Guias Especiais

Guia do Feng Shui: conheça como utilizar o conceito e criar harmonia nos espaços

Por Equipe Vobi
Feng Shui na arquitetura

O Feng Shui mantém um lar mais alegre e energético. Contudo, muitos confundem a técnica com o simples ato de decorar. A verdade é que ela consiste em ser uma ferramenta para ajudar a criar um espaço que faça as pessoas se sentirem bem e capazes de traçar seus objetivos de saúde e bem-estar. 

Acredita-se que o exterior de uma casa influencia no interior de uma pessoa. A assimilação de um ambiente determina como você reflete e se comporta. Por isso, a técnica utiliza-se de princípios que guiam a decoração de um espaço, beneficiando assim, a vida pessoal e profissional do morador.

Nos últimos tempos o Feng Shui, conhecido por ser uma filosofia milenar oriental, ganhou muitos adeptos no continente ocidental. Atualmente, a recente pandemia tornou a casa o centro da vida da maioria das pessoas, ou pelo menos, ganhou mais importância por ser um lugar acolhedor. 

É nesse sentido que entra o Feng Shui, as pessoas buscam por um local positivo, organizado e que, principalmente, estejam em harmonia com elas, para que vivam de forma equilibrada e saudável.    

Saiba como desenvolver projetos inspirados nessa filosofia. Leia os seguintes tópicos:

Aproveite a leitura!

O que é feng shui?

O Feng Shui é uma prática chinesa muito antiga que tem como princípio se basear nos elementos da natureza: fogo, terra, metal, madeira e água. 

Primeiramente, você deve entender que o Feng Shui se comunica através de metáforas. O significado de Feng Shui em chines é “vento e água”, ou seja, a energia flui como o vento -invisível - e se move como a água.   

“A teoria proposta pelo Feng Shui é baseada nos princípios estabelecidos na metafísica chinesa, ou seja, o equilíbrio ou Yin Yang, a teoria dos cinco elementos, o Ba Gua e o conceito de energia Chi. O Feng Shui é estabelecido na existência de uma respiração vital ou Chi cujo fluxo é modificado pela forma e disposição do espaço, as orientações ou pontos cardeais e as mudanças temporais. “ - Site Prego e martelo 

Com ela, através da organização dos objetos procura-se criar um ambiente harmonioso. A abordagem mais recente do Feng Shui utiliza as cores e o posicionamento dos itens para construir uma lógica de vida mais saudável. 

Energias Yin e Yang 

Feng Shui na arquitetura
Fonte: Pinterest

É uma crença chinesa que prega o equilíbrio de energias complementares, ou seja, o feminino e o masculino, o frio e o quente, o escuro e o claro, entre outros.

A mistura dessas duas energias, em perfeito equilíbrio, faz a vida possível e promove um bom estado físico e emocional. 

Esse conceito de dualismo também afirma que nada é unicamente bom ou ruim. Da mesma forma que as qualidades se opõem, elas se complementam. 

O CHI

O objeto de estudo do Feng Shui é nomeado como Chi, que significa “energia vital”. Entende-se que tudo é energia e ela pode ser modificada conforme aquilo que se quer atingir, concebendo espaços dotados de energia positiva e vibrante. 

“A maneira como os objetos de nossa casa devem ser dispostos deve ser governada pelos chamados guardiões celestiais, que são o Dragão, o Tigre, a Tartaruga, a Fênix e a Serpente. Esses nomes vêm das antigas constelações, que dividiam o céu em cinco setores; portanto, o Feng Shui está intimamente relacionado à astrologia”. - Site Prego e martelo 

A técnica feng shui na arquitetura

Mapa Baguá 

Feng Shui na arquitetura
Fonte: Terra 

O Baguá tem formato octogonal e seu mapa é empregado para dividir uma casa ou cômodo  em nove áreas relacionadas a diferentes temáticas da vida de uma pessoa. Nesse caso, de modo a facilitar a visualização, o Baguá é adaptado para um formato quadrado. Na prática, ele deve ser colocado sobre a planta fiel onde se quer harmonizar e assim é possível entender qual Guá rege o setor, entre eles estão: 

➝ Trabalho 

➝ Espiritualidade

➝ Família

➝ Prosperidade

➝ Sucesso

➝ Relacionamento 

➝ Criatividade

➝ Amigos

➝ Saúde

Na parte central do mapa Baguá, fica concentrada a energia onde é distribuída pela casa, sendo considerado o coração dela. 

