Revelar suas habilidades técnicas e visões de mundo através de um compilado dos seus melhores trabalhos. Seria esse o breve resumo dos objetivos de um portfólio de arquitetura e construção, contudo, nos sentimos na obrigação de ir além disso e contar a você tudo o que sabemos sobre o tema. Leia apenas se tiver interesse em alavancar a sua carreira.
Ao final do texto você terá aprendido sobre:
Aproveite a leitura!
Objetivos de um portfólio de arquitetura e construção
Existem muitas dúvidas na hora de criar um portfólio de arquitetura e construção, principalmente se estamos iniciando na área. Até setembro de 2021 os resultados das buscas no Google nos mostram que esse assunto continua bem em alta para os arquitetos e profissionais da construção civil e tende a continuar assim.
Pensemos o seguinte: estamos falando de um documento que precisa encantar o seu potencial cliente em alguns poucos segundos. Para ser mais exato, 5 segundos é o tempo médio que uma pessoa leva para fazer seu primeiro julgamento e, segundo os psicólogos, a primeira impressão é a que fica.
Ocorre que para cumprir seu papel, o portfólio precisa:
✔ Revelar as suas habilidades profissionais;
✔ Revelar as suas visões de mundo;
✔ Destacar a sua personalidade e diferenciais competitivos;
✔ Mostrar suas competências técnicas;
✔ Mostrar seus melhores resultados;
✔ Encantar potenciais clientes;
✔ Conectar, proporcionar emoções e gerar desejo;
✔ Deixar sua marca e gerar uma primeira impressão excelente;
✔ Falar por si mesmo através de elementos visuais;
Em outras palavras:
“É como lecionar para crianças, a partir de histórias de contos de fadas. Você deve mergulhar o cliente na sua própria imensidão, a fim de detalhar cada etapa do processo, fazendo-o sentir parte do seu conceito, estilo e principalmente, da sua motivação” - Fonte: Lev Design.
O que um portfólio de arquitetura e construção deve conter?
Nesse sentido, um portfólio de arquitetura e construção deve conter uma seleção com os seus melhores trabalhos, de preferência atualizados. Veja que não estamos falando nos trabalhos de sua autoria, no geral, mas apenas nos melhores deles, e essa premissa é fundamental.
Desprezar essa recomendação pode resultar na criação de um material muito extenso (que não será lido) ou na inclusão de projetos não tão bons assim, o que, em ambos os casos, é prejudicial a você. Por isso, invista nessa primeira etapa com muita atenção e auto análise.
Dentre os seus melhores projetos, considere apenas aqueles que estejam alinhados com as oportunidades que você pretende abraçar e insira as imagens das obras executadas e/ou dos projetos em 3D e algumas pranchas técnicas que correspondam a isso, no que fizer sentido para os seus objetivos e momento de vida.
Além disso, crie pequenas narrativas para cada projeto para situar o leitor. Quais as perspectivas principais, tema (ou conceito), diretrizes e programa de necessidades desse projeto? Pense a respeito, elabore um roteiro e responda essas questões em poucas, mas envolventes linhas, através do storytelling, termo que extraímos do marketing para mostrar a história do seu projeto.
Vale ressaltar que o seu objetivo deve ser o de se conectar com seus potenciais clientes, inclusive na forma de se comunicar. Seja autêntico em cada detalhe, porque assim você cria a ponte ideal que possibilita a identificação do seu cliente, ao ponto dele preferir, ao final, você e não outro profissional.
Lembrando também que o portfólio de arquitetura e construção é um elemento visual e não textual. Por isso, o material escrito deve ter um menor grau de importância dentro da sua apresentação, tanto na quantidade, quanto na hierarquia.
Daí também a razão de ser necessário investir na identidade visual do seu arquivo, inserindo logo, tendo paleta de cores, fontes e tamanhos bem definidos. Outra possibilidade é você dedicar um espaço para contar sua própria história, por intermédio de uma breve apresentação pessoal e resumo profissional.
