Escolher as louças e metais para os projetos de interiores nem sempre é uma tarefa fácil. Com tantas opções diferentes no mercado, o profissional de arquitetura e design precisa se manter atualizado e conhecer bem os produtos para indicar as soluções mais adequadas à realidade de seus clientes. E para ajudar você nessa tarefa é que preparamos um guia completo sobre o tema. Continue lendo para saber mais! Ao final do artigo você terá aprendido tudo sobre:
Aproveite a leitura!
Para não errar na hora de escolher a cuba para banheiro, existem 3 principais pontos de atenção que devem ser considerados na hora de tomar essa decisão: 1. considere o tamanho do espaço; 2. considere o modelo da torneira; e 3. considere as dimensões da bancada. Dessa forma, antes de definir as louças e metais do ambiente, é preciso verificar a compatibilidade entre todos esses fatores descritos.
Além disso, outra grande questão encontra-se na escolha correta do tipo de cuba.
“Atualmente, existem diversos tipos de cuba para banheiro no mercado e, apesar disso ser vantajoso, muitas vezes deixa os consumidores com dúvidas na hora de decidir qual modelo comprar.”
Confira abaixo 9 principais modelos e suas respectivas características:
Este é o tipo mais tradicional e que possui melhor custo benefício dentre as diversas opções de cuba. Trata-se do modelo que é instalado por baixo da pedra, por isso, requer uma saia ou armário para dar melhor acabamento.
A cuba de sobrepor é semelhante a de embutir, tendo como principal diferença uma borda de acabamento que se sobrepõe na bancada, desta forma, sua instalação é feita encaixando a cuba por cima da pedra.
Como o nome mesmo já indica, a cuba de apoio fica apoiada na bancada. Trata-se de uma cuba mais decorativa e, por este motivo, recebe acabamento em todas as suas faces. Este modelo também se adequa bem aos espaços de menor dimensão.
Da mesma forma que a cuba de apoio, a cuba de semiencaixe recebe acabamento nas laterais e dá visibilidade para a frente da cuba, por isso pode ser um pouco mais cara. Este modelo também funciona super bem em banheiros pequenos com pouco espaço para o móvel embaixo da bancada.
Dentre as opções de cubas desta lista, este é o modelo mais moderno e ousado, pois necessita de ponto de esgoto no piso, o que dá a possibilidade de colocar a cuba no meio do banheiro e não próxima à parede como estamos acostumados.
A grande vantagem da cuba suspensa é o fato dela dispensar bancada, visto que é instalada diretamente na parede, fazendo com que ela seja uma opção muito prática e econômica, além de ser o modelo ideal para um banheiro com acessibilidade.
No que tange a tamanho, esse pode ser considerado o menor modelo de cuba, ou seja, é o tipo ideal para ambientes super compactos. Além disso, a cuba de canto é suspensa e também costuma ter valor mais acessível.
O custo benefício deste modelo talvez seja o seu grande diferencial, visto que dispensa o uso de bancada e armários. Por isso, o ideal é que seja utilizado em espaços pequenos, pois não oferece muita possibilidade de apoiar objetos.
O modelo queridinho dos arquitetos, a cuba esculpida é aquela feita sob medida no mesmo material da bancada. Nesse tipo, o arquiteto deve definir como será o projeto da cuba e detalhar suas especificações.
👉 Para se aprofundar ainda mais no universo de cuba para banheiro, não deixe de ler o nosso artigo completo clicando aqui.
Assim como acontece no banheiro, também é preciso considerar algumas premissas para não cometer erros na hora de escolher o melhor modelo de cuba para cozinha. Desta feita, leve sempre em consideração as instalações do espaço (como pontos de água e esgoto), bem como o tamanho do ambiente e da bancada, o modelo de torneira que se pretende utilizar e, por fim, mas não menos importante, o projeto de marcenaria existente ou a ser instalado.
Levando em conta esses pontos, é preciso determinar o tipo de cuba a ser utilizada. Alguns modelos são semelhantes aos citados no tópico anterior, como por exemplo:
Modelo mais tradicional, fica embutida através de um recorte na bancada. Geralmente feita na versão em inox, podendo ter o acabamento:
✔ Polido;
✔ Alto brilho;
✔ Acetinado;
✔ Escovado.
Tipo de cuba encaixada na bancada com uma borda sobressalente e não colada na parte inferior.
Aquela feita sob medida do mesmo material do tampo (pedra, porcelanato, corian, concreto, etc) e, por isso, costuma ter um valor mais caro do que um modelo pronto de inox.
Apesar de serem modelos similares aos utilizados nos banheiros, o grande diferencial dessas tipologias está no fato de que, para cozinhas, existem ainda a possibilidade de escolher se a cuba será simples, dupla ou tripla.