Para aplicar a técnica e identificar onde fica cada Guá, siga os seguintes passos:

Passo 01: Imprima a planta da casa ou do cômodo 

Passo 02: Encontre a linha da parede de entrada principal da casa ou do espaço e permaneça essa parte na horizontal. 

Passo 03: Pegue uma régua ou escalímetro e verifique quanto mede essa linha horizontal, dividindo assim em 03 partes iguais e demarcando sob a planta. 

Passo 04: Agora divida o traço vertical da parede lateral e considere o início da medida na linha horizontal da porta de entrada, dividida-o em 03 partes iguais e, novamente, marcando sob a planta. 

Passo 05:  Repita o passo nas outras 02 linhas, replicando esse pontos feitos nos passos anteriores. 

Passo 06: Ligue os pontos e obtenha 09 quadrados iguais. Depois preencha-los com os Guás dessa maneira:

feng shui na arquitetura

Para verificar se você seguiu os passos anteriores corretamente, certifique que a porta de entrada estará em um destes Guás: amigos, trabalho ou espiritualidade. 

Com a ajuda do mapa Baguá é possível determinar as cores de um espaço. Separamos o resumo de cada significado dos Guás, acompanhe a seguir:

Guá do sucesso

O objetivo desse Guá é conquistar o reconhecimento e realização no âmbito profissional e pessoal, assim como, aumentar a autoestima a partir da  concretização dos sonhos. 

  • Cores relacionadas: vermelho, amarelo e laranja 
  • Forma: triangular, objetos pontiagudos e formas geométricas
  • Elemento: fogo

Guá do relacionamento

O propósito aqui é consolidar relacionamentos, voltando-se para energias de confiança, sintonia, respeito e receptividade. 

  • Cores relacionadas: rosa 
  • Forma: quadrada ou com formas proporcionais 
  • Elemento: terra

Guá da criatividade

A intenção de focar no setor da criatividade é estimulá-la, concebendo novas ideias para ter foco em começar novos projetos. Assim, é possível aumentar a autoestima e adquirir novos conhecimentos. 

  • Cores relacionadas: branco
  • Forma: redonda
  • Elemento: metal

Guá dos amigos

A ideia no guá dos amigos é potencializar a energia de amizade, influenciando na melhoria da comunicação e abertura para novos amigos. Ele também está relacionado com as viagens.

  • Cores relacionadas: cinza e branco
  • Forma: redonda 
  • Elemento: metal 

Guá do trabalho

Ativar o guá do trabalho é querer estimular o crescimento profissional e harmonia na rotina diária. 

  • Cores relacionadas: preto e azul escuro
  • Forma: sinuosa
  • Elemento: água

Guá da espiritualidade

O objetivo desse Guá é a conexão com crescimento interior, o autoconhecimento e as crenças religiosas. 

  • Cores relacionadas: azul e verde
  • Forma: quadrada
  • Elemento: terra

Guá da família

Esse está relacionado à procura pela estabilidade das relações primárias, priorizando o fortalecimento com familiares. 

  • Cores relacionadas: verde 
  • Forma: retangular
  • Elemento: madeira

Guá da prosperidade

A intenção aqui é ativar a prosperidade focando na realização dos objetivos e conquista de bens materiais, tudo isso de forma positiva e equilibrada.

  • Cores relacionadas: roxo e púrpura
  • Forma: retangular
  • Elemento: madeira

Guá do centro

O objetivo nesse conceito é a conexão com os outros Guás, alcançando um equilíbrio entre a energia e a saúde física do espaço e dos moradores.  

  • Cores relacionadas: amarelo, laranja e marrom
  • Forma: quadrada
  • Elemento: terra

Projetando com Feng shui

A entrada de uma casa é muito importante pois, de acordo com o Feng Shui, é por onde a energia entra. É por aqui que se deve começar a intervir em relação a organização, layout e limpeza.

Esse local precisa estar livre de acúmulo de objetos, como tapetes sem poeira e paredes livres de teias de aranha. A limpeza é primordial para criar um ambiente acolhedor para as energias que entram. Além do mais, é preciso certificar que esse espaço esteja bem arejado e iluminado - como todos os outros ambientes devem estar. Caso não esteja, é hora de adicionar nova iluminação, seja ela artificial ou natural.   

Já que citamos a porta de entrada como elemento principal a se zelar, você deve saber que todas as outras portas também precisam de uma atenção especial. Elas estão associadas a comunicação e voz dos residentes e, do mesmo modo que a principal, merecem atenção por serem portais condutores de oportunidades para a vida. 

