A utilização da plataforma BIM, na área da construção civil, está cada vez mais ganhando adeptos, a exemplo, temos o Revit para arquitetos. A promessa de fazer revolução e trazer bons resultados para o segmento se mostra autêntica e muitos escritórios de arquitetura, engenharia e design já aderiram ou pensam em aderir a tecnologia.
A utilização do BIM no processo projetual permite que as tomadas de decisões sejam mais precisas em todas as etapas de projeto - desde os primeiros esboços da construção até depois de sua execução.
Entretanto, apesar do mercado já demandar pela utilização do BIM, visto a sua eficiência e benefícios, há uma série de desafios para a sua implementação em grande escala no mercado brasileiro.
Você conhece a tecnologia e sabe a importância dela no contexto atual da construção civil? No decorrer deste artigo, abordaremos mais sobre a plataforma BIM, você irá ler sobre:
Aproveite a leitura!
A palavra BIM significa Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção), é uma tecnologia utilizada em projetos, onde há a criação de um modelo digital de uma construção de forma precisa, contendo todas as informações necessárias para a executá-la e também, conservá-la.
Na última década do século XX, surge o conceito do que compreendemos atualmente como BIM, dando origem a termos como: elementos paramétricos, banco de dados, faseamento dos processos de construção, entre outros. Entretanto, as primeiras concepções sobre tecnologias que melhorassem o desenvolvimento de projetos elaborados por intermédio de computadores, datam de aproximadamente 50 anos atrás.
A plataforma BIM fornece aporte para o controle das etapas de construção e sua capacidade de automatizar o uso de todas as informações melhora a gestão dos processos operacionais e estratégicos, aumentando a eficiência e produtividade no dia a dia.
Diferentemente da metodologia utilizada tradicionalmente, pelo sistema CAD, onde a documentação de um projeto arquitetônico é feito através de desenhos bidimensionais e a compatibilização dos desenhos complementares de elétrica, hidráulica, estrutura, preventivo de incêndio e automação são feitas isoladamente, na plataforma BIM, é feito uma única modelagem com todas essas informações indispensáveis. E assim, posteriormente, as plantas baixas podem ser extraídas.
Com isso, a modelagem associada às informações de custo, tempo, método construtivo e materialidade traz transparência ao projeto e diminui a possibilidade de equívocos na construção, advindos de incompatibilidade de informações e inexecução do planejamento exposto para o projeto.
Com a plataforma BIM também é preciso prever de forma mais assertiva as manutenções necessárias após a finalização da obra. É importante enfatizar que não trata-se de um software e sim uma metodologia, onde há a representação de forma digital de uma determinada construção, compondo-se de quaisquer informações do seu ciclo de vida. Essa metodologia pode ser aplicada em qualquer projeto e por todos aqueles que estão envolvidos nas fases de concepção, planejamento, execução e gerenciamento da uma construção.
De acordo com uma pesquisa realizada, em 2020, pela FIIC (Federação Interamericana da Indústria da Construção) e pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), foram entrevistadas 740 empresas que utilizam BIM na indústria da construção civil latino-americana. Essas acreditam que com a metodologia houveram benefícios obtidos a nível de projeto, entre os aspectos: qualidade e segurança, controle e prazos e eficiência e custos.
Esses fatores são apenas alguns dos benefícios alcançados que a utilização da plataforma BIM proporciona. A aplicação correta da metodologia resulta em projetos melhores, pois com a visualização detalhada de cada etapa a ser realizada, dá para se ter noção antecipadamente de decisões a serem tomadas, evitando-se erros no processo. Isso só é possível, porque tudo está concentrado em um só lugar, permitindo que a informação e tomadas de decisões ocorram de forma ágil.
Nos softwares BIM, cada elemento inserido tem sua função e conforme a modelagem vai evoluindo, tudo é associado mutuamente. Ou seja, se for preciso inserir uma porta em uma parede, a abertura do vão é feita de forma automática de acordo com as definições preenchidas (largura, altura, materialidade, pintura, etc).
A partir desse momento, os objetos são vinculados, e se for preciso fazer alterações de dimensões, por exemplo, automaticamente a parede irá reconhecer as novas necessidades. Isso quer dizer que, a modelagem, a planta baixa, o corte, as vistas e demais informações associadas a esses elementos, irão se atualizar automaticamente, reduzindo o tempo gasto em alterações de projeto.
Com isso, essas alterações simultâneas são capazes de resultar desenhos precisos da edificação, e mais, podem ser feitas de forma colaborativa, onde demais profissionais podem desenvolver suas atribuições, sem a necessidade de ir para outro software ou trabalhar em um arquivo diferente, permitindo que haja um maior controle de modificações. Também é possível prevenir erros advindos da incompatibilidade de projetos com a detecção de interferências.