Em síntese, recomendamos que seu portfólio tenha:
✔ Imagens atualizadas e de qualidade com os melhores trabalhos de sua autoria: das obras executadas e/ou dos projetos em 3D;
✔ Identidade visual definida;
✔ Storytelling;
✔ Poucos textos;
✔ Mini apresentação pessoal;
Como criar um bom portfólio de arquitetura e construção?
Agora que já entendemos os objetivos do portfólio e sabemos o que colocar nele, vamos mostrar a você outros detalhes sobre como criar um documento memorável e que lhe traduza, profissional e pessoalmente.
Você pode começar fazendo uma pesquisa de referência de estilos, para definir os que mais lhe representam. Quanto mais ampla e diversificada, melhor, pois esse exercício aumenta o seu repertório pessoal, aguça sua criatividade e lhe permite dar vida àquilo que mais gosta através do design.
Não selecione apenas os seus melhores trabalhos, dentre todos os que você já fez, mas sim os melhores que estejam relacionados ao que você quer fazer dali em diante ou continuar fazendo. Tenha coerência entre o que apresenta e o que deseja alcançar e haja com estratégia.
O mais importante é destacar que você soluciona muito bem as demandas específicas do seu cliente ideal. Posicione-se como um especialista e mostre apenas os projetos relacionados ao campo que você trabalha ou pretende trabalhar.
Com isso, você também evidencia os objetivos do seu portfólio de arquitetura e construção, ou seja, o seu nicho de atuação, e consegue direcionar melhor a comunicação para a sua persona.
O que se pretende ter ao final, é um material que fale por si mesmo. Um verdadeiro compilado que atraia as oportunidades ideais, que mostre a sua competência técnica, diferenciais competitivos e personalidade, sem que você tenha dito isso em palavras, afinal, os resultados, nesse caso, convencem mais.
Como já dissemos, construa uma narrativa visual organizada, seguindo os princípios do design, mas também preveja espaços em branco de respiro, que são fundamentais para a clareza das informações.
Antes de partir para a ação, experimente criar uma espécie de roteiro dos tópicos e demais itens que pretende abordar sobre cada projeto, sempre com foco na qualidade gráfica do seu material como um todo e não no número de projetos.
Fotos de obra com o máximo de resolução, enquadramento e exposição possíveis. Pranchas técnicas na escala correta, renders bem feitos e, caso precise melhorar nesse último aspecto ou simplesmente prefira imagens mais conceituais do que as realistas, coloque os projetos sem renderização. O importante é construir um portfólio de arquitetura irresistível e honesto.
"Show, don’t tell" | Inclua só os melhores | Haja com intenção
Veja então o resumo das nossas recomendações:
✔ Defina o objetivo do seu portfólio;
✔ Considere que as imagens de projetos 3D, maquetes, fotos e materiais gráficos no geral contam histórias e se comunicam com seu cliente ideal;
✔ A intenção deve estar alinhada com a oportunidade que você está procurando;
✔ Dê atenção para a escala do seu portfólio (design de interiores, representação 3D, projetos realizados, escala urbana, projeto de arquitetura, etc.);
✔ Lembre que qualidade vale mais que o número de projetos;
✔ Deixe espaços em branco para respiro;
✔ Priorize imagens maiores do que muitas pequenas;
✔ Fotos de obra com máximo de qualidade de composição, exposição e enquadramento;
✔ Auto análise: tudo bem apresentar imagens não renderizadas dos projetos quando o seu render ainda precisa de melhorias ou mesmo por gosto pessoal. Nesses casos, faça disso o seu diferencial e capriche ainda mais na composição com um todo;
✔ Pesquise boas referências;
✔ Considere os princípios do design na hora de diagramar (hierarquia, contraste, tipografia, paleta de cores, etc.);
✔ Crie roteiros de apresentação (explicando o conceito, diretrizes e programa de necessidades).
