Você, leitor que nos acompanha, sabe que em nossos artigos buscamos sempre trazer temas relacionados à gestão, marketing e vendas para o seu escritório de arquitetura e interiores. Por isso, muitas vezes, utilizamos termos específicos que podem ser desconhecidos para muitos profissionais que não são da área.
Mas não se preocupe! Pensando em facilitar a sua leitura e enriquecer o seu vocabulário técnico, elaboramos um glossário com alguns termos de marketing e vendas que todo arquiteto e designer deve saber.
Assim, seus dias de ficar perdido ao ler sobre o assunto ficarão para trás!
Para facilitar a sua vida, listamos abaixo os principais termos que usamos em nossos artigos e materiais educativos e fizemos uma breve explicação de cada um.
Para fazer uma busca, você pode:
- Apertar o atalho "Ctrl+f" e digitar a palavra chave da sua busca;
- Deslizar a página.
Boa leitura!
Blog: Blog é uma abreviação do termo “weblog”, que significa registro de rede. Ou seja, é uma postagem regular de conteúdo em texto ou multimídia, por meio dele é possível criar e divulgar materiais que aparecem nos mecanismos de buscas, gerando tráfego para o seu site. Por isso, essa ferramenta é um dos pilares fundamentais do marketing de conteúdo.
Bounce Rate (Taxa de rejeição): Bounce rate é a taxa de usuários que entram em suas páginas e vão embora rapidamente, sem interagir e navegar, depois de visualizar apenas uma página.
“Baixas taxas de bounce rate são um sinal para o buscador que seu conteúdo é de qualidade. Se a taxa de rejeição na análise do seu site é muito alta, provavelmente você deve melhorar alguma coisa no conteúdo da sua página e se certificar que as páginas do site estão todas linkadas umas às outras e são facilmente acessíveis.”
Brainstorming: Ou “tempestade de ideias” é uma dinâmica que propõe que pessoas de um grupo exponham seus pensamentos a fim de chegar em uma solução de um determinado problema.
Branding: Criação de um nome e imagem exclusivos para o seu negócio, visando estabelecer uma identificação com o consumidor. O objetivo do branding é fazer seu negócio se destacar de seus concorrentes de forma a atrair clientes fiéis, utilizando tanto elementos visuais (design, cores, logotipo, tipografia), quanto valores da empresa.
Briefing: É o conjunto de informações, dados e instruções necessários para orientar alguma atividade ou tarefa.
Em arquitetura, chamamos de Briefing o documento produzido na entrevista inicial com todas as informações necessárias para orientar o desenvolvimento do projeto; desde a concepção até a conclusão.
Ver mais sobre Briefing de Arquitetura: Guia simples e completo para 2021
Budget: Traduzindo, o termo significa orçamento ou verba destinado para alguma tarefa ou serviço.
Em arquitetura, ter em mente o orçamento do seu cliente irá te ajudar a guiá-lo em direção a um escopo de projeto apropriado.
Ler mais em: Orçamento: quais benefícios e como aplicar uma gestão eficiente em seu escritório
B2B (business-to-business): É o termo usado para designar um serviço ou comércio realizado entre empresas, de empresa para empresa.
B2C (business-to-consumer): É o termo usado para designar um serviço ou comércio realizado entre uma empresa e um consumidor.
Buzz marketing: O buzz marketing é um tipo de estratégia que procura fazer com que pessoas conversem de forma positiva sobre as características de um produto ou marca. A sua estratégia mais comum envolve parcerias com influenciadores digitais.
CAC (Custo de Aquisição por Cliente): É o valor gasto em marketing para conseguir seus clientes. É calculado somando todo o valor investido e dividindo esse número pelo total de clientes conquistados dentro de um período.
“Esse indicador é determinante para qualquer estratégia de marketing, pois ajuda a limitar o orçamento das campanhas e impedir que se gaste mais do que o negócio futuramente vai ganhar.”
Case: Análise de um trabalho que inclui pontos positivos, ações realizadas, resultados atingidos e avaliação da eficácia das operações, durante ou após a sua execução.
Churn: Termo equivalente ao cancelamento, ou seja, quando um cliente cessa o relacionamento com sua empresa. É importante fazer o gerenciamento do churn por meio de processo de pós-venda.
Content marketing (Marketing de conteúdo):
“Uma abordagem ao marketing que envolve criar e compartilhar conteúdo valioso e pertinente (como vídeos, artigos de blogs e posts nas redes sociais) para atrair um público-alvo específico e estimular o interesse em seus produtos ou serviços.”
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Cold Call: Traduzido literalmente como “ligação fria”, trata-se do ato de fazer telecomunicação com um cliente potencial que nunca antes foi contatado por você ou por seu escritório. É a tentativa de vender algum produto ou serviço sem nenhuma indicação de interesse demonstrada pelo cliente antes do contato.
Ler mais em: A técnica da Cold Call para fechar vendas
Cold Mail: Uma evolução do Cold Call, essa é uma estratégia comercial na qual se envia um email para um cliente em potencial com o qual você não teve contato anterior.
