Além da aventura: viver em uma Casa Móvel é tendência

Essencial para a vida humana, a casa ideal deve responder aos hábitos e suprir as necessidades de quem a habita. Dos distintos modos de se viver, desde culturais aos motivados por escolhas de vida, passando pela questão socioeconômica, a ideia de viver com mobilidade deixa, aos poucos, de ser sinônimo de aventura e passa a se enquadrar como tendência.

Quando antes da revolução agrícola, na pré-história, para continuar a caçar e coletar era necessária a mudança de um lugar para o outro, ou séculos depois, enquanto característica de populações ciganas que percorrem o mundo montando acampamentos, ou a cruel necessidade de migrar a partir de conflitos políticos e ainda a crescente possibilidade do home office, as casas móveis são inerentes à vida humana.

Por terra, ou por mar, há vários tipos de casas móveis que servem a finalidade desejada: veículos recreativos como trailers e motorhomes, Tiny Houses sobre rodas e, ainda, embarcações como veleiros permitem que se tenha a liberdade como estilo de vida, seja ela de tempo, geográfica e/ou financeira.

Acompanhe o artigo para entender mais sobre essa tendência de moradia.

Aproveite a leitura! 

Casa Móvel
É preciso ter um veículo robusto para rebocar trailers. Fonte: Benjamin Zanatta.

Nos Estados Unidos é grande a quantidade dos que optam por residir em trailers, campervans ou motorhomes alocados em estacionamentos específicos. Apesar da estigmatização, muito difundida por meio de filmes e séries, a vida nestes estacionamentos ou na estrada vem se tornando resultado de escolhas conscientes, como do movimento minimalista. Ainda, segundo a Revista Forbes, por meio de melhorias nas estradas, na infraestrutura local - áreas comuns e parquinhos, além das vagas propriamente ditas - e da constante poda de árvores e projetos de paisagismo em consonância com iluminação pública, os estacionamentos estão se tornando objeto de investimentos ao se tornarem comunidades.

A ideia se espalhou pelo mundo, incluindo o Brasil, mais recentemente. Impulsionada pela pandemia da Covid-19, muitas empresas passaram à modalidade home office, o que desobrigou funcionários a morarem próximo ou na mesma cidade da sede, abrindo possibilidades de mudança para o estilo de vida em liberdade física. Percebendo a mudança, investidores abriram estacionamentos para veículos recreativos ao longo do litoral e interior do país e empresas foram fundadas para construir e/ou adaptar veículos e casas sobre rodas, as tiny houses (micro casas), que configuram um movimento.

Elencamos aqui exemplos de diferentes casas móveis, dentro de cada tipologia, para servir de inspiração. O minimalismo pode te conquistar!

Tiny houses, as micro casas também sobre rodas

Casa Móvel
Madeira, matéria-prima para a vedação de micro casas. Fonte: Darrien Staton

A vida em uma tiny house precisa ser minimalista e todos os espaços devem ser aproveitados, o que é possível por meio do projeto arquitetônico adequado para esse estilo de vida. Referência brasileira, a Toca Turquesa, nome dado a micro casa onde o casal brasileiro Gabriela e Gustavo residem, é funcional e todo seu processo de concepção e construção está registrado em vídeos que veiculam nas redes sociais.

Casa Móvel
Toca Turquesa, uma casa completa com 29m². Fonte: Toca Turquesa, página do Facebook.

O custo de implementação de uma casa sobre rodas é elevado, chegando a centenas de reais, lembrando que é necessário a realização de projeto para cumprir leis de trânsito (altura e largura máximas, e chassi resistente, por exemplo). Para transportar a casa é preciso utilizar um caminhão, diferente dos trailers como apontado acima.

Casa Móvel
Por dentro da Toca Turquesa, sala multifuncional e escritório no térreo e quarto multifuncional no mezanino. Na mesma bancada fica a cozinha e utilitários, e no outro lado também em mezanino, o quarto do casal. Fonte: Toca Turquesa, página do Facebook.

Trailers, os mais famosos e baratos

Tal como as casas sobre rodas, os trailers são considerados reboques. A depender de seu peso e tamanho é possível ser transportado por carros de passeio com maior potência. Atenção: não é permitido viajar dentro do trailer, somente no carro que o reboca.

