Com certeza você já deve ter se deparado com projetos incríveis no SketchUp e ficou se perguntando: como conseguiram fazer esses materiais ficarem tão realistas? Pois agora chegou a hora de descobrir como é fácil conseguir o mesmo resultado no seu trabalho. A utilização de texturas para SketchUp é um recurso muito simples, porém com muitos detalhes que devem ser levados em conta.
Para ajudar você a entender sobre esse universo, iremos abordar neste artigo os seguintes tópicos para que você consiga explorar o melhor que este software tem para lhe oferecer:
Vamos começar?
Antes de mais nada, se você ainda não fez o download do SketchUp, recomendo que faça para compreender melhor este artigo e seguir o passo a passo simultaneamente.
Encontrando texturas de qualidade
Assim como nos blocos para SketchUp, a qualidade interfere diretamente no resultado final das imagens, o mesmo acontece para as texturas e materiais a serem escolhidos. Dentro deste âmbito, existem duas principais categorias de imagens que devem ser consideradas ao realizar suas buscas, sendo que, provavelmente, você usará uma mistura das duas para um resultado perfeito:
1. Texturas Seamless
A textura seamless (ou sem emenda), é a mais comum dentre os projetos, justamente pelo fato de não possuir “bordas marcadas”, permitindo a aplicação de uma pequena imagem em grandes áreas, através da sua repetição. Ou seja, a textura é copiada lado a lado, de forma modular e sem emendas. Deste modo, o SketchUp replica o mesmo padrão centenas de vezes ao longo de uma face e a impressão que fica é de uma textura única para toda a superfície.
2. Texturas não Seamless
Já a textura não seamless, como o nome mesmo já diz, possui emendas. À princípio ela pode parecer pior, pelo fato de ser mais marcada e por conferir um aspecto falso ao ser replicada lado a lado, porém tudo depende do objetivo que se tem ao aplicá-la. A falta de continuidade, por exemplo, permite que essa textura tenha mais riqueza nos detalhes. Sendo ideal para aplicação em pequenos objetos ou blocos que necessitem de mais informação visual.
Melhores sites para baixar texturas para SketchUp
Bom, agora sabemos que o primeiro passo para conseguir um resultado superior em seus projetos no SketchUp é por meio de texturas de qualidade que transmitam mais realismo. Mas, onde encontrá-las?
Quem nunca teve dificuldades para achar uma textura realmente boa para um trabalho que atire a primeira pedra! O pior de tudo é quando encontramos, mas no final descobrimos que a resolução não é tão boa ou que não se trata de uma textura seamless. Triste, não é mesmo? Mas não desista! Pensando em auxiliar nessa busca, criamos uma lista de sites confiáveis para baixar texturas para SketchUp e que irão te economizar muito tempo de trabalho. Anota aí:
A nossa primeira sugestão é o SketchUp Texture, um site que é referência no assunto. Nele você encontra diversos outros recursos, como modelos 3D, backgrounds, etc. Além, é claro, de ser repleto de excelentes texturas, todas seamless (sem emendas) e com ótima resolução. O mais legal é que criando uma conta é possível baixar essas texturas grátis. O único ponto é que para quem não deseja pagar pelo uso, existe uma limitação de até 15 downloads por dia e a resolução para quem tem a conta “free” normalmente é de aproximadamente 1000 x 1000 pixels (o que já é suficiente).
Este site é dos mesmos criadores do HDRi Haven, e todas as texturas são gratuitas. Eles não possuem qualquer tipo de limitação de downloads ou resolução de imagem, vale muito a pena dar uma conferida!
3. Textures
Semelhante ao SketchUp Texture, esse site também possui milhares de texturas gratuitas, porém no mesmo esquema de limitações de downloads. O sistema para baixar recursos nele é por “créditos”. Com uma conta free você pode usar até 15 créditos por dia, com uma resolução baixa ou média.
