Artistas e designers de interiores sempre acreditaram que a cor pode afetar dramaticamente o humor, os sentimentos e as emoções.
“As cores, assim como os traços, seguem as mudanças das emoções”, comentou certa vez o artista Pablo Picasso.
A cor é uma ferramenta de comunicação poderosa e pode ser usada para sinalizar ações, influenciar o humor e até mesmo influenciar as reações fisiológicas.
Por que a cor é uma força tão poderosa em nossas vidas? Que efeitos isso pode ter em nossos corpos e mentes? Embora as percepções de cores sejam um tanto subjetivas, existem alguns efeitos com significado universal.
E é essa a premissa que as grandes marcas de tintas têm seguido ao divulgar as cores eleitas para o ano. Empresas que são referência no setor, como a Suvinil, Coral, Sherwin-Williams e Pantone investem em pesquisas e estudos de tendências e comportamentos para chegarem a sua escolha. A ideia é mapear comportamentos, tendências, estéticas e mudanças que representem o espírito do que estamos vivendo.
É um grande caminho a ser percorrido e, por isso, muitos profissionais do setor de arquitetura e interiores aguardam ansiosamente pela divulgação das novas paletas, visto que elas impactarão nas escolhas criativas de futuros projetos.
Em 2020, vivemos tempos sem precedentes: a ascensão de uma pandemia e o distanciamento social forçado. Tal experiência influenciou, e muito, nas cores do ano 2021 que foram escolhidas.
“Em meio a tantas incertezas e momentos difíceis, a busca por calma e serenidade se tornou cada vez maior.”
Para relembrar as cores do ano 2021, basta clicar aqui e ler o nosso artigo completo.
Neste ano, ainda nos encontramos em pandemia, no entanto, a esperança, antes adormecida, ganhou forças, fazendo com que enxerguemos uma luz no fim do túnel para 2022.
Esse novo olhar, mais esperançoso, norteou os estudos e análises realizados pelas principais marcas do segmento de tintas e cores inspirando suas decisões. Assim sendo, os tons eleitos pelas marcas Suvinil, Coral, Sherwin-Williams e Pantone seguem um conceito similar, baseado na esperança e recomeço.
Confira ao longo do artigo as principais apostas!
Aproveite a leitura!
Suvinil
A cor do ano 2022 escolhida pela Suvinil é o verde Eclipse.
Apesar de acontecer todos os anos - em 2022 são esperados 4 eclipses (sendo 2 lunares e 2 solares) - o eclipse sempre é um evento aguardado com ansiedade. Seja por motivos espirituais ou apenas contemplativos, o fato é que este fenômeno desperta fascinação.
Para a astrologia, esse movimento astrológico possui um impacto e influência na vida de todos.
“Muitos acreditam que a energia do eclipse traz uma chance de recomeço. Sua escuridão traz à tona aquilo que estava oculto, esperando que a luz que vem depois nos reconecte com nós mesmos, com o mundo e com a natureza.”
E a cor escolhida pela Suvinil para 2022, simboliza isso: vibrante, ousado e aconchegante, ela representa a promessa de um recomeço.
Trata-se de um tom de verde fresco, como das primeiras plantas que habitaram a Terra. Essa cor reflete a energia necessária para uma nova aventura, possuindo a vibração inovadora das novas gerações. Pela sua característica híbrida, flutuando entre o natural e o digital, ela se conecta com a Geração Z.
É uma tonalidade viva, mas ao mesmo tempo aconchegante, trazendo euforia e alívio, sensações essas que precisamos sentir agora. De acordo com as palavras de Michel Lott, Consultor de Cores que assina o estudo Suvinil Revela 2022:
“Viemos de um ano bem atípico. Com a aproximação da liberação pós-pandemia, o sentimento é de reinauguração do mundo. Nossa pesquisa apontou diversos comportamentos fora da curva. Há uma euforia no ar e a expectativa é que 2022 seja um grande delírio. A maior parte das referências é do nosso mundo imaginário.”
Coral
A cor do ano 2022 escolhida pela Coral é o azul Melodia Suave.
Seguindo a mesma linha de raciocínio, a Coral realizou uma pesquisa de tendências de comportamento, juntamente com a ColourFutures, que trouxe reflexões sobre o atual momento em que vivemos, bem como o que se pode esperar para o futuro. Os impactos da pandemia mundial repercutiram neste estudo que analisou as experiências singulares de uma geração que tem vivenciado um novo modo de viver, trabalhar, estudar, morar e interagir.
O fato é que os efeitos da pandemia realçaram todos os campos da vida, seja social, econômico ou ambiental, fazendo com que as pessoas repensassem a maneira de viver e reavaliassem o que é realmente importante: família, amigos e o lar.
De acordo com Juliana Zaponi, gerente de Comunicação em Marketing e Cor da AkzoNobel (grupo do qual a Coral faz parte):
“O sentimento do momento é universal: depois de um período de isolamento, queremos mais vida ao ar livre, a imensidão do céu. Queremos nos sentir revitalizados, olhar para fora e nos inspirarmos com novas ideias, de um futuro melhor, com mais momentos alegres. Como reflexo disso, este ano as cores vibrantes e os tons claros estão ressurgindo, talvez como representação dessa nossa necessidade de positividade e de renovação. Depois de um tempo isolados, desejamos nos encontrar, seja na natureza ou em espaços abertos, com um novo jeito de perceber o mundo e começar de novo.”