Casa Móvel
Pequeno trailer com design orgânico e aerodinâmico, facilita o deslocamento nas estradas. Fonte: Motor Home.
Casa Móvel
Trailer que apresenta generosa abertura zenital, priorizando ventilação e iluminação natural. Fonte: Stefan Widua
Casa Móvel
Trailer, ideais para acampamentos em viagens longas, mas não enquanto casas perenes. Opção para aproveitar as noites de lua cheia em volta da fogueira. Fonte: Michael B. Stuart
Casa Móvel
Trailers em menor dimensão podem ficar estacionados em áreas externas de casas. Fonte: Eugene Chystiakov

Motorhomes ou campervans? Veja as opções e diferenças

Há veículos prontos de fábrica, os motorhomes, e outros que podem ser resultado da adaptação de vans, as campervans. Por serem um único veículo são consideradas mais seguras para viagens longas, além de terem mais mobilidade e chegarem a maiores velocidades, mas pagam IPVA.

Casa Móvel
Modelo tradicional de motorhome, mais comum nos países do Norte Global. Fonte: Frankie.
Casa Móvel
Motorhome em área propícia para estacionamento no Brasil. Fonte: Apolo Trailer.
Casa Móvel
Fonte: Apolo Trailer.

Diferente das campervans, o pé direito dos motorhomes costuma ser mais próximo das casas convencionais, não passando de 2,60m. 

Casa Móvel
No interior do motorhome Apolo, a cama de casal, armários suspensos e porta de acesso ao banheiro, espelhada.  Fonte: Apolo Trailer.

Modificadas internamente, as campervans mantêm o aspecto do veículo externo, mas são bastante confortáveis. Podem ser utilizadas para diferentes fins e há muitas empresas que as alugam por temporadas.

Casa Móvel
Kombi modificada para campervan. Fonte: Siesta Campers.
Casa Móvel
Fonte: Clay Banks.

Terra só à vista: viver em um veleiro

A popularização do minimalismo permitiu que muitos se encantassem pela possibilidade de uma vida nômade. A partir do equilíbrio entre trabalho e lazer, as opções de transporte também passam a abranger embarcações. 

O veleiro, a mais indicada por seu tamanho, é uma embarcação com propulsão por armadoria (um conjunto de velas de tecido - velame -, apoiadas em um ou mais mastros e controlados por um conjunto de cabos - cordoalha. 

Casa Móvel
Veleiro Santana, de 1935, intacto. Fonte: Architectural Digest.
Casa Móvel
Roda de leme, que realiza o direcionamento da quilha na parte inferior da embarcação, responsável pela mudança de direção. Fonte: Architectural Digest.
Casa Móvel
Por dentro da cabine do veleiro Santana, os detalhes da decoração mostram as possibilidades do conforto da vida em alto mar. Fonte: Architectural Digest.

Não é somente em embarcações luxuosas que se pode viver para ter conforto, como é costume na Europa, sobretudo nos Países Baixos. Abaixo são mostrados canais em Amsterdam, capital do país, e sua variação de modelos de houseboats.

Casa Móvel
Fonte: Dutch Review.
Casa Móvel
Fonte: Dutch Review.

Apesar de ser uma das marcas registradas da cidade, Amsterdam não emite mais documentos que permitem que novas houseboats atraquem em seus canais. Atualmente são cerca de 2.500 casas móveis desta tipologia na cidade.

Casa Móvel
Houseboat no rio Amstel. Fonte: Travel with Bender.
Casa Móvel
O interior da área social da houseboat, tudo em seu devido lugar, inclusive mobiliário regular. Detalhe para as escotilhas! Fonte: Travel with Bender.

Alguns até se parecem com uma tiny house na forma. Interessante, não?

O estilo de vida minimalista está virando tendência por estarmos em contextos muito propícios a reflexões sobre a relação da humanidade com a natureza, bem como os avanços tecnológicos proporcionaram meios para realizar o trabalho de forma remota. 

Ao conectar estes pontos e outras questões pessoais, a estrada não se trata mais de ambiente desconfortável ou até mesmo hostil. Pessoas de diferentes culturas e vivências estão apostando nas possibilidades da vida em casas móveis, nem que por um período prolongado durante o ano, para descanso e lazer. 

No Brasil as casas móveis ganham adeptos, assim como estabelecimentos para receber motorhomes, campervans e trailers abrem e se estruturam a cada dia, não esquecendo das marinas para os arrojados veleiros. Só falta escolher o seu!

Referências

Architectural Digest 

Forbes Magazine (https://www.forbes.com/sites/forbesbusinesscouncil/2021/09/14/mobile-home-park-trends-big-money-and-improvements/?sh=730ea32d5a89)

Marina Imperial (https://marinaimperial.com.br/tudo-sobre-embarcacao/)

Toca Turquesa, página do Facebook (https://www.facebook.com/tocaturquesa)

Travel with Bender (https://travelwithbender.com/travel-blog/netherlands/houseboat-amsterdam)

Continuar lendo

Conteúdos VIP

Faça parte da lista de conteúdos VIP.

Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?