4. Polligon
O site Polligon possui uma área paga mas também fornece opções para baixar texturas grátis. Para realizar os downloads basta criar uma conta. O bacana é que ele possui uma seção de “freebies”, com dezenas de texturas já acompanhadas de seus mapas de gloss, normal, reflection e com uma resolução que chega a até 8k.
5. PNGImg
Diferentemente dos demais, esse site é especializado em texturas em PNG (com fundo transparente). Só quem já passou horas procurando uma imagem de fogo para criar o material de uma lareira, sabe como é. Esse site é ótimo para esse tipo de textura e ainda por cima é inteiramente grátis.
O Wild Textures fornece uma biblioteca gratuita de texturas em alta resolução e totalmente gratuitas. Não é necessário nem criar uma conta. Vale dar uma olhada!
7. iStock
Apesar de não ser exclusivo para texturas, também oferece muita qualidade para materiais que podem ser utilizados em projetos arquitetônicos, mas nesse caso você terá que desembolsar algum dinheiro para poder baixá-las.
8. Google
O bom e velho Google também é uma ótima alternativa de busca para texturas do seu projeto. Basta saber como pesquisar e você terá uma grande ferramenta em suas mãos. A dica é, ao pesquisar:
- Colocar o termo que deseja buscar + a palavra “Texture” + a palavra “Seamless”
- Dar preferência pelo termo em Inglês. Exemplo: ao invés de buscar por “Madeira”, tente “Wood texture seamless”
- Filtrar a busca pelo Tamanho da Imagem (ideal 1000x1000 pixels)
9. 3D Warehouse
Por fim, porém não menos importante, temos o 3D Warehouse (Armazém 3D). Essa plataforma é a melhor amiga do SketchUp e nossa também! Além de ser uma enorme fonte de blocos para SketchUp, aqui também é possível baixar texturas.
Antigamente, para obter uma textura de um bloco específico, era necessário fazer o download ou importá-lo por inteiro. Deixando os arquivos pesados, suscetível a travamentos. Porém, a partir da versão 2018, se tornou possível baixar somente uma única textura do modelo disponível no 3D Warehouse.
Para isso, só é preciso acessar o site, escolher bloco que deseja, clicar em “See more details” (ver detalhes);
Na lateral direita, em “Model Info” (status do modelo), você irá encontrar “Materials” (materiais);
Ao clicar uma lista será aberta, basta escolher o que deseja e baixar.
OBS.: É possível instalar o 3D Warehouse como um dos plugins para SketchUp, assim você consegue acessar diretamente do seu projeto. Dessa forma, ele identificará as texturas e ativará a ferramenta Balde de tinta com o material carregado para ser aplicado no seu modelo.
Agora, se você acessou o 3D Warehouse por meio de um navegador da Web, o arquivo SKM para esse material será baixado. Então, adicione o arquivo SKM às suas pastas do SketchUp.
Já conhece o nosso Guia com os Melhores sites para download de blocos para SketchUp? Clique aqui para baixar gratuitamente!
Criando suas próprias texturas
Mesmo com tantas opções de sites para baixar texturas para SketchUp, nem sempre você irá conseguir obter tudo o que você necessita para os seus trabalhos. Por isso, em certos momentos o ideal será criar as suas próprias texturas dentro do programa. E por que essa alternativa seria vantajosa?
Tomemos este exemplo:
Você está trabalhando juntamente com uma empresa de móveis planejados que desenvolveu uma linha de produtos com uma textura exclusiva, diferente de qualquer produto existente no mercado.
Você terá que representar essa textura dentro do seu projeto 3D. E agora? Bem, se a empresa fornecer uma imagem em 2D ou uma fotografia desta textura, será possível criar um novo material.
