Hall de entrada: Dicas de decoração para receber com estilo

Já ouviu a frase “a primeira impressão é a que fica”? Pois saiba que essa expressão também pode ser muito bem aplicada quando falamos sobre hall de entrada, afinal esse é o primeiro ambiente que temos contato ao entrar em um espaço e também o ambiente mais acessado de um imóvel. 

Apesar de muito negligenciado, esse espaço com enorme potencial pode ser o divisor de águas para criar ou não uma boa primeira impressão, já que pode influenciar a percepção inicial dos visitantes sobre todo o espaço. 

Por isso, sinta-se convidado a adentrar e se inspirar com esse artigo  que vai te ajudar a tornar esse espaço convidativo, agradável e funcional para surpreender positivamente as vistas!

Aproveite a leitura!

O que é o hall de entrada?

Muito mais do que um espaço vazio e sem propósito, o hall de entrada tem o objetivo de recepcionar visitantes e oferecer funcionalidade para os que já moram ali, além disso,  esse espaço ajuda a delimitar os cômodos, já que muitas vezes está diretamente associado às salas de estar. No entanto, basta a utilização de algumas cores, mobílias ou paginação de piso diferenciada, para setorizar esse ambiente e adicionar um toque da personalidade dos moradores.

Esse ambiente pode estar presente em espaços não residenciais como prédios, hotéis e outros espaços comerciais, e nesse caso funcionam como um ponto de referência para orientar e direcionar e acolher os visitantes dentro do edifício.

Um pouco de História 

A origem deste cômodo não tem nada de atual, pelo contrário, remonta meados do século 18, onde foram encontrados vestígios de sua existência em castelos medievais. Ao que tudo indica, a função inicial do hall de entrada era defender essas fortificações, pois servia como uma forma de controlar o acesso das pessoas ao ambiente e proteger o interior do edifício contra invasões.

Com o passar do tempo, as necessidades das pessoas mudaram ao passo que a arquitetura evoluiu e o hall de entrada passou a ter também funções cerimoniais e sociais. Em palácios e mansões, por exemplo, o hall de entrada tornou-se um espaço para recepcionar visitantes, exibir riqueza e status, e demonstrar o poder e a grandiosidade dos proprietários. Esses halls de entrada eram frequentemente decorados com elementos luxuosos, como esculturas, tapeçarias e mobiliário extravagante, pois nessa época existia preocupação em causar boas primeiras impressões ao adentrar o recinto.

Entre os principais halls de entrada que ganharam notoriedade,  destacamos o hall de entrada do Palácio de Versalhes, construído durante o reinado de Luís XIV entre os anos 1631 e 1634. O hall de entrada, neste caso, tornou-se uma impressionante área de transição que leva aos aposentos principais do palácio, e é caracterizado por sua grandiosidade, arquitetura imponente e elementos decorativos extravagantes, como esculturas, afrescos e detalhes dourados.

Ideias de decoração para o hall de entrada
Fonte: Wikipedia.org

Voltando para os dias atuais, o hall de entrada deixa de ter fins apenas estéticos para atender às necessidades práticas no dia a dia dos proprietários, como o uso desse espaço para guardar objetos pessoais que são usados frequentemente ao sair de casa, como chaves, calçados,  carteira, guarda-chuva e afins. Além disso, o espaço se tornou  importante para a expressão da identidade pessoal e da imagem da marca de uma empresa ou organização, podendo ser projetado para refletir valores, cultura e imagem de uma empresa. 

Nesse contexto, podemos citar outro exemplo que se destaca na atualidade, como é o caso do hall de entrada do Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que é um dos edifícios mais altos do mundo e impressiona seus visitantes desde a entrada. Com uso residencial e comercial, o prédio possui um imponente hall de entrada com pé direito duplo e pele de vidro , o design contemporâneo e revestimentos luxuosos promovem sem dúvidas uma experiência marcante para quem visita o local.

Ideias de decoração para o hall de entrada
Fonte: Architectmagazine.com

Como vimos, o hall de entrada vem desempenhando um papel relevante ao longo da história, refletindo as necessidades mais importantes de cada época, podendo variar em estilos arquitetônicos, tamanho, forma, estilo e decoração.

Principais características

Esse ambiente tende a ser bem simples de organizar e decorar considerando que muitas vezes existe pouco espaço reservado para o hall de entrada. Alguns projetos nem mesmo contemplam esse cômodo, mas isso não quer dizer que esse espaço não possa ser simulado na sala. Mesmo que não exista o espaço projetado para essa finalidade, é possível organizar  o layout através de mudanças de posição da mobília , ou até mesmo fazer a delimitação com a  paginação de piso, pintar a parede com outro tom ou utilizar tapetes que delimitam o hall da sala. Essa barreira pode ser feita também com elementos menos permanentes como o biombo, as treliças verticais ou uso de vegetação.