Todos estes insights nortearam a escolha da cor do ano 2022: Melodia Suave.
Um tom de azul claro e arejado, a cor do ano 2022 da Coral, Melodia Suave, reflete as novas necessidades do mundo pandêmico, como o desejo pela vida ao ar livre, pela renovação e por um recomeço.
Uma cor fresca, otimista e leve que reflete a imensidão do céu e traz novos ares e redescobertas para diferentes espaços, conferindo um toque de natureza e iluminando os ambientes da casa.
Sherwin-Williams
A cor do ano 2022 escolhida pela Sherwin-Williams é o verde Neblina Perene.
O fim do ano se aproxima, com isso o prenúncio de novas tendências para 2022. E para a Sherwin-Williams isso não é diferente. A empresa afirma ter como missão: descobrir e fazer curadorias que ajudem a trazer uma visão intuitiva e confiante sobre as cores.
Desde 2011, a marca tem realizado pesquisas com o objetivo de identificar as principais tendências que influenciam a maneira como interagimos com as cores. Com base nessas descobertas é que se tornou possível concluir o estudo anual Colormix, que, para 2022, elegeu como cor do ano a Neblina Perene SW 9130.
Trata-se de um verde com fundo acinzentado, suave e sutil. Uma tonalidade versátil que se adapta em diversos ambientes, dentro e fora de casa, bem como diferentes estilos de decoração.
Citando Patrícia Fecci, gerente de marketing para serviços de Cor & Design da Sherwin-Williams:
“Neblina Perene é um banho de cor sofisticado para espaços que desejam um tom sutil, mas impressionante. [Ela] nos inspira a recomeçar e é uma ótima escolha para interiores e exteriores modernos.”
Pantone
A cor do ano 2022 escolhida pela Pantone é o violeta Very Peri.
De acordo com a Pantone, empresa de consultoria de cores mais famosa do mundo, a cor do ano 2022 é o tom de violeta PANTONE 17-3938 Very Peri. O interessante é que, pela primeira vez, trata-se de uma cor nova criada e não uma já existente.
Engana-se quem pensa que se trata de uma decisão simples. O processo de seleção requer consideração cuidadosa e análise de tendências. Para chegar à seleção a cada ano, os especialistas em cores da Pantone Color Institute™ vasculham o mundo em busca de novas influências de cores.
Essas influências podem advir de qualquer lugar, através de novas tecnologias, materiais, texturas, bem como estilos de vida e condições socioeconômicas.
O Pantone Color Institute é a unidade de negócios da Pantone que seleciona a Cor do Ano, prevê tendências globais de cores e assessora empresas sobre cores para produtos e identidade visual da marca. Por meio de previsões de tendências sazonais, psicologia e consultoria em cores, a cor do ano da Pantone tem influenciado o desenvolvimento de produtos e as decisões de compra em vários setores, incluindo moda, decoração e design industrial, bem como embalagens de produtos e design gráfico ao longo de 23 anos.
De acordo com as palavras da marca:
“Exibindo uma confiança despreocupada e uma curiosidade ousada que anima nosso espírito criativo, o curioso e intrigante PANTONE 17-3938 Very Peri nos ajuda a abraçar esta paisagem alterada de possibilidades, abrindo-nos para uma nova visão enquanto reescrevemos nossas vidas.”
Seguindo a tendência de outras empresas, a Pantone também enfatiza o fato de estarmos vivendo em tempos de transformação e justifica a escolha sob a perspectiva de colocar o futuro à frente sob uma nova luz.
“PANTONE 17-3938 Very Peri é um símbolo do zeitgeist global do momento e da transição pela qual estamos passando. À medida que emergimos de um período de intenso isolamento, nossas noções e padrões estão mudando, e nossas vidas física e digital se fundem de novas maneiras.”
A escolha reflete o que está acontecendo na cultura global. Com as tendências dos jogos e a crescente comunidade artística no espaço digital, a PANTONE 17-3938 Very Peri ilustra a fusão da vida moderna e como as tendências das cores no mundo digital estão se manifestando no mundo físico e vice-versa.
A empresa ainda ressalta que o design digital ajuda a ultrapassar os limites da realidade, abrindo as portas para um mundo virtual dinâmico onde é possível explorar e criar novas possibilidades de cores.
Existe muito mais no mundo das cores do que conseguimos enxergar. É de conhecimento de todos que as cores sempre fizeram parte da história da humanidade. Estima-se que as primeiras tintas foram criadas pelos povos da pré-história e, mesmo milhares de anos depois, permanece a crença de sua influência tanto nos espaços quanto em seus usuários.
A cor pode desempenhar um papel importante na transmissão de informações, criando certos estados de espírito e até mesmo influenciando as decisões que as pessoas tomam. Elas são parte da nossa identidade, nos movem e têm o poder de mudar a essência de tudo que tocamos.
A cor pode definir o humor, criar conversas, nos acalmar e nos estabilizar. Por meio dela se torna possível navegarmos no nosso mundo, o entendermos mais profundamente e colocarmos nosso toque pessoal nas coisas. As preferências de cores também exercem influência sobre os objetos que as pessoas escolhem comprar, as roupas que vestem e a maneira como adornam seus ambientes.
E você, qual das cores escolhidas para 2022 sentiu maior conexão?
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Até a próxima,
Equipe Vobi
Referências:
www.casacor.abril.com.br
www.coral.com.br
www.gazetadopovo.com.br
www.revistacasaejardim.globo.com
www.verywellmind.com
www.pantone.com