Como aplicar uma textura em seu projeto 3D
Veja esse passo a passo onde explicamos de maneira simples como fazer:
- O primeiro passo é habilitar a ferramenta “Paint Bucket” (balde de tintas) e clicar na opção “Create Material” (criar material) no menu de materiais da bandeja padrão;
- Ao surgirem as opções, selecione a caixa “Use texture image” (usar imagem de textura) e clique na pasta para procurar;
- Agora é só selecionar a textura que você baixou na pasta em que foi salva no seu computador e clicar no botão “Abrir”;
- Para aplicar, quando a textura selecionada mostrar-se no preview, clique nela, depois na superfície desejada e pronto!
Como aumentar a textura
Aplicar uma textura é fácil, mas o trabalho maior vem agora. Saber trabalhar posicionamento e atributos da imagem é o que dá aquele toque a mais de realismo ao seu projeto. No entanto, como padrão, o SketchUp posiciona as texturas de acordo com as suas dimensões e nem sempre isso será a melhor opção.
Por isso, o programa permite que as texturas sejam ajustadas dentro das faces e existem duas maneiras de fazê-lo.
A primeira e mais simples é pelo próprio painel de Materiais. Com a textura aplicada em alguma das faces, vá para o painel de Materiais e escolha a opção “edit” (editar).
Abaixo aparecerão as dimensões da imagem, que poderão ser ajustadas dentro da caixa de diálogo.
Outra maneira um pouco mais complexa para um posicionamento ainda mais preciso de suas texturas é através de pinos fixos. Os pinos permitem maiores possibilidades de ajuste como redimensionar, girar e distorcer as imagens. Com a textura aplicada no seu modelo, clique com botão direito na face desejada, vá até o menu “Textures>Position” (texturas>posição).
Ao fazer isso, uma matriz pontilhada aparecerá na sua textura, assim como quatro pinos fixos. Ao arrastar cada um deles, você pode manipular esses parâmetros em tempo real — a imagem pode então ser manipulada através de cada pino, que possui sua respectiva função.
O pino vermelho é usado para mover a textura dentro da face, o verde serve para rodar e redimensionar a imagem, o azul para ajustar a inclinação ao mesmo tempo que possibilita o redimensionamento da textura e o amarelo funciona para alterar a perspectiva da imagem dentro da face.
Como mudar a opacidade
Ainda no painel de Materiais, é possível também mudar a opacidade das texturas.
“Essa é uma técnica interessante para fazer com que elementos secundários não atrapalhem a apresentação do seu projeto. Fazer árvores e plantas ficarem semitransparentes, por exemplo, é uma forma de evitar que elas escondam partes relevantes da arquitetura.”
Também dá para diminuir a opacidade de materiais como vidro, por exemplo.
Como mudar a cor
Em alguns casos, ainda será preciso realizar alguns ajustes para que a textura fique do jeito que você idealizou no seu projeto. Você pode, por exemplo, conseguir aquela textura de madeira, mas o tom não ser exatamente o que você deseja.
Antigamente, seria preciso utilizar um software de edição de imagens para trabalhar o arquivo, mas o SketchUp possui também a opção de mudar a tonalidade da imagem. No mesmo painel de Materiais você consegue editar esse parâmetro escolhendo uma cor que irá alterar a forma como a textura se apresenta dentro do projeto.
Como salvar uma textura na biblioteca do SketchUp
Depois de aprender tudo sobre criar as suas próprias texturas e conseguir o resultado perfeito para o seu 3D, chegou a hora de salvar o arquivo para ser utilizado futuramente em outros projetos.
Para isso, é só clicar com o botão direito na textura e escolher “Save as” (salvar como). Uma caixa de diálogo se abrirá para que você escolha onde quer salvar o arquivo. É recomendável que você salve na própria pasta padrão do programa, assim ela ficará disponível na lista rápida de materiais.
Com todas essas dicas em mãos, trabalhar com texturas para SketchUp se tornará uma tarefa muito mais fácil. Agora é só colocar em prática!
Até a próxima,
Equipe Vobi
Referências:
www.blog.totalcad.com.br
www.hometeka.com.br
www.vivadecora.com.br
www.chahoudcursos.com.br