Para esse ano, os revestimentos que remetem a materiais naturais continuam em alta. A Expo Revestir 2022, realizada em março, trouxe novas apostas em revestimentos semelhantes a elementos originais, como as pedras e as rochas naturais.
A feira foi marcada também por exibições de materiais com tons neutros e padrões interessantes. A mensagem passada é que a tendência do ano, no universo da arquitetura e do design, é ousar. Misturar formas, padrões e cores para criar composições únicas e interessantes é a regra atual.
Reunimos o que há de mais interessante em 2022 para você se inspirar nos seus projetos. Acompanhe os seguintes tópicos:
Aproveite a leitura!
Inspiração na natureza
As linhas de revestimentos que buscam se aproximarem do natural - ao assemelharem-se à materiais como madeira, pedra, folha, etc - ganham cada vez mais espaço na decoração e levam aconchego aos ambientes.
Peças marcadas por tons neutros e com aparência realista, os porcelanatos e revestimentos cerâmicos da vez ganham relevos e veios suaves que remetem à originalidade dos materiais encontrados na natureza.
Porcelanatos, como o Maori Nut da Portobello, que estampam madeira, continuam como tendência nesse ano e dão um toque rústico a ambientes internos, como: cozinhas, quartos, banheiros e salas. Com a possibilidade de ser aplicado com menor espaçamento entre as peças e sua textura semelhante ao natural, o ambiente fica com um aspecto agradável e contemporâneo.
Revestimentos cada vez mais fiéis ao natural são a aposta das marcas. Elas investem em bastante tecnologia para trazer acabamentos idênticos aos originais ao mercado.
A Roca Brasil Cerámica investiu em Mineral Lab, capaz de criar peças com textura 3D. A linha Fusion, lançada na maior Feira de Revestimentos e Acabamentos da América Latina, celebrou o uso dessa nova tecnologia e não coincidentemente, foi eleita como o melhor porcelanato de toda a feira, bem como, a melhor escolha para paredes e fachadas.
Os porcelanatos que imitam a beleza de materiais como o mármore e o granito são opções mais em conta para substituí-los. A tecnologia avançada fica encarregada de criar desenhos fidedignos à realidade em peças tão resistentes e muito utilizadas como revestimentos de pisos e paredes.
As linhas de revestimento que reproduzem o mármore contam com diversas tonalidades - das cores mais claras até as mais escuras - e veios marcantes, assim como o material original.
Esse material atemporal, que remete à sofisticação, combina em paredes e pisos de cozinhas e banheiros, como também, em fachadas residenciais.
Cores
Mais terrosas
Ano passado os tons terrosos foram os queridinhos do momento, cores associadas à terra, como bege, areia, terracota, mostarda, caramelo, marrom, cáqui, laranja, ocre, entre outras continuam sendo utilizadas.
Mas, cuidado! A utilização em demasia de tons terrosos nos ambientes, podem deixá-los com aspecto “pálido” ou até muito pesados. O ideal é trazer um equilíbrio na coloração. Misture com diferentes materiais de cores mais saturadas e opostas.
Verdes
Nessa cozinha, projetada pela arquiteta Patricia Pomerantzeff, a escolha do equilíbrio das cores foi essencial para uma boa composição do ambiente. O complemento do revestimento verde - tonalidade mais forte - com as cores do piso e da madeira - tons mais claros - alcançou um equilíbrio no espaço.
Por falar em revestimento na cor verde, esses tons vão continuar sendo bastantes utilizados nos banheiros, já que eles trazem harmonia e sensação de frescor ao ambiente.
Pode ser utilizado em todo o banheiro um único tipo de azulejo/pastilha ou mesclar com outros tipos de peças para diferenciar as partes do banheiro - a área de banho com as demais.
A linha Krea, da Portobello, conta com uma variedade de opções que podem ser utilizadas em todos os ambientes - do banheiro até a cozinha -, há peças lisas como também texturizadas.
