Design sustentável: a importância do conforto acústico

Dentro da Arquitetura e Urbanismo a área que compreende estudos relacionados às questões térmicas, acústicas, ergonômicas e lumínicas. Para que as pessoas possam viver em consonância à natureza e de forma agradável em meio urbano.

O emprego de estratégias de Conforto Ambiental em projetos não é novidade, uma vez que a acústica é algo estudado desde a antiguidade. Porém, devido ao aquecimento global e mudanças climáticas, as outras frentes se fazem urgentes para implementação em projetos.

“Os problemas relacionados com o ruído urbano e a acústica de modo geral se agravaram nos últimos anos, especialmente nos centros urbanos, onde são mais frequentes e intensos. E isso se deve porque tais problemas causam sérios transtornos tanto à saúde quanto à produtividade das pessoas.” (PINHEIRO, 2014)

As estratégias de conforto acústico são fortemente empregadas em salas performáticas, mas também devem ser incorporadas em projetos habitacionais, urbanos e paisagísticos.

Conforto acústico na arquitetura
Fonte: ArchDaily.

Ao longo deste artigo será possível aprender mais sobre conforto acústico com exemplos de edificações com proteção contra ruídos excessivos, isolamento e propagação do som adequadas em ambientes e como aplicar as estratégias segundo normativas em projetos.

Aproveite a leitura!

O que é Conforto acústico?

Conforto acústico é o resultado do equilíbrio entre absorção e reflexão do som, de acordo com as necessidades de uso dele, em um ambiente específico.

“Tecnicamente, ao atingir uma superfície (uma parede, objeto, o teto), parte da energia sonora é absorvida, parte dela passa através da superfície e outra parte é refletida de volta ao espaço.” (Eduardo Souza, via ArchDaily)

Proteção contra ruídos excessivos em edificações, para garantir o conforto em ambientes internos, mas também externos como parques, ruas ou em transporte público como o metrô. Em restaurantes é interessante absorver a maior parte dos sons. Já o isolamento do som produzido no ambiente é desejado em salas performáticas (igrejas, teatros, salas de música e casas de show) e estudos para propagação do som adequadas nesses ambientes estão dentro da área de conforto ambiental.

Conforto acústico na arquitetura
Foto: Denys Argyriou

O Teatro de Epidauro, construído na cidade grega homônima, é um dos maiores de seu tipo e de seu tempo – a antiguidade clássica. Possui acústica considerada perfeita para a época, reproduzindo com precisão e de forma audível os sons que podem ser ouvidos até as últimas bancadas.

Conforto acústico na arquitetura
Fonte: Wikimedia

Ao avançar dos tempos os teatros passaram a ter outras características, principalmente a tipologia de ser uma edificação fechada. Porém, a acústica se mantém como fator essencial em seus projetos. Ainda, não somente em teatros é que se passou a empregar estratégias de conforto acústico, por isso é necessário compreender as variáveis do conforto acústico e os fenômenos físicos que as permeiam. Veja a seguir.

Variáveis do Conforto acústico

Sempre que uma onda sonora atinge uma superfície, parte da energia é refletida, outra parte é absorvida, e parte é refratada. Estes fenómenos podem ocorrer simultaneamente e saber utilizar materiais nos projetos faz diferença em termos de trabalhar com conforto acústico. 

conforto acústico na arquitetura
Cine Joia, casa de shows localizada no bairro da Liberdade em São Paulo, capital | Fonte: Guia da Semana, divulgação

Assim, absorção, reflexão e reverberação são fenômenos físicos relacionados às ondas sonoras, que têm frequências distintas e medidas por decibéis. Em ambientes externos há certa profusão de sons, gerando ruídos, que não devem ser ouvidos de dentro de ambientes internos. Assim, na maioria dos casos, materiais que refletem o som devem ser postos nas superfícies externas, e os materiais que absorvem o som e ajudam sua reverberação devem ser aplicados nas superfícies internas.

