Idealizado pela médica e educadora italiana Maria Montessori, por volta de 1907, o método montessoriano é conhecido por priorizar a autoeducação das crianças. Essa metodologia estimula, principalmente, a iniciativa, autonomia, liberdade e independência no desenvolvimento natural das crianças.
“Não creio que haja um método melhor que o montessoriano para sensibilizar as crianças sobre as belezas do mundo e para despertar sua curiosidade para os segredos da vida.” Gabriel García Márquez, Prêmio Nobel de Literatura.
Todas as crianças são capazes de aprenderem algumas coisas sozinhas, como por exemplo a andar, falar, comer e pegar...Porém, para aprender sozinha, a criança precisa ter a oportunidade de experimentar sem ajuda e sem ser interrompida. Se a criança puder contar com um ambiente adequado, pode desenvolver quase tudo de forma independente e livre. Para que isso ocorra, existem algumas condições para que o ambiente proporcione liberdade à criança de maneira assertiva e segura. Descubra agora lendo este artigo:
Aproveite a leitura!
1. Tudo deve estar acessível à criança
A segurança deve estar em primeiro lugar
Como o objetivo é que a criança transite livremente pelo espaço sem interferências, é preciso que os riscos sejam avaliados. Evite móveis com quinas e objetos pontiagudos, esconda e proteja as tomadas, fixe bem quadros e objetos na parede.
Escolhendo os móveis
O objetivo da decoração montessoriana é oferecer um lugar com móveis e objetos na altura dos olhos da criança, para que ela se sinta à vontade em explorar o espaço. Por isso, prefira camas baixas ou mesmo colchões no chão. Dessa forma os pequenos podem deitar e levantar quando quiserem. Opte também por armários baixos e armazene neste espaço poucas opções de roupas para que a criança possa escolher com facilidade.
Cantinho dos brinquedos
Esse é um cantinho que deve ser pensado de maneira especial, pois as atividades e brincadeiras são muito importantes para o desenvolvimento infantil. Os brinquedos devem estar dispostos de forma que a criança possa pegá-los à vontade.
2. O ambiente não deve ser hiper estimulante
O mundo todo é estimulante para a criança, então os ambientes que a gente pode controlar devem ser tranquilos, pintados de cores claras e neutras, e a mobília da criança deve ser assim também.
3. Tudo no ambiente deve servir para a atividade das crianças
Utilizando os espelhos
Os espelhos são bem-vindos nesse tipo de decoração, pois estimulam o contato das crianças com elas mesmas. Eles devem ser fixados em uma altura mínima e encaixados com muito cuidado para que acidentes sejam evitados.
Barra afixada na parede
As barras auxiliam a criança a dar os primeiros passos de forma independente, mas de maneira segura. O objetivo é facilitar que a criança fique em pé e comece a andar.