Meios de divulgação do portfólio de arquitetura e construção
Os tradicionais portfólios físicos estão caindo em desuso, mas ainda há quem faça nesse formato. Imprimindo em PDF, gerando um livro pesado e pouco prático, geralmente investindo muito tempo e dinheiro nesse processo de ir em gráficas, simplesmente para que as pessoas possam manuseá-lo.
Isso nos parece uma opção pouco viável diante de pouco benefício. De fato, estamos convencidos de que os portfólios de arquitetura e construção online são hoje o caminho mais eficiente para você divulgar os seus trabalhos, a curto e longo prazo. Afirmamos isso porque, sem dúvidas, são mais práticos, sendo que o alcance do digital é absolutamente incomparável aos materiais físicos e, por isso, também são mais eficientes.
O único contraponto é que você precisa ter alguns cuidados extras, uma vez que seu trabalho será visto na tela e não no papel. Anote quais são:
✔ Enquadramento para monitores 4:3 ou 16:9;
✔ Ter imagens com resolução de 1920x1080 pixels a 72 dpi;
✔ Estar, preferencialmente, no formato paisagem / horizontal, uma vez que as telas de computador têm o formato wide screen;
✔ Ter um design responsivo, isto é, que pode ser acessado de qualquer dispositivo eletrônico (computadores, smartphones e tablets);
Com esses poucos ajustes, o seu cliente ideal tem uma experiência digital ótima e consegue se conectar com você estando ele no seu bairro e cidade, em outras regiões ou até mesmo em um país diferente.
Destaque-se com o portfólio digital da Vobi para Arquitetura e Construção
Em um mundo cada vez mais digital, destacar-se é essencial. Com o Portfólio Digital da Vobi, você pode criar uma apresentação profissional dos seus projetos e obras em questão de minutos, cativando seus clientes e impressionando potenciais parceiros.
Conte a história da sua empresa, sua jornada é única e merece ser compartilhada. Construa uma página personalizada que conte a história por trás do seu negócio, estabelecendo uma conexão emocional com seu público-alvo. Deixe suas criações falarem por si mesmas. Com galerias de imagens e vídeos, você pode mostrar seu trabalho de forma visualmente envolvente, transmitindo a qualidade e o profissionalismo que define sua marca.
Não deixe oportunidades escaparem. Disponibilize suas informações de contato de maneira clara e acessível, incentivando potenciais clientes a se conectarem e transformando leads em negócios concretos.
Com todas as ferramentas que você precisa em um só lugar, o Portfólio Digital da Vobi simplifica o processo de apresentação e promoção do seu trabalho, permitindo que você se concentre no que realmente importa: aprimorar sua arte e expandir seus horizontes.
Não conseguimos nem mensurar o retorno que você pode ter depois disso, em termos de reconhecimento e lucratividade! Mas sabemos bem que, se você tiver o seu portfólio de arquitetura e construção hospedado em um site, a sua performance consegue ser ainda melhor e é exatamente essa a nossa recomendação e ponto alto do nosso artigo.
Isso porque o senso de profissionalismo que os sites transmitem aos potenciais clientes é indescritível. Através de um site para arquitetos e engenheiros, é possível desenvolver mais a fundo o universo da sua marca, mostrar seu trabalho e autoridade com riqueza de detalhes, e ainda ter outras funcionalidades, como: a sincronização automática do site com a sua conta do instagram, otimização para SEO, formulários de conversão e mais, que facilitam todo o processo.
Entenda que uma ferramenta dessas em mãos, leva o seu portfólio digital para outro patamar, e encaminha a sua carreira profissional à ascensão (quase) imediata. É que toda a estratégia e raciocínio que desenvolvemos nesse artigo sobre portfólio de arquitetura e construção aliados à tecnologia dos sites, resultam em uma experiência tão ímpar às pessoas, desde o primeiro contato, que as chances delas elegerem você como seu arquiteto ou profissional da construção civil dos sonhos aumentam consideravelmente.
Pronto para levar sua presença online para o próximo nível? Solicite um convite na Vobi agora e dê o primeiro passo rumo ao sucesso do seu negócio.
Até a próxima,
Equipe Vobi