No entanto, essas barreiras tendem a deixar o ambiente menos fluido, e se sua ideia é preservar o conceito aberto, recomenda-se recorrer às mobílias tradicionais menores como os aparadores e bancos. 

Iluminação:

Como vimos, esse espaço tende a ser pequeno e muitas vezes não possui janela, então é importante apostar na iluminação adequada. A iluminação deve ser acertada para facilitar a circulação e a orientação dos visitantes, bem como ressaltar elementos de destaque, como obras de arte, plantas, quadros, espelhos  ou características arquitetônicas.

Para essa finalidade, considere usar spots focais, abajures, fitas direcionais de LED ou arandelas, que ficam um charme quando usadas em duas ou mais quantidade ao redor de um espelho ou quadro, por exemplo. 

Atente-se também a intensidade e a temperatura do fluxo luminoso para evitar ofuscamento ou um ambiente muito escuro. Definir assertivamente a iluminação pode dar outra cara para seu hall de entrada!

Defina o uso:

Antes de começar, é importante planejar o espaço disponível para o hall de entrada em seu projeto. Considere o tamanho, layout e funcionalidade do espaço para determinar o tipo de móvel, e armazenamento que você precisa.

Por exemplo, se a ideia é oferecer praticidade, considere colocar uma sapateira, especialmente se você precisar de um local para armazenar sapatos de uso diário, chinelos ou outros itens relacionados a calçados, assim você pode deixá-los logo na entrada e evitar contaminar o interior  imóvel.

Lembre-se de manter a organização na sapateira, garantindo que os sapatos estejam bem arrumados e não causem desordem visual no hall de entrada. Manter a área limpa e organizada ajudará a criar um hall de entrada funcional e convidativo no imóvel.

Seguindo a ideia de funcionalidade, sugerimos os famosos cabideiros que são boas opções para guardar casacos, chapéus, bolsas e outros acessórios, oferecendo um local conveniente para pendurar itens quando você chega em casa ou quando está prestes a sair.

Para não surtir o efeito inesperado, posicione o cabideiro de forma estratégica no hall de entrada, de modo que seja fácil de acessar e não obstrua a passagem ou o espaço de circulação. Além disso, mantenha o cabideiro organizado e livre de desordem, pendurando apenas os itens necessários e garantindo que os casacos e acessórios estejam bem arrumados.

Outra funcionalidade para esse ambiente é usá-lo para armazenar bicicletas. Com a diminuição dos espaços residenciais, é possível que não haja espaço para guardar sua bicicleta, e usar o hall de entrada para essa finalidade é uma ideia muito disseminada nos dias atuais. Claro, se houver espaço disponível para não atrapalhar a circulação, considere pendurar sua bike em ganchos na parede e use a criatividade para incorporar esse item na decoração. Vai ficar lindo!

Ideias de decoração para o hall de entrada
Fonte: Pinterest.com

Escolha a mobília adequada:

As mobílias que ocupam esse ambiente costumam ser poucas, devido ao espaço disponível, por isso é importante considerar as opções que mais funcionam para você, e saber explorar as superfícies disponíveis com elementos como quadros, plantas e espelhos.

Considere usar elementos que facilitam seu dia a dia, como é o caso do banco, que pode ser individual ou não e servem para sentar, calçar sapatos, colocar bolsas ou mochilas, ou até mesmo como um local temporário para colocar pacotes ou objetos ao chegar em casa. É especialmente útil se você precisa calçar e descalçar sapatos antes de entrar em casa, ou se precisa de um lugar para descansar rapidamente ao sair de casa.

Além disso, bancos são mobílias versáteis e podem ser encontrados em diferentes tamanhos, formas ou materiais, se desejar podem ser guardados embaixo de aparadores ou ao lado de uma parede, abaixo de uma janela ou mesmo no centro do espaço, dependendo do tamanho e do layout do hall de entrada.

Não poderíamos esquecer do item mais tradicional de um hall de entrada: o aparador, que são móveis estreitos e compridos, geralmente com uma altura adequada para o uso no hall de entrada. A principal  vantagem é sua superfície plana, que pode ser usada para apoiar objetos decorativos, como um espelho, uma luminária, um arranjo de flores, ou até mesmo para colocar itens temporariamente, como um livro, uma bolsa ou suas chaves. 

Para otimizar espaço opte por modelos com gavetas ou prateleiras embutidas que proporcionam espaço extra para armazenar itens como correspondências, luvas, cachecóis, ou outros acessórios pequenos que você deseja manter organizados no hall de entrada.

