A inteligência artificial (I.A) na construção civil se torna cada vez mais proeminente. Assim como nos outros setores, essa rápida influência e progresso gera um longo debate entre profissionais e críticos. Alguns entendem como uma força capaz de revolucionar o mercado, enquanto outros vêem como uma ameaça que poderia substituir o trabalho intelectual humano.
O fato é que, definitivamente, a I.A já está transformando a arquitetura, o design de interiores e a construção civil. A tecnologia poderá desenvolver layouts e abordagens mais inteligentes, eficientes e sustentáveis.
Você já está utilizando a inteligência artificial no seu processo de criação? Continue lendo o texto, e saiba como começar a aproveitar o máximo da I.A, acompanhe os tópicos:
Aproveite a leitura!
O que é inteligência artificial?
A inteligência artificial (I.A.) refere-se a sistemas que capacitam computadores para a realização de atividades que, geralmente, utilizam competências humanas relacionadas ao raciocínio, aprendizado, resolução de problemas e tomadas de decisões.
Incontestavelmente, o assunto do momento é como a inteligência artificial (I.A) irá impactar nas profissões. Ferramentas como, o Chat GPT, podem contribuir para aumentar a produtividade de arquitetos e engenheiros e revolucionar os processos de construção e planejamento.
Essas e outras ferramentas são alvo de críticas e preocupações quanto à substituição de trabalhos humanos, uma vez que a I.A pode desempenhar as atividades de forma eficiente e ágil. Além disso, existe um receio quanto a perda do elemento humano mesmo com a reprodução, praticamente fiel, das resoluções e tarefas similares que um ser humano pode desempenhar, a tecnologia pode explanar interações frias em certas ocasiões que requerem mais sensibilidade emocional.
O fato é que em todas as áreas, deve-se haver um equilíbrio na utilização dessas ferramentas de inteligência artificial, pois elas são soluções complementares e não uma substituição. Essa tecnologia avança a cada dia a mais, assim como as regulamentações e normas éticas para diminuir os riscos e aumentar os benefícios nas aplicações profissionais.
A capacidade dessa tecnologia, no âmbito da arquitetura, é de fato revolucionário, pois implica diretamente na velocidade das simulações estéticas. Novas ferramentas surgem para oferecer representações virtuais e desenvolvimento automático de projetos baseado em critérios predefinidos. Se por um lado podem agilizar processos de projeto, por outro lado, trazem à tona discussões sobre ética e responsabilidade técnico-científica.
O que são ferramentas de texto-para-imagem?
As ferramentas de texto-para-imagem utilizam a inteligência artificial para transformar descrições de textos em imagens realistas.
Cada vez mais arquitetos utilizam essa tecnologia para traduzir os conceitos de forma rápida e inovadora.
Isso contribui para acelerar o processo criativo e facilitar a comunicação entre equipe, clientes e fornecedores. Já pensou em transcrever um ambiente, seus materiais, cores e funções e rapidamente a tecnologia ser uma aliada para produzir o seu render?
Como a inteligência artificial pode auxiliar na arquitetura e construção civil
Anteprojeto
Existe um longo caminho a ser trilhado antes de um projeto ganhar a versão final. Muito tempo é investido em reuniões, revisões de decisões e pesquisas voltadas à normativas técnicas.
A inteligência artificial vem como facilitadora de todo esse processo, fazendo com que os profissionais economizem horas no processo projetual.
A IA reconfigura o anteprojeto arquitetônico ao criar modelos com base em parâmetros definidos, permitindo que arquitetos e engenheiros unam a expertise humana e a tecnologia para solucionar o maior número possível de ideais e problemas em um curto espaço de tempo.
Projetos de infraestrutura
A inteligência artificial é capaz de diminuir a fase de planejamento de projetos de grande escala, como os urbanos. Já existem empresas que utilizam a I.A para automatização de tarefas repetitivas e interdisciplinares, possibilitando que arquitetos e engenheiros se dediquem a outras tarefas de criação, enquanto a tecnologia dá conta de quesitos específicos do processo.
“A Construction AI cria nuvens de pontos diretamente a partir de PDFs vetoriais que contêm elevações pontuais, permitindo a criação quase instantânea de modelos de terreno sem requerer a intervenção do usuário.” - Fonte: Maket.ai
Canteiro de obras
Além da utilização da inteligência artificial nas etapas de planejamento e projeto, essa tecnologia também é grande aliada na fase de execução e monitoramento de projetos. Com a I.A é possível prever atrasos, identificar riscos e melhorar o cronograma de trabalho.
As máquinas equipadas com I.A, como câmeras e sensores, podem emitir alerta em tempo real para que os gestores tomem as medidas necessárias para evitar acidentes, desperdícios, etc. Isso contribui para economia de tempo e dinheiro - pontos-chave na área da construção civil.
Além disso, as máquinas podem realizar tarefas repetitivas de forma precisa, fazendo com que a equipe foque em atividades que precisem de habilidades específicas. Com isso, a tecnologia vem transformando o canteiro de obras em um ambiente cada vez mais seguro, produtivo e eficiente.
Abordagem crítica
O excelente artigo “Como a Inteligência Artificial enxerga a casa contemporânea? Diferentes perspectivas em 15 países” do Archdaily aborda como a inteligência artificial foi usada para explorar a visão da casa contemporânea em 15 países diferentes. As ferramentas Mid Journey e DALL-E foram empregadas para gerar imagens com base nos comandos solicitados.
O resultado foi a perpetuação de estilos arquitetônicos predominantes no conjunto de dados, apresentando uma homogeneidade da arquitetura apresentada. O que revelou que a tecnologia pode influenciar na percepção arquitetônica e é de extrema importância que se mantenha uma abordagem crítica diante das representações.
O texto traz a reflexão de que a I.A desempenha um papel inovador nas profissões e, consequentemente, na arquitetura. No entanto, o discernimento humano é o que determina o verdadeiro potencial de suas criações. Veja algumas das imagens a seguir:
Brasil
Gana
México
Sustentabilidade
As ferramentas baseadas em inteligência artificial podem fazer análises precisas de variáveis ambientais, por exemplo, exposição solar, padrões de vento e clima. Isso permite otimizar o desempenho energético dos edifícios.
Além do mais, a A.I pode auxiliar nas escolhas de materiais e quais técnicas de construção podem ser mais sustentáveis, o que pode influenciar diretamente na redução da pegada de carbono das edificações.
No entanto, como citado anteriormente, é preciso utilizar essas ferramentas de forma criteriosa. O uso excessivo de inteligência artificial pode, por exemplo, afastar os conhecimentos e práticas tradicionais de sustentabilidade transmitidas ao longo de gerações.
A I.A substituirá os profissionais da construção civil?
Existe uma apreensão relacionada à possibilidade da I.A substituir os arquitetos, engenheiros e design de interiores. Sabemos que a ferramenta é poderosíssima, no entanto, a ideia é encontrar um equilíbrio entre a adoção da tecnologia como e a conservação dos domínios singulares propriamente humanos - a empatia, o pensamento crítico e a consciência cultural.
Assim, a inteligência artificial não pode ser encarada como algo intimidador, mas sim como uma colaboração enriquecedora para vida profissional.
Até a próxima,
Equipe Vobi