Se no modelo CAD, os projetos complementares eram feitos isoladamente, e comumente havia conflitos de elementos estruturais, tubulações ou instalações, na plataforma BIM, isso não ocorre mais, pois os conflitos são identificados facilmente. Isso permite que não sejam só descobertos em fases posteriores, momento em que há oneração e atraso da obra.
Com essa metodologia pode-sel extrair listas de quantitativos de forma automática e assim, estimar os custos da obra. A vantagem é que esse orçamento é atualizado sempre quando houver alguma alteração no projeto, o que facilita no entendimento se a obra é viável ou não. Além de evitar desperdícios de materiais nos canteiros de obras, reduzir a produção de entulhos e racionalizar o uso de alguns materiais, fatores indispensáveis na elaboração de projetos que se preocupam com o impacto ambiental causado. Sendo esse, um grande benefício da utilização da plataforma BIM, a possibilidade de criar projetos dotados de conceitos sustentáveis. Os softwares são capazes de analisar fatores sustentáveis em todas as fases do ciclo de vida da edificação, desde a concepção até a sua demolição, possuem também ferramentas que avaliam percentuais de carbono e eficiência energética do edifício.
Com isso, a metodologia aplicada à elaboração de projetos se mostra indispensável, visto que ela está em constante evolução e será uma exigência nos próximos anos. Muitos países já aplicaram políticas de implementação para obras públicas, inclusive o Brasil, onde o Decreto Federal n° 10.306 determina sua utilização em obras públicas realizadas pelos órgãos de administração pública federal. Além de trazer transparência ao processo licitatório, incentiva o desenvolvimento da tecnologia na construção civil brasileira.
E você, não quer ficar para trás, não é mesmo? Acompanhe os próximos tópicos para entender melhor sobre as vantagens e desvantagens, quais são os principais softwares do mercado e como começar a usar o BIM.
É indiscutível que a plataforma BIM traz muitos benefícios para o desenvolvimento de projetos. Listamos algumas vantagens para a implementação dessa metodologia, acompanhe a seguir:
✔️ Otimização do fluxo de trabalho;
✔️ Maior produtividade;
✔️ Melhor gestão de documentos;
✔️ Melhor qualidade de projetos;
✔️ Integração das equipes;
✔️ Maior gerenciamento de informações;
✔️ Melhor tomada de decisões;
✔️ Menor probabilidade de erros;
✔️ Redução de custos e prazos;
✔️ Construção mais consciente;
✔️ Oportunidade de negócios;
✔️ Proporciona ao cliente a experiência da realidade virtual e aumentada.
De acordo com a pesquisa da FIIC e BID, dentre esses fatores citados anteriormente, a maioria deles possui influência muito elevada para adoção do BIM, no futuro, por não usuários da metodologia. Veja no gráfico abaixo:
Como a metodologia BIM é relativamente recente, muitas pessoas desconhecem seus conceitos e benefícios na utilização. Esse desconhecimento acaba contribuindo para que elas continuem utilizando os métodos tradicionais, a exemplo do AutoCAD e SketchUp, os quais não são incorretos mas requerem renovação perante o mercado atual.
Além disso, há disseminação de informações errôneas sobre o BIM, pessoas que tentaram utilizá-lo e não se adaptaram à nova lógica de trabalho, acabam por compartilhar suas experiências frustradas e, por vezes, desestimulando as que possuem interesse. O fato é que, é preciso um período de adaptação que requer resiliência por parte do usuário, onde é necessário processos de tentativas e erros para finalmente se alcançar um nível mais avançado de conhecimento, e consequentemente, adquirir experiência.
Listamos algumas das barreiras existentes na adesão da plataforma BIM:
👉 Custo significativo de investimento para capacitação da equipe;
👉 Aquisição da licença de software;
👉 Período prolongado de adaptação dos novos métodos;
👉 Dificuldade em encontrar materiais gratuitos na internet, como bibliotecas existentes.
Ainda sobre a pesquisa da FIIC, para entender os desafios enfrentados por não usuários do BIM, foi questionado sobre os fatores que atrasam a decisão de implementar a metodologia nos seus escritórios. Apesar das respostas voltarem para aceitação da metodologia, existem receios quanto ao processo de transição do método tradicional para o método BIM, em relação a tempo, custo e mudanças de paradigmas.
Para ter acesso ao relatório completo da pesquisa, acesse aqui.
O Revit para arquitetos foi desenvolvido pela empresa Autodesk, sendo a principal plataforma BIM utilizada no segmento da construção civil brasileira, aderido não só pelos profissionais de arquitetura, como também por muitos engenheiros. Onde, é composto de muitos recursos para desenvolvimento de projetos completos de arquitetura, estruturas e complementares. Entre alguns dos inúmeros benefícios da utilização do Revit, estão:
👉 Criação de modelos 3D precisos e realistas;
👉 Facilidade na obtenção de cortes, vistas, perspectivas e diagramas;
👉 Possibilidade de parametrização dos elementos e facilidade em encontrá-los para download na internet;
👉 Uma biblioteca nativa com variados objetos;
👉 Utilização da dimensão 4D;
👉 Suporte para trabalhos colaborativos;
👉 Possibilidade de importar e exportar arquivos, possuindo interoperabilidade com outros softwares;
👉 Extração de informações como levantamento de quantitativos automáticos.