Os bons isoladores sonoros são materiais que absorvem bem o som, como a cortiça, “isopor” e lã de vidro – que também é boa isolante térmica. A madeira consegue reverberar bem o som, dependendo das suas propriedades. A imagem da capa apresenta a visada do palco a partir da galeria superior, e a sala de espetáculo tem faixas de madeira em diferentes níveis para melhorar a propagação do som.

Edificações com estratégias de conforto acústico

conforto acústico na arquitetura
Conchas acústicas projetadas por Flanagan Lawrence próximas a uma praia em Littlehempton, no Reino Unido | Fonte: ArchDaily
“O conceito das conchas é derivado da noção de um quiosque de música tradicional, depois da revolução industrial e a deterioração das condições nas zonas urbanas, as conchas acústicas foram concebidas como uma resposta das autoridades locais a uma maior necessidade de espaços verdes abertos, onde o público, em geral, pode relaxar.” (Saieh, em artigo do ArchDaily)

Corte esquemático com as linhas de reverberação do som nas conchas acústicas. Ao partir do emissor, chegando na superfície interna da concha acústica, o som reverbera em ângulo reto, seguindo até atingir a próxima superfície, alterando sua direção e assim sucessivamente.

conforto acústico na arquitetura
Fonte: ArchDaily

No Pavilhão Fuggere, construído para celebrar as ações de habitação de interesse social em Ausburg, na Alemanha, há um ponto de encontro onde os visitantes se reúnem para projetar o futuro, um bar para atender às festividades e uma área elevada para palestras, apresentações e outros eventos – cada qual sob uma estrutura de madeira que tem o revestimento interno e nivelamento de piso de acordo com a função e necessidade acústica.

conforto acústico na arquitetura
Fonte: ArchDaily, foto: Eckhart Mattäus

Quando se trata de conforto em escolas, um dos principais focos é a área de Educação Física. Nesta escola, a Escola La Sablliane em Yvonand, no oeste da Suíça, projetada pelo Transversal Architectes, a cobertura tem papel importante na propagação do som, bem como na ventilação.

conforto acústico na arquitetura
Fonte: ArchDaily, foto: Bjorn Rapp

Internamente, com amplas aberturas laterais – e incidência de luz natural direta – com aplicação de painéis de madeira e placas de vidro fazendo a divisão entre torcida e quadras.

conforto acústico na arquitetura
Fonte: ArchDaily, foto: Bjorn Rapp

Outra solução interessante em quadras escolares é a do Colégio São Luís, em São Paulo, cuja reforma implicou na construção de um novo ginásio de esportes pelo escritório Urdi Arquitetura.

“O conjunto todo recebeu tratamento acústico para acolher não somente eventos esportivos, mas também os eventos institucionais e culturais da escola. Apoiado por uma infraestrutura cenotécnica completa, o espaço tem seus tempos de reverberação e isolamento acústico calibrados para que qualquer uso pretendido tenha conforto e excelência, sem incomodar a vizinhança.” (Urdi Arquitetura, em ArchDaily)
conforto acústico na arquitetura
Fonte: ArchDaily, foto: Nelson Kon
conforto acústico na arquitetura
Corte transversal da edificação do Ginásio | Fonte: ArchDaily

No Brasil são estipuladas normativas a serem seguidas nos projetos. Elas estão apresentadas a seguir junto com outras dicas sobre como projetar com conforto acústico.

Como projetar com conforto acústico: normativas

Enquanto desempenho acústico são considerados o isolamento de ruído de impacto no sistema de piso (caminhamento, queda de objetos e outros) e o isolamento de ruído aéreo (conversas, som proveniente de TV, entre outros).

Devem ser propiciadas condições mínimas de desempenho acústico da edificação, com relação a fontes normalizadas de ruídos externos aéreos. A edificação deve atender ao limite mínimo de desempenho conforme estabelecido nas ABNT NBR 15575-4 e 15575-5. O método de avaliação é especificado na ABNT NBR 15575-4 e 15575-5, mesmo que sejam especificadas estruturas de vedação como drywall (imagem abaixo).

conforto acústico na arquitetura
Fonte: ArchDaily

O isolamento acústico entre ambientes deve evitar a passagem de sons entre as áreas, sejam em edificações residenciais, comerciais, institucionais e industriais. Em ambientes de unidades habitacionais deve-se priorizar o isolamento entre quartos e entre unidades habitacionais distintas. Edificações comerciais devem observar suas necessidades (restaurantes são mais ruidosos que lojas de departamento) para adequarem os materiais empregados para isolar cada ambiente – a sala da gerência e/ou diretoria pode receber tratamento acústico. 