Certifique que essas portas estejam abrindo, no mínimo, 90º. Isso porque, quando os ambientes estão bagunçados, é comum que objetos sejam deixados atrás desses elementos. Esse impedimento diminui as oportunidades que podem ser alcançadas. 

As dobradiças, trancas e maçanetas também devem estar em perfeito funcionamento. Todo detalhe pode influenciar em como a energia é direcionada aos moradores da casa. 

Outro integrante muito importante dos cômodos são as janelas. De acordo com Feng Shui, elas simbolizam os olhos dos adultos e a voz das crianças. Essas esquadrias também precisam ser limpas e estarem livres para a passagem de luz solar - responsável por energizar os moradores. 

A luz que entra pela janela torna o ambiente mais vibrante e energético e quando estão limpas, simbolicamente, permite uma maior clareza para perceber as coisas ao redor com maior precisão. 

Em relação ao layout dos espaços, esse deve ser pensado de acordo com o dia a dia do morador ou da família que ali reside. Todos os passos devem ser pensados a fim de projetar um ambiente sem obstáculos ou remover aqueles que já estão sendo um empecilho. 

Talvez seja uma passagem apertada, um armário não funcional ou acúmulo de objetos. Quando bem analisado, é possível abrir mais espaços nos ambientes armários ou no restante do espaço, removendo assim, os estresses do dia a dia e melhorando o local através de uma boa técnica Feng Shui.

Deixar algo ir e criar vazios, é convidar energias e consequentemente, aumentar as oportunidades. E como a vida é fluida e dinâmica, esses espaços serão preenchidos ao longo do tempo para outros serem vagos. 

Ainda sobre o posicionamento do mobiliário, um conceito primordial dentro da técnica Feng Shui é a posição de comando. Ela orienta em como uma pessoa se posiciona na vida e todos os móveis mais importantes dos cômodos precisam seguir esse preceito, como a cama, a mesa e o fogão. Eles representam, respectivamente, a si mesmo, a carreira e a riqueza. 

Diante dessa premissa, a orientação é que ao utilizar uma cama, sofá, mesa ou fogão o usuário possa ver a porta do ambiente. Todavia, não se deve estar localizado exatamente na frente dela - o ideal é manter-se na diagonal. Assim, a posição de comando torna o usuário apto a receber energias e melhores oportunidades. 

E por último, mas não menos importante, o paisagismo é essencial para incorporar energia vital nos espaços. Esses elementos vivos trazem a conexão com a natureza, transferindo frescor e vitalidade para uma casa. 

Cada planta exige um cuidado diferente, então a depender da localização do vaso, é necessário atenção com as condições climáticas, como a iluminação solar.   

Feng shui nos ambientes 

Quarto 

O ambiente do quarto é onde se descansa e/ou edifica um relacionamento, ou seja, no quarto Feng Shui é necessário focar nessas duas energias. Sendo assim, objetos que não são relacionados devem ser retirados ou jogados fora. 

Os objetos de trabalho ou de hobbys devem ser mantidos em outro espaço. Assim, como as fotografias de pessoas que não usufruem do cômodo, como avós, pais, sogros e amigos. 

feng shui na arquitetura
Fonte: Pinterest

A cama deve estar na posição de comando e ter uma cabeceira sólida, que manterão, respectivamente, energias de controle e de proteção. Além do mais, a cama precisa ter uma altura correta e livre de itens armazenados abaixo dela. Isso porque, a energia precisa circular em todo o perímetro enquanto o usuário está repondo as energias. 

É ideal que os itens de apoio estejam equilibrados em ambos os lados da cama. Por exemplo, mesas de cabeceiras e luminárias precisam ser posicionadas, em perfeita simetria. Esses e outros objetos precisam manter o seu design arredondado ao em vez de pontiagudos, isso também contribui para manter a percepção de segurança.

Confira essas e outras dicas em um artigo completo sobre como desenvolver um quarto Feng Shui

Sala de estar

A melhor posição de sofás e poltronas em uma sala Feng Shui é de frente para a porta de entrada e, sempre que possível, encostada na parede, pois isso garante melhor sensação de segurança e estabilidade. 

Além disso, o restante dos móveis e dos adornos precisam ser funcionais e manter um propósito. Apresentar o minimalismo nesses projetos é promover maior equilíbrio de energia - e manter o Feng Shui vivo. 

feng shui na arquitetura
Fonte: Pinterest

Aproveite e utilize os móveis com diferentes funcionalidades. O canto alemão, por exemplo, é um ótimo local de armazenamento e também para substituir cadeiras. Essa escolha  contribui para manter uma sala organizada e confortável, minimizando a desordem. As prateleiras também cumprem essa função de liberar espaço e organizar objetos, como os livros.

