Em 2022, muito se viu o constante uso de materiais naturais e utilização de cores inspiradas na terra. Além do mais, o design biofílico continuou em crescimento disparado, onde os arquitetos e designers utilizaram formas orgânicas e texturas naturais. Mostrando assim, que algumas práticas vieram para ficar, e essas ideias serão cada vez mais utilizadas também como tendências 2023.
À medida em que as pessoas ficaram cada vez mais conscientes depois de terem vivenciado uma pandemia, e seus objetivos estão voltados para o bem-estar e ações sustentáveis, a grande tendência do design continua sendo o conceito sustentável com produção feito em pequena escala - valorizando os feitos locais.
Confira o cenário de todas as tendências 2023 e fique por dentro das novidades para aplicar em seus projetos através dos seguintes tópicos:
Aproveite a leitura!
As cores têm a capacidade de influenciar o humor das pessoas. Não é por menos que os tons do interior de restaurantes são mais quentes, como o vermelho, amarelo e laranja. Essas são cores que podem impactar no aumento de apetite do cliente.
Assim, como os tons mais frios como azuis claros são utilizados em quartos de bebês para aumentar a calmaria, confiança e criatividade. Ou seja, as cores estão diretamente ligadas à percepção do ambiente pelo usuário.
Pensando nisso, as cores do ano 2023 escolhidas por marcas que levam em consideração, em seus estudos, as próximas tendências 2023 assim como o contexto em que as pessoas estão inseridas. Confira a seguir, as cores das marcas Coral, Suvinil, Sherwin-Williams e Eucatex.
A cor do ano 2023 da Coral é o Silêncio de Inverno. A tonalidade é um verde claro com uma pegada terrosa. A intenção é que o tom influencie no fortalecimento do contato com a natureza, sendo uma cor positiva para melhorar as energias presentes no espaço utilizado - transparecendo, ainda, os desejos de conexão com a natureza ocasionados dos últimos tempos.
A cor do ano de 2023 da Suvinil é a Calcita Alaranjada. Ela é feita com pigmentação 100% natural e tem seu tom energético. Representando renovação e inspiração na ancestralidade e na esperança por seguir em frente, caminhando firme pelo presente. Seguindo então, a tendência de arquitetura do ano anterior - a busca pela atmosfera de recomeço e de expectativa.
A cor do ano 2023 da Sherwin-Williams é o Meu Caminho (SW 9081). O tom é convidativo para conexão com o espaço em que se está inserido. “Meu Caminho” foi inspirado pela ideia de encontrar a beleza além de nós mesmos”, comenta Patrícia Fecci, a gerente de Marketing para Serviços de Cor&Design das tintas Sherwin- Williams.
A Eucatex definiu a cor do ano de 2023 como a Calmaria. Uma tinta suave que desperta harmonia e serenidade na decoração, além de passar a sensação de tranquilidade.
Com inúmeras apresentações e debates sobre inovações das tendências 2023, esses encontros reúnem diversos profissionais e promovem marcas. Estar presente nesses eventos 2023 é importante para compreender-se, na prática, a performance de materiais e sistemas.
Além do mais, é uma ótima oportunidade para fazer networking e conseguir novas parcerias. Você sabe quais eventos estão com datas confirmadas para 2023? Anote aí:
Conhecida como a maior mostra de tendências 2023 da Arquitetura, Design de Interiores e Paisagismo das Américas, a CASACOR tem o diferencial de ocorrer todo ano em vários locais espalhados pelo continente americano e conta com a participação de centenas de arquitetos, designers e paisagistas renomados.
Os dias do evento variam de acordo com o local, mas a primeira edição do ano já confirmada, a CASACOR Paraíba acontecerá em 30 de março de 2023, mas ainda não há local definido.
Considerada a maior feira do setor de revestimentos da América Latina, a Expo Revestir tem como lema “Expo Revestir 2023: Trilhando novos caminhos”. Esse evento 2023 já possui data marcada para os dias 14, 15 e 16, das 10h às 19h e no dia 17 acontece das 10h às 17h.
Essa edição acontecerá no São Paulo Expo e por isso, dobrará de tamanho, o qual será uma experiência inédita prometida pelos promotores do evento. A mostra levará conexão com tecnologias, tendências 2023 e conceitos dos novos rumos da construção civil.
A FEICON é um evento que possibilita uma visão completa dos setores da construção civil e arquitetura em um só lugar. O evento 2023 conta com mais de 700 expositores nacionais e internacionais organizados em quatro setores: instalações, acabamentos, externos e estruturas.
A FEICON tem data para acontecer nos dias 11 a 14 de abril de 2023, das 10 h às 20h, no São Paulo Expo, localizado na cidade de São Paulo, SP.
A ABCasa Fair é uma feira de artigos de casa e decoração que apresenta as principais tendências 2023 em diversos setores, entre eles estão: utilidades domésticas, decoração de ambientes, decoração de festas, plantas e flores, têxtil, presentes criativos e artigos de papelaria.
Considerada uma das maiores feiras do setor, atualmente esse evento 2023 possui duas edições, confira as datas:
A Design Weekend é considerada um dos três maiores festivais urbanos de design, as edições promovem a cultura do design incorporado em áreas como decoração, artesanato, urbanismo, inclusão social e digital, negócios e sustentabilidade.
A DW! engloba diversas palestras, visitas guiadas, exposições, feiras de negócios, premiações, lançamentos em vários locais (distritos de design). O período confirmado para acontecer está entre os dias 11 a 19 de março de 2023, entretanto, o local ainda está para ser definido.