“Da sutileza de cores dessaturadas aos iluminados tons tropicais de verde e azul, o revestimento combina com diferentes materiais e propostas. Superfícies lisas e opções de relevos para colorir e decorar as paredes de todos os ambientes.” - Fonte: Portobello
Que se misturam
Os revestimentos cerâmicos a cada dia ganham diferentes formatos, texturas e cores. Os arquitetos passaram a criar paginações singulares que resultam em projetos únicos e com muita personalidade.
Brincar com diferentes cores é uma tendência que veio para ficar. Pode-se adicionar uma cor marcante em uma só parede e nas demais cores mais neutras, como também, fazer mistura - quase - aleatória de revestimentos, que acabam gerando novos padrões. As possibilidades são inúmeras.
Tijolinhos ingleses
O charme dos tijolinhos que comumente são avistados pelas ruas nas cidades da Inglaterra, podem ser utilizados mais facilmente em projetos arquitetônicos. Isso porque, hoje no mercado, há uma variedade de linhas que remetem a esses elementos históricos e em 2022 vão continuar sendo muito utilizadas.
Os tijolinhos dão um aspecto rústico e ao mesmo tempo contemporâneo às paredes internas ou externas, de ambientes residenciais ou comerciais.
Você, arquiteto/designer, pode escolher especificar esses produtos feitos em argila natural, em porcelanato, entre outros materiais. Desse modo, pela diversidade dessas matérias primas, é possível encontrar diversos preços, sendo um elemento com um bom custo-benefício.
Formas interessantes
Os revestimentos 3D são conhecidos por dar um efeito especial para os ambientes, além de protegerem as paredes da umidade e de sujeiras. A aposta da vez, são aqueles que possuem elementos curvos em sua composição.
Aqui, a regra é deixar a criatividade fluir. Em algumas vezes irão surgir padrões contínuos, em outras vezes, alterados.
A ambientação da foto anterior, deixa evidente como a combinação entre o modelo de revestimento e a iluminação direcionada, cria um efeito de luz e sombras, trazendo beleza e elegância ao espaço.
“A forma simples e elaborada dos arcos redondos, presente na arquitetura através dos tempos, inspirou uma superfície em relevo tridimensional para destacar superfícies de diversos ambientes. L’arc traduz a forma de maneira expressiva, com 3 opções de cores para composições únicas.” - Fonte: Portobello
Como citamos anteriormente o “Mix & Match” (“Misturar para combinar”) é o termo da vez. Existem diferentes tons, formatos, texturas e estilos. Muitas outras formas interessantes continuam como tendência e você só precisa ousar na hora de compor. Veja a seguir, alguma delas:
O revestimento da linha Modern, também visto na Expo Revestir, é composto de padrões geométricos coloridos. Como uma tendência vista no mundo todo, as peças vem sendo uma reinterpretação de movimentos, como Art Déco e a Escola Bauhaus.
As peças da linha podem criar uma vasta possibilidade de paginação, além de poderem ser vistas como um único painel graças a possibilidade de aplicação com juntas mínimas de 1mm.
Ainda nessa pegada retrô, a marca Teto Vinílico utiliza também a Bauhaus como inspiração para a impressão digital de seus painéis vinílicos.
A marca Eliane não somente usa a escola como inspiração como nomeia a sua linha como Bauhaus. Disponível em três cores: amarelo, azul e cinza. Essas peças minimalistas, irão trazer fluidez aos seus projetos.
Os azulejos da linha Poente possuem duas variações: a Poente Arco e a Poente Linha. Ambas se complementam e permitem diversas combinações criativas e personalizadas.
Elegância
Trazer o luxo aos ambientes é um conceito atemporal, dessa vez, os revestimentos ganham elegância através do brilho iridescente. As peças com esse brilho trazem “um ar” sofisticado e surpreendentemente minimalista ao ambiente.
O efeito furta-cor é bem interessante em fachadas, já que as peças com iridescência causam efeitos que mudam de cor dependendo de onde o observador esteja.
E você, o que achou das tendências para esse ano? Não deixe também de ler o nosso artigo e Conheça todas as tendências 2022 para arquitetura.
Até a próxima,
Equipe Vobi
Referências:
www.revistause.com.br
www.casavogue.globo.com
www.eliane.com
www.gazetadopovo.com.br
www.houzz.com
www.leroymerlin.com.br