“Embora muita gente acredite que essa forma de contato está ultrapassada, o email continua a ser relevante para o sucesso das estratégias comerciais.”
Ler mais em: Cold emails: definição, usos e dicas
Conversão: A conversão ocorre sempre que o consumidor cumpre alguma ação desejada pela empresa, seja baixando um material, solicitando um orçamento, preenchendo um formulário ou contratando um serviço.
CRM (Customer Relationship Management): termo em inglês - que traduzido para o português quer dizer Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma das ferramentas mais importantes de uma empresa.
No sistema CRM é possível concentrar, em uma única plataforma, suas atividades de vendas, simplificando os processos de trabalho, além de gerenciar toda a comunicação com o cliente. Pois, por meio dele, todas as informações de contato como telefone, nome, endereço, e-mail, CNPJ/CPF, etc, são armazenadas.
CTA (Call-to-action): Ou Chamada de Ação, é um convite para induzir o visitante a executar uma ação desejada, como comprar, fazer um download ou se inscrever em uma newsletter.
CTR (Click Through Rate): Ou Taxa de Cliques, é uma métrica para avaliar a performance de posts em redes sociais, analisar landing pages ou títulos de mensagens de e-mail. Ela é calculada dividindo o número de cliques pelo número de visualizações (ou impressões).
Deadline: é o prazo para entrega ou conclusão de determinada tarefa ou projeto.
Design Thinking: é uma abordagem que visa a inovação com foco no ser humano e se baseia nos conceitos de empatia, colaboração e experimentação.
E-mail marketing: Trata-se de toda comunicação via email que acontece entre uma empresa e seus contatos ou clientes. Essa estratégia é utilizada para manter os leads interessados no conteúdo que a empresa tem a oferecer, e conduzi-los pelo funil de vendas.
Engajamento: Esse termo remete ao índice de interação entre o consumidor e uma marca por meio de um relacionamento, seja por cliques, curtidas, comentários, compartilhamentos entre outros.
“A taxa e qualidade do engajamento permitem avaliar se um post teve sucesso e pode melhorar sua estratégia de marketing online.”
Feedback: É o ato de dar resposta a uma atitude ou comportamento a fim de realizar uma análise ou fazer sugestões.
Follow-up: Termo em inglês que pode ser livremente traduzido como “acompanhamento”. Esse é o objetivo da estratégia: acompanhar os contatos realizados com suas oportunidades e com seus clientes, desde a abordagem inicial.
Ler mais em: FUP (Follow up) - O segredo para ganhar clientes
Funil de vendas: Um funil de vendas é uma maneira de dividir a jornada do cliente desde o estágio de "conscientização" até o estágio de "compra". Existe todo um processo até o consumidor realizar uma conversão, por isso, o funil é dividio em 3 etapas: topo, meio e fundo. Para cada uma delas, há tipos de conteúdo que são mais apropriados, e a linguagem desses conteúdos também muda.
- ToFu (Top of Funnel): Topo do Funil engloba as ações de divulgação que servem como a porta de entrada para uma futura conversão. Essa é a etapa da consciência, despertada após um primeiro contato com a sua empresa. É nesse estágio que você precisa agir, agregar valor ao seu serviço e convencer o público geral a conhecer seu trabalho.
- MoFu (Middle of Funnel): O Meio do funil começa a partir do momento que seus leads, se transformam em clientes em potencial feitos por contato. Mais precisamente, eles agora são suas oportunidades.
- BoFu (Bottom of Funnel): O Fundo do Funil é a etapa em que as oportunidades qualificadas estão praticamente prontas para serem abordadas para que você venda seu serviço e transforme sua oportunidade em projeto. Ou seja: a tão aguardada conversão digital.
Ler mais em: Funil de vendas - Entendendo cada etapa do seu processo de vendas
Hashtag: É uma palavra ou frase, com o símbolo cerquilha (#) na frente usada para catalogar mensagens sobre um tema específico. São muito úteis para promover conteúdo nas redes sociais e aumentar a exposição do post para além dos seus seguidores.
Inbound Marketing: Ou Marketing de Entrada, consiste em uma nova forma de conquistar clientes: em vez de receber as informações das empresas, produtos e serviços de forma “passiva”, é o usuário que vai atrás das informações acerca das soluções para os seus problemas. As formas mais conhecidas são marketing de conteúdo para sites, blogs e mídias sociais.
Entenda melhor no artigo: Inbound Marketing para arquitetos
IoT (Internet of Things): A Internet das Coisas consiste na utilização da tecnologia para conectar vários objetos eletrônicos à web e, dessa forma, facilitar o acesso a eles. Ou seja, é exatamente o que seu título sugere: uma internet que conecte todas as coisas, eletrodomésticos, meios de transporte e sistemas de segurança, som e iluminação.
Entenda mais sobre essa tendência no artigo: Automação residencial, a casa inteligente
Keyword: Significa Palavra-chave, e é utilizada para identificar o assunto principal de um texto. Estratégias de SEO utilizam keywords para melhorar o ranqueamento nos resultados de pesquisa.