A um evento completo que apresenta as inovações e tendências 2023 do setor de tintas, as exigências sobre sustentabilidade e soluções, bem como conteúdo especializado com profissionais nacionais e internacionais. Além do mais, fomenta a conexão de fornecedores e clientes.
A 18ª edição do evento contará com uma programação e temáticas imperdíveis. Esse evento 2023, ocorrerá entre os dias 21 a 23 de novembro de 2023, no São Paulo Expo, localizado na cidade de São Paulo, SP.
As paredes texturizadas fazem parte das tendências de 2023 e são aquelas que apresentam algum relevo, seja por qualquer tipo de material. Quer sejam tratadas com madeira, pedra, gesso, cal, texturas acrílicas ou tintas.
Essa prática é uma ótima opção para quem quer mudar o aspecto de um ambiente de um jeito prático e econômico. As texturas têm a capacidade de valorizar o espaço, tornando-o atraente.
Um ponto forte das paredes texturizadas é a grande variação de opções existentes que podem ser aplicadas em ambientes internos ou externos.
Separamos alguns exemplos de efeitos que podem ser aplicados com texturas, acompanhe:
Todos sabem que a pandemia deixou efeitos negativos e positivos na vida das pessoas. Como citamos anteriormente, agora se olha com mais atenção para o próprio bem-estar e como o lar pode proporcionar isso.
Os novos locais de trabalho como o home office exigiram e ainda exigem que as pessoas permanecessem em locais mais agradáveis.
Foi nesse contexto que a decoração comfy ganhou espaço nos últimos tempos dentro da arquitetura e do design de interiores e também como uma das tendências 2023.
O comfy utiliza-se de cores neutras, formas orgânicas, materiais naturais e design biofílico. Ou seja, esse estilo reúne temáticas que fazem parte das últimas tendências.
Essa tendência 2023 foca em móveis funcionais e soluções de espaços integrados, para que sejam otimizados e assertivos para as necessidades dos usuários. Para isso, a integração dos espaços com a utilização de mobiliários e itens que tragam acolhimento, por exemplo, o uso de poltronas com almofadas, mantas e cestos. Ou seja, elementos que possuam texturas agradáveis ao toque.
Os mobiliários curvos também combinam com a estética comfy. A título de exemplo, temos o sofá curvo, que foi bastante utilizado nos últimos tempos, principalmente em mostras de arquitetura.
As arestas arredondadas fazem convite ao uso e descanso. Eles podem ser utilizados diretamente no chão ou sobre alguma estrutura de madeira.
Outra questão importante na decoração comfy é a utilização de materiais naturais para deixar o ambiente mais receptivo, agradável e dotado do conceito de sustentabilidade.
As pedras, fibras, tecidos, madeiras e outros materiais naturais trazem a conexão com a natureza, deixando o ambiente com aspecto mais leve. Em suma, utilizar o design para melhorar a vida é ótimo para as atuais necessidades pós-pandêmica das pessoas.
Gostou desse conceito? Comece já a inseri-lo em seus projetos de interiores. Temos um artigo especial sobre essa temática, clique aqui para acessá-lo.
Nos últimos anos ele esteve presente quando o assunto era tendência e no ano de 2023 nada mudará - o Design Biofílico continuará em alta na decoração de interiores.
O termo biofilia remete ao amor (philia) pela vida (bio), onde os ambientes promovem a conexão dos seres humanos com a natureza.
O principal objetivo aqui é inserir a natureza aos ambientes com a utilização do verde, folhas, flores, cores neutras e materiais naturais. Além do mais, intensificar o uso de iluminação natural e ventilação, espaços para descanso, vistas para a natureza, entre outros exemplos. Tudo isso a fim de garantir maior qualidade de vida.
É muito prático inserir esse conceito de tendência 2023 em seus projetos. Pensar em locais para vasos de plantas que tenham expressividade já é apropriar- se da biofilia. Ou até canteiros internos de alvenaria ou revestidos com madeira.
Mas se você deseja algo ainda mais estruturado, as paredes verdes se destacam como soluções biofílicas. Os jardins verticais são versáteis e possuem diversas possibilidades de aplicação, bem como de tipos de plantas.
E ainda, os jardins verticais podem melhorar o isolamento acústico do ambiente. As folhas absorvem parte das ondas sonoras, portanto, quanto mais plantas você tiver dentro e fora do ambiente, mais o som ficará abafado.
#Dica: Leia também o artigo: 5 motivos para ter uma parede verde no seu projeto, clique para ter acesso.
As tendências 2023 estimulam a cura e bem estar físico e mental de seus usuários e, para isso, a presença da natureza é essencial - como visto no tópico anterior.
Integrar os ambientes internos aos externos é uma forma direta de inserir o design biofílico em seus projetos. Entretanto, essa tendência merece um tópico à parte pois veio para ficar em 2023.
A integração pode ocorrer através de esquadrias com transparência ou através da comunicação direta de dois ou mais ambientes.
Como a tendência de arquitetura em 2023 ainda é criar espaços internos que estimulam a calma e quietude e ofereçam, através do design, locais para práticas e rituais com foco no bem-estar dentro de casa, acompanhe a seguir quais serão os espaços tendências 2023:
A máxima é ter verdadeiros espaços com instalações dignas de hóteis. O que abrirá oportunidades para a criação de volumetrias trabalhadas com diferentes luzes, materiais e conceitos.
As tendências para arquitetura 2023 são uma resposta ao momento atual de cuidado físico e mental e recomeços sustentáveis. Agora que você já está por dentro de todas as tendências 2023, vamos projetar!
Até a próxima,
Equipe Vobi
Referências:
www.vogue.com.au
www.decorfacil.com
www.artfire.com.br/blog/
www.casa.abril.com.br