Essa definição se refere ao número de compartimentos da cuba e a escolha pelo modelo ideal depende, claro, da necessidade dos clientes e tamanho da cozinha.
Outro ponto que também difere uma cuba para cozinha de uma para banheiro, está na diversidade de opções de acessórios disponíveis no mercado, dentre eles: dosador de detergente, calha úmida, tábua de madeira, cestinho para lavar verduras, escorredor, triturador e etc.
👉 Para ficar por dentro de tudo sobre esse tema, leia nosso artigo “Cuba para cozinha: conheça os principais tipos” na íntegra.
E o que seria da cuba sem sua torneira, não é mesmo? Aliás, engana-se quem pensa que torneira é tudo igual. E iremos provar isso neste tópico.
No mercado, o que não falta é opção, por isso, veja abaixo os principais modelos de torneira para banheiro e cozinha que temos hoje:
Trata-se do modelo mais tradicional de torneira, de bom custo benefício e simples instalação, podendo ser instalada diretamente na bancada ou na própria cuba, quando o modelo contar com mesa (espaço existente na própria cuba para a instalação da torneira).
A torneira de parede, como o nome mesmo já indica, é instalada diretamente na parede. Sua principal vantagem é otimizar o espaço na bancada, visto que permite adequar a altura de sua instalação. Lembre-se que, para esse modelo, é preciso ter um ponto de água no local previsto.
Modelo mais utilizado para banheiros, requer ponto hidráulico no piso e precisa de lavatório de modelo específico.
Similar à torneira de piso, a torneira de teto também exige uma condição de instalação hidráulica especial.
Além dos modelos citados acima, existem também outras características que devem ser levadas em conta no momento da escolha das louças e metais e, no caso das torneiras, é preciso considerar seu tipo de acionamento, que pode ser: simples, misturador, misturador monocomando, misturador duplo comando ou fechamento automático.
Para saber a altura ideal para instalar a torneira, é preciso pensar nas tarefas executadas naquele cômodo. Dessa forma, existem modelos de bica baixa, média e alta. Isso determina a distância entre o ponto de água, onde a torneira é instalada, e o local por onde a água sai dela.
Bica baixa ou média: a torneira de bica baixa ou média funciona bem com uma cuba de apoio com mesa, de embutir, de sobrepor ou de semi encaixe.
Bica alta: a torneira de bica alta funciona bem com cubas de apoio ou outros tipos que têm o topo acima da altura da bancada.
👉 Para saber mais, continue lendo sobre torneira para banheiro e cozinha no nosso artigo completo. Basta clicar aqui.
Sempre partimos da premissa de que cada projeto é único e deve ser pensado como tal. Assim sendo, a escolha das louças e metais de um ambiente não deve fugir disso. Afinal, se você chegou até aqui, percebeu que a definição de cubas e torneiras impactam diretamente na usabilidade e conforto do espaço.
Tendo isso em mente, não podíamos deixar de separar um tópico específico para acessibilidade, visto que é preciso adaptar alguns pontos ao realizar um projeto tanto para pessoas com deficiência (PCD), quanto para pessoas com mobilidade reduzida (PCM).
Por isso, vale destacar que, ao projetar um banheiro com acessibilidade, é importante pensar ainda mais nas necessidades do usuário e incluir os seguintes pontos, que destacamos nesse checklist abaixo, na escolha das louças e metais:
✔ Bacias sanitárias: entre 43 cm e 45 cm do piso, no máximo 46 cm com assento (0,36m para uso infantil);
✔ Lavatório suspenso: com espaço livre de aproximadamente 70 cm de altura para encaixe da cadeira de rodas;
✔ Barras laterais de apoio: feitas de inox, próximas à bacia sanitária e do chuveiro com altura de 0,75m do piso para uso adulto e a 0,60m para uso infantil;
✔ Circulação: com giro de 360 graus, ou seja, 1,50 m de diâmetro;
✔ Portas de acesso: com, no mínimo, 0,80 cm de largura;
✔ Acionamento de descarga: 1 m de altura.
👉E por se tratar de um tema mais complexo, não deixe de ler o nosso artigo “Banheiro com acessibilidade: o seu guia completo de projeto”, clicando aqui.
Em todos os casos, vale sempre fazer uma busca mais aprofundada sobre louças e metais, mesmo porque esses itens costumam encarecer bastante os projetos de interiores.
Pensando nisso, para ajudar você nessa tarefa, preparamos este guia completo sobre o tema com as medidas mais utilizadas no dia a dia dos arquitetos e designers de interiores.
Este e-book irá ajudar você a projetar com ainda mais segurança. Preencha o formulário ao lado e baixe agora, é totalmente gratuito.
Agora conta para a gente, você já conhecia todos esses detalhes sobre louças e metais?