Antigamente o lugar dos animais de estimação era do lado de fora, mas isso tem mudado e, hoje em dia, esses bichinhos têm se tornado parte importante da família, passando a conviver e dividir os espaços dentro de casa.
Segundo Dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos Pet, o Brasil é o segundo país em faturamento no mercado pet e o terceiro em população de animais de estimação, fazendo disso uma tendência sem volta.
Por consequência, a procura por ambientes pet friendly, tanto em espaços residenciais quanto em comerciais está em alta. Os pets passaram a ser figuras importantes no desenvolvimento de qualquer projeto de arquitetura e interiores. No entanto, é preciso ressaltar a importância desses espaços estarem bem preparados para atender melhor às necessidades do animal, integrando-os de maneira harmônica e escolhendo os materiais corretos.
Aprenda como, ao longo deste artigo:
Aproveite a leitura!
Piso
Não opte por pisos lisos, como porcelanatos polidos e laminados, por conta do efeito escorregadio que eles apresentam e por serem sensíveis a riscos. Materiais porosos como mármore e pedras naturais também não são recomendados, tendo em vista que a saliva dos animais pode manchá-los. As opções ideais são: a cerâmica, - difícil de arranhar, fácil de limpar e uma alternativa para ambientes muito quentes- o porcelanato acetinado - pela facilidade de tratamento e ação antiderrapante- e o piso vinílico - resistente, fácil de limpar, antiderrapante e antirruído.
Sofá
Deve-se primeiro levar em conta a pelagem do seu pet. Cores escuras podem disfarçar manchas e sujeira, porém destacam os pêlos, se estes forem claros. Sobre os tecidos, dê preferência às fibras sintéticas ao invés das naturais, e opte pelo couro, lona ou suede.
Pintura
Fuja do branco! Manter as paredes sempre limpas com animais de estimação em casa, pode ser uma tarefa difícil. Invista em outras cores como o cinza e o bege, ou aproveite para deixar o ambiente mais colorido. Nesse caso, escolha entre os acabamentos acetinado ou semibrilho, por terem maior facilidade de limpeza.
Cada coisa em seu lugar
Os animais domésticos também precisam ter seus próprios espaços reservados dentro do lar. É preciso que haja um espaço certo e separado para os seus potinhos de água e ração, um para a cama, outro para as necessidades. Uma casa funcional e bem organizada fará com que a tarefa de cuidar do animal seja mais prática.
Moodboards Vobi
Gostou? Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nosso conteúdo semanal.
Até a próxima,
Equipe Vobi
Referências:
www.g1.globo.com
www.blogdaarquitetura.com