Decore!

Mesmo que escolha a iluminação adequada e móveis certos, não podemos deixar de contemplar a decoração no projeto, já que é ela que traz um charme todo especial ao ambiente e transmite um pouco do seu estilo nele!

Caso o espaço seja pequeno, que tal usar um espelho? Ele pode ser uma peça chave na decoração de um hall de entrada, pois além de ser funcional, também pode ajudar a ampliar visualmente o espaço e adicionar um toque de elegância. Escolha um espelho com um design interessante ou uma moldura ornamentada para adicionar um elemento decorativo ao seu hall de entrada.

Outra opção são os quadros, sejam eles artísticos ou decorativos, são uma boa forma de expressar o seu estilo pessoal. Escolha quadros proporcionais ao espaço, pois quadros muito grandes ou muito pequenos em relação ao espaço podem desequilibrar a decoração. Abuse da sua criatividade para criar uma composição única. Você pode agrupar os quadros em uma galeria de parede, alinhá-los em uma fileira ou criar uma disposição mais assimétrica e criativa. Planeje a disposição antes de pendurar os quadros para garantir que fiquem nivelados e equidistantes.

A tapeçaria também permite transformar o ar do ambiente, deixando-o mais aconchegante e elegante. Por isso escolha um tapete que complemente a paleta de cores do espaço e que seja apropriado para a área de alto tráfego. Um tapete bem escolhido pode definir o tom para o restante da decoração do hall de entrada.

Se houver muitos itens para armazenar, use cestos, que podem ser de bambu, crochê ou vime. Normalmente são usados para armazenar itens como sapatos, guarda-chuvas, bolsas ou outros acessórios de entrada, ajudando a manter o espaço organizado e arrumado. Escolha cestos que combinem com o estilo e a paleta de cores do seu hall de entrada. Cestos de vime, sisal ou outros materiais naturais podem adicionar um toque acolhedor e rústico, enquanto cestos de plástico podem ter uma aparência mais moderna e minimalista.

As plantas tornam o ambiente mais agradável e convidativo e quando posicionadas corretamente no hall de entrada criam um impacto visual e direcionam o fluxo de tráfego. Por exemplo, você pode colocar uma planta alta em um canto vazio para preencher o espaço vertical e adicionar altura ao ambiente. Plantas pendentes podem ser colocadas em prateleiras ou suspensas do teto para adicionar uma sensação de movimento e fluidez. Escolha espécies que se desenvolvem bem em ambientes internos e com pouca luminosidade ou opte por modelos artificiais realistas, que transmitem a mesma sensação.

 Exemplos de projetos

Os halls de entrada são ambientes democráticos e fáceis de serem criados em todos imóveis, e, se você é arquiteto, design de interiores  ou simplesmente alguém interessado em criar espaços acolhedores, preparamos algumas inspirações atrativas  para organizar e otimizar esse espaço de forma a atender as necessidades dos ocupantes e transmitir um pouco do estilo de quem mora ali. Confira:

Ideias de decoração para o hall de entrada
Fonte: Blog.cyrela.com.br

Ideias de decoração para o hall de entrada
Fonte: Viajandonoape.com.br

Ideias de decoração para o hall de entrada
Fonte: Decorfacil.com

Ideias de decoração para o hall de entrada
Fonte: Vivadecora.com.br

Ideias de decoração para o hall de entrada
Fonte: Vivadecora.com.br

Ideias de decoração para o hall de entrada
Fonte: Decoracaobrasil.com

Até a próxima,

Equipe Vobi.

Referências:

https://www.mobly.com.br/blog/

https://revistacasaejardim.globo.com/

https://www.decorfacil.com/

https://revistacasaejardim.globo.com/

https://www.archdaily.com/

https://blog.cyrela.com.br/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Galeria_dos_Espelhos

https://www.architectmagazine.com/project-gallery/public-areas-at-the-residences-of-burj-khalifa

https://br.pinterest.com/pin/338121884504629059/

https://blog.cyrela.com.br/ideias-hall-de-entrada/#:~:text=O%20hall%20de%20entrada%20%C3%A9,siga%20direto%20para%20os%20interiores.

https://www.viajandonoape.com.br/2022/01/13/hall-de-entrada/

https://www.decorfacil.com/hall-de-entrada/

https://www.vivadecora.com.br/revista/hall-de-entrada/

https://www.vivadecora.com.br/revista/hall-de-entrada/

https://decoracaobrasil.com/como-decorar-o-seu-hall-de-entrada.html

Continuar lendo

Conteúdos VIP

Faça parte da lista de conteúdos VIP.

Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?