Landing page: O termo refere-se a uma Página de Conversão. É uma página da web, diferente do seu site principal, para onde os internautas são direcionados após clicarem em uma determinada ação de marketing dedicada exclusivamente a uma oferta — oferecer material gratuito, promover um produto, convidar para um evento, etc — em troca de algo.
“Essa moeda de troca pode ser tanto dinheiro, no caso de um produto sendo vendido, como informações pessoais usadas para nutrir o lead mais tarde — no caso de um material gratuito, por exemplo.”
Lead: Lead é toda pessoa que chegou até seu negócio, deixando dados de contato, sendo um possível cliente em potencial. O lead ainda é uma pessoa indecisa, em busca de informações que esclareçam suas dúvidas e anseios.
Leads qualificados: É quando o lead passa pelo processo para identificar se realmente é um potencial cliente. Geralmente essa avaliação se baseia na percepção e subjetividade do avaliador.
Ler mais em : Qualificação de clientes: por que esta prática é tão importante?
Link Building: O Link Building, ou Construção de Links, é a prática de colocar links para outros artigos relacionados ao tema de que se está falando, sendo uma importante tática de SEO.
Você deve ter percebido que, ao longo deste texto, existem diversos links que te redirecionam a artigos mais completos sobre alguns termos.
“Isso aumenta o tempo que o leitor fica no blog, ajuda a enriquecer o seu conhecimento e ainda contribui para aumentar a autoridade do site nos mecanismos de busca.”
LTV: LTV significa “Lifetime Value”, o chamado Valor Vitalício do Cliente. É uma métrica de vendas e marketing que estima a quantia total que se pode esperar receber dos clientes até que eles deixem de usar o produto ou serviço.
Newsletter: Uma publicação regularmente distribuída por e-mail geralmente sobre um tópico de interesse dos seus assinantes, com o intuito de gerar leads. Sendo possível manter esses usuários ativos dentro da estratégia de marketing.
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Networking: Interação entre pessoas a fim de trocar informações e desenvolver contatos, especialmente para progredir na vida profissional.
NPS (Net Promoter Score): Metodologia que mede o grau de satisfação dos clientes com o seu negócio. Ela serve para melhorar processos internos que se refletem nos lucros, como atendimento e qualidade do produto.
Outbound Marketing: Ou Marketing de Saída, é um processo de prospecção ativa para abordar potenciais clientes que correspondem ao perfil de cliente ideal. Trata-se de um marketing mais tradicional, em que a marca procura o consumidor e tenta convencê-lo a comprar. Ele pode ser feito através de comerciais de TV e rádio, anúncios impressos em jornais e revistas, cold call, cold email, anúncios em sites, outdoor e sinalização.
Ler mais em: Outbound marketing: conceito, vantagens e formas de aplicação
Persona: Define-se como Persona, o perfil de cliente ideal criado para guiar as estratégias de marketing e vendas.
Ela é construída por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas, que geram representações sobre o comportamento dos consumidores, fornecendo uma visão estruturada de seus objetivos na experimentação do serviço, dos recursos e de conteúdo relevante.
Confira mais no artigo: Persona: como traçar o seu perfil de cliente ideal
Prospect: É uma perspectiva de venda, um possível cliente, que já passou pelo processo de qualificação. Ele está no momento de escolher o melhor provedor de soluções do mercado.
Remarketing: Estratégia cujo objetivo é identificar consumidores que demonstraram interesse em um produto ou serviço da sua empresa, mas não fecharam negócio da 1ª vez. Em outras palavras, é como uma 2ª chance com esse consumidor. É voltar a oferecer seu produto para ele, aumentando a sua chance de fechar negócio, por meio de publicidade e e-mail marketing.
ROI (Return On Investment):
“ROI é o Retorno sobre Investimento, ou seja, a forma de saber se o dinheiro que se gasta com marketing está se revertendo em lucros ou não. Esse cálculo é crucial para garantir que apenas ações lucrativas sejam usadas, e que a empresa não perca tempo e recursos com táticas que não funcionam.”
SEO (Search Engine Optimization): Traduzindo para o português, a sigla SEO significa Otimização para Motores de Busca, que visa melhorar a visibilidade do site em portais de pesquisa de forma orgânica, como o Google.
“Os métodos de SEO incluem melhorar o conteúdo do site, navegação, Experiência do Usuário, links externos e internos e mais.”
UX (User Experience): Termo em inglês para Experiência do Usuário. Trata-se de como o cliente interage com o seu produto ou serviço. Ter um site atraente e fácil de navegar é essencial para conquistar os clientes exigentes que estão acostumados a utilizar a internet.
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Webinar: O termo é resultado da junção de Seminário e Web. É um formato de conteúdo em vídeo disponibilizado ao público de maneira gratuita ou paga e que ocorre de forma online. Muito utilizados para gerar leads, pois apresentam altos índices de engajamento.
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Até a próxima,
Equipe Vobi
Referências:
www.rockcontent.com
www.pt.wix.com
www.meunegocio.uol.com.br
www.raccoon.ag
www.napratica.org.br
www.exactsales.com.br