a “pegada de carbono” no mundo, ou seja, a quantidade de gás dióxido de carbono produzido. Um design verde, não só combate questões como a poluição do ar, como também melhora a saúde e bem-estar de quem o usufrui.

O maior objetivo, então, de uma casa eco-friendly é melhorar a qualidade do ar e reduzir os impactos gerados na natureza. Ao longo deste artigo será possível aprender mais sobre o design sustentável:

Aproveite a leitura!

O que é design sustentável?

O principal preceito do design sustentável é ter uma consciência ética e ecológica do uso de materiais naturais e produtos manufaturados e sua reutilização. Ou seja, o grande propósito é eliminar o impacto ambiental da decoração através de um maior recurso à natureza e à reciclagem dos materiais.

Tudo isso requer um olhar cuidadoso ao escolher materiais não prejudiciais ao meio ambiente - naturais, biodegradáveis ou recicláveis - além de uma visão a longo prazo, baseada em valores éticos, que caminhe para um design, de fato, zero waste.

design sustentável
“Esta visão de sustentabilidade na decoração promove um melhor usufruto da casa, apostando apenas em elementos essenciais e com utilidade para quem nela vive e busca conforto.” 

Uma pesquisa publicada pela International Journal of Sustainable Built Environment explica que um design de interiores ambientalmente sustentável diz respeito ao uso de princípios estéticos combinados a estratégias que possam prover benefícios em uma escala global. A fim de transformar interiores eco-friendly em realidade, deve-se primeiro saber quais as formas possíveis de se colocar em prática.

Como ter uma casa mais eco-friendly?

Aqui elencamos as 9 principais formas de tornar sua casa ambientalmente sustentável.

1. Dê preferência ao uso de materiais locais

Ao realizar um projeto, dê sempre preferência na escolha de materiais e mão-de-obra locais. Tenha em mente que o transporte de longas distâncias resulta em um grande gasto de carbono. Outro ponto importante é que ao optar pelo comércio local, a economia da região é favorecida, impactando na geração de empregos e renda.

decoração eco-friendly
Fonte: Divulgação/Pinterest - Editions de l’Arkhan

2. Opte por materiais naturais

O ideal é dar prioridade ao uso de materiais naturais ou orgânicos. 

“Aqui, além do conceito estético de ter a natureza real ao lado, há que se atentar para algumas questões: gasto energético na produção do similar sintético ou artificial e se o produto natural não vai incorrer em exaurir um bem natural.”

Deve-se evitar ao máximo materiais como o plástico, por exemplo. O vidro é, na maioria das vezes, a melhor alternativa, por ser menos descartável e ter maior durabilidade. É ainda um material que pode ser infinitamente reciclado, causando um menor impacto ambiental.

Outro grande vilão, não só para interiores eco-friendly, mas para os animal-friendly também, são os produtos em pele. Invista nas fibras naturais, preferencialmente orgânicas, como o algodão, linho, bambu ou o cânhamo, materiais mais ambientalmente sustentáveis e duradouros que os sintéticos. E se for escolher madeira, escolha uma certificada. Opte por alternativas em madeira reciclada ou reutilizada.

decoração eco-friendly
Fonte: Divulgação/Pinterest - Casa Tres Chic

3. Recicle e/ou reutilize

E por falar em reciclar e reutilizar...

Uma das maneiras mais conhecidas de não desperdiçar é de alguma maneira reaproveitar. Seja em forma de reforma ou restauro de um móvel ou residência, seja na reutilização de materiais e na sua transformação em outros usos. Dessa forma, além de economizar dinheiro, você evita o descarte desnecessário de lixo, contribuindo positivamente com o meio ambiente.

decoração eco-friendly
Fonte: Divulgação/Pinterest - Histórias de Casa

4. Faça você mesmo (DIY)

Reciclar e transformar materiais ou peças que tenha em casa com suas próprias mãos é também uma opção eco-friendly na decoração. Por um lado, economiza-se na compra de novos produtos e por outro, é uma forma de saber exatamente que materiais são utilizados e o impacto da sua produção.

decoração eco-friendly
Fonte: Divulgação/Pinterest

5. Mais plantas, por favor!

Essa é, definitivamente, a alternativa mais fácil de tornar sua casa mais ambientalmente  correta. As plantas ajudam a filtrar produtos químicos danosos no ar, conferem maior conforto térmico aos espaços, além de, é claro, serem uma decoração natural, simples e que traz vida à casa. 