Devido a maior adesão do software, muitos cursos de capacitação estão disponíveis de forma online, esses geralmente são pagos, entretanto, há muitos canais conceituados no Youtube que oferecem conteúdos do Revit para arquitetos. Separamos uma dica de mini curso, o qual ensina desenvolver um projeto do zero no Revit, assista o vídeo abaixo, para ir se familiarizando com a plataforma BIM.
A plataforma BIM Archicad foi desenvolvida pela empresa Graphisoft e diferentemente do Revit para arquitetos, os profissionais de engenharia não costumam utilizá-lo, tendo como foco principal, a adesão por escritórios de arquitetos. Ainda assim, é o principal concorrente do Revit, sendo muito utilizado em território europeu e japonês.
Além de ter as principais funções que constituem o BIM, listamos algumas potencialidades do software:
👉 Visualização dos desenhos em dispositivos móveis através da tecnologia BIMX, possibilitando ao usuário ter a experiência de visualização por meio da realidade virtual;
👉 Intercâmbio com outros softwares;
👉 Possibilidade de extensões para modelagem de instalações hidrossanitárias, elétricas e de ventilação e detecção de conflitos entre essas disciplinas;
👉 Facilidade de gerenciar as informações dos elementos modelados;
👉 Disponibilidade de avaliação de eficiência energética.
Lembrando que, atualmente, existe muito conteúdo disponível para aprendizagem do programa e da metodologia. Você pode acompanhar os seguintes canais para aprender um pouco mais sobre o Archicad:
Existem outros softwares BIM, entretanto, não possuem muita adesão no Brasil, sendo: AECOsim, Vectorworks, TEKLA Structure, Allplan Architecture, entre outros. Você pode até escolher alguma dessas plataformas BIM para ser sua ferramenta de trabalho, mas isso pode ser um fator que dificulte a implementação da metodologia no seu escritório, pois será mais dificultoso encontrar informações e tutoriais que o auxilie até o domínio da ferramenta.
Para implementar a metodologia de forma exitosa, primeiro é preciso escolher qual software você irá utilizar. Em seguida, procure por conteúdos que ensinam a metodologia e o programa que você escolheu, para que assim, você compreenda a nova maneira em que você vai projetar. Não hesite em começar a aplicar seus conhecimentos, entendemos que existem receios, mas a metodologia é baseada em processos, que são únicos, por envolver diferentes pessoas com diferentes características.
O ideal é que nesse momento, você contrate um BIM Manager (Gerente BIM), especialista instrutor responsável pela implementação em estágios iniciais. Ele irá apresentar o programa, desenvolver um template de acordo com o perfil do escritório, orientar sobre as bibliotecas BIM e gestão de projetos.
No início surgirão dificuldades, mas elas são necessárias para a evolução. A cada projeto feito com a metodologia, analise o que funcionou bem ou o que precisa ser acrescentado para melhorar nos próximos que virão. Assim, é possível perceber o progresso e ter parâmetros de resultados, qualidade das entregas e do seu nível de produtividade.
Agora você sabe que o processo tradicional dos escritórios propicia maior margem para erros uma vez que as informações e etapas de um projeto permanecem desconectadas e desorganizadas, problema esse que afeta a produtividade, o faturamento e o serviço final ao cliente. E o uso da plataforma BIM, não só irá mudar o futuro da arquitetura como também já é o presente do mercado atual!
Nós da Vobi, queremos te ajudar a dar os próximos passos para sair do processo tradicional e fazer parte do escritório do futuro, ou seja, com a Vobi, você:
✔️ Entrega uma experiência mais completa aos seus clientes. Entende que o projeto de arquitetura é apenas o início e apenas uma das etapas da jornada. Portanto, seu faturamento por cliente é maior, bem como o nível de satisfação (o que gera mais indicações).
✔️ É moderno e organizado, por isso tem mais tempo para focar nos clientes e projetos mais importantes.
✔️ Enxerga o escritório como uma empresa e seus processos (que são digitais) estão todos em dia.
✔️ Acompanha seus números diariamente, conhece de perto o seu faturamento, lucro por projeto e tem muito claro as suas metas.
E, para isso, é muito simples! Basta solicitar o seu convite aqui.
O convite é o primeiro passo que você estará dando para o futuro. Após sua solicitação é só aguardar o contato da nossa equipe que passará todas as orientações de como seguir com a contratação, bem como, sanará todas as suas dúvidas antes de fechar qualquer negócio.
E aí, o que você está esperando? Os melhores escritórios já utilizam a Vobi, você vai ficar para trás?
O mundo está mudando, não fique parado no tempo.