Também é importante se atentar se todos os elementos do feng shui estão sendo incorporados à decoração. Fogo, água, terra, metal e madeira devem aparecer de forma equilibrada no ambiente. Se não conseguir colocá-los através das cores e de uma arte, opte por inserir os próprios elementos físicos, como: vela, fonte decorativa, cadeira com encosto de metal e banco de madeira.

Para conhecer mais sobre as técnicas do Feng Shui na sala, clique aqui

Banheiro

feng shui na arquitetura
Fonte: Pinterest

Criar um bom Feng Shui em um banheiro é mais fácil do que se imagina, devido à semelhança do conceito com outro comumente utilizado nos últimos tempos: os banheiros spa - tão vistos nas últimas edições de amostras de arquitetura. 

Esses espaços contemporâneos são feitos para limpeza, como também para os momentos de relaxamento e rejuvenescimento. 

Dessa maneira, algumas dicas básicas estão associadas a um bom Feng Shui nos projetos desses cômodos. Por exemplo, eles devem ser mantidos escondidos, no sentido de ter uma porta para fechá-los, dado que a energia pode fluir para longe dos moradores da casa através do ralo. 

Inserir plantas contribui para melhorar o Feng Shui, pois as plantas convertem a energia proveniente da água em energia vital. 

No banheiro, não é necessário tantos compartimentos assim para armazenar produtos. O que acontece frequentemente é que as pessoas não possuem o hábito de revisar os rótulos de seus produtos. 

Antes de começar seu projeto, certifique que seu cliente irá verificar o prazo de validade de seus itens para você conseguir pensar na quantidade de armazenamento necessário. 

Cozinha 

A cozinha é um local que guarda muitos utensílios e itens de alimentação, por isso, deve-se manter a atenção para a limpeza e organização desse espaço. A regra básica é: manter só o que é necessário. Com essa premissa é possível abrir caminho para que outras coisas possam entrar. Contudo, o que for mantido deve ser mostrado com abundância e não escassez. 

No layout de uma cozinha Feng Shui, a posição de comando deve ser do fogão. Ao utilizar esse eletrodoméstico, o usuário deve conseguir ver a porta à sua frente, entretanto, não deve estar completamente alinhado a ela. Essa posição abre caminho para novas oportunidades.

feng shui na arquitetura
Fonte: Pinterest

Nos armários, utilize portas de vidros, liso, canelado ou fosco, para melhor sensação de profundidade e maior facilidade na hora das pessoas procurarem algum item. 

Deixar um espaço na bancada ou nos armários para o cultivo de plantas e tigelas com frutas coloridas é incrivelmente importante para a prática Feng Shui. 

Inserir artes nesse espaço e deixá-lo dotado de personalidade é uma maneira interessante para inserir cores. Pode ser abstrata, ilustrativa ou realista, contanto que esteja alinhada ao mapa Baguá e de acordo com o resto da composição do espaço.

Criamos um artigo completo para você conhecer mais sobre cozinha Feng Shui, clique aqui para ler.  

Espaço home office

feng shui na arquitetura
Fonte: Pinterest

A mesa de trabalho em posição de comando é essencial para um ambiente Feng Shui. Assim, o controle na vida e na carreira de uma pessoa é elevado. 

É ideal que a mesa esteja em um local reservado apenas para o trabalho ou em qualquer outro espaço que não seja no quarto. 

A escolha desse objeto também é importante para a filosofia. A mesa deve ser sólida e resistente, pois vai refletir no estado da carreira de quem utiliza - quanto mais estável melhor. O tamanho deve ser guiado pelo tipo de trabalho que a pessoa desenvolve, por exemplo, os trabalhos de criação e artísticos exigem mesas mais profundas e largas. Quanto à materialidade, deve-se evitar o vidro pois ele pode influenciar energeticamente na perda de ideias e projetos. 

A cadeira deve ser ergonômica e confortável, possuindo encosto alto e com funções de inclinação. Assim, é possível garantir um trabalho com conforto e mobilidade. 

O caminho até a mesa deve estar livre de obstáculos que acabam deixando o percurso desafiador para começar uma jornada de trabalho.  

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Feng Shui, já pode inserir o conceito em seus projetos de arquitetura e interiores. 

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

www.thespruce.com

www.everydayhealth.com

www.mindbodygreen.com

www.personare.com.br

www.pregoemartelo.com.br

Gostou? Compartilhe!

Continue Lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?