Mesmo que você não seja muito habilidoso com as plantas, saiba que existem diversas espécies que se dão bem sem exigir muitos cuidados.

Confira no artigo “29 Plantas para se ter dentro de casa”.

decoração eco-friendly
Fonte: Divulgação/Pinterest - Casa de Valentina

6. Use fontes de energia renováveis

Um dos pontos chaves em um bom design sustentável é o uso de fontes de energias sustentáveis. Não adianta ter mobiliário em paletes e todo piso em madeira certificada, se a sua casa continua não utilizando maneiras de economizar e gerar mais energia. 

Como? Primeiramente, utilizando lâmpadas de baixo consumo. Para a iluminação artificial, o ideal é optar por lâmpadas mais econômicas como as LEDs.

“As lâmpadas de LED costumam ser mais caras que as demais, porém, em compensação, elas apresentam maior custo benefício a longo prazo, já que possuem a vida útil 40 vezes maior que uma lâmpada comum e reduzem o consumo de energia em até 80%.”

Segundamente, aproveitando a luz natural. Ao desenvolver o projeto de uma casa, considere posicionar os cômodos que precisarão de mais luz voltados ao norte. Por que a face norte é considerada a melhor? De modo geral, a face norte permite maior incidência do sol durante o dia – principalmente no inverno.

decoração eco-friendly
Fonte: Divulgação/Pinterest - Architonic

7. Escolha tintas a base de água

“Se quiser pintar a casa, opte por tintas com poucos compostos orgânicos voláteis, menos prejudiciais ao ambiente, ou por uma tinta totalmente não tóxica. Quanto menos acabamentos químicos tiverem as decorações, mais sustentáveis são.”

8. Invista em um estilo de decoração mais eco-friendly

Alguns estilos de decoração são mais ambientalmente sustentáveis que outros. Como por exemplo, o estilo minimalista.

O minimalismo é um conceito que pode ser aplicado a qualquer tipo de decoração. Seguindo os princípios do método de organização KonMari da Marie Kondo é possível não somente criar um ambiente mais ergonômico e pleno, mas também mais sustentável. Possuir menos coisas significa menos necessidade de produção e fabricação das indústrias, consequentemente minimizando os impactos gerados ao meio ambiente.

decoração eco-friendly
Fonte: Divulgação/Pinterest - Casa Tres Chic

9. Fique de olho nas certificações de sustentabilidade

Hoje em dia, existem diversas etiquetas, normas e certificações que fornecem informações confiáveis sobre a origem dos produtos, ajudando na identificação daqueles ecologicamente corretos. 

Talvez a mais conhecida seja a etiqueta FSC em produtos de madeira, que garante que a sua extração e manufatura foi realizada de forma sustentável.

“Outra certificação que vem crescendo muito nesse aspecto é o Cradle to Cradle (C2C), que procura estabelecer “sistemas fechados” no processo de fabricação de um material até o seu descarte. Isso quer dizer que, se os materiais tradicionais cumprem o processo resumido de “fabricação > uso > aterro sanitário”, agora temos materiais que utilizam o processo de “fabricação > uso > reinserção no mercado”, sem necessitar de grandes intervenções químicas ou físicas para que este produto volte ao seu uso na sociedade. No processo do Cradle to Cradle são evitados uma série de desperdícios comuns no processo industrial, e são uma forte tendência para as novas gerações de mobiliários que veremos em feiras pelo mundo.” - Ugreen

Conclusão

O processo de transformação para atingir o objetivo de se ter interiores mais eco-friendly não é feito da noite para o dia. Trata-se de um percurso longo, no qual o mais importante é ter consciência da vontade de mudar e ir gradualmente encontrando alternativas que melhor atendam às suas necessidades. A sustentabilidade é o futuro da decoração e é preciso estar pronto para enfrentar este desafio. 

Manter um estilo de vida mais ambientalmente consciente auxilia tanto na sua saúde e de sua família, quanto na do planeta.

Moodboards Vobi‍

 

Gostou? Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nosso conteúdo semanal.

 

Até a próxima,

Equipe Vobi

 

Referências:

www.elenaraleitao.com.br

www.rimadesign.pt

www.fixadistribuidora.com.br

www.medium.com

www.ugreen.com.br

Conteúdos VIP

Faça parte da lista de conteúdos VIP.

Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?