Neste ano haverá um compromisso cada vez maior em cuidar do meio-ambiente e o desenvolvimento de arquitetura sustentáveis. E como resultado, uma das grandes tendências no setor de arquitetura e design de interiores para 2021 é a predominância da utilização de elementos naturais na decoração.
Espaços contemporâneos, novas tecnologias e preocupação com a natureza: essas são as palavras-chave para 2021.
Em 2020, com o isolamento social, muitas pessoas começaram a sentir falta do contato com a natureza. O surgimento dessa necessidade somados a disseminação do conceito de sustentabilidade no cotidiano e as novas formas de consumo consciente, com foco na manufatura local e artesanal, impulsionaram um desejo de mudança no estilo de vida, que transparece com muita força na maneira como as pessoas escolhem viver em seus lares. Influenciando muita gente a buscar maneiras de incluir elementos naturais à decoração, como solução.
A tendência de levar a natureza para dentro de casa vai desde plantas em áreas externas e internas, até o uso de materiais naturais como a madeira, a palha e as pedras naturais. A fim de fortalecer a conexão entre o ser humano e a natureza, uma dica é aproveitar os materiais naturais e orgânicos.
“Mas quem pensa que isso se resume aos arranjos de flores e aos vasos de plantas está completamente enganado: madeira, fibras naturais e outros tecidos e texturas, materiais orgânicos, artesanato, uma paleta específica de cores, luz natural e até as linhas curvas estão entre os elementos naturais mais utilizados na decoração de interiores.”
A opção por esses elementos têm o objetivo de criar ambientes acolhedores e que proporcionam uma permanente sensação de bem-estar. A sensação é de conforto, suavidade e acolhimento, um verdadeiro abraço que intensifica a vontade de estar em casa.
Confira 7 maneiras de implementar elementos naturais à decoração da sua casa:
Aproveite a leitura!
Madeira
A protagonista de um estilo de decoração mais natural e orgânico é indiscutivelmente a madeira. Sem dúvida, ela é capaz de esquentar e conferir um toque aconchegante a qualquer ambiente.
No entanto, dê preferência aos acabamentos mais crus, tanto como revestimentos ou matéria-prima para objetos, móveis e outros itens como bancadas, estantes, pisos e paredes. Esse visual traz rusticidade, porém sem exageros, de uma forma sofisticada e minimalista.
Troncos e galhos, por exemplo, podem ser utilizados em mesas, bancos, abajures e vasos. Móveis grandes, como mesas de jantar, são perfeitos para esse tipo de material natural e podem ser confeccionados em formatos mais orgânicos incorporando linhas sinuosas.
Outra dica é conciliar a rusticidade da madeira natural e crua com elementos mais modernos, clean ou minimalistas, trazendo equilíbrio à composição.
Tecidos e fibras naturais
Além da madeira, tecidos como o linho e o algodão, trazem a tão sonhada sensação de frescor e aconchego aos ambientes. Abuse também das peças que levam fibras naturais na estrutura, pois são excelentes alternativas para incluir elementos naturais na decoração.
Essas fibras podem aparecer, por exemplo, em cestos trançados, jogos americanos, tapetes de sisal, luminárias e cadeiras. Quanto aos tecidos, invista em almofadas, mantas, cortinas e capas para sofás.
Paleta de cores acolhedora
A paleta de cores carrega o calor dos elementos naturais. As cores claras e neutras, que encontramos no meio ambiente, como tons de bege, areia, branco, somado aos tons terrosos, como os castanhos e marrom, expressam o aconchego dos elementos naturais, tanto nas paredes, pisos e teto, quanto no mobiliário e itens decorativos.
Por sua vez, essas cores podem servir de base para tons azuis e verdes, que evocam natureza e frescor, trazendo pontos de luz para as produções que compõem a decoração de quem opta pelo estilo.
Iluminação natural
“Abrir as janelas e deixar a luz natural entrar também passou a ser muito valorizado em 2020 e, certamente, esse habito será levado para 2021.”
Combinado à paleta de cores, um bom complemento ao estilo é apostar na iluminação natural, para realçar ainda mais a proposta de criar ambientes acolhedores.
Janelas amplas proporcionam luz natural, deixando o espaço leve e relaxante, e a paisagens exteriores podem ser incorporadas aos ambientes internos através de portas e divisórias envidraçadas, entre outros elementos com vidro, um material que permite obter o máximo de luz natural aos ambientes.
Formas orgânicas
Móveis, peças decorativas e até mesmo estruturas arquitetônicas ganham linhas sinuosas, imitando as formas mais puras e naturais: troncos, plantas, folhagens, entre muitos outros. É a beleza bruta da natureza inspirando o design.
Peças artesanais
Peças artesanais são uma ótima forma de incluir elementos naturais na decoração de ambientes. Pois, possuem lugar garantido na estética natural e orgânica, justamente pela maneira que são produzidas, utilizando matérias-primas advindas diretamente da natureza, como: o barro, fibras, pedras, etc.
Essas peças podem estar presentes na decoração por meio de itens decorativos como vasos e jarras. O crochê, por exemplo - muito frequente na cultura brasileira - pode ser aplicado em mantas e almofadas.
“Também fazem parte dessa categoria os móveis de madeira antigos feitos à mão, muitas vezes herança de família, como um armário, uma cristaleira, um banco ou uma mesa.”
A natureza dentro de casa
E quem disse que o verde precisa ficar só do lado de fora? É possível criar a própria selva particular.
Como dito no começo do artigo, o isolamento social em 2020 aflorou ainda mais a necessidade de termos um refúgio tropical dentro dos nossos lares.
Todos os ambientes internos podem ter um pedacinho da natureza por meio de folhagens, plantas ornamentais, vasos com plantas de diversos tamanhos e os consagrados arranjos de flores. Vasos de plantas e flores indoor são super bem-vindos e são o fecho desse tipo de decoração atemporal, trazendo frescor e vida aos ambientes.
Até o banheiro e a cozinha podem contar com espécies que se adaptam às condições específicas desses ambientes, como pequenas hortinhas de temperos, por exemplo.
Na falta de um quintal florido, as paredes das varandas- por menores que sejam – podem ganhar lindos jardins verticais. Já um jardim de inverno pode ser criado em um pátio interno com lareira ou em sacadas com boa iluminação natural. Essas são excelentes opções de lugares para relaxar.