Assim como em escolas, as áreas de práticas esportivas e pátios para recreação emitem sons com elevados decibéis, assim como uma sala de aula precisa estar suficientemente isolada da outra para docentes não se atrapalharem. As indústrias com maquinário são muito ruidosas e os trabalhadores precisam utilizar proteção auricular, ainda que o ambiente seja tratado para absorver os sons.

Os sistemas de pisos e vedações verticais, como placas de feltro como na imagem abaixo, que compõem o edifício habitacional devem ser projetados, construídos e montados de forma a atender aos requisitos estabelecidos nas ABNT NBR 15575-3 e 15575-4.

conforto acústico na arquitetura
Fonte: Archiproducts

Ruídos de impactos devem propiciar condições mínimas de desempenho acústico no interior da edificação, com relação a fontes padronizadas de ruídos de impacto. Os sistemas que compõem os edifícios habitacionais devem atender aos requisitos e critérios especificados nas ABNT NBR 15575-3 e ABNT NBR 15575-5.

Painéis de madeira tridimensionais ou ripados aplicados em paredes permitem a distribuição uniforme do som na sala onde eles são instalados, evitando defeitos acústicos, causados por reflexos sonoros bruscos, brilho acústico e ecos.

conforto acústico na arquitetura
Fonte: ArchDaily

Outra opção é utilizar tecido em vez de madeira para a parte superior, aumentando ainda mais as qualidades acústicas.

Telhados e cercas verdes são uma boa opção para isolar o som: com espessura de 12 centímetros, uma estrutura verde pode reduzir o barulho que vem da rua em até quarenta decibéis. O recuo das aberturas do segundo pavimento contribui para ampliar o efeito do telhado verde, na Casa Escultura, projeto de Anushka Dassanayake na cidade de Boralesgamuwa, no Sri Lanka.

conforto acústico na arquitetura
Fonte: ArchDaily, foto: Eresh Weerasuriya

Compreender as dinâmicas em relação a acústica nos permite viver melhor no ambiente construído. Com o adensamento das cidades as novas edificações precisam ser concebidas já com estratégias de conforto ambiental, sejam estratégias bioclimáticas, sejam as de ergonomia e acústica, em um jogo sustentável.

Com as informações apontadas aqui sobre Conforto ambiental com foco em acústica, a partir dos exemplos e normativas você terá ferramentas para começar a implementar de fato estratégias sustentáveis em seu projeto. 

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

ArchDaily

Ginásio de Esportes do Colégio São Luís / Urdi Arquitetura" [São Luís Sports & Arts Gymnasium / Urdi Arquitetura] 05 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado 21 Ago 2022. <https://www.archdaily.com.br/br/784739/sao-luis-sports-and-arts-gymnasium-urdi-arquitetura> ISSN 0719-8906

PINHEIRO, Antônio Carlos da Fonseca Braganca. Conforto ambiental: iluminação, cores, ergonomia, paisagismo e critérios para projetos. – 1. ed. – São Paulo : Érica, 2014.

Portal Acústica (https://portalacustica.info/)

SAIEH, Nico. Conchas Acústicas / Flanagan Lawrence" [Acoustic Shells / Flanagan Lawrence] 05 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado 20 Ago 2022. <https://www.archdaily.com.br/br/761457/conchas-acusticas-flanagan-lawrence> ISSN 0719-8906

SOUZA, Eduardo. "8 painéis acústicos internos e seus detalhes de construção" 09 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado 18 Ago 2022. <https://www.archdaily.com.br/br/918450/8-paineis-acusticos-internos-e-seus-detalhes-de-construcao> ISSN 0719-8906

Wikipedia

Continuar lendo

Conteúdos VIP

Faça parte da lista de conteúdos VIP.

Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?